Doenças e pragas da cereja de pássaro
A cereja de pássaro é uma árvore resistente. É fácil de cuidar, resistente a baixas temperaturas e pode crescer em quase todas as condições. Mas essa árvore às vezes é afetada por várias doenças e pragas. Para lidar com eles, você precisa conhecer bem seus sinais e como tratar a árvore.
Doenças e seu tratamento
Existem várias doenças principais que afetam a cereja de pássaro.
Bolsos de flores e frutas
Esta é a doença mais comum enfrentada por todos que cultivam cereja de pássaro em seu local. Não é difícil reconhecê-lo. Quando uma árvore está infectada com uma doença, seus frutos ficam deformados e marrons. Uma densa camada de placa se forma em sua superfície, parecendo cera ao toque. Com o tempo, a árvore enfraquece e começa a ficar muito doente.
Essa doença se desenvolve no verão, quando há muita umidade do lado de fora. Para proteger a árvore, ela deve ser tratada várias vezes com agentes contendo cobre antes da floração.
Percebendo vagens mutantes nele, eles devem ser arrancados imediatamente.
Oídio
Esta doença também é bastante comum. É muito simples perceber que a planta está infectada, pois neste caso surge no tronco e nas folhas uma flor branca, semelhante a uma teia densa. Em alguns casos, pequenos pontos pretos podem ser vistos em diferentes partes da árvore.
Para combater esta doença, a árvore deve ser tratada regularmente por qualquer meio contra o oídio.
Ponto vermelho
Esta doença fúngica se manifesta muito claramente. Nos primeiros dias após a infecção, grandes manchas vermelhas começam a aparecer nas folhas da planta. Com o outono, eles ficam mais escuros. Com o tempo, a árvore enfraquece. As folhas caem antes do tempo, os frutos não se amarram.
Para combater a doença, tanto a árvore quanto o solo ao lado dela na primavera são tratados com uma solução de sulfato de cobre.
Se a doença atingiu a cereja de pássaro após o final do período de floração, use uma solução a um por cento da mistura de Bordéus.
Cercosporose
Esta é outra doença fúngica. O principal sinal do seu aparecimento é a alteração da cor da folhagem. Por cima torna-se pálido e por baixo torna-se castanho-avermelhado. Quando uma doença afeta uma planta, a folhagem cai e ela seca por si mesma. Tanto a cereja de pássaro comum quanto a Virgínia estão sujeitas a esta doença.
Cercosporose se desenvolve bem na estação quente em condições de alta umidade. Para salvar uma planta infectada, as folhas com manchas devem ser removidas e a copa deve ser pulverizada com qualquer fungicida.
É necessário tratar a planta de várias maneiras.
Ferrugem
Esta doença fúngica causa principalmente a morte das folhas. Se a árvore for fraca e a escala de infecção for grande, isso levará a uma diminuição em sua robustez no inverno.
Qualquer fungicida aprovado pode ser usado para combater esta doença.
Coniotireoidismo
Esta doença afeta não só a folhagem, mas também os ramos e também as frutas. Nas áreas afetadas, aparece necrose amarela ou marrom. Para para se livrar dessa doença, a planta deve ser tratada com um fungicida de qualidade.
Se possível, a maioria dos ramos infectados deve ser cortada e destruída, uma vez que os patógenos permanecem nos restos da planta.
Podridão
Na maioria das vezes, a cereja de pássaro é afetada pela podridão branca das árvores.Seu desenvolvimento leva ao rápido envelhecimento e morte da planta. Tendo notado o aparecimento de sinais da doença, os ramos infectados devem ser retirados. Se isso não for feito, a doença se espalhará ainda mais rapidamente.
Os locais dos cortes devem ser cobertos com uma camada de argila misturada com fungicida.
Citosporose
Essa doença danifica o tronco e os galhos da árvore, acelerando o processo de secagem. Pequenos caroços brancos aparecem nas partes infectadas da planta. Depois de notá-los, você deve iniciar o tratamento imediatamente. Os ramos infectados devem ser cortados imediatamente e destruídos junto com a folhagem e os frutos.
Se a planta já foi exposta anteriormente a esta doença, na primavera, como medida preventiva, deve ser tratada com uma mistura de bordeaux a um por cento.
No outono, o tronco de uma cereja de pássaro também pode ser branqueado com cal comum.
Pragas e a luta contra elas
Vários insetos também podem prejudicar as plantas. Eles atacam tanto as árvores do jardim quanto as que crescem na cidade.
Mariposa cereja de pássaro
Na maioria das vezes, a cereja de pássaro é atacada por esse inseto. Por sua aparência, a mariposa lembra pequenas borboletas prateadas. As lagartas desse inseto apresentam coloração verde-amarela e manchas escuras espalhadas por todo o corpo.
A mariposa da cereja do pássaro é bastante perigosa. Ele danifica os botões jovens e as folhas maduras. Quando esses insetos começam a se reproduzir ativamente, a árvore parece estar enredada em uma densa camada de teias de aranha. A maneira mais rápida de se livrar dessa praga é usando produtos químicos comprovados, como Inta-Vir ou Fitoverm. Mas vale lembrar que seu tratamento só será eficaz no final da primavera ou início do verão.
Para para se livrar dessa "teia" e das mariposas, você também pode usar remédios populares. Soluções concentradas de makhorka, permanganato de potássio ou cascas de cebola são adequadas. Muitos jardineiros recomendam polvilhar cereja de pássaro com Coca-Cola normal. A bebida doce atrai formigas vermelhas, que destroem essas pragas muito rapidamente.
Besouro da folha
Os pequenos besouros que atacam a cereja de pássaro na primavera têm uma cor amarelo claro e pequenas manchas escuras nas asas. Eles atacam a folhagem jovem e comem buracos nela. Para para se livrar dessas pragas, a árvore deve ser tratada com medicamentos como Fufanon ou Kinmix.
Pulgão
Este inseto infecta frequentemente árvores de jardim. A cereja de pássaro não é exceção. Os pulgões atacam os rebentos jovens. Você pode combatê-lo tanto por meios químicos quanto por métodos populares. O mais simples deles é borrifar a coroa com uma solução de sabão, à qual foi adicionada cinza de madeira peneirada.
Cigarrinha rosa
Este não é um tipo de praga muito comum. O inseto tem um corpo leve e estreito com cerca de 3 mm de comprimento. Alimenta-se da seiva das folhas da cerejeira, prejudicando a jovem árvore. Com a derrota, a folhagem muda de cor e torna-se marmorizada. Para se livrar desses insetos, a planta deve ser bem pulverizada com Fitoverm ou outro meio com o mesmo efeito.
Medidas de prevenção
Para que a planta não fique exposta a doenças e ataques de pragas, ela precisa receber cuidados adequados.
- A árvore precisa ser alimentada regularmente. Na primavera, é necessário o uso de fertilizantes ricos em nitrogênio, no outono - fertilizantes potássio-fósforo.
- A cereja de pássaro não precisa de rega frequente. A alta umidade pode ser uma das razões para o desenvolvimento de várias doenças. Como regra, a árvore é regada apenas algumas vezes durante o verão, se estiver seco. Se chover regularmente, não precisa de umidade adicional.
- A copa da árvore deve ser inspecionada regularmente e podada duas vezes por ano para remover quaisquer ramos enfraquecidos. Os locais de corte devem ser bem lubrificados com verniz de jardim.
Se feito corretamente, a árvore permanecerá saudável e forte.
O comentário foi enviado com sucesso.