Como tratar as macieiras de pragas e doenças após a floração?
O tratamento das macieiras de pragas e doenças diversas no verão é necessário para preservar a colheita e as mudas. Medidas oportunas para proteger as árvores frutíferas permitirão proteger as plantas de bactérias, fungos, vírus e insetos. Para resolver os problemas de ameaça biológica, são escolhidas as receitas populares e os agroquímicos mais eficazes.
Escolhendo inseticidas
Em contraste com as drogas biológicas, os produtos químicos funcionam com muito mais rapidez e eficiência. Além disso, o uso de produtos químicos muitas vezes é a única opção para curar doenças fúngicas e acabar com pragas irritantes. O tratamento químico das macieiras na primavera não tem consequências negativas para a saúde humana e para a colheita futura, uma vez que após o tempo de espera os pesticidas se decompõem a cem por cento.
A pulverização de macieiras com tais preparações pode ser realizada 2-3 semanas após o final da floração. Diversas ferramentas são utilizadas para isso.
- "Benzofosfato". Este inseticida de ação intestinal de contato é praticado no combate a insetos nocivos que se alimentam dos brotos, folhas e cascas das árvores. Causa pouco dano às abelhas e aos besouros trituradores. O medicamento dura aproximadamente 2 semanas. O processamento é realizado no máximo 2 vezes durante toda a temporada. Para o processamento, 70 g desta substância são dissolvidos em 10 litros de água.
- Solução de clorofos. A ação de contato intestinal do inseticida tem um efeito negativo sobre gorgulhos e pulgões. Eficaz contra mosquitos e moscas, bem como contra certas espécies de carrapatos e besouros. Para a pulverização, 70 g da substância são dissolvidos em 10 litros de água. O medicamento dura 1,5 semanas.
- Karbofos. O inseticida atua sobre todas as pragas da macieira. Perigoso para as abelhas. Para a preparação da composição, são consumidos 10 litros de água e 60 g da própria substância. Uma jovem macieira precisa de apenas 1,5–2 litros de líquido para ser processada; até 10 litros podem ser usados para árvores maduras.
Nós consideramos os inseticidas mais comuns usados para tratar macieiras no verão contra insetos.
Remédios populares
Quando na primavera, após a floração, chega a hora de borrifar as macieiras contra os insetos, alguns remédios populares podem ser tão eficazes quanto os produtos químicos populares.
De pragas
Árvores recém-plantadas podem sofrer de pulgões da maçã verde, ácaros da aranha, ácaros das frutas e lagartas do espinheiro. Para se proteger deles, recomenda-se o uso de remédios na forma de infusões de ervas ou decocções de acordo com as receitas populares.
- Infusão de cascas de cebola. Despeje um quilo de casca bem embalado com um litro de água quente. Resistir a 1-2 dias. Tensão. Adicione o mesmo volume de água. Processe imediatamente. Usado para proteger contra pulgões e carrapatos.
- Infusão de cebolas. Moa 30 g de cebola com casca em um moedor de carne, despeje o mingau resultante com um litro de água. Resistir a 2 dias e, em seguida, filtrar. É usado para exterminar pulgões e carrapatos.
- Infusão de dente de leão. Pegue folhas frescas de dente-de-leão de 60 g ou raízes com peso total de 20 a 40 g, triture-as, despeje um litro de água morna e deixe repousar por 3 horas. Trate contra ácaros e pulgões.
- Sabão de alcatrão. Além disso, na luta contra pulgões, o sabonete comum de alcatrão pode se tornar um verdadeiro salva-vidas. Basta dissolver 60 g de sabão em 10 litros de água e a composição está pronta. Basicamente, é usado apenas uma vez e imediatamente após a floração.Recomendado para combater tripes, carrapatos, pulgões. Destrói perfeitamente os pulgões, bem como uma infusão melada de tabaco ou makhorka. Você vai precisar de 400 g de tabaco e 10 litros de água. Depois de misturados, a composição é diluída em mais 10 litros de água, não esquecendo de adicionar 40 g de sabão em pó amassado no ralador. Com esta composição, você pode processar toda a vegetação do jardim.
- Artemísia. O jardineiro também precisa do absinto amargo, que elimina a traça da maçã e os gorgulhos do besouro das flores. Quando chegar a hora de borrifar, pegue 350 g de absinto seco ou 0,5 kg de matéria-prima fresca e encha com um balde de água. É necessário infundir absinto por 24 horas, após o que a mistura é adicionalmente submetida a uma fervura de 30 minutos, a seguir filtrada e adicionado 40 g de sabão ralado. Aplicar a composição preparada após a floração e novamente uma semana depois.
- Querosene, hidroxibenzeno, sabão preto. Os remédios populares mais eficazes para as formigas incluem querosene com hidroxibenzeno - o princípio de ação é assustar e exterminar. Em 10 litros de água, dissolva 2 colheres de sopa. eu. hidroxibenzeno, 400 g de sabão preto e 10 colheres de sopa. eu. querosene. A composição é derramada por formigueiros e pulverizada sobre as árvores.
De doença
Crosta de maçã
O uso constante e seguro do purê de urtigas (infusão) a partir do momento em que aparecem os botões da maçã permite uma proteção contra a sarna. Esta mistura à base de urtiga é dotada de propriedades únicas para aumentar o crescimento das plantas, afastando a maioria das pragas (pulgões e carrapatos). O purê de urtigas não é apenas um remédio contra doenças, mas também uma terapia preventiva devido à sua capacidade de aumentar as defesas da vegetação, e isso se deve ao seu alto teor de nitrogênio.
A receita do purê de urtiga é bem simples.
- Puxe as urtigas. Coloque em um balde ou panela (não use recipientes de metal). Misture com água mantendo as seguintes proporções:
- cobertura - 1 kg de urtiga por 10 litros de água;
- repelente - 1 kg de urtiga por 20 litros de água.
- Deixe em infusão por 1 a 2 semanas, mexendo a cada 2 dias.
- Estique a solução. As sobras de urtigas podem ser compostadas. Trate as pragas de plantas com um borrifador.
É possível usar a solução na forma de cobertura: regar o solo, previamente diluído com água a 10-20%.
Peronosporose (míldio)
Esta doença surge de pequenas manchas brancas nas folhas, que são facilmente removidas à mão, mas depois de algum tempo reaparecem, porém maiores e mais escuras. A placa é encontrada nas folhas de 2 lados, as folhas murcham, as flores se desintegram.
Ao primeiro sinal da doença, as folhas devem ser retiradas imediatamente. Uma vez a cada 7 dias, a macieira é tratada com preparações biológicas: mistura bordalesa, ordan ou kurzat (além disso, você pode pulverizá-la com uma composição de sabão-refrigerante: 40 g de sabão, 50 g de refrigerante por 10 litros de água ou 15 gotas de 5% de iodo por 1 litro de leite desnatado).
Brilho leitoso
Com esta doença, os ramos da macieira morrem e, como resultado, toda a macieira pode morrer. Um vazio aparece sob o lençol, então o acúmulo de ar torna-se branco e o lençol torna-se prateado. Aos poucos, a cor da madeira e do caule vai escurecendo. Via de regra, essa doença aparece após um inverno gelado. No outono, é necessário caiar galhos grandes e tronco, aplicar fertilizantes. Quando for impossível livrar-se do brilho leitoso, a macieira deve ser cortada e queimada para que outras árvores não infectem.
Dicas úteis
A pulverização de macieiras deve ser abordada com competência. Não será supérfluo familiarizar-se com as recomendações de jardineiros experientes.
- Quando os produtos em spray são comprados no ponto de venda, verifique se a data de validade não deve ser esquecida.
- A frequência dos tratamentos é selecionada com base no grau de danos à área do jardim. Às vezes, um procedimento é suficiente. Não faz sentido abusar das pulverizações frequentes, pois elas não refletem da melhor forma na colheita e na própria árvore.
- Uma condição indispensável para trabalhar com produtos químicos é o uso de equipamentos de proteção individual (roupas especiais, luvas de borracha, óculos), mesmo que não estejam mencionados nas instruções das substâncias.
- Durante a pulverização, é necessário agitar a composição de vez em quando, pois o produto químico ativo pode se depositar no fundo. Como resultado, uma parte da árvore será tratada com água e a outra será queimada.
- O processamento de árvores frutíferas no verão só é possível em situações extremas. Seja como for, mas toda a pulverização deve ser concluída 30 dias antes da colheita prevista. O cumprimento desta regra possibilitará a obtenção da fruta mais pura e segura.
- Se no outono não foi possível caiar as árvores, na primavera também é possível e até necessário. A aplicação de cal protegerá as macieiras das queimaduras solares, poderá afastar as pragas individuais e prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Paralelamente ao tratamento, muitos jardineiros experientes aconselham a colocação de anéis de retenção nos troncos das árvores para maximizar a proteção.
- É mais eficaz pulverizar não apenas as árvores que se tornaram sujeitas a ataques de pragas ou estão doentes, mas igualmente saudáveis, para que não ocorra mais propagação.
- No processamento, é necessário atentar para a ponta do pulverizador: quanto menor a pulverização, melhor.
E lembre-se, a melhor época para processar suas árvores é um dia nublado, tranquilo e sem vento.
Para obter informações sobre como tratar as macieiras contra pragas e doenças após a floração, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.