Como tratar o repolho chinês de pragas e doenças?

Contente
  1. Tratamento de doenças
  2. Controle de pragas
  3. Medidas de prevenção

O repolho à Pequim é uma planta despretensiosa, mas costuma ser atacada por pragas e várias doenças, independentemente de crescer em casa de vegetação ou em campo aberto. Descreveremos a seguir como lidar com tudo isso, como processá-lo e como proteger a planta.

Tratamento de doenças

Basicamente, a couve chinesa sofre dos seguintes tipos de doenças.

Alternaria

Esta doença envolve um fungo. O repolho jovem é mais freqüentemente afetado por ela. Mesmo uma safra já colhida e armazenada pode ser infectada. Não é difícil detectar esta doença. O principal sintoma da doença é o aparecimento de escuridão na folhagem. Sua aparência indica que a planta vai morrer em breve. A doença também pode se manifestar em plantas adultas. No início, eles começam a amarelar, então manchas pretas se formam neles e depois a folhagem cai.

A causa mais comum da doença é a presença de água na folhagem da planta, que fica sob o sol escaldante. Além disso, a cultura pode ser infectada pelo contato com os restos das folhas do repolho. O combate a esta doença deve ser iniciado desde o momento da semeadura. Aqueça as sementes em água aquecida por cerca de meia hora, depois seque bem.

Além disso, prepare o assento corretamente. Livre-se das sobras de repolho do ano passado para evitar a possibilidade de infecção.

Peronosporose

Outra doença comum. Tanto as plantas jovens como as adultas podem adoecer. O principal sintoma da doença são manchas acinzentadas, semelhantes a placas. Tendo contraído tal doença, o desembarque logo morrerá. Uma doença pode ocorrer devido a sementes e ervas daninhas.

Para evitá-lo, é necessário aquecer as sementes em água morna e secar bem.

Se os sinais de doença começarem a aparecer nas mudas, deve-se fazer um tratamento. Para fazer isso, você pode usar produtos como cinza de madeira ou enxofre moído. É necessário borrifar o repolho com suas soluções. Vale a pena repetir o procedimento após 7 dias.

Bacteriose mucosa

Esta doença também é chamada de podridão bacteriana úmida. Seu principal sintoma é o aparecimento de manchas que lembram podridão úmida e têm um odor desagradável. A consequência dessas manchas será a morte das folhas, após a qual a infecção muda para o resto da cultura. O resultado disso é a morte dela.

Vendo os primeiros sinais dessa doença, é necessário polvilhar o repolho com Binoram. E pouco antes do plantio, recomenda-se regar o local de plantio com o mesmo preparo ou processar o sistema radicular das mudas com Fitoflavina.

Perna negra

Outra doença comum do repolho de Pequim, cuja consequência é o escurecimento e o apodrecimento do caule. Na maioria das vezes, as causas de sua ocorrência são umidade e umidade da terra muito alta.

Se isso não for resolvido, a colheita não pode ser esperada. Para prevenir a ocorrência da doença, é necessário seguir as normas de cuidado desta planta.

Queimadura de borda ou apical

Esta doença não é contagiosa. Isso ocorre devido à falta de cálcio na planta. O principal sintoma da doença será uma mudança de cor e, em seguida, a morte das folhas dentro da cabeça do repolho.

Para evitar esta doença, adicione giz ou produtos que contenham cálcio no local de plantio.

Identificar necrose

Esta doença também não é contagiosa. Não é difícil perceber: começam a aparecer pontos escuros no cabo das folhas. A causa mais comum da doença é o alto teor de nitrogênio ou fósforo na terra.

Para evitar o aparecimento de enfermidades, é recomendável adicionar cal ao solo antes do plantio. E então você pode usar o curativo superior, que contém potássio.

Controle de pragas

O repolho chinês pode ser atacado pelos seguintes tipos de pragas.

Pulgão

Esta é uma das pragas do repolho mais comuns. Você pode encontrá-lo no interior de uma folha de repolho. Este inseto come a planta, sugando seus nutrientes. Depois disso, a cultura começa a crescer mal e o sabor do repolho se deteriora.

Para evitar que essas pequenas pragas apareçam em seu jardim, você precisa remover todos os restos da colheita do ano passado e cavar o solo. Além disso, os insetos que se alimentam de pulgões podem ser atraídos para salvar a planta. Entre eles estarão joaninhas e moscas flutuantes. Freqüentemente, eles vivem de cenouras e endro e, portanto, será apropriado plantar essas plantas ao lado de canteiros de repolho.

Para combater a praga, você também pode usar métodos populares: por exemplo, polvilhe o repolho com produtos de tabaco ou suco de cebola.

Mosca de repolho primavera

Esta é uma mosca cinza. Em geral, não prejudica o plantio. No entanto, seus lugares favoritos para botar ovos são os caules e raízes de várias plantas cultivadas, incluindo o repolho chinês. Após a eclosão, as larvas começam a comer ativamente o repolho e seu caule, que está sujeito à morte da cultura.

O combate aos parasitas é feito por meio da adição de medicamentos como naftaleno, tabaco e cinza de madeira ou cal ao solo. Além disso, antes de plantar, é recomendável aquecer as sementes de repolho.

Mosca de verão repolho

Esta mosca difere da mosca primaveril apenas em signos externos e um período de atividade. Para salvar a planta e se livrar da praga, é preciso adotar as mesmas medidas de combate à mosca da couve.

Pulgas crucíferas

São pequenos mosquitos que são grandes amantes do repolho, principalmente quando se trata de plantas jovens. Eles formam pequenos buracos nas folhas, fazendo com que o repolho seque e morra. Para se livrar dessa praga, a planta deve ser borrifada com pó de tabaco ou cinza de madeira o mais rápido possível. Você também pode usar cal apagada, infusão de alho ou produtos químicos.

Traça do repolho

Esta borboleta também adora folhas de couve, mesmo em fase de lagarta. Por causa disso, surgem buracos nas folhas, fazendo com que o crescimento do repolho diminua ou pare totalmente. As pragas têm um impacto negativo no repolho literalmente imediatamente e, portanto, você precisa se livrar delas o mais rápido possível. Para fazer isso, você precisa estocar agentes químicos ou biológicos que devem ser regados ou pulverizados na planta.

Repolho branco

Outra praga perigosa que pode deixá-lo sem cultivo. Parece uma borboleta com asas brancas, nas quais você pode ver manchas pretas. Freqüentemente, esse parasita está envolvido em botar ovos na parte inferior da planta. As lagartas eclodem deles, que mastigam ativamente as folhas e as cabeças do repolho. O resultado é a morte da planta.

Para reduzir o risco de ataques desse inseto, borrife a cultura com água com sabão, solução de pimenta vermelha, mostarda seca ou cinza de madeira.

Colher de repolho

Esta é uma borboleta, que está ativa à noite. Ela costuma hibernar no solo e acordar apenas em junho. Essa borboleta põe ovos em uma planta, após o que lagartas vorazes aparecem. Para combatê-los, costuma-se usar o plantio de endro próximo aos canteiros de repolho. É no endro que vivem os insetos, que destroem ativamente as lagartas dessas borboletas.

Além disso, certas preparações químicas e biológicas podem ser usadas no combate a essas pragas.

Lesmas

Lesmas e caracóis são outras pragas da couve chinesa. Por um curto intervalo de tempo, eles são capazes de comer a maior parte da cultura. Eles são combatidos com cinzas de madeira, mostarda seca e sal de cozinha.

Thrips

Essa praga absorve os nutrientes do repolho. Por causa deles, muitos buracos aparecem nele. Isso não só estraga o repolho visualmente, mas também aumenta o risco de todos os tipos de doenças infecciosas. Para se proteger contra essa praga, certifique-se de que não haja restos de repolho velho no jardim antes de plantar novas plantas. Fertilizar o solo com curativos contendo potássio, adicionar cinza de madeira ali.

Além disso, você pode contar com a ajuda de joaninhas plantando endro e cenoura nas proximidades.

Medidas de prevenção

Para proteger o repolho de doenças e pragas, é necessário tomar medidas preventivas:

  • após a colheita, cave o solo e remova todos os restos do repolho;
  • inspecione regularmente o repolho em busca de doenças e pragas e, se algo acontecer, elimine-as imediatamente;
  • fertilize o solo, mas não exagere: uma grande quantidade de ração só pode prejudicar a planta;
  • Pulverize e processe periodicamente as plantações com remédios populares para profilaxia, a fim de excluir a possibilidade do aparecimento de parasitas.

Cuidar do repolho de Pequim pode parecer difícil, mas com o cuidado adequado, uma boa colheita compensará.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário