Como tratar o repolho de mosquitos?
Todo jardineiro está familiarizado com o problema das pragas nas mudas de repolho. Para lidar com esse incômodo a tempo, você precisa agir com clareza e rapidez. O artigo explicará quais são as pragas do repolho e como reconhecer sinais de danos. Além disso, com ele, o leitor aprende sobre métodos eficazes de lidar com mosquitos - tanto produtos químicos quanto remédios populares.
Descrição de pragas
Na maioria das vezes, as pragas atacam o repolho assim que ele é plantado em terreno aberto ou em estágio de crescimento ativo. Eles se parecem com isto: pequenos mosquitos pretos com patas traseiras alongadas, que lhes permitem pular rápido e alto.
Por causa dessa característica, e também porque a iguaria favorita desse pequeno inseto são os vegetais crucíferos (rabanete, raiz-forte, brócolis, couve-rábano, couve de Bruxelas, etc.), a praga é chamada de pulga crucífera.
Além do parasita causar danos significativos ao vegetal, é muito difícil se livrar dele. O fato é que esse inseto passa o inverno nas camadas superiores do solo, coberto de folhas caídas ou grama seca, e na próxima temporada volta a atacar canteiros de repolho. Essas pragas se alimentam da folhagem macia de um vegetal (adultos) ou de seu sistema radicular (larvas).
Um traço característico da atividade vital da pulga crucífera são os túneis brancos, que ela roe dentro das folhas da couve.
É importante notar que o inseto acima descrito não é a única praga que pode se instalar no repolho. Também pode ser parasitado por lesmas, pulgões, borboletas repolho e espreitadores de raiz de repolho.
Causas e sinais de derrota
A principal coisa que precisa ser feita no processo de controle de pragas é perceber os sinais de seu aparecimento com o tempo e não perder tempo com ações ativas. Qualquer atraso pode levar ao fato de que as moscas do repolho destroem completamente a safra inteira e parasitam por mais de uma estação.
Pode haver vários motivos para o aparecimento de pragas:
- rega insuficiente de repolho;
- umidade excessiva do solo onde as mudas são plantadas;
- local próximo com um leito de montes de lixo e fossas com composto.
O principal sinal de aparecimento de pulgas crucíferas no vegetal é a formação de pequenos orifícios nas folhas do repolho. Ao mesmo tempo, as próprias folhas parecem desbotadas e secas. A planta afetada pelo mosquito murcha rapidamente, pois a área de superfície que está envolvida na fotossíntese, necessária para o desenvolvimento da cultura da raiz, é reduzida. Ao mesmo tempo, o sistema radicular em si não sofre de forma particularmente forte, uma vez que as pequenas larvas de insetos não podem causar danos significativos à planta.
Como regra, após um ataque de mosquitos, o repolho jovem é atacado por outras pragas e frequentemente começa a ficar doente. Isso ocorre porque uma planta enfraquecida se torna mais suscetível a fatores negativos externos.
Como borrifar?
Assim que forem encontrados os primeiros vestígios de que a pulga crucífera se instalou no jardim e já está comendo o vegetal, você deve começar a combatê-la imediatamente. Até que o mosquito finalmente coma toda a plantação, você precisa envenená-lo.
O maior dano ao repolho é causado por um adulto que come apenas a polpa da planta, o método mais eficaz de combate à praga é tratar as folhas com produtos químicos. Você também pode polvilhar com produtos feitos de acordo com receitas populares. É necessário pulverizar não só a área afetada, mas toda a planta, pois a pulga crucífera pode facilmente pular para um local intocado e começar a parasitar nele.
Para se livrar das larvas, é necessário atuar na raiz do vegetal - despejar com uma substância especial ou polvilhar com um produto químico no solo em que a cultura cresce. Qualquer um dos métodos acima ajudará o jardineiro a salvar as mudas e trazer o visitante indesejado. No entanto, quando o caso já começou e um grande número de pragas se acumulou em um vegetal, você não pode prescindir do uso de produtos químicos.
Isso deve ser feito rapidamente, porque se você não processar o repolho dos mosquitos a tempo, há uma grande probabilidade de que a praga retorne no próximo ano. Qualquer que seja o método escolhido, deve-se lembrar que as ervas daninhas são portadoras de insetos nocivos. Atenção especial deve ser dada à sua remoção oportuna das camas.
Produtos químicos
Atualmente, existem muitos produtos químicos eficazes disponíveis para ajudar a combater os besouros da pulga crucíferos. Entre eles estão os seguintes.
- "Raio". Usado para pulverização. É a droga mais eficaz e econômica para a destruição de todos os tipos de pragas de jardim. Deve ser utilizado com cuidado, observando todas as medidas de proteção. Em caso de contato com a pele ou membranas mucosas, o produto pode causar queimaduras graves e danos aos tecidos.
- Actellik. Antes de usar, deve ser diluído em água e depois pulverizado na planta. Ele pode ser usado não apenas para controlar insetos, mas também para prevenir o seu aparecimento. Ajuda a eliminar mosquitos, mesmo nos casos mais avançados. Mesmo em caso de ingestão acidental no corpo humano, "Actellik" não causará efeitos colaterais graves, no entanto, as medidas de segurança não devem ser negligenciadas.
- "Iniciativa". Uma preparação eficaz para o controle de larvas de pulgas crucíferas. É utilizado antes do plantio de mudas em terreno aberto, misturado ao solo.
- "Decis pro". É um produto químico potente usado para pulverizar a planta afetada. Para prevenção, você pode tratar toda a cama de repolho com ele. A vantagem deste produto é que não é lavado quando ocorre precipitação na forma de chuva ou granizo. Decis Pro começa a funcionar desde os primeiros segundos após a aplicação nas folhas e continua por quase um mês.
- Angio. É uma droga de amplo espectro. Pode ser usado em qualquer planta, tanto para tratamento contra parasitas quanto para profilaxia. Possui efeito protetor de longa duração, podendo chegar a 20 dias a partir do momento da pulverização das fruteiras. Portanto, o produto químico será consumido de forma muito econômica.
- Fitoverm. Este produto químico é adequado para tratar não apenas crucíferas, mas também outras espécies de plantas, especialmente flores. Os componentes que compõem sua composição se decompõem rapidamente sob a influência da luz solar direta, por isso será necessário processar a couve várias vezes. Mas esse efeito também tem uma característica positiva - você pode ter certeza que o agente não ficará nas folhas da couve antes de comê-las.
- "Bankol". Esta ferramenta funciona muito bem, além disso, não tem um odor pronunciado, dissolve-se bem na água e não se acumula no solo após o processamento da planta. Tem características suaves, pelo que pode utilizar "Bankol" juntamente com outros medicamentos. Esta é a única ferramenta que não perde suas propriedades mesmo quando exposta a condições de alta temperatura. A vantagem indiscutível é que a droga não faz mal a humanos, pássaros e animais.
Qualquer um dos fundos listados pode ser facilmente comprado em qualquer loja especializada. Antes de usá-lo para os fins a que se destina, certifique-se de ler as instruções de uso.É necessário diluir com água estritamente nas proporções especificadas para não prejudicar uma fábrica já enfraquecida.
Os produtos químicos podem ser usados não apenas quando as pragas já começaram, mas também para fins preventivos. Porém, deve-se lembrar que tais agentes desinfetam o solo, privando-o dos micronutrientes necessários ao desenvolvimento normal do repolho. Portanto, após o tratamento com um químico e a eliminação de pragas, é necessário adicionar uma mistura de minerais ao solo.
É importante lembrar que depois de usar qualquer produto químico, você deve evitar colher e comer por pelo menos 20 dias. Isso se deve ao fato de que resíduos de substâncias podem ser armazenados na folha do repolho e prejudicar o corpo humano. A única exceção é Fitoverm. Depois de processar a colheita com esta ferramenta, você pode comer as frutas em alguns dias.
Não se empolgue com o uso frequente de produtos químicos. Via de regra, todos têm um período de ação duradouro e, após o primeiro uso, os insetos morrem e não reaparecem. O tratamento químico excessivo do repolho só pode agravar a situação.
Remédios populares
Além de produtos químicos para combater os parasitas do repolho, existem muitas receitas populares. Eles são formas não menos comprovadas de se livrar dos mosquitos, porque foram criados por tentativa e erro e sua eficácia foi comprovada por mais de uma geração. O uso de produtos caseiros é uma boa alternativa aos produtos químicos, cujo uso não é bem recebido por alguns jardineiros que buscam a naturalidade. A seguir estão receitas populares de drogas para combater os besouros pulgas crucíferos.
- Cinzas e pó de tabaco. Esses dois ingredientes devem ser misturados na proporção de 2 para 1. Em seguida, polvilhe com essa mistura o solo em que a cultura cresce, bem como as folhas do vegetal. Para que o produto adira melhor às folhas e não role ao menor vento, faz sentido umedecê-las um pouco com água.
- Um dos remédios mais comprovados e eficazes é o vinagre regular. Com sua ajuda, você pode esquecer por muito tempo o problema das pragas do repolho. É necessário dissolver o produto em 10 litros de água com base nas seguintes proporções: se for utilizada 70% de essência, se toma 3 colheres de sopa, e para vinagre 9% se toma 1 copo. Recomenda-se processar uma cama de repolho dentro de cinco dias.
- Os mosquitos crucíferos não toleram as substâncias contidas no alho. Portanto, também é amplamente utilizado por jardineiros para plantas de processamento. Uma cabeça de alho picada é adicionada a um litro de água. A mistura é infundida por um dia, após o qual o próprio repolho e o solo onde ele cresce são pulverizados.
- Na luta contra as pragas, a amônia ajuda muito. Os vapores de amônia, que fazem parte dele, têm um efeito depressivo sobre os órgãos respiratórios da praga, e como resultado ela morre rapidamente. Em 10 litros de água, basta adicionar algumas gotas da substância e processar as folhas da couve com a mistura resultante.
- Pimenta vermelha repele bem as pragas. A vagem é picada finamente no liquidificador e regada com um litro de água. Em um dia, um remédio popular eficaz está pronto para ação. Deve ser usado com muito cuidado, pois a própria fruta pode ser destruída junto com as pragas.
É melhor primeiro experimentar a mistura para queimar em algumas folhas e ver se há algum vestígio nelas. Se a tintura estiver muito concentrada, adicione um pouco mais de água.
- Freqüentemente, a celidônia é usada na luta contra mosquitos no repolho. Primeiro, deve-se secar bem em um local quente e seco e, em seguida, moer e polvilhar o pó em todo o jardim.
- O óleo de abeto remove rapidamente os intrusos do repolho. 20 gotas devem ser dissolvidas em 10 litros de água e, em seguida, regar as plantas danificadas com a solução resultante por vários dias.O cheiro das agulhas espantará as pragas adultas, e o próprio agente, tendo penetrado no solo, enfrentará as larvas.
- Na luta contra mosquitos de repolho, você pode usar suco de dente de leão. Para obtê-lo, você precisa moer bem algumas ou três dúzias de plantas e enchê-las com um litro de água quente. Depois que a solução for infundida, regue o repolho com ela e borrife suas folhas a cada poucos dias.
- O naftaleno comum é muito bom para eliminar mosquitos do repolho. 50 - 60 gramas devem ser espalhados em 10 metros quadrados do canteiro do jardim e, após 3 dias, repetir o procedimento novamente.
- O meio mais acessível e econômico de lidar com os besouros da pulga do repolho é uma decocção de casca de batata ou tomate. 5 quilos deste ingrediente devem ser picados em um moedor de carne, enchido com 10 litros de água e leve ao fogo médio. A cozedura do produto demora cerca de meia hora e, depois, deixa-se ficar cerca de um dia. Recomenda-se borrifar o repolho com um medicamento filtrado em gaze em intervalos de 5 a 6 dias.
- O excremento de frango é um remédio específico, mas muito eficaz no controle de pragas. O preparo de uma solução com seu uso dá impressões pouco agradáveis, porém, tal remédio será absolutamente natural, além disso, acelera o crescimento da planta e o desenvolvimento dos tubérculos. Deve ser usado com água na proporção de 1 a 100.
- Armadilhas à base de cola feitas por você mesmo são um bom meio adicional de combater mosquitos no repolho. Para fazê-los, você precisa untar pedaços de madeira compensada ou plástico com qualquer cola de ação rápida e, em seguida, espalhá-los sob as plantas. Os insetos que caíram das folhas, ficando presos na cola, não conseguirão subir nas folhas novamente. Você pode colocar essas armadilhas depois que o repolho for tratado com um remédio químico ou popular.
Além dessas, existem muitas outras receitas populares, não menos eficazes, para mosquitos no repolho. Certamente, qualquer jardineiro experiente no arsenal desenvolveu, de forma independente, misturas e tinturas que ajudam a lidar com o problema de maneira eficaz.
Medidas de prevenção
Mesmo que as pragas estejam ausentes no repolho agora, isso não significa que elas não aparecerão no futuro. Para proteger a cultura do ataque de parasitas, é necessário conhecer e seguir as seguintes medidas preventivas.
- Rega regular. O aparecimento de pragas nas plantas de jardim depende diretamente do teor de umidade do solo. Tanto o ressecamento quanto o transbordamento da terra não são incentivados.
- Plantio precoce de mudas de repolho em terreno aberto. A época ideal é maio - início de junho. De geadas repentinas que podem ocorrer durante este período, a planta será protegida por agrospan - um material de cobertura especial que é usado pelos jardineiros no plantio de plantas nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.
- O repolho adora suplementos de potássio e fósforo, que podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem. Seu uso torna a planta mais forte e capaz de resistir a doenças causadas por pragas.
- Remoção oportuna de ervas daninhas do jardim.
- Faz sentido colocar uma cama de alho ao lado da plantação de repolho. Os parasitas não toleram seu cheiro e voam ao seu redor. Isso ajudará a evitar o aparecimento não apenas de mosquitos do repolho no jardim, mas também de outros tipos de pragas sem tratamento químico desnecessário. Outras ervas e vegetais têm um efeito semelhante, como endro, sementes de cominho, batata, tomate, etc.
- Seria bom borrifar periodicamente os tubérculos de repolho com uma solução fraca de vinagre a 7%. É importante aqui não exagerar e não prejudicar a planta.
- Após a colheita da safra, é recomendável cavar o solo. Isso ajudará a erradicar as larvas que preferem passar o inverno nas camadas superiores do solo. Também é necessário remover ou queimar a grama cortada ou folhas soltas, não permitindo que sejam encontradas na área do jardim. Esses lugares também são um esconderijo favorito para colocar larvas de pulgas crucíferas.
Ninguém está imune ao impacto negativo dos parasitas na colheita futura. No entanto, ações preventivas competentes ajudarão a reduzir significativamente o risco de insetos nocivos nas folhas do repolho. Se isso não foi evitado, não desista, porque atualmente existe um grande número de ferramentas, cujo uso vai ajudar a resolver rapidamente o problema e esquecê-lo por muito tempo.
Acessível e compreensível. Obrigado.
O comentário foi enviado com sucesso.