O que é mancha marrom morango e como é tratada?
A mancha marrom é uma das doenças fúngicas que freqüentemente afeta os arbustos de morango. Se for ignorado, logo destruirá todos os morangos, deixando você sem uma colheita. Quais sinais indicam a presença de uma doença e quais métodos de luta ajudarão a se livrar dela, serão discutidos no artigo.
Descrição
A mancha marrom é uma das doenças fúngicas mais comuns em morangos. O aparecimento da doença é provocado pelo fungo Marssonina rosae. Se a sua planta estiver doente com manchas castanhas, não pode hesitar no seu tratamento, caso contrário corre-se o risco de ficar sem colheita.
Na maioria das vezes, a manifestação desta doença pode ser vista no final da fase de frutificação, e o pico de seu desenvolvimento geralmente se torna o período de agosto a outubro. No entanto, a doença pode aparecer muito mais cedo, mesmo no início da primavera, mas nesta fase é impossível notá-la. Com o tempo, ele se espalhará gradualmente de planta em planta junto com a água de irrigação, chuva, vento, ferramentas de jardim e parasitas.
Esta doença é caracterizada por duas estações, e, portanto, na primeira estação, pode não se fazer sentir muito ativamente, mas se multiplicará, permanecerá para o inverno e se tornará ativo no tempo quente, o que é facilitado pelas condições climáticas e pela presença de umidade excessiva.
A doença, que se desenvolve rapidamente, afeta a maior parte da folhagem, que muda de cor para marrom ardente e logo cai. O fungo esgota completamente os arbustos de morango, inibe seu crescimento e desenvolvimento, interrompe a fotossíntese, destrói a massa verde, razão pela qual a planta posteriormente não pode receber totalmente oxigênio e nutrição.
As causas do desenvolvimento da doença podem ser densidade de plantio, deficiência de fósforo, potássio ou excesso de nitrogênio, umidade excessiva, que favorece o crescimento de esporos de fungos, frio temporário, excesso de água, além de ervas daninhas e insetos nocivos.
Sinais de derrota
O principal sinal da mancha marrom é o aparecimento de manchas de vários tamanhos nas folhas de um arbusto de morangueiro, que apresentam uma tonalidade acastanhada. No início, são pequenos pontos que se espalham entre as nervuras da folha. No centro desse ponto há um ponto claro e, ao longo das bordas, você pode ver uma borda que lembra a cor de ferrugem. Com o tempo, essas manchas aumentam de tamanho, cobrindo a maior parte da lâmina foliar, e almofadas pretas começam a se formar em seu centro - são os esporos do fungo. Nesse momento, manchas marrom-escuras começam a aparecer na parte inferior da folha.
Com o tempo, sinais semelhantes podem aparecer nas bagas. Os focos do fungo também se espalham pontualmente ao longo do caule da planta, em seus pecíolos e bigodes. No entanto, aqui as manchas são um pouco diferentes daquelas localizadas nas folhas, elas parecem mais deprimidas.
À medida que a doença progride, pode-se ver que o crescimento dos arbustos de morango começa a parar e logo - isso se aplica aos casos negligenciados - para por completo. Na segunda estação do desenvolvimento de uma infecção fúngica, uma diminuição notável na produção pode ser observada, e as bagas que aparecem parecem muito pequenas. A planta enfraquece rapidamente, encontra força para liberar novas flores com grande dificuldade e a maioria dos ovários simplesmente não amadurece.Como resultado, se você não começar a tratar essa doença a tempo, o arbusto simplesmente morre.
Observe que esta doença é bastante insidiosa. Depois de cortar a folhagem afetada, você pode notar o aparecimento de uma nova, na qual não haverá manchas. No entanto, isso não significa de forma alguma que você foi capaz de se livrar da infecção fúngica; isso é apenas uma ilusão de recuperação. A doença voltará a fazer-se sentir quando chegar a segunda fase do desenvolvimento do fungo.... A essa altura, manchas de várias formas e tamanhos, de cor marrom-avermelhada, voltarão a aparecer nas placas das folhas.
Como processar?
Drogas especiais
As especialidades incluem agentes químicos e biológicos que são feitos com produtos químicos ou microorganismos vivos. É melhor envenenar o fungo com agentes tóxicos no início da primavera ou após a frutificação, ou seja, no final do verão e próximo ao outono. Nesse caso, todos os arbustos, sem exceção, estão sujeitos a processamento, mesmo aqueles que parecem aparentemente saudáveis, pois a doença só pode se manifestar no segundo ano.
Na maioria das vezes, eu uso fungicidas para combater manchas marrons, incluindo Fitosporin, Bordeaux líquido, Hom, Fundazol, Skor, Ridomil, sulfato de cobre, Falcon e Ordan.
Os componentes contidos nessas preparações são capazes de suprimir o fungo e sua propagação. Antes de utilizá-los, recomenda-se a leitura atenta das instruções, que indicarão o grau de toxicidade do produto, o método de seu preparo e o modo de processamento. Observe que ao processar com produtos químicos, você deve seguir estritamente as regras de segurança, utilizar equipamentos de proteção de forma a não prejudicar sua saúde.
Durante o período vegetativo, as plantações são capazes de acumular substâncias nocivas contidas em produtos químicos, pelo que se recomenda a realização de tratamentos com biofungicidas antes da floração. Isso inclui drogas como Albit, Alirin, Trichodermin e Fitosporin. Elas não tóxico, e o grau de perigo não excede 4.
Eles são capazes de proteger totalmente a planta da mancha marrom e da propagação desta doença fúngica.
Remédios populares
Esses fundos são muito populares entre os residentes de verão, devido ao fato de que são fáceis de usar, totalmente inofensivos para os seres humanos, muito econômicos e lutam não só contra infecções fúngicas, mas também contra muitos insetos nocivos... As soluções feitas de acordo com as receitas tradicionais são geralmente preparadas a partir de materiais de sucata, com as próprias mãos em casa. Eles são adequados para o tratamento profilático e para doenças de baixa planta.
No entanto, deve-se ter em mente que em casos avançados eles não podem combater totalmente manchas marrons, e então você terá que recorrer ao uso de soluções comerciais prontas.
Permanganato de potássio
Para preparar uma solução baseada neste componente, você precisa de 5 gramas de permanganato de potássio e 10 litros de água. Tudo isso deve ser misturado, após o qual você pode pulverizar os arbustos de morango. Um tratamento com uma solução não será suficiente, você terá que pulverizar as plantas várias vezes em intervalos de uma semana.
Ao mesmo tempo, recomenda-se realizar o primeiro desses tratamentos no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve.
Refrigerante e iodo
Esses 2 componentes estão em perfeita harmonia um com o outro. Uma solução baseada neles ajudará a eliminar não apenas infecções fúngicas, mas também alguns insetos parasitas. Para a mistura, serão necessárias 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, algumas gotas de iodo, 10 litros de água e 30 gramas de sabão em pó, necessários para que a solução adira melhor às folhas. Depois de misturar tudo isso, você pode começar a pulverizar as plantações.
Freixo de madeira
Este componente também é eficaz na luta contra doenças fúngicas. Além disso, é de grande benefício para as plantas, não apenas aliviando as doenças, mas também as alimentando e protegendo de insetos parasitas. Para uma argamassa à base de cinza de madeira, você precisa de 0,3 kg do componente e 2 litros de água... Tudo isso deve ser misturado e fervido por cerca de meia hora, depois deixe em infusão até que esfrie completamente. Em seguida, deve-se filtrar a solução, adicionar mais água, levando a quantidade da composição para 10 litros.
Aplicar nas plantas em intervalos de uma semana.
Soro de leite
Outra ferramenta eficaz para a preparação da qual você precisará um litro de soro de leite e 10 litros de água. Tudo isso deve ser misturado, após o qual a solução de pulverização pode ser usada.
Outra solução à base de laticínios adequada para o combate à mancha marrom pode ser feita usando 500 mililitros de leite desnatado, 15 gotas de iodo e meio balde de água. Depois de misturar todos esses componentes, você pode começar a processar os arbustos de morango.
Alho
Para preparar uma solução com alho, você vai precisar 0,5 quilo de flechas e cravos-da-índia de alho finamente picados... Tudo isso deve ser despejado em um balde de água e deixado em infusão por 24 horas. Depois disso, a solução deve ser drenada e usada para pulverizar mudas doentes.
Medidas de prevenção
O cumprimento das medidas preventivas ajudará a prevenir a ocorrência de uma doença infecciosa.
Portanto, inicialmente é necessário estar atento aos cuidados adequados com o plantio de morango. Não se deve fornecer umidade em excesso, permitindo que o solo fique encharcado. É a umidade que, em primeiro lugar, contribui para o surgimento e a disseminação de um fungo nocivo.
Remova ervas daninhas de seus canteiros regularmente para se livrar das ervas daninhas. É neles que vivem os insetos nocivos que podem infectar sua planta com infecções. Proteja as plantações das pragas: plante as plantas que as espantam com o seu cheiro forte e específico, borrife as plantações com soluções feitas de acordo com as receitas populares.
No início da primavera e no final da frutificação, toda a folhagem velha deve ser removida. As partes da planta que serão afetadas pelo fungo no futuro devem ser podadas.
Evite arbustos excessivamente densos. Tente manter a distância entre eles ao pousar.
Também é recomendável mover arbustos de morango para novas áreas. Isso deve ser feito a cada 5 anos.
Além disso, após a coleta final das bagas, as plantações devem ser tratadas com qualquer preparo biológico anualmente.
Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.