Tudo sobre mariposas de bétula

Contente
  1. O que é isso?
  2. Habitat
  3. O que é prejudicial?
  4. Como lutar?

A mariposa do vidoeiro é uma borboleta que muitas vezes pode ser encontrada na Rússia. Suas larvas causam danos tremendos às árvores e arbustos. Neste artigo, falaremos sobre o que é esse parasita e como você pode combatê-lo.

O que é isso?

A mariposa do vidoeiro é uma espécie de borboleta noturna pertencente à família das mariposas e à ordem dos Lepidópteros. Esse inseto ganhou esse nome por causa de sua cor - branco, com manchas que se localizam de forma caótica. É esse recurso que faz a borboleta parecer uma casca de bétula.

No entanto, observe que a mariposa da bétula tem a capacidade de mudar de cor - isso é necessário para que esse inseto se esconda dos pássaros. A borboleta adquiriu essa habilidade devido a fatores externos causados ​​pela atividade humana: com o desenvolvimento da produção, a cor das borboletas tornou-se mais escura, como as árvores que ficavam cobertas de fuligem. Por esse motivo, a borboleta pode ser considerada um excelente exemplo da forma motriz da seleção natural chamada melanismo industrial.

Por outro lado, a borboleta com folhas de vidoeiro não é muito diferente de outras borboletas pertencentes à família das mariposas. Possui o mesmo corpo e asas em forma de cone espesso, cujo comprimento geralmente varia de 22 a 25 milímetros. Ao mesmo tempo, notamos que os machos da mariposa das bétulas têm asas mais desenvolvidas. Nas mulheres, eles são menos ou totalmente ausentes.

Se falamos da reprodução desse inseto, então essa fase, via de regra, cai em maio. Os insetos procuram um lugar que seja seguro para eles e seus descendentes - na maioria das vezes, rachaduras ou buracos na casca funcionam como um lugar seguro. Depois disso, a fêmea põe ovos. Em média, uma borboleta pode colocar até 2.000 ovos. Após a eclosão, a larva passará para a fase de desenvolvimento da lagarta, que posteriormente se transformará em pupa e adulta.

Todo o estágio de desenvolvimento da lagarta dura os três meses de verão, durante os quais larvas prejudiciais danificam os jardins. Além disso, o parasita se esconde no solo, aí se transforma em pupa, depois em imago, e aí, mais perto de maio, aparecem novos ovos e tudo se repete.

Habitat

A traça do vidoeiro pode ser encontrada em quase toda a Rússia e na Europa. As únicas exceções são as regiões do norte, assim como o Cáucaso, o sul da Sibéria e o Extremo Oriente: o clima desses locais não é nada adequado para o estilo de vida desse inseto.

O maior acúmulo desses parasitas ocorre em locais onde cresce um grande número de árvores. Por isso, preferem locais como florestas, plantações de frutas e pomares. Se não houver nenhum nas proximidades, então, neste caso, o inseto se instala em parques e praças locais.

O que é prejudicial?

A mariposa do vidoeiro é uma das pragas de jardim mais perigosas encontradas na Federação Russa. Por si mesmas, as borboletas são inofensivas, mas suas larvas são um grande perigo para as plantas cultivadas. Eles afetam árvores frutíferas, abrunheiros, rosas, bem como carvalho, faia, salgueiro, bordo e outras plantas. Após a eclosão de um ovo, lagartas verdes nocivas devoram tudo que surge em seu caminho, em particular, folhagem, botões, frutas e muito mais. Em apenas um dia, essas lagartas podem causar danos significativos à vegetação das árvores.

Como resultado, a folhagem das plantas é danificada, você pode ver um grande número de buracos nela.

Como lutar?

Você pode lutar contra uma borboleta tão perigosa como a traça do vidoeiro usando diferentes métodos. Se o parasita ainda não teve tempo de se reproduzir, então, neste caso, você pode recorrer ao uso de cintos de cola. A cola de jardim é aplicada na superfície deste dispositivo, que não seca e ajuda a prender a mariposa fêmea da bétula. Isso evita a postura de ovos nas copas das árvores. Além disso, as pragas capturadas e seus ovos são destruídos.

Existe outra forma mecânica de combate a esse inseto parasita, a saber: coleta manual de borboletas e lagartas com sua subsequente destruição... Essa opção dificilmente pode ser chamada de eficiente e rápida. É adequado apenas se as pragas ainda não tiveram tempo de reproduzir a prole.

No final do outono, no final da estação, para se livrar dos parasitas, o solo na área da seção próxima ao caule da planta e entre as fileiras deve ser desenterrado. Isso ajudará a se livrar dos parasitas que foram para o solo durante o inverno. A escavação também é recomendada durante os meses de verão, principalmente de junho a julho. É nessa época que as lagartas entram em fase de pupa e a escavação interromperá esse processo.

Não se esqueça de retirar a casca da árvore de líquenes e musgos. Além disso, caiar o tronco ajudará a prevenir o surgimento de uma mariposa de folhas de vidoeiro na árvore.

Existem outros métodos mais eficazes de lidar com a traça do vidoeiro. Então, você pode recorrer a um método biológico para eliminar o parasita. A vantagem deste método é o respeito ao meio ambiente e uma eficiência bastante elevada. A essência do método biológico é atrair mariposas da bétula para o local dos inimigos naturais. Esses inimigos incluem moscas e cavaleiros tahin. Eles podem ser atraídos pelo plantio de plantas como aipo, endro e cenoura no local. Esses insetos ajudarão a se livrar da maioria das larvas e borboletas nocivas.

Em alguns casos, métodos de controle químico são usados ​​contra essa praga. Como regra, os jardineiros recorrem ao seu uso apenas quando outros métodos de eliminação do parasita são ineficazes.

Em geral, os produtos químicos são os mais eficazes, pois destroem os parasitas rapidamente. No entanto, são muito tóxicos, durante o uso deve-se seguir estritamente as instruções que se encontram na embalagem, ao utilizar os equipamentos de proteção individual e observar as precauções de segurança.

Se você não quiser usar produtos químicos, pode recorrer a receitas populares que também ajudam a combater o parasita. Soluções à base de tansy em pó, serralha e pimenta-malagueta mostraram-se as mais eficazes no combate à traça-das-bétulas. Decocções de copas de tomate ou absinto, bem como tinturas de mil-folhas e folhas de bardana também são anotadas separadamente.

Essas formulações são econômicas, fáceis de fabricar e distinguem-se por serem ecologicamente corretas. No entanto, eles são menos eficazes em comparação com produtos químicos e, portanto, não é recomendado usá-los em situações avançadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário