Flor branca em folhas de groselha: causas e tratamento da doença
O aparecimento de uma flor branca em um arbusto de groselha é um fenômeno bastante comum. Isso se deve à atividade do fungo que causa doenças como o oídio. Esta doença é muito insidiosa e, se não for tratada, pode destruir as groselhas em uma estação. No verão, os arbustos infectados não produzem safras e, no inverno, congelam.
Que doença é essa?
As groselhas pretas são mais suscetíveis ao florescimento branco, enquanto as vermelhas e brancas sofrem com isso com muito menos frequência. Isso se deve à baixa resistência das variedades negras a doenças fúngicas, portanto, atenção especial deve ser dada a esses arbustos. O oídio é causado pelos fungos Podosphaera fuliginea e Erysiphe cichoracearum, que se reproduzem por meio de conídios. Os esporos de fungos são carregados rapidamente pelo vento e pelos insetos ao redor da área e afetam não apenas as groselhas, mas também as plantações de abóbora, groselha e uvas.
Os fungos são extremamente tenazes: toleram perfeitamente o frio do inverno nas folhas caídas e com o início da primavera voltam às plantas.
Causas da doença
As razões para o desenvolvimento da doença são uma combinação de alta umidade e altas temperaturas, espessamento dos arbustos, iluminação deficiente e excesso de fertilizantes nitrogenados. A infecção também é possível se forem violadas medidas agrotécnicas, quando, por exemplo, os cortes após o encurtamento dos brotos não são tratados com soluções anti-sépticas. As feridas abertas são a porta de entrada para infecções fúngicas e a planta adoece rapidamente. Os arbustos afetados pelo oídio tornam-se muito vulneráveis a temperaturas negativas e, não importa como você os proteja da geada, quase sempre morrem.
O primeiro sinal de danos causados pelo oídio nas groselhas é a formação de uma flor branca no dorso das folhas inferiores e o aparecimento de gotículas de líquido. O fungo se espalha rapidamente por todo o mato e se você não iniciar o tratamento urgente, logo ele aparecerá nos troncos e copas dos galhos, e então começará a infectar os brotos, botões e frutos. Em um curto período, a placa torna-se mais densa e coberta por manchas pretas - os corpos frutíferos de fungos patogênicos. A derrota das placas foliares retarda o processo de fotossíntese, o suprimento de nutrientes se deteriora, as folhas se enrolam e, junto com os ovários, caem. Se as bagas aparecerem, elas rapidamente ficarão cobertas por uma flor, tornar-se-ão cinzentas e não comestíveis.
Não é mais possível defender a colheita de uma planta doente, mas o próprio arbusto ainda pode ser salvo.
Como lutar?
O método de lidar com a flor branca nas groselhas depende do grau de dano ao arbusto. No estágio inicial da doença, você pode se livrar do fungo com remédios populares e, em casos avançados, o uso de produtos químicos ajudará.
Tratamento com drogas
É possível pulverizar groselhas com agentes químicos não só para tratar a doença, mas também para fins preventivos. Na primeira fase da doença e para profilaxia, são utilizadas doses menores de preparações light, que permitem não só curar o arbusto, mas também preservar a colheita. Bons resultados são obtidos processando groselhas com "Skor", "Fitosporin-M", "Quadris" e "Fundazol", mas o remédio mais eficaz é o Topázio.
Todos esses medicamentos são altamente eficazes e combatem bem a placa branca em qualquer estágio da doença.
Muito boas críticas têm as composições "Agrolekar", "Raek" e "Vectra", bem como um remédio antigo e comprovado - Bordeaux líquido. Para a sua preparação, 10 g de sulfato de cobre são dissolvidos em 10 litros de água, os arbustos são pulverizados com a composição resultante. Durante o período vegetativo, recomenda-se a troca periódica das preparações, o que é causado pela rápida adaptação do fungo a um ou outro agente. Ao usar a química para o processamento de groselhas, deve-se lembrar que as preparações à base de enxofre são as menos tóxicas para os arbustos. Bagas após o processamento com tais composições podem ser consumidas uma semana depois.
Já o número de pulverizações depende do grau de danos ao arbusto e da substância ativa da preparação química. Antes do processamento, você deve ler atentamente as instruções e em nenhum caso exceder a dosagem indicada. A pulverização deve ser feita após o pôr do sol em clima seco e calmo.
O intervalo entre o uso de produtos químicos deve ser de no mínimo 10 dias.
Tratamento com remédios populares
Na fase inicial de danos às folhas de groselha com oídio, bem como para prevenir o aparecimento de infecções fúngicas, são utilizados remédios populares. Abaixo estão opções simples e comprovadas que podem ser aplicadas para livrar rapidamente a planta da flor branca.
- Freixo de madeira bem ajuda contra doenças fúngicas. Para preparar uma solução, 1 kg de cinzas é colocado em um balde, adicione 10 litros de água, insista por três dias, adicione 2 colheres de sopa. eu. sabão líquido, filtre e borrife os arbustos. Isso deve ser feito imediatamente após o aparecimento das primeiras folhas, regando-se os caules jovens, os ramos adultos e as folhas jovens de ambos os lados. O processamento pode ser feito até 4 vezes com intervalo de 7 dias. O sedimento de cinzas remanescente após a filtração é diluído com uma pequena quantidade de água e colocado sob o arbusto.
- Soda também ajuda a se livrar dos depósitos brancos. Para isso, misture 100 g de refrigerante com duas colheres de sopa de sabão em pó ralado, acrescente 10 litros de água, misture bem e irrigue o arbusto.
- Esterco de vaca encher um balde de 10 litros em 1/3, adicionar água até o topo e deixar por 3-5 dias. Em seguida, a solução é filtrada, diluída com água na proporção de 1 parte da mistura de esterco para 3 partes de água, o arbusto é irrigado.
- Você pode processar as groselhas com permanganato de potássio. Para isso, dissolva 1,5 g de permanganato de potássio em 10 litros de água, incube por 10 minutos e irrigue a folhagem por todos os lados.
- Soro de leite tem excelentes propriedades antibacterianas e lida bem com fungos. Para preparar uma solução, 1 litro de soro é diluído em dois litros de água e as folhas são tratadas abundantemente. Ou 7 litros de água são misturados com 3 litros de soro de leite, 25 g de iodo são adicionados e a planta é irrigada. O processamento é realizado de 4 a 5 vezes durante o verão.
- Iodo criados em balde de água na proporção de 10 ml / 10 l, cultivar o terreno ao redor da mata e a própria mata.
- Óleo de colza bem destrói esporos de fungos e liberta folhas de flor branca. Para isso, 2 colheres de sopa. eu. os óleos são misturados com 10 litros de água e borrifados sobre a folhagem. O resultado se torna perceptível após 2 semanas.
Métodos mecânicos
Esses métodos para lidar com a floração branca são apropriados nos estágios iniciais da doença ou para evitá-la na primavera, especialmente se os arbustos já sofreram com um fungo na última temporada. Os métodos mecânicos de controle do oídio incluem:
- limpeza obrigatória e eliminação das folhas do ano anterior;
- plantar arbustos próximos a uma distância de pelo menos um metro e meio um do outro;
- remoção da camada superficial de terra no círculo próximo ao tronco e sua substituição por um novo substrato fértil, pré-tratado com fungicidas;
- remoção cuidadosa de ervas daninhas ao redor do arbusto;
- remoção oportuna de folhas e ramos danificados pela placa, seguida de sua queima.
Regras de processamento
A ordem de processamento das groselhas depende de quais partes da planta foram afetadas e da extensão da doença.
- Se a doença apenas começou e o número de folhas com flor é pequeno, então a folhagem danificada é cortada e queimada, e o arbusto é tratado com fungicidas ou remédios populares.
- Se as bagas estiverem cobertas com uma flor, então, eles são necessariamente coletados, despejados em água fervente e descartados.
- A derrota dos brotos e galhos superiores sugere que o fungo está presente há muito tempo, desde que essas partes da planta adoecem por último. Muito provavelmente, não será possível curar esse arbusto, então ele é cortado o mais curto possível e o que resta do arbusto é derramado com uma alta pressão de água. Em seguida, o fungicida é diluído e o arbusto cortado é tratado junto com a terra ao seu redor. Na primavera, a camada superior da terra no círculo próximo ao tronco é alterada e medidas preventivas são tomadas. Se tudo for feito corretamente, o arbusto se recupera e solta rapidamente os rebentos.
- Em caso de danos muito graves, a planta é desenterrada junto com as raízes e queimada. A camada superior da terra é derramada com água fervente, removida e descartada.
Medidas de prevenção
Para que as groselhas não fiquem brancas e dêem uma boa safra, é necessário estar sempre presente na prevenção e acompanhar de perto o estado dos arbustos.
- Se já houver casos de infecção de groselha com oídio no local ou se o residente de verão não tem muita experiência no cultivo de frutas e bagas, é recomendado plantar variedades resistentes a doenças fúngicas. Os criadores russos conseguiram criar várias dessas variedades que são imunes a muitas doenças fúngicas, incluindo o oídio. Entre eles, os seguintes são dignos de nota:
- "Ágata" - uma variedade criada na Sibéria e representada por pequenos arbustos com rebentos retos;
- grau "Pérola Negra" difundido no território europeu do nosso país dos Urais ao Cáucaso, é altamente resistente ao oídio e frutos grandes que pesam até 6 g;
- "Vernissage" é uma variedade muito forte e se distingue por grandes frutos roxos escuros;
- "Mistério" - uma variedade resistente ao gelo, praticamente não sujeita ao aparecimento de uma flor branca.
- Antes de plantar, é imprescindível desinfetar o material de plantio. Para fazer isso, você pode usar fundos que contenham cobre. Se esses medicamentos não estiverem disponíveis, você pode usar o líquido Bordeaux.
- No outono, toda a área do quintal deve estar livre de folhagens e brotos danificados., independentemente da natureza e do grau de sua derrota.
- As groselhas devem ser tratadas de doenças à noite, e os arbustos devem ser regados pela manhã. Isso é necessário para que a terra regada tenha tempo de secar em um dia e não sirva de ambiente favorável para o desenvolvimento do fungo.
- Todas as ferramentas de jardim estão sujeitas a desinfecção regular obrigatória.
- Recomenda-se pulverizar arbustos de groselha saudáveis de vez em quando, usando para esses fins composições folclóricas inofensivas preparadas a partir de meios improvisados.
- É melhor comprar mudas em viveiros especializados, garantindo a ausência de infecções fúngicas em animais jovens.
- É impossível cultivar groselhas por mais de 10 anos consecutivos em um só lugar. Antes do plantio das mudas, um novo local deve ser escavado e desinfetado com fungicidas.
Para obter informações sobre como lidar com o oídio da groselha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.