Flor branca em groselhas: que tipo de doença e como tratá-la?
Muitas vezes, flores brancas podem ser vistas nas folhas da groselha. Seu aparecimento é o primeiro sintoma de uma doença fúngica como o oídio. Tendo notado os sinais da doença, deve livrar-se dela imediatamente, utilizando todos os métodos disponíveis.
Razões para o aparecimento
O oídio aparece nas folhas da groselha no início de março, quando os botões começam a florescer. A doença se desenvolve mais ativamente em climas frios e chuvosos. Mas em verões secos e quentes, praticamente não avança.
Também é importante notar que as plantas enfraquecidas que não recebem cuidados especiais são as mais afetadas pela doença. Mudas jovens geralmente são resistentes a esta doença.
Não é difícil perceber os sintomas desta doença. Se a parte superior das folhas estiver coberta com uma camada branca, um pouco como uma teia de aranha, a planta já está infectada. Com o tempo, a camada de flor branca começa a engrossar e se espalhar para galhos e frutos. Mais tarde, aparecem manchas marrons com pontos pretos. A groselha retarda o seu desenvolvimento e os esporos das frutas secam e caem.
Tendo destruído os arbustos de groselha, a doença pode se espalhar para as groselhas. Portanto, percebendo que as folhas da planta ficaram brancas, você deve começar imediatamente a lutar contra o oídio.
O que usar para lutar?
Vários métodos podem ser usados para este propósito. Tanto as preparações químicas quanto as soluções auto-preparadas são adequadas.
Drogas especiais
Para curar completamente a cultura afetada, é necessário tomar as medidas adequadas com rapidez suficiente. As preparações químicas funcionam de forma mais eficaz neste caso.
- Sulfato de cobre. Esse remédio pode ser usado tanto para o tratamento da doença quanto para fins de profilaxia. Se você tratar os arbustos com este medicamento imediatamente após o descongelamento, a probabilidade de infecção diminuirá significativamente. As plantas infectadas precisam ser tratadas com uma solução concentrada. Para prepará-lo, é necessário misturar 10 litros de água e ½ parte de um copo de sulfato de cobre em pó. Depois que o produto seco estiver completamente dissolvido, você pode começar a processar a groselha. Para corrigir o resultado, é necessário após 2 semanas para pulverizar novamente os arbustos.
- "Topázio". Esta é outra droga a ser observada. É vendido em ampolas. O conteúdo de cada um deles é diluído em 10 litros de água. Para que o resultado seja mais eficaz, é necessário processar a groselha duas vezes: antes da floração e imediatamente após. A droga não agride o meio ambiente.
- Mistura de bordeaux. Para preparar uma solução em spray, você precisará de 1,5 xícaras de cal e 1,5 xícaras de sulfato de cobre. Ambos os componentes devem ser colocados em dois recipientes diferentes - é melhor usar recipientes de vidro ou esmalte. Despeje 2-3 litros de água quente em ambas as tigelas. Em seguida, acrescente mais 5 litros de água à mistura com o vitríolo, mas já fria, mexa tudo bem. Depois disso, as duas soluções devem ser misturadas. O produto resultante pode ser processado com groselhas.
Remédios populares
Muitos jardineiros preferem usar remédios populares para tratar plantas afetadas por uma doença fúngica, especialmente se as plantas precisam ser pulverizadas durante o período de floração ou amadurecimento dos frutos. Vários produtos são usados para preparar soluções.
- Cinza de madeira. Para criar uma mistura, você precisará misturar 1 kg de cinzas com 10 litros de água limpa.A solução resultante deve ser colocada em um local quente por 3-5 dias para infusão. Em seguida, a mistura deve ser bem agitada e, em seguida, pulverizar os arbustos afetados. Para consolidar o resultado, as groselhas terão de ser reprocessadas após 2-3 dias. Na maioria das vezes, após vários procedimentos de pulverização, a placa branca desaparece completamente.
Vale ressaltar que o melhor é fazer o tratamento das cinzas com vassoura comum, pois o pulverizador pode simplesmente entupir no processo.
- Verbasco. Uma solução preparada à base de estrume permite não só eliminar o oídio, como também funciona como fertilizante. Para preparar a solução, você precisará misturar 1 parte de estrume e 3 partes de água limpa. Em seguida, a mistura deve ser colocada em local aquecido por 72 horas. Após este tempo, a solução deve ser filtrada. Vale ressaltar que não se deve usar esterco fresco para preparar a solução - isso só prejudicará as plantas.
- Soda. Uma solução de refrigerante leve é considerada um remédio eficaz, muitas vezes usado na luta contra doenças fúngicas. Para prepará-lo, você precisará de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 peça de roupa ou sabão de alcatrão ralado, 10 litros de água. Todos os componentes devem ser bem misturados e, em seguida, começar a pulverizar.
- Permanganato de potássio. Muitas vezes, os jardineiros em suas plantações usam permanganato de potássio na luta contra o oídio. Para preparar uma solução, coloque 2 gramas de pó em 1 balde de água. Você não precisa insistir nisso. A solução para pulverizar arbustos é usada imediatamente após a preparação.
O processamento com essa mistura deve ser realizado a cada 7 dias. Vale a pena interromper o procedimento quando a planta estiver totalmente recuperada.
- Casca de cebola. O primeiro passo é preparar 250 gramas de casca de cebola e despejar 1 balde de água fervida sobre ela. A mistura deve ser colocada por 48 horas em local quente e escuro para infusão. Após esse período, ele estará pronto para uso. Na primeira vez o tratamento deve ser realizado antes do início da floração, e na segunda - após o seu término. Para se livrar completamente da flor branca, é necessário pulverizar os arbustos após a colheita. Husk também ajuda a lidar com outras doenças fúngicas.
- Tanza seca. Para preparar a solução à base de ervas, você precisará de 35 gramas de tanásia, despeje 1 balde de água fervida. Em seguida, a mistura deve ser colocada em um local quente por 24 horas para infundir. Depois disso, a solução deve ser cozida por 2 horas em fogo baixo. Em seguida, a mistura deve ser resfriada e, em seguida, filtrada. A solução resultante deve ser pulverizada no solo sob o arbusto de groselha. Você também pode usar uma decocção de rabo de cavalo fresco para plantas de processamento. É preparado de acordo com o mesmo princípio.
- Soro de leite. Para preparar uma solução, um litro deste produto deve ser diluído em 9 litros de água. Você precisa usar a mistura em sua forma pura. As plantas são pulverizadas com esta solução várias vezes. Entre os procedimentos, você precisa fazer uma pausa de 6 a 8 dias.
- Mostarda. Você também pode usar uma solução de mostarda para borrifar groselhas. Em um balde de água morna, misture 2 colheres de sopa do pó. Assim que a mistura resultante esfriar, ela pode ser usada para tratar arbustos.
O resultado será perceptível após o primeiro procedimento.
Vale a pena usar remédios populares nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais sucesso terá. É necessário processar os arbustos em clima seco e calmo. Se chover após a pulverização, o procedimento deve ser repetido.
Medidas de prevenção
Para evitar o aparecimento de floração branca nas folhas, medidas preventivas não podem ser desprezadas.
- Ao plantar plantas, você deve manter uma distância de um metro e meio. Isso é necessário para que haja uma circulação normal de ar entre eles. Além disso, é recomendável plantar os arbustos no lado ensolarado do local - isso aumentará sua resistência a doenças fúngicas.
- Na primavera, o solo sob o arbusto deve ser cuidadosamente solto. Depois disso, recomenda-se cobri-lo com uma camada de palha, que pode ser usada como palha seca.
- De vez em quando, é necessário inspecionar os arbustos e remover os galhos de groselha afetados. No entanto, isso deve ser feito com muito cuidado para que os esporos não se espalhem para os brotos saudáveis. Os galhos devem ser destruídos imediatamente na fogueira.
- Depois de tratar as plantas afetadas, as ferramentas de jardim devem ser completamente desinfetadas. Para fazer isso, você pode usar uma solução leve de permanganato de potássio.
- Para tornar a planta mais resistente a doenças, ela precisa ser fertilizada regularmente. Para fazer isso, você precisa usar curativos de fósforo e potássio. Mas os fertilizantes de nitrogênio devem ser excluídos ou usados no máximo uma vez por ano.
- Não é recomendado regar abundantemente os arbustos. O excesso de umidade geralmente provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Na primavera, antes mesmo que apareçam os botões da groselha, o arbusto deve ser borrifado com água quente. Para aumentar o efeito, você pode usar uma solução fraca de permanganato de potássio ou refrigerante. Isso protegerá os arbustos de doenças fúngicas e pragas.
- Ao limpar o jardim no outono, você precisa coletar toda a folhagem que caiu dos arbustos e queimá-la imediatamente... O solo do local deve ser escavado com cuidado.
- Além disso, se possível, vale a pena escolher variedades que sejam resistentes a doenças fúngicas para o plantio. Por exemplo, o oídio raramente afeta as groselhas americanas. Além disso, os jardineiros devem prestar atenção a variedades como "Russian Yellow", "Isabella", "Kolobok" e "Lefort".
Resumindo, podemos dizer que não é tão difícil se livrar da flor branca das groselhas se você começar a combater a doença em tempo hábil.
Para obter informações sobre como lidar com o oídio em groselhas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.