Tudo sobre borboletas repolho
A borboleta do repolho é uma inimiga perigosa das hortaliças e é bem conhecida dos jardineiros. O inseto é encontrado em quase todas as zonas naturais de nosso país, com exceção das regiões setentrionais. Se medidas radicais não forem tomadas a tempo de destruir a praga, existe um alto risco de ficar sem cultivo.
Descrição
A borboleta do repolho (lat.Pieris brassicae), também conhecida como o branco do repolho, é um representante típico da ordem dos Lepidópteros, a família dos besouros brancos, um gênero de besouros brancos de jardim. O inseto ganhou esse nome devido ao grande amor pelas suculentas folhas de couve, que são a base de sua dieta. A couve apresenta 2 asas frontais de cor branca pulverulenta com rebordo negro nos cantos e 2 asas posteriores, ovais-arredondadas, com duas nervuras anais. O reverso das asas nas fêmeas tem uma tonalidade esverdeada, nos machos é amarelado.
Graças a essa cor, o inseto se disfarça perfeitamente e fica quase invisível nas folhas verdes das hortaliças.
Os machos parecem ligeiramente menores do que as fêmeas e têm uma coloração menos intensa nas asas. O repolho é considerado uma borboleta bastante grande: a envergadura de um adulto pode chegar a 63 mm. O inseto tem a cabeça arredondada com olhos nus e longas antenas, que terminam em um bastão capitato com um vértice claro. No peito, há espessos pêlos amarelo-esbranquiçados. Seis patas com garras afiadas ajudam a planta do repolho a segurar tenazmente as folhas, porém, devido à sua fraqueza, o inseto quase não sabe rastejar.
A área do repolho é muito ampla: devido à alta tolerância dos insetos às condições do ambiente, eles podem ser encontrados na Austrália, África, Eurásia e Japão. Como habitat, as borboletas escolhem hortas, prados inundados, clareiras e pomares na floresta, bem como parques, praças e margens de estradas. O repolho é diurno e é especialmente ativo em dias ensolarados e calmos a uma temperatura de + 20-25 graus. Em um dia nublado, os insetos voam para a grama alta e ficam imóveis nela com as asas dobradas.
O ciclo de vida de uma borboleta-repolho consiste em quatro estágios.
- Voo ativo de borboletas repolho nas regiões sul, cai no final de março, e na faixa do meio - em maio. Logo depois de começar, os insetos começam a acasalar. Uma característica do repolho é a predominância de um sistema de acasalamento monogâmico, no qual a fêmea acasala com apenas um macho. Casos de poliandria também ocorrem, mas não são comuns. Após o acasalamento, o repolho põe até 300 ovos, colocando-os na parte inferior da folha. A vida útil de uma borboleta é curta; em média, ela não vive mais de 30 dias. Sua dieta é baseada no néctar da flor de centáurea, dente de leão, alfafa, alga marinha, cardo e manjerona, que ela suga das flores com sua tromba.
- Ovos brancos têm uma forma vertical em forma de alfinete e são coloridas de amarelo limão. Após 3-16 dias (dependendo das condições climáticas), surgem larvas. Algumas horas antes do nascimento, os ovos ficam pretos e transparentes. Neste momento, as larvas de dentro tornam-se claramente visíveis.
- Larvas crescem rapidamente e se transformam em lagartas adultas. O estágio de lagarta dura de 2 a 5 semanas, durante as quais a lagarta tem tempo para passar por 5 estágios de desenvolvimento e descamar 4 vezes com intervalo de 3 a 7 dias.As larvas recém-eclodidas têm uma cor ocre que muda à medida que crescem. O corpo dos adultos torna-se amarelo-esverdeado com uma faixa clara ao longo do dorso e faixas amarelas nas laterais. Lagartas de categorias de idade mais jovens são mantidas em grupos e não rastejam para longe de seus grupos. Eles raspam a polpa da parte inferior da folha, transformando-a em um esqueleto. Tendo amadurecido um pouco, as pragas começam a se espalhar em diferentes direções e viver uma a uma. Com uma mudança no estilo de vida, as preferências de sabor das lagartas também mudam: crescendo, elas começam a devorar a parte superior da folha, roer buracos profundos na cabeça do repolho, comer testículos, flores, botões, vagens e fazer longas migrações em busca de novos alimentos. A base da dieta da lagarta é a polpa das folhas do repolho branco, couve-de-bruxelas e couve-flor, além da copa do rabanete, colza, rabanete, nabo e nabo. O inseto também se alimenta de folhas de mostarda, mignonette, alho, alcaparras e capuchinha. O tamanho corporal das lagartas adultas chega a 6 cm. Porém, nem todas sobrevivem até uma idade mais avançada: muitos indivíduos morrem de ataques de parasitas-parasitas, que são inimigos naturais do repolho.
- Lagartas maduras vá das plantas ao solo, às árvores, cercas e pedras. Lá eles tecem um fio de seda, prendem com ele em superfícies e começam a pupar. As pupas parecem um casulo angular de cor amarelo-esverdeado com pontos escuros. Nessa fase, o inseto permanece de 10 a 15 dias, após os quais se transforma em borboleta ou permanece para o inverno. Na primavera, as borboletas emergem das pupas e o ciclo de vida se repete.
As plantas de repolho se reproduzem muito ativamente. Nas regiões sul, 3 gerações de repolho crescem em uma estação, em latitudes médias e temperadas - 2. O ciclo de vida da primeira geração de insetos cai em abril-maio, a última geração pode existir até outubro.
A segunda geração é considerada a mais numerosa, que nasce no final de julho - início de agosto, dependendo do clima da região.
Razões para o aparecimento
O motivo do aparecimento de uma borboleta-repolho em um talhão pessoal é a presença de uma boa base alimentar na ausência de medidas preventivas e de inimigos naturais. Se houver grandes plantações de repolho, rabanete, rabanete, raiz-forte ou mostarda no jardim, a probabilidade de chegada de lagartas é bastante alta. Outra razão para o aparecimento de pragas é a explosão populacional - um fenômeno bastante frequente na natureza, que é cíclico e ocorre a cada poucos anos. Durante esses períodos, há uma reprodução muito ativa dos insetos, que requer medidas drásticas de contenção. Nesses casos, é apropriado o uso de métodos químicos para a destruição de pragas, caso contrário, causarão danos irreparáveis às plantações.
Que mal isso faz?
As lagartas do repolho causam grandes danos aos jardineiros. Eles roem impiedosamente as pontas e literalmente esqueletizam as folhas do repolho, deixando apenas grandes veias e comendo toda a polpa da folha. Além do mais, as lagartas são capazes de secretar uma substância venenosa que irrita a pele das mãos, e as aves que comem esses insetos podem ser envenenadas e morrer.
O excremento da praga se acumula entre as folhas do repolho e atrai muitos parasitas, o que piora o já precário estado da massa verde das plantas.
Como processar o repolho?
No início do verão, é necessário acompanhar de perto o estado das hortaliças e tentar não perder o aparecimento do repolho. A presença de uma praga pode ser determinada pela cor limão brilhante da postura dos ovos.
Se forem encontrados ovos, medidas urgentes de controle devem ser tomadas, caso contrário, existe o risco de perda da colheita.
Você pode se livrar dos insetos com a ajuda de preparações químicas e biológicas, métodos mecânicos e remédios populares.
Métodos mecânicos
Quando um pequeno número de pragas aparece no país, uma série de medidas simples devem ser tomadas.
- Configurando armadilhas doces. Para isso, ferva-se um xarope de açúcar espesso, adiciona-se fermento de cerveja, no máximo 20% do volume total, e despeja-se em pratos rasos. As placas são colocadas entre o repolho e as camas crucíferas. As borboletas começam a se aglomerar no aroma, grudar na calda e morrer na massa doce.
- Em dias claros e quentes durante um voo ativo, você pode cobrir as camas com uma rede mosquiteirao que impedirá que os insetos ponham ovos.
- Se um pequeno número de ovos ainda aparecer, em seguida, são coletados manualmente, escaldados com água fervente e descartados. As oviposições geralmente estão localizadas na parte inferior das folhas, portanto, será fácil identificá-las. Pequenos caroços parecidos com algodão estão freqüentemente presentes ao lado de ovos de repolho. Não é necessário recolhê-los, pois são ovos de parasitas-cavaleiros - os piores inimigos das lagartas. Os pilotos destroem rapidamente as larvas do repolho sem causar nenhum dano às hortaliças.
Métodos biológicos
Um método biológico eficaz é atrair para o local os inimigos naturais do repolho - parasitas ovarianos parasitas - barrigas pequenas e tricogramas.
- Tricogramas são insetos muito pequenos com menos de 1 mm de tamanho. Eles colocam seus ovos em ovos brancos de repolho fresco, causando sua morte. Tricogramas adultos são liberados em uma plantação de vegetais durante o período de postura do repolho a uma taxa de 50.000 indivíduos por hectare. Além dos brancos, os tricogramas são capazes de combater mais de 70 espécies de insetos-praga.
- Barriga pequena É um pequeno inseto que põe ovos diretamente nas lagartas da cauda branca. Ele voa até sua vítima, senta-se em seu corpo e, com a ajuda de uma probóscide ovipositora afiada, leva de 15 a 20 óvulos microscópicos sob sua pele. Logo surgem larvas delas, que começam a crescer rapidamente, alimentando-se da gordura das lagartas. Antes da pupação, eles rastejam para fora do corpo da vítima, causando sua morte. Com a ajuda da barriguinha, você pode destruir até 90% das lagartas da lebre branca.
Biológicos
Se os métodos mecânicos não ajudarem e as larvas surgirem dos ovos, você pode usar preparações biológicas. Eles não representam um perigo para os frutos futuros e podem ser usados em qualquer fase da estação de crescimento. Bons resultados são obtidos usando "Fitoverm", "Aktofit", "Lepidotsid", "Vermicid" e "Bitoxibacillin".
Produtos químicos
Com grande acúmulo de lagartas no local, são utilizados agentes químicos. Recomenda-se começar com formulações mais fracas, passando gradualmente para as mais fortes. É possível envenenar lagartas com a ajuda da química apenas em caso de infecção grave das plantações, quando outros métodos não ajudam mais. O processamento é melhor realizado em clima seco e calmo, de preferência pela manhã. Antes da pulverização, é necessário proteger os olhos, pele e órgãos respiratórios com equipamentos de proteção individual, bem como retirar animais e crianças do local.
O mercado químico moderno oferece uma ampla gama de produtos para o controle de pragas de insetos. Bons resultados são obtidos por fábricas de processamento com Iskra, Kinmiks, Karate, Karbofos e Aktellik.
No entanto, deve-se lembrar que a química pode ser usada apenas na primeira fase do cultivo, antes do início da formação dos frutos. Caso contrário, as toxinas irão penetrar em sua estrutura e torná-los impróprios para o consumo humano.
Remédios populares
Com uma ligeira derrota de hortaliças com uma borboleta de repolho, você pode usar meios improvisados. Eles não têm um efeito negativo nas plantas e no solo e podem ser usados durante todo o período de cultivo. Abaixo estão os métodos populares mais eficazes, cujo uso ajudará a se livrar das pragas.
- Você pode espantar os insetos das hortaliças com a valeriana comum. Para fazer isso, adicione um frasco de valeriana a 3 litros de água morna, polvilhe os arbustos com a solução resultante.As lagartas têm medo do cheiro azedo da valeriana e saem rapidamente das plantas. Aliás, as borboletas também não toleram e não botam ovos em folhas processadas.
- Infusão de agulhas coníferas é o impedimento perfeito. É preparado assim: 200 g de agulhas de pinheiro são colocadas em uma panela de esmalte, despejadas com 2 litros de água fervente e insistindo por 7 dias. Em seguida, a infusão é filtrada, despejada em um balde de 10 litros com água e a cultura é tratada.
- Infusão de ervas para a destruição de lagartas, os brancos são preparados a partir de folhas de mil-folhas, absinto e bardana. As ervas são colocadas em partes iguais em um balde de 10 litros, enchendo-o 1/3 da sua capacidade. A mistura de ervas é derramada com água fervente e deixada em infusão por 2 dias. Em seguida, filtre a infusão e borrife os arbustos.
- Solução de cinza ajuda não apenas a se livrar de pragas, mas também atua como fertilizante. Para sua preparação, meio quilo de cinza de madeira é despejado com 10 litros de água quente e insistido por um dia. Em seguida, o líquido é filtrado, 2 colheres de sopa de sabão líquido são adicionadas e as plantas são pulverizadas. Você pode adicionar alguns litros de água ao resíduo de cinza, misture bem e despeje sobre o repolho.
- Você pode borrifar o repolho com caldo de mostarda. Para isso, dissolva 100 g de mostarda em pó em um balde de água quente, deixe por dois dias e processe a cultura.
- Pó de tabaco seco ou bicarbonato de sódio pode ser pulverizado nas folhas danificadas. As lagartas não suportam o cheiro dessas substâncias e vão rapidamente para outros lugares. O procedimento não pode ser realizado antes da chuva, uma vez que os compostos secos são rapidamente lavados para o solo e não têm tempo de produzir o efeito desejado.
- Você também pode pegar borboletas de repolho com fitas adesivas. Para fazer isso, estacas de madeira são cravadas no solo entre as camas e uma fita adesiva é pendurada nelas. Se houver arbustos, cercas ou árvores por perto, você pode pendurar a fita neles.
- Uma infusão de topos de batata é preparada da seguinte forma: 1 kg de tops é derramado com um balde de água fervente e deixado por 4 horas para infundir. Em seguida, a infusão é filtrada, adicionando-se algumas colheres de sopa de sabão líquido em pó, após o que os arbustos são borrifados com esse agente.
- Se nada estiver disponível, você pode preparar uma solução salina. Para isso, dissolva 2 colheres de sopa de sal com uma lâmina em 10 litros de água e irrigue as verduras. Em vez de sal, você pode usar amônia mexendo 50 ml de amônia em um balde de água.
- Folhas de bardana moer bem, encher o balde com 1/3, adicionar água morna até o topo e deixar por 4 dias. Em seguida, a infusão é filtrada e o repolho irrigado.
- A decocção de absinto ajuda bem. Para prepará-lo, 1 kg de ervas é fervido em 2 litros de água por 20 minutos, após o qual é resfriado, filtrado, o caldo resultante é despejado em um balde d'água e a folhagem irrigada.
O processamento de hortaliças com remédios populares pode ser realizado uma vez por semana durante a temporada.
Profilaxia
Para proteger ao máximo os vegetais da borboleta-do-repolho, é necessário tomar uma série de medidas preventivas. Abaixo estão os principais métodos de proteção contra uma praga, o que evitará o seu aparecimento no local.
- A remoção regular de ervas daninhas e o descarte imediato ajudarão a proteger as plantas contra infestações de insetos. Isso ocorre porque muitos tipos de ervas daninhas pertencem à família dos crucíferos e atraem os brancos. Uma atenção especial deve ser dada à craca do campo, ao estupro e à bolsa do pastor.
- Removendo pupas de cercas e quaisquer suportes de madeiralocalizado perto dos canteiros, não lhes dará a oportunidade de hibernar e se transformar em borboletas. A lavagem é realizada com uma mangueira de jardim com alta pressão de água.
- A observância da vizinhança correta não permitirá que as borboletas gostem do repolho. Para isso, plantam-se hortelã, malmequeres, valeriana e erva-cidreira entre as fileiras de repolho. Seu cheiro afugenta os insetos e os impede de botar ovos. Você pode plantar cenouras e endro nas proximidades - embora essas safras não cheirem mal, atraem os inimigos naturais da mulher branca.É melhor plantar nabos, rabanetes e rabanetes longe uns dos outros e em fileiras de repolho.
- Tratamento de cal as árvores próximas não permitirão que as pupas se escondam na casca e no inverno.
- No outono, depois que toda a safra de repolho foi colhida, o local, em que cresceu, ou foi bem desenterrado, ou se queimou. No primeiro caso, as pupas que se escondem no solo vão ficar na superfície e congelar. No segundo, eles morrerão de alta temperatura.
As plantas da família das crucíferas precisam ser plantadas em novos locais todos os anos. Isso permitirá salvá-los da invasão da borboleta do repolho e ajudará a manter a rotação correta de culturas.
O comentário foi enviado com sucesso.