Tudo sobre ascocite
Ascochitis é uma doença que muitos residentes de verão enfrentam. Para proteger as plantas, você precisa saber quais medicamentos e remédios populares são considerados eficazes contra a doença.
Sinais
Ascochitis aparece com mais freqüência nos seguintes tipos de culturas:
- linho;
- em beterrabas;
- em tomates;
- na íris;
- no girassol;
- em legumes;
- na acácia;
- no arroz;
- para o inferno;
- em framboesas;
- em alfafa.
A lista de culturas que podem afetar a ascocite também inclui o grão-de-bico e a madressilva.
Sinais de infecção aparecem em todas as partes da planta. O tomate de manchas claras, que sofre com as folhas e o sistema radicular, requer atenção especial.
Na descrição da doença, indica-se que é muito fácil determinar o grau de infecção do sistema radicular. Ele escurece e morre. Devido a esses danos graves, a planta inteira morre com o tempo. Não é difícil ver manchas nos tubérculos.
As folhas do germe são principalmente infectadas. Sua cor muda, eles ficam muito pálidos, como se tivessem sido queimados pelo sol. É possível determinar a presença da doença pelas manchas na superfície das folhas. Eles são amarelos no início, depois mudam para cinza escuro, crescem rapidamente em tamanho e logo ocupam a maior parte das folhas. Se você não fizer nada, as folhas começarão a secar e se desintegrar.
Quando aparece alta umidade nas manchas, pontos marrons ou pretos podem ser vistos - esses são os chamados corpos do patógeno fúngico. Não é frequente aparecerem pequenos selos cor-de-rosa nas folhas.
O caule sofre com a base. Manchas úmidas são formadas nele, que na aparência são muito semelhantes a uma ferida em decomposição. Quando a temperatura do ar aumenta, eles secam, a cor muda para uma mais clara. Com o aumento da porcentagem de umidade, formam-se picnídios pretos.
Causas de ocorrência
A ascocite é causada por vários tipos de fungos. Sua característica distintiva é que eles se adaptam rápida e facilmente às condições externas. O pior é que esses patógenos podem infectar uma planta em diferentes estágios de seu crescimento, incluindo mudas.
As primeiras manifestações da doença são manchas. Eles podem ser cinza ou preto, mas sempre com uma borda escura.
No meio da mancha ocorre a morte celular, daí a borda escura, que permanece na folhagem.
Nas hastes, a doença é mais pronunciada. O fungo se desenvolve especialmente ativamente no local de ramificação. Se este for um broto jovem, então uma faixa longitudinal é freqüentemente observada nele. Esta é a área onde o tecido se rachou e se partiu. Quando o tronco já está rígido, manchas e úlceras são observadas.
O fungo também afeta as flores com igual sucesso. A princípio, os sinais podem ser vistos em cópias avulsas, depois em quase todas, se o jardineiro não fizer nenhum esforço. Essas inflorescências não dão frutos, murcham lentamente e depois se desintegram.
O sistema radicular da planta começa a apodrecer por causa da ascocite, mas isso ocorre já no último estágio. As sementes também sofrem - elas praticamente não amadurecem, crescem pequenas.
Como acontece com a maioria das doenças fúngicas, a alta umidade é a principal razão pela qual você tem que enfrentar o problema. Com a presença prolongada de umidade, e especialmente gotas de orvalho, nas folhas a uma temperatura ambiente de não mais do que 25 ° C, começa a ascocite.
As chuvas constantes são a época mais favorável. Com o início da seca, o desenvolvimento da doença pode diminuir, mas apenas até a próxima chuva. A doença desaparece completamente quando a temperatura do ar atinge os 35 ° C.
Os esporos de fungos podem ser transmitidos junto com o material de plantio. Não são apenas mudas, mas também sementes e até mesmo conjuntos.
A ferramenta que o agricultor usa também faz com que a doença se espalhe para plantas saudáveis. Os esporos são transportados pelo vento ou por pragas.
Os principais focos da doença:
- os restos da colheita do ano passado que jazem no chão;
- plantio denso em solo com alto teor de nitrogênio;
- matagais de ervas daninhas.
Métodos de controle
Manchas de ascocite em ervilhas, soja, hortênsias e tomates são facilmente tratadas com fungicidas.
- Entre os mais usados está "Rovral"... É fácil encontrar no mercado. O fungicida pode ser aplicado ao solo, sementes ou pulverizado nas plantas. Para 1 litro de água, adicione 1 grama do medicamento.
- Nenhuma medida menos eficaz contra fungos em crisântemos, macieiras e batatas é o Topázio. É melhor usá-lo logo no início, quando aparecem os primeiros sinais. 10 litros de água requerem 2 ml do produto. O processamento é realizado duas vezes, a segunda uma semana após a primeira. Podem ser necessárias 3-4 pulverizações por estação, tudo depende da cultura.
- O Topsin M ajuda a combater a doença das abobrinhas e do trevo. A solução é preparada a 0,2%. O solo é submetido a processamento, onde a cultura é plantada.
- "Fundazol" também provou sua eficácia muito bem. Possui alta atividade antifúngica. Os ingredientes ativos penetram no sistema vegetal através da folhagem e sistema radicular. A dose de trabalho do medicamento é de 10 gramas, que são diluídas em um balde de 10 litros de água.
- Biofungicida "Vitaplan" é muito bom, que contém bactérias benéficas. 10 litros de água requerem 5 g do medicamento. Quando completamente dissolvido, não deve haver sedimento no fundo.
- Meio do mesmo grupo - "Trichocin SP"... Eles desinfetam o solo no local de pouso. Isso deve ser feito após a colheita. Por 10 litros de água - 6 gramas do produto.
Dos remédios populares, giz e carvão provaram ser bons contra a ascocite. Eles precisarão borrifar as feridas formadas na planta.
Prevenção
A prevenção reduz a probabilidade de ter que lidar com a doença.
- Especialistas aconselham submeter as sementes a tratamento térmico... Para isso, é necessário tomar água à temperatura de 30 ° C e mergulhar o material de plantio nela por 5 horas.
- Se a cultura cresce em estufa, então, como medida preventiva, é necessária reduzir o nível de umidade no interior.
- Quando os primeiros sintomas aparecem, deve-se usar fungicidas. Quanto mais tempo você puxa com o tratamento, mais difícil é se livrar do problema mais tarde.
Para ascocite do grão de bico, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.