O que é antracnose de groselha e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição da doença
  2. Como tratar?
  3. Medidas de prevenção

O aparecimento de pequenas manchas escuras nas folhas da groselha, acompanhadas de enfraquecimento e murcha generalizada dos arbustos, pode indicar o desenvolvimento de uma doença insidiosa nas plantas - a antracnose. Na ausência de um tratamento oportuno e competente das groselhas, o jardineiro corre o risco de ficar não só sem a colheita dos frutos, mas também sem plantar. Que sintomas indicam antracnose em groselhas? Quais drogas e remédios populares podem ser usados ​​para lidar com esse problema? Como prevenir sua ocorrência?

Descrição da doença

A antracnose é uma doença perigosa das plantas, causada por fungos ascomicetos. Entre as plantas cultivadas, esta doença representa a maior ameaça para a groselha (vermelha, preta), framboesa, groselha, bem como frutas cítricas, legumes, sementes de abóbora (pepino, abobrinha).

Uma das características da antracnose é a formação de manchas marrom-escuras ou marrom-avermelhadas nas folhas da groselha com bordas roxas, marrom-escuras ou pretas. Em alguns casos, a cor das manchas ou de suas bordas pode ser laranja claro, rosado, amarelo claro. Os pontos geralmente têm formato e tamanho arbitrários, eles podem ser pontilhados ou fundir-se em uma grande marca com bordas irregulares.

Conforme a doença progride, as manchas podem aumentar de tamanho. Com o tempo seco, as rachaduras começam a se formar em suas superfícies. Com alta umidade, apodrece aparece nas áreas afetadas. As áreas nos caules das groselhas, afetadas pelo fungo, são gradualmente pressionadas para dentro, "caem", por causa das quais as lesões começam visualmente a se assemelhar a queimaduras.

Se não for tratado, o fungo infecta a planta com rapidez suficiente, fazendo com que sua parte aérea verde, incluindo brotos e hastes jovens, adquira uma cor marrom-amarronzada e morre após um curto período de tempo. Frutos e ovários afetados pela antracnose apodrecem e caem.

A rápida derrota das groselhas pela antracnose é facilitada pelo aumento da umidade do ar, que se nota em tempo de chuva e nublado, bem como pela irrigação frequente e inadequada dos arbustos.

Com o aumento da umidade, os esporos do fungo patogênico não apenas se espalham rapidamente pela planta afetada, mas também caem nos espaços verdes adjacentes a ela.

Outros fatores que favorecem o surgimento e desenvolvimento da antracnose incluem:

  • clima frio combinado com alta umidade do ar (calor de 20-22 ° C e umidade de 85-90%, respectivamente);
  • deficiência de potássio e fósforo no solo;
  • alta acidez do solo.

Ressalta-se que a entrada e disseminação do fungo no local também podem ser facilitadas pelas ações do próprio jardineiro, que utiliza plantas infectadas e material de semente para o plantio. De mudas infectadas e sementes germinadas, os esporos de fungos se espalham rapidamente para outras culturas. Os esporos de cogumelos podem chegar ao local tanto com o vento quanto com insetos. Isso geralmente acontece nos casos em que áreas com plantações infectadas estão localizadas nas proximidades.

Como tratar?

A luta contra a antracnose da groselha é uma tarefa cuja solução requer uma abordagem integrada. Para combater eficazmente o agente causador desta doença insidiosa, os jardineiros usam tanto produtos químicos prontos quanto remédios populares mais seguros e ecológicos. Tanto esses como outros têm um efeito fungicida, devido ao qual se consegue a inibição do desenvolvimento e a destruição do fungo.

Independentemente de qual produto químico será utilizado no combate à antracnose, no processamento da groselha, o jardineiro deve seguir todos os cuidados recomendados pelo fabricante. O processamento é realizado em equipamentos de proteção (luvas, respirador), em clima seco e calmo. Após o processamento, você deve lavar bem o rosto e as mãos, descartar o recipiente usado.

Drogas

  • Mistura de bordeaux (1%) - um poderoso fungicida com amplo espectro de ação que destrói vários tipos de fungos. Para a prevenção da antracnose, o processamento da groselha preta e vermelha com uma mistura de bordeaux é feito uma vez no início da primavera, até o aparecimento das folhas. Para o tratamento de arbustos já afetados pela antracnose, o tratamento é realizado após a floração e 2 semanas após a colheita dos frutos.
  • "Oxyhom" - um fungicida de dois componentes relativamente novo e eficaz, que inclui oxicloreto (ou hidróxido de cobre) e oxidexil. O agente tem efeito sistêmico e de contato, proporcionando um efeito terapêutico ou profilático confiável e de longo prazo. A droga é rapidamente absorvida pelas folhas da planta e é transportada com os sucos celulares para todas as partes dela. A solução de trabalho é preparada de acordo com as instruções e as passas são tratadas com ela no mesmo dia, observando todos os cuidados.

Durante a floração, o medicamento não pode ser usado. Dependendo do grau de dano às plantas, o tratamento é realizado 1-3 vezes com um intervalo de 2 semanas.

  • Fundazol - um fungicida muito popular e eficaz com um amplo espectro de ação. O componente ativo do produto é o benomil, uma substância altamente tóxica para patógenos (fungos). A droga é usada tanto para processar plantas adultas e jovens quanto para tratar sementes. Para processar a groselha afetada pela antracnose, use uma solução preparada a partir de 10 g do medicamento e 10 litros de água (a proporção dos componentes deve ser verificada com os dados indicados na embalagem).

A solução deve ser aplicada antes da floração das groselhas ou após a colheita dos frutos.

  • Sulfato de cobre - uma ferramenta simples, mas muito eficaz, usada por jardineiros para o tratamento e prevenção de doenças fúngicas em plantas cultivadas. O processamento da groselha com essa droga é feito na primavera - até o momento em que os botões começam a florescer nos arbustos. Além das próprias plantas, a terra sob elas também é cultivada.

Esse procedimento permite não apenas prevenir possíveis danos às groselhas pela antracnose, mas também aumentar sua resistência a patógenos de várias doenças bacterianas.

  • Ridomil Gold - um agente fungicida muito poderoso fabricado na Suíça. É altamente eficaz contra patógenos da antracnose e outros fungos que infectam plantas cultivadas. Os componentes ativos da droga são o mancozebe e o mefenoxam, que apresentam um rápido efeito tóxico sobre os agentes causadores de várias doenças fúngicas em plantas. As desvantagens da droga incluem o alto preço e o perigo tóxico que representa para humanos e insetos melíferos. No que diz respeito às groselhas, os jardineiros experientes recomendam o uso desse remédio nos primeiros estágios do desenvolvimento da doença.

Com focos de destruição em massa de plantas já formados, o uso de "Ridomil Gold" pode não ter um efeito pronunciado.

Remédios populares

A antracnose das groselhas vermelhas e pretas (frequentemente douradas) é uma das doenças fúngicas mais graves que requerem tratamento imediato e abrangente. Dado que esta doença é difícil de tratar, os jardineiros usam uma ampla gama de remédios populares comprovados e acessíveis em conjunto com produtos químicos.

  • Soda, iodo e permanganato de potássio. Uma solução preparada a partir desses ingredientes é adequada para o processamento da groselha no verão, durante a formação e amadurecimento das frutas, quando é inaceitável o uso de química agressiva. Para o processamento, use uma solução preparada com 2-3 colheres de sopa. colheres de sopa de refrigerante, 1,5 g de permanganato de potássio e algumas gotas de iodo. O produto preparado não tem apenas efeito antifúngico, mas também antibacteriano.
  • Sabão em pó. Para a prevenção e tratamento de doenças fúngicas, incluindo antracnose, é usada uma solução de sabão. Para a sua preparação, meia barra de sabão é dissolvida em um balde de água, após o que as plantas do jardim são pulverizadas com a composição resultante. Deve-se notar que o sabão em pó pode ser substituído por alcatrão ou alcatrão de enxofre.
  • Alho. Muitos jardineiros usam infusão à base de alho para a prevenção e o tratamento da antracnose. Para prepará-lo, é necessário diluir 70-80 g de alho passado por uma prensa em um balde de água quente. Em seguida, a solução deve ser resfriada, filtrada e usada para pulverizar os arbustos.

Deve-se notar que em caso de danos graves às groselhas com antracnose, vale a pena se livrar dos arbustos afetados (desenraizamento e queima). Isso evitará a propagação da doença para outras culturas.

Se a derrota da groselha ainda não for crítica, junto com o tratamento realizado, as partes afetadas do arbusto (folhagem, caules, brotos) devem ser cortadas e destruídas.

Medidas de prevenção

Uma das principais medidas para a prevenção da antracnose em groselhas é a implementação atempada de uma série de importantes medidas agrotécnicas. Essas obras devem ser realizadas regularmente, durante todo o período vegetativo. Isso inclui as seguintes atividades e procedimentos:

  • colheita oportuna e destruição de folhas caídas, ervas daninhas, resíduos de plantas;
  • desbaste regular das plantações;
  • poda oportuna de arbustos;
  • cumprimento do regime de irrigação;
  • drenagem de covas de plantio.

As observações mostram que o risco de contaminação das plantas com antracnose aumenta significativamente se o jardineiro não realizar as ações acima. Plantações densas, solo encharcado, umidade excessiva e circulação de ar prejudicada são os principais fatores que provocam a diminuição da imunidade das plantas e, consequentemente, aumentam o risco de seus danos pela antracnose.

A aplicação regular de fertilizantes de potássio-fósforo de acordo com o esquema alimentar recomendado é outra medida eficaz para a prevenção da antracnose. Para a alimentação, são usados ​​preparações complexas prontas e resíduos de plantas ricas em fósforo e potássio - casca de banana, tomilho rasteiro ou erva de absinto.

Uma medida importante para a prevenção da antracnose é a desoxidação oportuna do solo (este procedimento é realizado, se necessário, em áreas com solo ácido). Farinha de dolomita, cinza de madeira e giz são usados ​​para desoxidação. O desoxidante é introduzido no solo, observando-se rigorosamente os prazos e taxas de consumo estipulados.

Vale ressaltar que se em áreas próximas também há casos de danos à groselha pela antracnose, o combate à doença deve ser feito em conjunto com os vizinhos. Caso contrário, a doença após um breve retrocesso devido às medidas tomadas pode voltar novamente.

Para evitar a contaminação de plantações de jardim com antracnose de mudas e sementes doentes, jardineiros experientes recomendam comprar material de plantio apenas de vendedores de confiança e em lojas especializadas. Antes do plantio, é aconselhável conservar as sementes e tratar as mudas com fungicidas.

Além disso, o tratamento preventivo da groselha contra patógenos de doenças fúngicas e bacterianas não deve ser negligenciado. Na maioria das vezes, o líquido Bordeaux 1% é usado para essa finalidade.

Atualmente, os criadores conseguiram desenvolver uma série de variedades de groselha vermelha e preta que são resistentes aos patógenos da antracnose. Entre as variedades de frutos vermelhos está "Gollandskaya krasnaya", "Faya fértil", "Chulkovskaya", entre as variedades de frutos pretos - "Altayskaya" e "Barkhatnaya".

2 comentários
Vencedor 08.05.2021 18:55
0

Obrigado. Mas a doença começou nas folhas superiores. Vamos começar com o iodo.

Residente de verão 30.05.2021 09:29
0

Graças a. Informação útil.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário