Tudo sobre antracnose
As plantas podem sofrer de várias doenças. Portanto, a antracnose pode causar sérios danos às plantações de jardins. Esta é uma doença comum, mas você pode e deve combatê-la. Você deve aprender tudo sobre a antracnose, bem como descobrir quais culturas são especialmente suscetíveis a ela.
O que é isso?
Antes de considerar todos os sintomas da antracnose, faz sentido responder à pergunta principal: o que é. A antracnose é uma doença séria das plantas. É causada por fungos ascomicetos. Muitas culturas comuns são suscetíveis a esta doença. É difícil não notar as manifestações da antracnose, pois as plantas que a sofrem ficam cobertas de manchas, úlceras e caracterizam-se por um evidente escurecimento.
Hoje, existem algumas espécies de plantas que são completamente imunes à doença em questão.
Sinais
A antracnose, como muitas outras doenças de plantas, é notável por vários sinais. É aconselhável observá-los o mais rápido possível para iniciar o tratamento das culturas afetadas em tempo hábil. Vamos entender os principais sintomas da doença.
Quando as safras são plantadas ao ar livre, elas podem sofrer infecções fúngicas. São provocados por 3 tipos de fungos:
- Gloeosporium;
- Colletotrichum;
- Kabatiella.
Em condições confortáveis, os esporos amadurecem. Para isso, deve ser mantida alta umidade, associada a uma temperatura do ar de +20 a + 30 ° C. Via de regra, 3 dias são suficientes para todo o processo de maturação dos fungos.
Se o tempo chuvoso persistir, os fungos podem se espalhar em uma taxa muito alta. Por causa disso, todas as plantas podem ser danificadas em um curto período de tempo. Por exemplo, pontos característicos aparecem em brotos de videira, que estão localizados na forma de listras longitudinais. Gradualmente, eles começam a se fundir, formando feridas bastante profundas e claramente visíveis.
Se o tempo estiver seco, o perigoso fungo ainda não morrerá.
Seus esporos são transformados em conídios. São acúmulos de esporos fechados por uma espessa concha protetora, absolutamente inadaptada a qualquer mobilidade. Imediatamente após a chuva, os conídios começam a se abrir e, em seguida, iniciam esporos crescidos. Este último, com gotículas de água, pode cair nas plantações vizinhas e diretamente no solo. Por esta razão depois do tempo seco, freqüentemente ocorre o próximo surto de doenças graves. Se os arbustos plantados ainda tiverem tecidos jovens, esse ataque pode ser bastante agressivo.
Em primeiro lugar, os brotos, as placas foliares e os frutos das plantas plantadas no local são afetados pela antracnose. Se considerarmos os sintomas no exemplo das framboesas, então sua folhagem é geralmente coberta por pequenas manchas arredondadas de uma tonalidade marrom acinzentada. Essas manchas têm um halo escuro. Se a lesão for mais grave, esses elementos nas plantas certamente começarão a se fundir. Posteriormente, a folhagem sofre necrose e, em seguida, cai completamente.
Nos rebentos ou crescimento excessivo de framboesas com antracnose, formam-se úlceras pequenas mas profundas. Quando eles se fundem, eles se transformam em amassados claramente visíveis. Os topos das hastes carmesim secam junto com os brotos das flores. Os frutos adquirem manchas características e depois se mumificam.
Os rebentos doentes são completamente instáveis a baixas temperaturas, razão pela qual frequentemente congelam.
A sintomatologia da doença em questão pode variar dependendo da cultura afetada. Portanto, com a doença do tomate, todos os sintomas correspondentes aparecem com mais frequência nos frutos, no colarinho da raiz e nas raízes. Manchas escamosas acastanhadas se formam nas raízes. Os frutos (maduros) são geralmente cobertos por grandes manchas marrons claras, que depois de um tempo começam a escurecer a polpa para uma cor preta.
Se os pepinos adoecerem com antracnose, manchas deprimidas se formarão necessariamente em suas folhas, caules e frutos. Eles são redondos ou alongados. A cor das manchas é geralmente amarela ou marrom. Depois de um tempo, começa o processo de inflamação, devido ao qual as manchas se transformam em úlceras. Então o problema se espalha para as plantas verdes, afundando 3-4 mm no tecido da planta, razão pela qual ele não pode mais se desenvolver normalmente.
Se os sintomas indicados forem percebidos imediatamente, as plantas podem ser salvas. Você não pode atrasar com isso. É por isso é muito importante manter sob controle o estado das safras plantadas.
Quais culturas são suscetíveis à doença?
A antracnose é uma doença que pode atacar uma grande variedade de culturas. Vamos descobrir com mais detalhes quais plantas são especialmente suscetíveis a essa doença.
- Framboesas... Jardineiros experientes recomendam plantar em seus lotes apenas as variedades caracterizadas pela resistência a esta doença grave.
- Uva... Essa cultura é menos afetada pela antracnose, mas essa doença pode causar danos muito graves a ela. Os mais resistentes à doença são as variedades sauvignon, rkatsiteli, traminer e riesling.
- Groselha... Groselhas plantadas em uma casa de verão também podem adoecer com antracnose. Nessa cultura, a doença se manifesta da mesma forma que na groselha. Ao mesmo tempo, pequenas manchas marrons são formadas na parte inferior das placas foliares, que depois de um certo tempo se tornam cada vez maiores. Em seguida, eles se fundem completamente. Logo a folhagem enfraquece e cai.
Além disso, pontos deprimidos são formados nas hastes e pecíolos, que então se transformam em feridas claramente visíveis.
- Tomates... Na maioria dos casos, os pés de tomate já maduros sofrem de antracnose. Via de regra, a doença se manifesta no final do verão ou no início do outono. Se a derrota for massiva, mais da metade de toda a safra pode ser perdida.
- Batata... A antracnose manifesta-se principalmente em tubérculos e rebentos de batata. Na maioria das vezes, essa cultura é coberta por manchas marrons características. Os brotos logo se tornam mais curtos e angulares. Se você seguir todas as regras e regulamentos da rotação de culturas, poderá prevenir a doença.
- Abobrinha... A antracnose é perfeitamente capaz de atacar abobrinhas e pimentões. Absolutamente todas as partes acima do solo dessas plantações podem ser completamente danificadas por fungos perigosos. No topo das lâminas foliares, no contexto do que se passa, formam-se marcas castanhas características, e os frutos e rebentos adquirem zonas comprimidas, complementadas por uma floração rosada. As raízes do arbusto, que já foram danificadas pela antracnose, na maioria dos casos morrem.
- Melancia... A doença geralmente afeta melancias e melões. A doença afeta todos os componentes das plantas acima do solo. Os brotos das plantações de abóbora recebem os maiores danos. Por causa disso, eles se tornam muito frágeis e fracos. Os fetos doentes interrompem o desenvolvimento normal posterior, sua deformação perceptível começa. Ao mesmo tempo, o sabor da fruta é perdido devido à diminuição do teor de açúcar.
- cereja... Freqüentemente, a antracnose também afeta as árvores frutíferas com caroço de jardim. No meio do verão, manchas secas podem ser vistas nos frutos infectados, aumentando gradualmente e cobrindo todo o fruto.Devido à doença, o jardineiro corre o risco de perder até 50% da colheita total.
Por este motivo, é recomendável que você sempre monitore a saúde de suas cerejeiras.
- Soja... Não está imune a ataques de fungos perigosos e soja. Os patógenos podem infectar facilmente esta cultura em quase qualquer estágio de seu desenvolvimento e crescimento. A antracnose se desenvolve de forma especialmente forte e rápida em anos quentes e úmidos. Como no caso das plantas acima, a soja também é coberta com manchas acastanhadas características.
Eles aparecem no colarinho da raiz, no caule. Em seguida, a doença se espalha para os pecíolos.
- macieiras... Se você cultiva uma macieira em seu local, também deve monitorar de perto sua condição. Mesmo essas plantações podem ser atacadas por fungos patogênicos. Via de regra, são os brotos jovens da maçã que são atacados pela antracnose, mas às vezes os ramos grandes podem ser afetados.
- Gloxinia... A gloxinia é uma flor especialmente suscetível à antracnose. As lâminas das folhas das flores adquirem manchas marrons, que então se espalham continuamente nos brotos e no tronco. Como resultado desse processo, a planta apodrece e depois entra em colapso.
Métodos de controle
Com a antracnose, como com quaisquer outras doenças fúngicas existentes nas plantas, é necessário combater oportuna e correta... Existem várias maneiras de salvar colheitas danificadas. Alguns usuários recorrem a técnicos agrícolas específicos, enquanto outros referem-se ao uso de composições químicas especiais. Aprenderemos mais sobre o primeiro e o segundo método de lidar com a antracnose.
Agrotécnica
Essas medidas atuam como a etapa primária no tratamento de plantas danificadas. Pode recorrer com segurança aos técnicos agrícolas adequados quando, por exemplo, se trata de uma vinha que não é muito grande, quando é possível processar devidamente cada posição. As medidas agrotécnicas permitem salvar as plantações de infecções fúngicas perigosas. Além disso, será possível usar drogas e agentes menos tóxicos.
Para interromper uma doença perigosa, você precisará tomar algumas medidas. Vamos considerar quais ações estamos falando usando o exemplo das uvas.
- A vinha deve ser removida primeiro. Se houver ervas daninhas, especialmente as altas, o nível de umidade também aumenta por causa disso. Isso cria condições ideais para o desenvolvimento do fungo. Após a remoção de todas as ervas daninhas, a vinha precisa ser bem ventilada. Em tal ambiente, a estagnação úmida não ocorrerá.
- Será necessário reduzir a abundância de rega durante o crescimento especialmente intensivo de tiros. A camada superior do solo pode secar ligeiramente, mas não mais do que 1 cm de profundidade.
- As áreas doentes das plantas deverão ser removidas. É inútil sentir pena deles, porque eles vão morrer de qualquer maneira, mas eles também terão tempo para deixar o fungo se espalhar ainda mais. Os brotos danificados devem ser cuidadosamente aparados, recolhendo pelo menos 4 cm de partes não infectadas. Pincéis e folhas doentes devem ser cortados completamente.
- Um pré-requisito é a adição de fertilizantes de potássio-fósforo ao solo. Eles aumentarão significativamente o nível de resistência da uva a doenças comuns, incluindo a antracnose.
Produtos químicos
Para um tratamento eficaz de plantas doentes, é aconselhável o uso de vários medicamentos. Além dos agentes fungicidas, recentemente começaram a ser usados compostos biológicos especiais, que demonstram grande eficiência no combate aos fungos. A maioria deles é segura não só para as plantas, mas também para a saúde do residente de verão. Se medidas de tratamento forem tomadas para salvar as uvas, os seguintes medicamentos serão os melhores:
- "Gaupsin";
- Mikosan;
- Plantriz.
Os produtos listados não alteram nem a composição nem o sabor da colheita. Eles ativam o crescimento de brotos, devido ao qual a planta pode se recuperar de danos a uma taxa máxima.O processamento pode ser realizado uma vez a cada 2 semanas. Os tratamentos iniciais são realizados precisamente com preparações de contato, à base de cobre.
Os fungicidas também apresentam alta eficiência. Eles são freqüentemente usados para tratar com eficácia colheitas infectadas. Os fungicidas sistêmicos são os mais potentes quando se trata de eliminar a antracnose das plantações. Considere uma lista de remédios populares que podem ser usados no tratamento de doenças fúngicas em uvas:
- Mistura bordalesa;
- "Cuproxat":
- DNOC;
- "Velocidade";
- Fitosporin M.
Se o dano às uvas não for muito forte, você pode usar Solução a 1% de líquido bordalês. Ela pode processar os brotos, com comprimento mínimo de 10 cm. Após algumas semanas, será necessário pulverizar as uvas novamente com a solução apropriada, mas com uma concentração reduzida em 2 vezes. A solução especificada pode ser usada para processar plantações após chuvas prolongadas.
Se as plantas foram para o inverno, já doentes, então com o início da primavera, antes que os primeiros botões desabrochem, o tratamento deverá ser feito com o mais poderoso medicamento DNOC. Eles também estão autorizados a realizar o processamento dos vinhedos depois que o corte das vinhas estiver concluído no outono.
O uso de produtos químicos adequados permite que a antracnose seja controlada tanto no exterior como na estufa. Para obter os resultados desejados, é muito importante selecionar os períodos de aplicação corretos para as misturas específicas. Por exemplo, esta pode ser a época de frutificação ou maturação. A preparação correta de composições químicas especiais destinadas ao combate aos fungos também é importante.
Remédios preventivos
Na maioria dos casos, quando uma antracnose detectada em tempo oportuno acaba sendo uma doença curável, os jardineiros têm todas as chances de salvar as plantas plantadas e a colheita. Mas é muito mais fácil recorrer inicialmente ao uso de agentes profiláticos do que tratar uma doença fúngica séria já existente. Vamos entender as medidas preventivas mais eficazes destinadas a proteger as colheitas da antracnose.
- É muito importante prevenir o aparecimento e manutenção de níveis elevados de umidade. Para isso, você precisará cobrir o solo adequadamente após regar as plantas até a raiz. O afinamento da coroa também é necessário para arejá-la. Não devemos esquecer a remoção oportuna de ervas daninhas.
- Absolutamente todas as ferramentas de que você precisa limpar e manusear cuidadosamente após qualquer formação de arbusto plantado e antes de passar para o próximo.
- Recomendado para resort à pulverização preventiva de plantas, tratamentos anuais de primavera com preparações de proteção especiais. Isso deve ser feito três vezes durante a temporada.
- Jardineiros experientes recomendam fortemente cultive apenas as variedades de plantas que sejam razoavelmente resistentes a doenças fúngicas.
- Absolutamente todos os arbustos plantados devem ser cuidadosamente examinados regularmente. Isso é necessário para detectar a tempo os primeiros sinais de seus danos pela antracnose.
- Ao cultivar vinhas, você precisa recorrer a tratamentos profiláticos com drogas protetoras imediatamente após o granizo passado. Este processo desempenha um papel importante, uma vez que as áreas mais vulneráveis aos ataques de fungos aparecerão nas áreas danificadas pelo granizo.
- Ao cultivar uvas é muito importante respeitar as colheitas de outono corretas. Durante o período de tempo especificado, é necessário remover absolutamente todas as folhas caídas. É necessário limpar bem o solo para que na primavera não sejam criadas as condições mais adequadas para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Recomenda-se também polvilhar o solo com cinza de madeira.
Para a prevenção da antracnose, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.