Tudo sobre Alternaria
Alternaria é uma doença bastante comum que afeta muitas culturas que crescem em uma estufa, jardim ou horta. Portanto, a maioria dos jardineiros e jardineiros precisam aprender a lidar com essa doença.
descrição geral
Outro nome para Alternaria é "mancha negra". Esta doença se espalha com rapidez suficiente. As culturas das regiões do sul são as que mais sofrem com isso.
Alternaria pode ser reconhecida por manchas marrons. Eles aparecem em diferentes partes da planta. Isso pode acontecer durante todo o verão. Essas manchas geralmente mostram tecido morto. No futuro, as áreas escuras serão cobertas por uma floração densa. Após 1-2 dias, esporos de fungos aparecem neles.
O perigo é que esses esporos podem se espalhar pelo ar. Isso leva à infecção do resto das plantas. Os esporos podem ser carregados pelo vento e por vários insetos.
Além disso, eles permanecem por muito tempo no solo e nos restos de plantas.
Quais culturas são afetadas?
Alternaria afeta a maioria das culturas que crescem na horta e na horta. As seguintes plantas são afetadas com mais frequência.
- Tomates. A doença que afeta os tomates é chamada de mancha seca. Como regra, os tomates jovens estão doentes. Manchas secas marrom-acinzentadas aparecem na folhagem. No futuro, eles só aumentam. Isso leva ao fato de que a planta enfraquece e depois morre completamente. Quando a doença atinge plantas maduras, manchas escuras aparecem não apenas na folhagem, mas também nos frutos. Eles mudam de forma e se tornam inutilizáveis.
- Batata. Esta cultura é afetada pela Alternaria em meados de junho. Na maioria das vezes, as variedades intermediárias estão doentes. Tubérculos de plantas infectadas desenvolvem-se lentamente. Além disso, eles ficam cobertos de manchas escuras.
- Trigo. A mancha preta afeta o trigo durante a floração. Durante este período, os grãos podem ficar cobertos de manchas pretas. Se o trigo não for tratado, a farinha dos grãos colhidos ficará escura e inadequada para assar. O arroz e a cevada adoecem da mesma forma.
- Uva. Os sintomas da doença podem ser notados já em maio. Neste momento, as folhas e os rebentos estão cobertos de manchas prateadas. As bagas nesses arbustos não aparecem ou aparecem em pequenas quantidades.
- Girassol. A doença é mais perigosa na fase de formação da semente. Nesse momento, uma mancha marrom pode aparecer na parte de trás da cesta. Com o tempo, ele começará a se expandir, o que danificará toda a planta.
- Cebola. As cebolas afetadas pela Alternaria podem ser manchadas por manchas brancas aquosas nas penas. As cebolas morrem muito rapidamente. As cabeças subterrâneas também são suscetíveis a esta doença. Os bulbos infectados não são mais comestíveis.
- Abobrinha. Na abobrinha, a doença se manifesta na forma de pequenas manchas. Eles podem ser brancos ou marrons. Com o tempo, pontos individuais são conectados e áreas da abobrinha são cobertas por uma flor aveludada de cor preta. As plantas doentes desenvolvem-se mal e morrem rapidamente.
- Macieiras e peras. A doença afeta frutas e folhagens. Isso é fácil de perceber. Saltos escuros com bordas roxas aparecem em sua superfície. Isso geralmente acontece um mês após o final da floração.
- Repolho. A mancha preta afeta plantas jovens e adultos. Listras e manchas pretas aparecem nas mudas. Isso leva ao murchamento e morte da vegetação.No repolho adulto, as folhas superiores das cabeças do repolho estão cobertas de manchas escuras. Muitas vezes, eles têm uma borda amarela. Se a doença afetar a couve-flor, as inflorescências ficam cobertas de podridão parda. Isso faz com que as plantas se tornem impróprias para alimentação.
- Pimenta. Identificar vegetais contaminados em uma área é fácil. Manchas escuras angulares geralmente aparecem na folhagem. Com o tempo, eles são transferidos para a fruta. Poucos dias após o aparecimento das manchas, elas podem ficar cobertas por uma camada preta.
- Beringela. Essas plantas adoecem se o verão for quente e chuvoso. Manchas de choro aparecem na folhagem, brotos e frutos. A folhagem dos arbustos começa a morrer. As frutas apodrecem nessa hora.
- Abóbora. O primeiro sinal de dano aos arbustos é o aparecimento de pequenas manchas na superfície da fruta. Eles podem ser marrons ou brancos. Os flagelos neste momento ficam cobertos de muco laranja. Em um curto período, essa doença pode destruir completamente os arbustos que crescem no local.
- Feijões. Os esporos de fungos perigosos podem invadir tanto o caule quanto a folhagem do feijão. As áreas infectadas são cobertas por manchas escuras. Com o tempo, uma camada aveludada aparece neles.
- Cenoura. Estas culturas de raízes sofrem de Alternaria em tenra idade. Literalmente, alguns dias depois que os brotos aparecem no local, os verdes estão cobertos de manchas escuras. Além disso, os topos começam a enrolar. Com o tempo, as plantas infectadas morrem. Se as raízes forem infectadas na idade adulta, a doença pode passar despercebida. Na verdade, neste caso, as frutas que estão no subsolo são afetadas. As raízes afetadas apodrecem rapidamente.
- Pepinos. O desenvolvimento desta doença em canteiros de pepino é facilitado pela alta umidade. Portanto, não é recomendado regar em excesso as plantas em estufas e canteiros.
- Flores. As pessoas que se dedicam ao cultivo de flores também devem se lembrar dessa doença. Alternaria afeta mais freqüentemente flox, pelargônio, gérbera e orquídea. Manchas escuras podem aparecer tanto nos brotos ou na folhagem quanto nas próprias inflorescências.
Mais raramente, esta doença afeta plantas como colza, morango, morango, groselha, beterraba sacarina e ervilha. Além disso, a doença freqüentemente afeta coníferas como o zimbro e a thuja.
Métodos de tratamento
Existem várias maneiras básicas de lidar com a mancha negra.
Produtos químicos
Os produtos químicos são considerados os mais eficazes e de ação rápida. Eles ajudam a se livrar da doença de forma rápida e fácil. Os medicamentos a seguir são populares entre jardineiros e jardineiros.
- "Maksim". Este produto é utilizado para o processamento de frutas e vegetais, além de flores. A eficácia permanece por mais um mês e meio após o tratamento.
- "Quadris". Um dos fungicidas de ação mais rápida. O efeito do tratamento do local pode ser visto dentro de uma hora após o procedimento.
- Ridomil Gold. Este produto químico é usado para tratar batatas, uvas e vegetais. É este o remédio considerado o mais eficaz no combate à mancha negra.
Produtos biológicos também podem ser usados em vez de produtos químicos. Vale a pena prestar atenção a produtos como "Agat-25", "Planriz" e "Baktofit".
Roupas de proteção devem ser usadas ao manusear produtos químicos. Não deve haver animais ou crianças por perto neste momento. É necessário processar o site com o agente selecionado, seguindo as instruções da embalagem. Não vale a pena usar preparações biológicas e químicas juntas.
Remédios populares
Em vez de "química" em seu site, você pode usar remédios populares.
- Kefir. Este produto é diluído com água na proporção de 1 para 10. A solução é usada para pulverizar a área. Você também pode usar soro de leite em vez de kefir.
- Soda. O refrigerante comum também pode ser usado para proteger as plantas da maioria das doenças fúngicas. Para isso, 30 gramas do produto devem ser misturados com a mesma quantidade de sabonete. A mistura deve ser diluída em um recipiente com 10 litros de água.A solução é usada para pulverizar folhas e brotos.
- Cinza de madeira. As cinzas para o tratamento do local também são diluídas em 10 litros de água. Infundir o produto por uma semana. O uso deste produto ajuda não só no combate à doença, mas também no fortalecimento da planta.
Se não foi possível lidar com a doença de forma alguma, o jardineiro precisa remover plantas infectadas ou partes delas do local.
Medidas de prevenção
Para passar menos tempo no combate a essa doença, vale a pena aderir a algumas medidas preventivas.
- Observe a rotação da cultura. Antes de plantar qualquer planta em seu local, você precisa se certificar de que ela terá nutrientes suficientes.
- Use material de plantio resistente a doenças. Existem agora muitas variedades de plantas no mercado que são resistentes a doenças fúngicas. Recomenda-se dar sua preferência a eles. Principalmente se no passado as plantas do local já sofreram com Alternaria.
- Lute contra as ervas daninhas nos canteiros do jardim. Também é importante soltar o solo no processo. Se isso não for possível, as camas podem ser cobertas com cobertura morta. Também ajudará a economizar tempo de rega.
- Mantenha o site em ordem. Em plantações espessas, a doença se espalha mais rápido. Portanto, o site deve ser mantido limpo. Árvores e arbustos precisam ser podados regularmente, trepadeiras precisam ser amarradas. É muito importante desinfetar as ferramentas utilizadas para o trabalho.
- Alimente as plantas regularmente. Isso ajuda a tornar as safras mais resistentes a várias doenças. Você precisa usar a alimentação com muito cuidado. Se a concentração de nitrogênio no solo for excedida, as plantas ficarão doentes com mais freqüência.
- Livre-se dos resíduos vegetais no outono. É especialmente importante fazer isso se as plantas no local já estiveram doentes antes. Os resíduos vegetais não devem ser apenas coletados, mas também queimados ou retirados do local. Você não pode usá-los como cobertura.
- Trate a área com fungicidas. Para prevenir a infecção das plantas com Alternaria, muitos jardineiros preferem tratar o local com fungicidas. Isso pode ser feito na primavera e no outono. As mesmas preparações são usadas para tratar plantas jovens.
Se feito corretamente, o jardineiro poderá proteger as plantas desta perigosa doença.
O comentário foi enviado com sucesso.