O que é a doença do fusarium do morango e como tratá-la?
Entre as numerosas doenças dos morangos nos últimos anos, a murcha de fusarium tornou-se um tópico quente de discussão. Com a proliferação das lojas online, muitos vendedores passaram a oferecer mudas que não foram devidamente higienizadas, que no futuro podem se tornar uma fonte de infecção para todo o campo. A solução está na desinfecção de alta qualidade do material de plantio.
Uma perigosa doença dos morangos, em que os arbustos murcham e morrem lentamente, foi estudada detalhadamente desde o final do século XX. Muitos cientistas acreditam que a causa desta doença seja o fungo Fusarium oxysporum, que se torna mais ativo durante os meses de verão.
Descrição
Somente em laboratório é possível determinar que tipo de fungo infectou a planta. Os primeiros sintomas da doença fusarium podem passar despercebidos, pois a infecção ocorre no subsolo, causando danos principalmente às raízes. Os morangos costumam adoecer entre o aparecimento dos bigodes e a primeira colheita.
O morango Fusarium (podridão seca) pode ser reconhecido por sinais de danos aos tecidos e feixes vasculares:
-
a doença primeiro destrói as raízes, fazendo com que apodreçam e sequem, e então se espalha pela planta através dos vasos;
-
morangos de jardim frequentemente murcham as folhas mais baixas;
-
as bordas das folhas superiores ficam aquosas;
-
estrias amarelas aparecem nas lâminas das folhas;
-
morangos verdes param de se desenvolver;
-
as estacas murcham e ficam marrons, as rosetas também desbotam lentamente e os arbustos curvam-se ao solo, por falta de umidade;
-
quando chove, fungos brancos podem ser vistos nas folhas.
Morangos morrem em 40-50 dias. Se as temperaturas caírem para 15 ° C durante os meses mais frios do verão, os arbustos de morango começarão a murchar em um ritmo mais rápido. A doença invade todos os vasos, liberando toxinas e causando decomposição em nível celular. Se você cortar o pecíolo, verá que os vasos ficam enegrecidos. A medula da raiz também fica marrom.
O agente causador da murcha de fusarium é introduzido por mudas infectadas. O fungo se liga não apenas às raízes do morango do jardim, mas também às partes afetadas de outras plantas. No ano seguinte, esses esporos continuam infectando as plantas.
A infecção de morangos por Fusarium é caracterizada por uma lesão focal. Com a ajuda de "habitantes" subterrâneos, os esporos são transferidos de espécimes doentes para as raízes de outras plantas. A planta infecciona e morre, causando doenças nas plantações vizinhas.
Além dos morangos, o Fusarium é um parasita de ervas daninhas, tomates, batatas, melões, bagas, cereais, árvores frutíferas jovens, flores bulbosas, cereais e outras plantas. Os esporos de batatas infectadas na adega entram no solo, que então se torna uma nova fonte de infecção. De acordo com muitos estudos, esses esporos podem viver no solo por mais de 20 anos.
Tratamento
A única resposta correta para a questão de como lidar com o murchamento fusarium dos morangos, que é empolgante para os jardineiros, é remover a planta doente. Em caso de surto da doença, é necessário cultivar a terra onde cresceram os espécimes infectados.
Métodos tradicionais
Para salvar arbustos de morango que ainda não foram afetados pelo fusarium, vale a pena tentar alguns remédios populares se você não puder aplicar imediatamente medicamentos antifúngicos eficazes. Os residentes de verão estão trocando ativamente essas receitas entre si.
-
Dissolva 5 g de permanganato de potássio em um balde de água.
-
Dissolva 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 10 litros de água, despeje 5 ml de iodo e adicione 20 g de sabão diluído como cola.
Ambas as soluções devem ser pulverizadas na cultura.
Químico
Existem dois produtos biológicos, humato de potássio e "Ágata 23K", que evitam a ocorrência de doenças de morangos e morangos. Eles são usados para tratar as raízes das mudas antes do plantio. Isolados não patogênicos de F. oxysporum também podem ser usados como agentes biológicos.
"Phytodoctor" e "Trichodermin" são eficazes nas fases iniciais e para a profilaxia. Para grandes surtos de doenças, os especialistas recomendam o uso de fungicidas químicos como Horus, Fundazo e Benolad para combater o murchamento do fusarium. Eles são pulverizados em partes específicas do morango.
Especialistas confirmaram a eficácia do fungicida "Fitosporin" contra o murchamento fusarium de morangos em estágio ativo de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, se as plantas afetadas não estiverem curadas, devem ser removidas pela raiz e destruídas. Após a colheita, o solo dos canteiros deve ser tratado com Nitrofen.
Observação: se a murcha de fusarium infectou completamente a plantação de morango, é melhor mudar para uma variedade que seja imune a esta doença. Será possível replantar morangos nesta área somente após 7 anos.
Considere medicamentos comuns para fusarium.
-
Fundazol. Seu ingrediente ativo é benomyl. Disponível em pó. A doença deve ser tratada por pulverização com solução de trabalho a 0,1% durante todo o período de cultivo. Mais 10 g de "Fundazol" são diluídos em 10 litros de água, consumindo 1,5 solução por 10 m2. Benefícios: trata muitas doenças, dupla função de tratamento e proteção contra doenças fusarium, eficaz em qualquer clima. Desvantagens: toxicidade, dependência da planta ao medicamento, necessidade de estrito cumprimento das instruções. O custo gira em torno de 13.000 para um saco de 5 kg.
-
Benorad. Contém 500 g de benomyl. É um pó molhável em um recipiente solúvel em água. O consumo é de 0,6-0,8 kg por hectare, 300 l / ha ou 10 l / t. Vantagens: alta atividade sistêmica, efeito preventivo e terapêutico. Desvantagens: alta resistência química, o tratamento foliar requer pulverização de todos os lados. O preço de 3 kg do produto é de 6.000 rublos.
-
Trichodermin. O produto biológico contém esporos, micélio e metabólitos da bactéria Trichoderma. É comercializado como concentrado em pó e líquido. A tricodermina é diluída com uma pequena quantidade de água morna não clorada uma a duas horas antes do procedimento. Para o tratamento de mudas, a dose padrão é de 20 g por 3 litros de água (por 100 plantas); para pulverização - 20 g por 5 litros (por cem metros quadrados); a norma para o concentrado é de 50-100 ml por 10 litros de água. Para cultivar a terra, serão necessários 20 g (cem partes) de pó ou 100 ml de composição líquida para cada 10 litros de água.
-
"Nitrofen". Aqui, o fungicida químico de sal de sódio atua como ingrediente ativo. Produzido em concentrado de vídeo. Morangos e morangos devem ser tratados com uma solução a 2% (200 ml por 10 ml de água). A dosagem é de 1,5-2 ml por 10 m2 de plantio. Deve ser pulverizado nos arbustos e na área abaixo deles. Vantagens: baixo consumo, inibe o crescimento de ervas daninhas, alta eficácia contra fungos. Desvantagens: acumulação, salinização do solo. O preço oscila em torno de 150 rublos para 300 ml.
-
Fitosporin. O princípio ativo é o Bacillus subtilis 26 D. Disponível nas formas pó, pasta e líquida. O pó "Fitosporin" é dissolvido em água e as folhas são pulverizadas na dosagem de 10 g por cada 10 litros de água. A quantidade de pasta para pulverizar é de 3 colheres de chá de concentrado por 10 litros de água. Solução "Fitosporin" - 4 gotas por 200 ml de água (pulverização / pulverização).
Medidas de prevenção
O procedimento para tratar morangos para doença fusarium inclui prevenção oportuna:
-
certifique-se de plantar mudas saudáveis;
-
Obtenha variedades de morango resistentes a Fusarium;
-
posicionar o arbusto de acordo com o layout recomendado da variedade, não engrossando as fileiras;
-
Plante morangos em lutrasil, plástico preto ou prata para prevenir o crescimento de fungos.
-
aplique periodicamente cal, pó de dolomita e óxido de potássio;
-
borrife o solo com zinco e bromo para prevenir surtos de fusarium;
-
realizar pulverizações preventivas, tratar as plantas e o solo com "Trichophyte", "Planriz" e "Baktofit".
Uma forma simples e eficaz de proteção é pulverizar os arbustos em junho com um preparado de 1 g de permanganato de potássio e 1 g de ácido bórico, diluído em 13 litros de água. A mistura deve ser usada de forma que o solo fique saturado de minerais (cerca de 2-3 litros por arbusto). Jardineiros experientes usam Previcur Energy, um novo fungicida eficaz, para regar as raízes.
Comprar híbridos importados caros não é atraente para todos os jardineiros. Para um jardineiro novato, a maneira mais acessível é desinfetar as raízes dos arbustos comprados ou das plantações em um filme.
Variedades resistentes
Dado o risco desta doença, os jardineiros são aconselhados a escolher variedades que possam resistir a este fungo.
-
"Arosa". Esta variedade é cultivada com sucesso em terreno aberto e fechado na faixa do meio e nas regiões do sul da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia. A produtividade chega a 1 kg / arbusto em jardins privados e 220 kg / ha em fazendas. Os frutos são grandes (35-45 g) e muito suculentos.
-
"Bohemia". Uma variedade de morangos de jardim de maturação tardia. Esta variedade da seleção japonesa tem um aroma agradável e característico.
-
Judibel É uma variedade de morango de floração tardia criada na Inglaterra com excelente resistência ao frio e à seca. Ele demonstra alta imunidade a muitos fungos.
-
Capri. Variedade de reconstrução adequada para cultivo externo, interno e hidropônico. Frutos vermelhos vivos e firmes até 35 g, doces. Recomendado para cultivo em áreas quentes. Pode ser cultivado com sucesso na Rússia central.
-
"Christine". Uma variedade de maturação precoce da Inglaterra. Bagas muito grandes, laranja-avermelhadas.
-
"Mascote". Bagas irregulares (25-50 g) com um sabor doce rico. Ele mostra seu potencial quando cultivado em áreas com solo não chernozem.
O comentário foi enviado com sucesso.