Características de bater em barris e sua instalação

Contente
  1. Descrição e propósito
  2. O que eles são?
  3. Como instalar?

Cortar um cano em um barril, vasilha ou cisterna simplifica e acelera a rega diária de um jardim ou horta em uma ordem de magnitude. O dono da casa de veraneio fica dispensado da necessidade de inclinar e movimentar o barril, transportar água no regador, percorrendo vários quilômetros de caminho em apenas uma sessão de rega das plantas. Mas como fazer a barra lateral corretamente - isso é descrito no artigo.

Descrição e propósito

A inserção do barril resolve o problema principal: permite que a água flua para fora do tanque através da tubulação sem perdas. A água flui do barril por gravidade para o recipiente abaixo ou diretamente para o ponto de irrigação.

Você precisa cortar o oleoduto no barril na parte inferior ou na parte inferior de sua parede. A vedação da junta com uma gaxeta evita o vazamento de água. O tubo de saída deve seguir horizontalmente com ligeira inclinação até o local de irrigação e, se necessário, pode ter vários cotovelos giratórios ou rebaixados. A conexão, que é a parte principal da conexão, deve ser selecionada de forma que seja adequada tanto para o tubo quanto para a mangueira (isso depende do sistema de irrigação usado).

O que eles são?

Os acessórios para tubos são feitos na forma de uma construção de plástico ou bronze (latão). Os plásticos, como o PVC, estão gradativamente sendo substituídos por produtos de metal. A conexão de plástico tem uma série de vantagens: baixo preço, peso leve, resistência à oxidação por água e ar. A desvantagem da maioria dos tipos e variedades de plástico é que ele é destruído após vários anos de uso ativo sob a influência dos raios ultravioleta do sol.

Para a fabricação de conexões, torneiras e tubos plásticos, além do PVC, é utilizado o polietileno de alta densidade (PEAD).

A produção de conexões é projetada para os seguintes diâmetros de tubos: 1/2, 9/16, 5/8, 3/4, 7/8 ", bem como 1". Faz sentido instalar um encaixe para um diâmetro de tubo maior nos casos em que o barril ou tanque tem um volume superior a 1000 litros, o que garante a irrigação simultânea de várias centenas de partes da área ao longo das quais várias tubulações secundárias adjacentes ao tubo principal estão com fio. Para irrigação por gotejamento, um diâmetro muito menor do bico é adequado, uma vez que com tal irrigação a água flui em um tubo comum a uma velocidade relativamente baixa, e seu consumo é baixo.

Acessórios de bronze e latão são usados ​​principalmente devido a uma vida útil significativamente mais longa do que as contrapartes de plástico. O fato é que o latão é muito resistente à oxidação, então os produtos feitos a partir dele são capazes de trabalhar por muito tempo em condições de alta umidade. Ao contrário dos de cobre, que rapidamente ficam cobertos com um revestimento verde solto, os acessórios de latão funcionam mesmo em condições de respingos constantes e vazamento de água.

Para uma retenção estável no local de sua fixação, a união deve necessariamente contar com uma contraporca de plástico ou metal. O bico de plástico pode ser complementado com uma contraporca de metal - e vice-versa.

Um cano de metal ou plástico que sai da bica em direção ao local onde a água é utilizada é usado com sucesso no país não só para regar as plantas, mas também para o chuveiro. No inverno, um barril de irrigação de plástico é usado como tanque de expansão para o sistema de aquecimento. Por sua vez, isso funciona com o princípio da gravidade - sem criação artificial de aumento de pressão.

Tambores de metal (por exemplo, feito de aço inoxidável) são combinados com acessórios de plástico e metal não ferroso. Não importa qual ferragem seja utilizada - plástico ou metal - a principal tarefa é garantir a estanqueidade de toda a estrutura, excluindo eventuais vazamentos. O principal selante é a borracha e o selante (adesivo formador de borracha). Anteriormente, o reboque também era amplamente utilizado. O tubo de corte deve entrar na parede lateral do barril em um ângulo reto, uma vez que um design ligeiramente modificado da união e gaxetas seria necessário para o tubo de ângulo.

Como instalar?

Primeiro você precisa comprar o seguinte conjunto de peças, sem contar o barril:

  • encaixe com um conjunto de juntas e porcas;
  • adaptador (se houver um tubo de diâmetro diferente, mas não foi encontrado um acessório adequado à venda para ele).

Um barril (canister, cisterna) para água deve ser pré-instalado acima do nível da cabeça de uma pessoa - a uma altura de pelo menos 2 m. Devido ao grande peso, após o enchimento com água, o recipiente deve ser colocado em suportes instalados em uma base reforçada. Se houver falta de território adjacente à casa ou casa de verão, o barril de água é instalado no sótão. Se o nível de instalação do barril for muito baixo - por exemplo, no chão - o sistema precisará de uma bomba adicional que bombeia água para irrigação.

Uma opção ideal seria um ralo que capte a água do telhado durante a chuva - nesse caso, o proprietário vai se livrar do consumo desnecessário de água, que prejudica a leitura do hidrômetro.

E também para o barril, oleodutos, cotovelos, tês e válvulas de gaveta devem ser adquiridos. Estas últimas, por sua vez, regulam a irrigação do local e o fornecimento de água aquecida ao sol para o chuveiro de verão.

Das ferramentas de que você precisará:

  • broca ou chave de fenda;
  • coroas em metal ou madeira de diâmetro adequado;
  • chave de boca ajustável.

As brocas devem ser equipadas com uma broca central que defina o centro do círculo a ser cortado. Uma chave ajustável deve ser capaz de lidar com porcas de até 35 mm. O uso de uma chamada chave de bean é permitido. Não tente torcer as porcas com um alicate ou tenaz - você certamente irá arrancar as bordas.

Para inserir a conexão em um barril de plástico, você precisa fazer o seguinte.

  1. Marque o local onde a conexão será cortada. Faça um furo para ele com uma coroa.
  2. Insira a conexão no orifício na parte interna do cilindro, após colocar a gaxeta interna.
  3. Instale a junta externa do lado de fora no bico inserido no orifício. Monte a anilha espaçadora e a contraporca.
  4. Aperte a contraporca e, em seguida, verifique se o encaixe instalado no cilindro está seguro.
  5. Fixe o adaptador (rodo) à conexão. Enrosque a torneira na extremidade livre do rodo.

Uma válvula do tipo válvula semelhante é soldada ao rodo, consistindo em um pedaço de tubo de plástico e o mesmo acoplamento, usando uma instalação para brasagem de tubos de plástico composto. As válvulas flangeadas permitem que o acoplamento seja aparafusado pelo exterior, o que as distingue das válvulas de acoplamento, nas quais, pelo contrário, é aparafusado um tubo metálico com uma rosca externa na extremidade. Em ambos os casos, o passo (largura da rosca) da rosca do segmento de tubo deve corresponder ao passo da rosca na torneira.

A desvantagem das conexões roscadas para tubos de ferro é a necessidade de vedação com fio de náilon ou estopa. Nas juntas soldadas de tubos plásticos compostos, a selagem é realizada devido à camada superior de plástico do mesmo tubo e acoplamento, fundida com um ferro de soldar.

As torneiras modernas contêm uma bola semi-vazia com um canal de fluxo de fluido circular no centro. A esfera gira no mesmo ângulo da alavanca da válvula. A válvula de esfera não perde sua estanqueidade ao longo dos anos. Ele vai durar muito mais do que sua contraparte com uma alça aparafusada em várias voltas.

Para verificar se há vazamento de água pelas conexões, despeje no cano acima do nível da conexão, após fechar a válvula. Uma conexão firme e segura deve permanecer completamente seca - independentemente do nível de água no barril.É melhor não tentar selar as juntas com um adesivo (por exemplo, epóxi), que racha com o tempo. O fato é que a conexão se tornaria indissociável por muito tempo e, depois de algum tempo, começaria a passar água pelas fissuras formadas.

A tubulação executada corretamente em um barril cheio de água e a tubulação vedada em todo o local garantirá a operação ininterrupta do sistema de irrigação por vários anos. O sistema pode ser mantido e fácil de modificar no futuro.

Como aparafusar a torneira no cano, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário