Como fazer um tandoor de barril com as próprias mãos?
Tandoor é um forno oriental de barro em forma de jarro conveniente para cozinhar uma variedade de pratos. Quem quiser tem a oportunidade de fazer essa estrutura em sua dacha. O projeto tem configuração circular e é montado diretamente no solo, sem trabalhos preparatórios prévios. Você aprenderá a fazer um tandoor com suas próprias mãos a partir de um barril de ferro, plástico ou madeira com esta publicação.
Dispositivo
Hoje em dia, a culinária asiática é bastante popular. A lista de pratos inclui o conhecido lavash, shashlik, shurpa, pilaf. Se gosta de cozinhar as delícias da gastronomia dos povos do Oriente, não pode prescindir de um tandoor.
Tandoor é uma variação de fogão ou braseiro, que tem um formato especial em forma de jarro. O Tandoor caracteriza-se pelo facto de ter uma boa capacidade calorífica e ao mesmo tempo ter um consumo de combustível sólido - lenha muito baixo. Esta é uma qualidade extremamente fundamental quando se cozinha na estepe, onde é muito difícil conseguir lenha.
No Oriente, o tandoor é usado não só para cozinhar, mas também para aquecer a casa. Pode ser estacionário ou transportável.
Este forno tem uma construção muito simples. É realizado na forma de um grande jarro de barro com uma abertura na parte inferior que permite a passagem do ar. A parte superior do aparelho é coberta por uma tampa, geralmente de madeira.
A estrutura do tandoor clássico é a seguinte:
- o próprio tandoor é um recipiente redondo de cerâmica;
- enchimento térmico para manter as condições de alta temperatura;
- a grelha na qual as brasas estão localizadas;
- soprador para manter a chama acesa;
- revestimento externo.
Estrutura do forno de barril de ferro
Um braseiro asiático pode ser feito de uma variedade de materiais. Um tandoor de barril é considerado a solução mais fácil de criar.
Um tandoor é um dispositivo que não possui chaminé. O barril é usado em forma de base, que é forrado por dentro com argila ou tijolo.
A estrutura do tandoor contém os seguintes elementos:
- Fundação;
- estraguei;
- treliça;
- alvenaria;
- materiais de isolamento térmico;
- barril.
Como fazer com um barril de metal?
Para fazer um braseiro asiático com um barril de duzentos litros, você precisará dos seguintes materiais:
- barril de ferro;
- tijolos - seu número depende da espessura da parede (como regra, você precisa de 50 a 80 peças);
- argila;
- areia;
- agua;
- barras de reforço;
- borda;
- argila branca (caulino);
- lã de camelo / ovelha (para a inserção interna);
- qualquer um dos óleos vegetais.
As seguintes ferramentas serão necessárias:
- Tesouras para cortar chapas de metal;
- moedor;
- furadeira elétrica;
- espátula;
- espátula de massa.
Guia de fabricação passo a passo
Não será difícil fazer um tandoor sozinho com um barril de 200 litros. Abaixo está um guia detalhado.
Como dissemos, criar um tandoor baseado em um barril é considerado simples. Ao mesmo tempo, trata-se exclusivamente da observância de proporções: o barril serve de gabarito, o construtor não precisa lidar com medidas adicionais, fazer desenhos ou buscar na Web um layout, plantas prontas com pedidos.
Em outros aspectos, os requisitos para um forno de braseiro caseiro são os mesmos que para um asiático. A mistura correta da argila é um dos pontos-chave. Este procedimento nunca é de curta duração. Se você tratá-lo com desdém, fissuras e danos rápidos ao tandoor estão garantidos.
A melhor escolha é caulim ocre ou argila amarela clara. Se estiver ausente, você terá que trabalhar com o que está disponível. O barro é embebido em um barril e deixado repousar por uma semana. Impurezas e seixos depositam-se no fundo. Você não precisa adicionar areia a esta mistura, mas você pode misturar um pouco de refrigerante.
A resistência da cola de silicato aumenta significativamente.
Construção da fundação
É necessária muita atenção à construção da fundação, onde será instalado o recuperador. O tandoor é colocado no solo separadamente de edifícios residenciais, certifique-se de que não há árvores ou arbustos próximos que possam pegar fogo facilmente.
O primeiro passo é construir um subleito sem argila e outros elementos orgânicos. No topo, um travesseiro de aproximadamente 15-20 centímetros é feito de uma mistura de seixos e seixos ou cascalho. A fundação deve se elevar acima do solo em pelo menos 10-15 centímetros e ir mais fundo em outros 25-30 centímetros. É imprescindível colocar materiais impermeabilizantes ao redor da base.
Estamos começando a fabricar o forno.
- Preparação de barril. Após a conclusão da preparação de todos os consumíveis e ferramentas necessários, o dispositivo de base pode ser colocado para funcionar. O primeiro passo é preparar o cano. Primeiro, ele é limpo. Para isso, artesãos experientes aconselham o uso de um potente jato de água. Uma parede lateral é feita por meio de uma trituradora, na qual será colocada a janela de sacada. Uma janela de soprador é formada no fundo do tanque.
- As paredes da cavidade do barril são revestidas de tijolos. A lixadeira é configurada para criar um espaço mínimo entre os tijolos.
- Na forma de um aglutinante, você pode usar uma solução de argila chamotte ou argila. A superfície da cavidade tandoor é coberta por esta composição com 2-3 cm de espessura.
- O soprador deve ser decorado com tijolos e ter uma configuração trapezoidal. A parte externa do trapézio deve ser menor que a interna.
- Um plugue com uma alça é criado a partir de um tijolo, que cobrirá de perto a janela.
Para melhor funcionamento do tandoor, ele precisa fazer uma tampa. Aconselha-se que seja em chapa de aço de 3 mm. Uma alça é feita na tampa, por exemplo, feita de madeira. Todos os tipos de madeira podem ser usados, mas o carvalho é mais adequado. É caracterizado por alta resistência e excelente retenção de calor. A parte superior da tampa deverá ser coberta com isolamento térmico. O cabo deve ser colocado em um nível que não permita que as mãos entrem em contato com a superfície.
Depois que o tandoor estiver pronto, ele precisa ser calcinado 3 vezes por 2 a 3 horas. Para a calcinação, pequenas lenha ou lascas são usadas. O nível de temperatura na estufa é levado ao limite. Antes do acendimento, as paredes do braseiro são cobertas com óleo vegetal. O óleo de semente de algodão é o melhor, mas o óleo de girassol também funciona. Um pedaço de papel é colocado no buraco do tandoor. A madeira é adicionada gradativamente até a temperatura atingir 1000 ° C.
Depois que todo o combustível tiver queimado sem deixar resíduos, restam 6 horas para cozinhar os alimentos. A temperatura pode aumentar ou diminuir por meio do soprador.
Outros métodos de fabricação
A principal dificuldade em criar um fogão redondo é manter a configuração cilíndrica desejada da base de argila. Embora algumas pessoas consigam criar tandoors em forma de quadrado, apenas o regime de temperatura nesses fogões difere muito dos designs redondos. A este respeito, por conveniência, o cilindro mais acabado na forma de um barril é usado. Existem várias opções para criar tandoors usando um barril.
De madeira
Para isso, as paredes dos barris são lubrificadas internamente com óleo vegetal (de preferência algodão). UMA a partir da solução de argila mista, são criadas folhas planas de 3-4 centímetros de espessura. Eles cobrem o barril por dentro, preenchendo as lacunas com argila plástica e nivelando completamente o avião. Nenhuma argila é colocada no fundo do barril. O pescoço do tandoor torna-se mais espesso, conferindo ao perfil interior uma forma arredondada. Deixe uma janela para um soprador.
Após a secagem do barro, os aros do barril são relaxados e o caldeirão é removido do barro. Enquanto seca, você pode construir uma base e uma concha para o tandoor de tijolo e argila. Um buraco de meio metro é cavado sob a base com um diâmetro de 10 centímetros maior que o diâmetro externo da base.
Em seguida, é lançada a primeira camada de argamassa cimento-areia com espessura de 10 centímetros. À medida que seca, é colocada uma malha de aço e vazada a 2ª camada de argamassa. A base do tandoor deve ser maciça, pois toda a estrutura terá uma grande massa. O topo da fundação é nivelado.
Assim que a solução endurecer, você pode começar a construir uma casca de tijolo. É aconselhável usar tijolo vermelho. O diâmetro dentro da casca deve ser aproximadamente 2-3 centímetros maior do que o diâmetro externo limite da caldeira de argila. Uma janela para o soprador é feita na parte inferior. O pote de barro é inserido no revestimento de tijolo, unindo o duto com o orifício na parte inferior da concha. O espaço entre a base de barro e a concha é selado com um enchimento térmico (sal ou areia).
De plástico
Para isso, você precisará de:
- barril com capacidade de 100-150 litros;
- Argila branca;
- areia;
- um pouco de lã de camelo ou ovelha;
- tijolos.
A argamassa de alvenaria de argila é preparada primeiro. Amassando e mexendo a mistura, eles alcançam a elasticidade e a densidade flexível da mistura.
Depois disso, o barril é enchido com água para aumentar de volume. A solução finalizada é revestida no cilindro com uma camada externa uniforme de 5 cm de espessura. Na parte inferior do tandoor, uma janela com um diâmetro de cerca de 15 centímetros é criada para a passagem de ar.
Em seguida, o capô é formado. Para fazer isso, você pode usar um pedaço de tubo de plástico com o mesmo diâmetro e um comprimento de cerca de 10 centímetros. Ele é inserido em uma camada já formada e coberto com argila por fora. Todas as juntas e cantos são totalmente cobertos. O excesso de argila é removido do interior do tubo.
Tudo isso deve secar por 5-7 dias. Assim que o barro estiver seco, a água é cuidadosamente removida do barril com uma mangueira. Agora, depois de apertar o barril, você pode retirá-lo da estrutura de argila.
Dicas úteis
Para que um tandoor caseiro justifique o esforço, o tempo e o dinheiro gastos nele, você precisa saber usá-lo corretamente.
- É necessário selecionar corretamente o combustível para isso. O carvão não deve ser usado nesta capacidade. Ele cria um calor poderoso que destrói a estrutura do barro. Podem formar-se fuligem e placa nas paredes internas do fogão, que cheiram mal. Não será mais possível excluí-lo.
- Além disso, não use pellets e carvão. Quando aquecidos, conferem temperatura elevada, o que ameaça o aparecimento de fissuras nas paredes e a inobservância da técnica de cozedura.
- Vale a pena usar na forma de combustível, folhas e galhos de árvores que não contenham resina. A madeira deve ser bem seca antes da fornalha. Assim, pode-se excluir a ocorrência de creosoto nas paredes.
- A lenha é colocada no tandoor a aproximadamente 1 / 5-1 / 6 da altura. Até que o carvão seja formado, a combustão intensiva deve ser mantida. Em seguida, você pode fechar ligeiramente a janela do soprador. Isso permitirá que a madeira queime por muito tempo. O forno manterá a temperatura exigida por várias horas.
- É aconselhável cozinhar os produtos assados na cavidade do forno e na sua parte externa. Os scones são cozinhados nas paredes interiores. Lá fora você pode assar pãezinhos. Os pratos de carne são cozinhados em espetos ou grelhados. No fundo da câmara de combustão é necessário instalar uma grelha e colocar uma bacia de barro sobre ela. Ele irá coletar suco, que pode ser útil na preparação de vários pratos.
No tandoor, é possível cozinhar alimentos em panelas comuns.Eles são instalados em uma cesta de metal pendurada em um fio.
Como fazer um tandoor de barril com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.