Quantos litros e cubos existem no barril?
O volume de um barril é, à primeira vista, um valor bastante simples. Em um cilindro cilíndrico de diâmetro constante, é fácil de calcular. A versão antiga, que possui paredes curvas, requer uma abordagem especial para o cálculo do volume.
O que é necessário para o cálculo?
Além de uma calculadora, uma fita métrica é útil. Seu comprimento não pode ultrapassar 3 m.
Como calcular o volume de diferentes barris?
Para começar, o diâmetro é medido em um cilindro cilíndrico. É fácil identificá-lo observando o valor mais alto.
No caso de um cano de parede grossa, o diâmetro interno deve ser levado em consideração, não o diâmetro externo.
Se for usado um material mais fino, por exemplo, aço inoxidável de até 1 mm, a espessura das paredes do recipiente pode ser desprezada.
O valor do diâmetro medido para um recipiente específico é reduzido à metade. Este é o raio do produto. A fórmula inclui dois cálculos.
- O quadrado do valor do raio é multiplicado pelo número 3,1415926535 ..., mais aproximado - 3,1416. Este número está associado à circunferência - é uma fração decimal infinita (um valor irracional). O valor resultante é a área de um círculo ou base (parte inferior) em seu tamanho real.
- Medimos a altura do barril - e a multiplicamos pela área resultante do fundo. Este é o volume do contêiner. Os valores medidos são convertidos em metros, caso contrário, o valor do volume em metros cúbicos será irrealisticamente grande.
Para um cano antigo com diâmetro variável, fazemos um cálculo ligeiramente diferente.
- Medimos o diâmetro no topo - o menor valor efetivo. Acima e abaixo será o mesmo - os dois fundos do contêiner também são iguais. Divida o diâmetro pela metade, eleve ao quadrado o valor resultante e multiplique por 3,1416.
- Usando uma fita métrica, cingimos o barril ao redor e no meio. O valor resultante é a circunferência. Dividindo-o pelo número 3,1416, obtemos o diâmetro, dividimos seu valor pela metade. Este é o raio máximo do contêiner - seu valor maior. Subtraia do raio a espessura das paredes (placas curvas que formam as paredes) - obtemos o valor real e efetivo do raio (no máximo). Multiplicando o número 3,1416 pelo quadrado de seu valor, obtemos a área de uma parte de um plano imaginário que passa pelo meio do barril e é limitada pela superfície interna de suas paredes.
- Determine a média aritmética (em metros quadrados) dos maiores e menores valores efetivos da base do tanque. Ou seja, nós os adicionamos - e os dividimos em dois.
- Medimos (em metros) e multiplicamos o valor da altura pela área média do fundo do tanque.
O valor resultante é o volume do recipiente "barrigudo".
Para um cilindro elíptico, o esquema de contagem é diferente.
- Medimos a distância entre os pontos opostos do recipiente localizado na elipse (oval da seção transversal). Você deve obter dois valores visivelmente diferentes.
- Descubra a média aritmética dessas quantidades, divida-a ao meio novamente - este é o raio.
- Medimos a altura - e multiplicamos seu valor pela segunda potência do raio médio e o número 3.1416. O valor resultante - em metros cúbicos - é o volume do recipiente oval.
Embora o conceito de raio não se aplique a uma oval, é fácil defini-lo como uma média. Supõe-se que a oval é uma curva perfeita, semelhante a um círculo achatado e alongado ao mesmo tempo.
Os contêineres retangulares, cujo espaço é um paralelepípedo interno, são calculados em volume mais rapidamente do que seus correspondentes "redondos". O comprimento, largura e altura do tanque são multiplicados entre si.
Tanques em forma de prisma (na maioria das vezes corretos) não são muito comuns, sua fórmula de cálculo é complicada. Para encontrar seu volume, os seguintes conceitos geométricos foram introduzidos:
- o perímetro do polígono é a base, cuja área é necessária para calcular o volume do contêiner;
- apótema é o comprimento do segmento de linha que conecta o centro do polígono com o meio de qualquer um de seus lados.
Para encontrar a área do fundo, por exemplo, um prisma hexagonal regular, faça 4 cálculos.
- Meça e calcule o perímetro do fundo do barril prismático.
- Determine o centro do prisma desenhando linhas com um lápis que conecte os lados opostos do hexágono regular. O ponto de sua intersecção é o centro da parte inferior. Marque um ponto no meio de cada lado do hexágono inferior e desenhe um segmento apótema. Meça seu comprimento.
- Divida o perímetro inferior pela metade - e multiplique pelo valor apótema. Não se esqueça de converter os valores medidos em metros. O resultado é a área - em metros quadrados - do fundo do barril.
- Multiplique este valor pela altura.
O volume do recipiente do prisma hexagonal é calculado. Para barris com base em forma de polígono irregular, será necessário medir todos os lados do fundo - e transferi-los para o desenho, inscrever este polígono em um círculo. A fórmula para calcular o volume de uma figura geométrica pode ser um tanto complicada. Mas a indústria quase não produz tais tanques, e o cálculo da capacidade "errada" é de interesse mais teórico do que prático.
Volume em litros
Calcular o deslocamento significa levar em consideração um valor constante: 1 litro de água - 0,001 m3. Um centner de água consome 0,1 metros cúbicos. Esta fórmula é válida para todos os líquidos: um litro é um decímetro cúbico. É fácil calcular a capacidade cúbica, por exemplo, de um tanque de 4 toneladas de água: é a mesma quantidade de "cubos". Mas para, por exemplo, óleo, o "cubo" pesa significativamente menos do que uma tonelada. A densidade do mesmo óleo é tão menor que a densidade da água, pois o peso de um determinado volume de derivados é menor do que a massa da mesma quantidade de água. Mas 1 m3 é um valor constante.
Por exemplo, um recipiente para regar um jardim (requer uma ligação de canos de irrigação ou canos de ramificação para mangueiras de jardim) de 200 litros tem um volume de 0,2 m3. Para calcular este valor, a mesma fórmula de conversão de litros em metros cúbicos é usada.
Para um abastecimento de água de uma tonelada (1 m3), você precisará de 5 desses recipientes.
O comentário foi enviado com sucesso.