Barris aquecidos
Possuir uma casa de campo ou uma estufa envolve a execução de trabalhos de terra, após o que é muito importante tomar um banho e lavar toda a sujidade. Em condições de calor, as medidas de higiene se tornam uma parte obrigatória de passar o tempo na natureza. Um dos principais componentes de um chuveiro de jardim é considerado um barril; os modelos aquecidos são comuns.
Peculiaridades
Existem apenas duas maneiras de aquecer água para um banho de verão em uma casa de campo. Ou em lenha em potes e chaleiras e despeje no tanque até que a temperatura fique confortável. Instale um sistema de aquecimento eficiente no tanque - ele pode usar energia solar ou ser baseado no funcionamento de elementos de aquecimento. A segunda opção é preferível, pois neste caso a água aquece uniformemente, embora o aquecimento não exija muito esforço e tempo.
As vantagens dos barris de aquecimento de água são óbvias:
- não há necessidade de aquecer a água no fogão por muito tempo, e depois carregar o recipiente várias vezes no tanque;
- o aquecimento pode ser realizado mesmo se o tempo estiver ruim lá fora, quando os raios do sol não aquecem a água;
- o nível de aquecimento será sempre exatamente o que você precisa, mesmo nos dias mais nublados.
Também existem desvantagens:
- se o tanque não fornecer isolamento térmico, em um dia frio de vento, o tanque irá liberar rapidamente seu calor - isso aumenta significativamente o consumo de energia;
- quando em marcha lenta, os elementos de aquecimento falham rapidamente, então você precisa monitorar cuidadosamente a manutenção do nível ideal de água no barril.
Os barris aquecidos são feitos de plástico ou metal. Cada material possui suas próprias características operacionais.
Nos últimos anos, o plástico se espalhou. É caracterizado pela resistência à corrosão; tais acionamentos não precisam ser cobertos com materiais de proteção especiais. O plástico resiste às oscilações de temperatura, embora seja melhor drenar toda a água no inverno.
As vantagens dos barris de PVC incluem baixo peso, facilidade de transporte e instalação, além de um longo período de operação de até 50 anos.
O armazenamento de metal aquecido também está em demanda entre os residentes de verão. No entanto, seu desempenho depende diretamente de que tipo de aço foi usado para sua produção.
- Barris de aço carbono são produtos planos retangulares a um preço acessível, são produzidos em volumes de 100-200 litros. Este metal é durável e tem boa condutividade térmica. Ao mesmo tempo, o aço carbono é suscetível à corrosão, por isso é imperativo proteger a superfície interna com esmaltes e tintas.
- Tambores de aço galvanizado. São tanques robustos com capacidade de até 200 litros. Eles são caros e não oferecem proteção adequada contra a corrosão. A vida útil de tais barris é muito menor do que a de plástico.
- Tambores de aço inoxidável. Talvez esta seja a solução de maior sucesso de todos os tipos de recipientes de metal. Esses tanques não sofrem corrosão, portanto não há necessidade de pintá-los. No entanto, a compra deste design não é nada barata.
Tipos e tamanhos
Dependendo da forma, existem vários tipos de aquecedores de água para um chuveiro de jardim.
- Plano retangular. Os tanques de metal e os recipientes de plástico podem ter essa configuração. A principal vantagem dos modelos é a possibilidade de usar o design como cobertura para um chuveiro de jardim. Entre as deficiências, está a tendência de vazamento no local das costuras soldadas.
- Volta. Barris para aquecimento de água no país são considerados a opção mais popular e econômica. Eles são muito mais resistentes do que os retangulares e são menos suscetíveis à deformação. É conveniente aquecer a água em recipientes redondos, o processo é uniforme e rápido. Ao mesmo tempo, devido à pequena área, as perdas de calor são reduzidas. As desvantagens incluem a complexidade da instalação. Tal recipiente requer fechos complexos. Além disso, devido às características de design, o tanque acaba sendo bastante alto e isso pode levar a sérias dificuldades no momento de encher o tanque com água, especialmente se o trabalho for feito manualmente.
Qual escolher?
Ao escolher um barril aquecido, em primeiro lugar, você deve decidir o tipo de aquecedor.
O elemento de aquecimento é um aquecedor elétrico tubular. A potência e as configurações dos elementos de aquecimento são selecionadas levando em consideração as dimensões do barril, o tempo de aquecimento necessário do líquido e os parâmetros de aquecimento.
Prós:
- preço acessível;
- durabilidade;
- ampla gama de capacidades.
A desvantagem é que esses recipientes podem ser usados exclusivamente para aquecer água.
Os aquecedores de correia para tanques são alimentados por energia elétrica e têm a forma de uma correia. Esses dispositivos de aquecimento são colocados no tanque e fixados entre os reforços por meio de molas. A potência dos elementos de aquecimento à venda é variada. O intervalo ideal é de 1 a 2 kW.
Prós:
- facilidade de instalação em um barril;
- amplo escopo de uso;
- compacidade;
- a duração do período operacional.
As desvantagens incluem o fato de que tal elemento de aquecimento só é adequado para barris planos, em cuja superfície não há amassados, caso contrário, a adesão à superfície aquecida será insuficiente e o sistema se tornará ineficaz.
Aquecedores de superfície são esteiras termoelétricas. A fonte de energia térmica é um filme infravermelho com potência de 350 a 400 W / m2, que garante o aquecimento uniforme da água em toda a superfície.
Prós:
- a presença de isolamento no kit;
- uniformidade de aquecimento.
Em tais modelos, não há termostato e o recurso de trabalho é pequeno - no modo de uso intensivo, o elemento de aquecimento funciona não mais do que seis meses.
Importante: esses barris não podem ser usados em instalações com risco de incêndio e explosão.
Aquecedores com tampas térmicas combinam todas as vantagens dos aquecedores de superfície e de correia. Os produtos permitem um aquecimento rápido mesmo nas temperaturas mais baixas. Não é por acaso que tais modelos encontraram ampla aplicação no Extremo Norte e na Sibéria.
Prós:
- a capacidade de aquecer água em áreas abertas;
- a presença de isolamento;
- economizando energia elétrica.
A desvantagem é o alto custo, o preço desses modelos começa em 20 mil rublos.
Aquecedores de fundo são usados para aquecer os acumuladores por baixo; o elemento de aquecimento é feito de mica. A potência máxima de tais aquecedores não excede 4 kW A. Como mostra a prática, o melhor efeito é o uso combinado de aquecedores de correia e inferiores.
Prós:
- segurança;
- mobilidade;
- longa vida útil.
Menos no preço alto - começa a partir de 25 mil.
Dicas de instalação
O melhor é fazer um chuveiro ao ar livre com base em um barril aquecido em uma área elevada, aberta e bem iluminada. Eles devem estar a pelo menos 2 a 4 metros de distância de edifícios de madeira e árvores grandes.
O tanque aquecido pode ser instalado de uma das seguintes maneiras:
- fixar o reservatório na tampa do box do chuveiro;
- fixação em moldura especial.
O segundo método é geralmente usado quando o tanque tem volumes impressionantes e existe um alto risco de que o edifício não suporte seu peso. Neste caso, a moldura é feita de velhos canos de ferro.
Além de simplificar a instalação, este método evitará adicionalmente perdas significativas de calor, além de acelerar o processo de aquecimento da água.
Aquecedores de água externos são instalados no telhado; os modelos submersíveis não são comuns.
O comentário foi enviado com sucesso.