Regando o jardim do barril
O abastecimento de água nem sempre é necessário para regar as plantas cultivadas no local. É inconveniente regar com mangueira, mesmo quando existe no local um poço com bomba potente.
Peculiaridades
Regar de um barril de jardim em uma casa de campo não é apenas uma forma de economizar água da torneira, mas também a possibilidade de usar a água da chuva logo após o fim da chuva.
Possui propriedades que aceleram significativamente o crescimento de culturas hortícolas e hortícolas, devido à presença de uma quantidade muito maior de íons negativos do que na água purificada por humanos.
A água que se acomodou no barril por vários dias é muito limpa - impurezas, em particular, sujeira removida do telhado durante uma chuva torrencial, se depositam no fundo.
O sistema não precisa de bomba. Seu design é tal que os barris ficam localizados acima da cabeça de uma pessoa e são uma espécie de torre de água. Qualquer vidro do telhado durante a última chuva está disponível para irrigação. Mangueiras e torneiras são colocadas na superfície da terra - ao longo de árvores frutíferas e canteiros. O sistema de irrigação por barril não requer consumo de energia. Não há necessidade de estação de bombeamento manual, que eleva o lençol freático de uma profundidade de 15-30 m.
A água do barril, aquecida no calor do verão, é adequada para um banho de verão. O fato é que o sistema funciona como um coletor de água - como uma fonte de energia completa baseada no aquecimento solar de água. Barris pretos permitem que você aqueça água até +80 Celsius. A água aquecida é adequada para outras necessidades técnicas, por exemplo, lavar louça, lavar a casa com água e lavar roupa.
Qual barril está certo?
Tambores de plástico feitos de polímeros resistentes aos raios ultravioleta, como tereftalato de polietileno, poliuretano, etc., são comuns no mercado. O plástico não deve ter odor pronunciado: sua presença indica aditivos e aditivos adicionados a esta composição e prejudiciais à saúde humana. A água acabará sendo venenosa, não curativa. Mesmo as plantas que carregam essas substâncias não têm tempo para processá-las totalmente. As mesmas batatas que entram na comida se tornam a fonte desses venenos.
A opção ideal é um tanque de aço inoxidável: o aço alimentar não se decompõe há décadas.
Por exemplo - colheres e garfos soviéticos feitos de aço inoxidável de alta qualidade e herdados por três ou mais gerações. A composição do aço inoxidável inclui cromo, que forma uma película densa e inofensiva e evita o surgimento de ferrugem. Mesmo a articulação de um mesmo tanque com tubos e adaptadores que enferrujam com o tempo não impossibilita a remoção dessa placa do aço inoxidável após a substituição da parte enferrujada - sem perder suas propriedades. Os tanques industriais têm um volume de 150-200 litros.
O uso de um tanque caseiro ou industrial (por exemplo, uma ferrovia) com um volume de 5-30 metros cúbicos levará ao aparecimento de ferrugem na água coletada - e após 5 anos de uso intensivo, tal contêiner irá vazar e desmoronar.
Escolha de outros acessórios para o sistema de irrigação
Prepare (compre) as seguintes peças também:
- Válvulas de gaveta, T, cotovelos, acoplamentos, oleodutos com um diâmetro de 18 (ou 25) mm;
- adaptadores com vedações de borracha conectando os barris às tubulações de esgoto.
Para coletar a água do telhado, instale um dreno em torno de seu perímetro. Um downpipe (um ou mais) é conduzido ao gargalo de cada um dos barris.
Certifique-se de que seu dacha já tenha um dreno - se necessário, modifique-o ou reinstale-o.
A automação da irrigação requer um kit, uma parte importante do qual são torneiras controladas eletromecânicas (válvula). Seu trabalho é comandado por um temporizador, cuja placa eletrônica possui a quantidade necessária de terminais para fornecer energia a cada um dos relés que abrem as válvulas de passagem de água.
A melhor opção é um cronômetro alimentado por baterias ou painel solar. Você precisará de cabos de alimentação (por exemplo, fios ShVVP) ou de sinal (KSPV, incluindo não combustíveis à prova de fogo), cuja seção transversal seja suficiente para fornecer a corrente operacional a cada válvula. Para prender os fios aos tubos, use cintas plásticas de montagem (“suportes”) ou pequenas braçadeiras de aço que prendem as mangueiras ao tubo. Todo o conjunto de acessórios e consumíveis é adquirido antes da instalação do sistema de irrigação.
Dicas de instalação
Posicione a eletromecânica e os componentes eletrônicos longe de jatos d'água abertos. Organize o sistema de irrigação de forma que as válvulas controladas e o cronômetro fiquem protegidos da precipitação. Isso evitará maiores danos ao sistema de irrigação. A exceção é o envelhecimento natural dos materiais.
O plástico de que são feitas as torneiras, tubos, isolamento de cabos e fios elétricos deve ser protegido dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
Os barris, de acordo com as leis da física características dos vasos comunicantes, sobem a uma altura em que o fundo de cada um deles ficaria mais alto do que as torneiras e as seções inferiores dos dutos. Caso contrário, para bombear a água, seria necessária uma bomba adicional (bomba de drenagem).
O tubo de saída deve ser perfurado e encaixado na parte inferior do cilindro, não em sua parede lateral. Isso possibilitará o aproveitamento de toda a água. A desvantagem é que o sedimento da água decantada vai para as tubulações e pode entupi-las.
A montagem "faça você mesmo" envolve qualquer método de conexão de mangueiras, barris e tubulações entre si. O mais caro é o uso de adaptadores feitos de bronze e aço galvanizado, conexões roscadas com gaxetas. O mais rápido - quando tal conexão for apenas nas juntas dos barris com dutos, o resto pode ser montado por solda. O plástico reforçado é soldado por meio de um aquecedor especial com bicos projetados para o diâmetro externo dos tubos e o diâmetro interno dos adaptadores e torneiras fundidos, proporcionando uma conexão que pode suportar pressões de até várias atmosferas.
Barril stand - uma estrutura ou local pronto (por exemplo, em um sótão), elevado à altura do segundo andar. É impossível pendurar um barril em uma parede construída com materiais de construção altamente porosos (bloco de espuma e seus derivados) - a montagem pode destruir tal parede.
Se a água estiver turva - contiver poeira removida do telhado pela chuva, depósitos de ferro, etc. - recomenda-se o uso de um filtro. Deve ser projetado para um volume de água de pelo menos vários milhares de litros.
Melhor ainda, se você encontrar um modelo cujo desenho prevê a lavagem das camadas do filtro. Sem filtragem, essa água é perigosa para a saúde. Vestígios de substâncias que a água absorve do plástico são removidos por meio de filtros de troca iônica construídos com uma tecnologia especial ou por destilação. A água acidificada (chuva) é purificada apenas por destilação.
Exploração
Se a água no barril ficar parada por muito tempo e florescer (a lama formou uma lentilha d'água a partir de algas unicelulares), sua purificação pode exigir um esforço considerável. Regar com essa água em si não é perigoso: lama, lodo e algas servem de matéria para o húmus, uma espécie de fertilizante orgânico para o solo. Não pode ser usado para lavar, limpar, beber e cozinhar. Você pode se livrar da lama com um filtro.
Se o nível da água nos barris cair drasticamente (os barris estão fechados, nenhuma rega foi realizada), o proprietário do sistema suspeita de um vazamento.
É fácil detectar e eliminar o vazamento - ao ver onde a água está vazando, o dono do local aperta as conexões roscadas, podendo substituir as gaxetas nas áreas problemáticas. Não é exatamente a soldagem de alta qualidade de tubos de plástico e adaptadores, mas a soldagem de torneiras causará imediatamente um vazamento de água. Isso pode ser eliminado derretendo o suposto ponto de vazamento na chama da vela, fechando antecipadamente uma das torneiras que conduzem ao local do cano por onde a água vaza.
Uma vez que a pressão de bombeamento não é usada - seu valor mesmo com barris cheios é improvável que exceda 0,5-0,8 atmosferas - a re-soldagem, a alteração completa do tubo problemático é improvável de ser necessária, é suficiente apenas fechar o orifício deixado por derretimento insuficiente das extremidades soldadas com um ferro de solda.
O barril preto permite aquecer a água no verão a +40 (ao sol) quase até ao estado de água a ferver. Não confunda a torneira que se abre para irrigação - é fácil escaldar as plantas com essa água, depois disso elas morrerão. Ao tomar banho, dilua a água quente em água fria - a uma temperatura confortável para uma pessoa.
No caso de geadas noturnas, típicas do período de inverno (nas regiões norte do país - e nas entressafras), a água deve ser escoada com antecedência. O fato é que nem todo plástico é flexível o suficiente para suportar a pressão do gelo. Se as garrafas PET de alguma forma lidam com isso, o plástico reforçado, assim como os tubos e barris de aço, estouram quando a água congela neles. Para isso, o sistema é desmontável, ou esses barris param de encher e o sistema é desligado para o inverno. Na primavera, quando o gelo pára, os elementos desmontados e desmontados do sistema devem ser remontados e interligados de acordo com o esquema antigo.
Como disfarçar um barril?
Para que o barril não se destaque em uma cor brilhante contra o fundo de outros atributos da paisagem, são utilizados materiais para combinar com a cor de fundo onde ele está inserido. Um cilindro de aço inoxidável pode ser pintado com tinta que combine com a cor do telhado e da folhagem das árvores - por exemplo, verde. As cores decorativas, por exemplo, cor de camuflagem, são obtidas usando lona de tendas militares / turísticas desativadas, tecido de cortinas velhas, etc. Há casos em que, no inverno, em tempo de neve, uma caixa debaixo de uma árvore de Natal artificial foi jogada sobre um barril. Essa embalagem é igual em tamanho (ou maior) ao barril. Faz sentido decorá-lo com um galho de videira, que crescerá com o tempo e emaranhará o recipiente por todos os lados.
O comentário foi enviado com sucesso.