Smokehouse de um barril
Para cozinhar vários tipos de carnes defumadas em casa, muitas vezes é necessário equipamento especial. Um dispositivo especial chamado fumeiro ajuda a fabricar esses produtos. Pode funcionar com gás ou eletricidade. É utilizado para peixes, carnes, bacon ou frango defumado. E comprar esse dispositivo é opcional. Você pode fazer isso sozinho sem muita dificuldade se tiver habilidades básicas, bem como certas ferramentas à mão. Vamos tentar descobrir de qual barril um fumeiro caseiro pode ser criado.
Seleção e preparação de barris
Fabricar dispositivos para fumar produtos a partir de um velho barril de 200 litros é a opção mais adequada que pode imaginar para a sua casa. E, em princípio, não é muito importante o que estava anteriormente nele, embora seja melhor se ele não contiver produtos de óleo ou tintas e vernizes anteriormente. O material de fabricação do contêiner é importante.
Na maioria das vezes, os usuários fazem esse dispositivo com um recipiente de ferro. É fácil de manusear e fácil de usar.
Mas quem quer fazer um fumeiro a partir de um recipiente de plástico corre o risco de conseguir um aparelho de baixa qualidade. Acontece que quando aquecido, se o plástico não derreter, começará a liberar compostos cancerígenos, que podem prejudicar a saúde humana. Portanto, é melhor abster-se de tal decisão.
Um recipiente de madeira não é uma má opção, pois a madeira pode dar um aroma inesquecível a um produto. Nesse caso, uma solução especialmente interessante seria um fumeiro para contêineres de carvalho.
O segundo componente importante ao escolher um barril é o volume. Claro, é melhor fazer um aparelho para fumar a partir de um barril de duzentos litros. Muitos produtos podem simplesmente caber ali, será possível cozinhá-los todos de uma vez. Mas está tudo bem se você tiver um contêiner menor. Você pode usar um analógico para 100, 60 e até 50 litros. Um modelo semelhante de um pequeno recipiente pode ser colocado até mesmo em casa. Mas para preparar uma grande quantidade de comida, você precisará usá-la várias vezes.
Agora, digamos algumas palavras sobre a preparação de tal recipiente. Considerando que na maioria das vezes o fumeiro é feito de um barril de metal, sua preparação requer uma queima preliminar. Isso permitirá a eliminação de todas as substâncias nocivas, cujos restos podem estar contidos nele. Além disso, se antes havia óleo ou qualquer tipo de combustível, será necessário limpá-lo com muito cuidado.
No próximo estágio de preparação, o recipiente deve ser bem queimado para que acenda. Simplesmente não há outra maneira de remover odores desagradáveis e estranhos.
Em seguida, o recipiente precisa ser limpo novamente, mas da fuligem, bem como da fuligem que se formou. E se houver uma minipia tipo hidrodinâmica à mão, então é melhor usá-la e lavar bem o recipiente. Mas depois de tais ações, qualquer barril pode ser usado para fumar vários alimentos.
Opções de Smokehouse
A criação de um recipiente para fumar é possível de várias maneiras. Cada um tem seus prós e contras que você deve conhecer antes de começar a trabalhar. Isso encontrará a melhor solução para todos. Considere as variações mais populares de recipientes para fumar produtos de barris de madeira e outros.
Universal
Para criar uma versão universal que possa ser usada tanto para fumar a quente quanto a frio, você só precisa levar um barril de metal. Em seguida, é necessário recortar a tampa, que depois deve ser fixada na estrutura com dobradiças.
Além disso, uma alça pode ser soldada ao barril e o contêiner também pode ser equipado com uma pequena trava ou fechadura.
As bordas da escotilha podem ser fixadas com ferro tipo folha de modo que se estendam ligeiramente além das bordas do orifício feito. Esta solução evitará que a tampa caia dentro do barril. Agora, de cada lado do contêiner, fazemos um orifício onde será inserido um dispositivo de canos e conexões com gerador de fumaça.
No interior da estrutura, as guias deverão ser soldadas ou instaladas com parafusos, onde serão montadas as grades ao fumegar. Para uma limpeza mais fácil da estrutura no futuro de fuligem e fuligem, será necessário criar uma panela onde a gordura se acumulará. Para tal, a instalação no interior do contentor deve ser previamente equipada com guias. Você precisará colocar chips na parte inferior. Com isso, a versão universal do dispositivo em questão estará pronta.
Elétrico
Aqui a peculiaridade será que será necessário o uso de um elemento de aquecimento especial, um termostato com função de controle de temperatura, um plugue com um cabo. O algoritmo para criar tal modelo será o seguinte.
- Colocamos o recipiente na posição vertical, após o que, a uma distância de 100 mm do fundo, será necessário fazer vários furos ao redor da circunferência do recipiente de 10 mm de diâmetro.
- Por dentro, fixe o elemento de aquecimento na área central da caixa, que precisará ser conectado ao termostato. O sensor deve ser montado logo abaixo da borda superior do tambor. Um termômetro deve ser montado próximo a ele.
- Para criar um recipiente onde os chips serão despejados, você pode usar uma frigideira desnecessária ou uma frigideira de ferro fundido.
- No centro do container, criamos fechos para montar o palete, por onde vai ficar a gordura.
- Acima do local de instalação do palete, montamos os fechos para montagem das grades.
- Deve ser feito um pequeno orifício na tampa, onde deve ser instalado um tubo ou uma conexão com saída de gás de combustão.
Você pode, se desejar, equipar esse dispositivo com rodas para maior mobilidade.
Com fornalha interna
Este tipo de construção só pode ser utilizado para fumar a quente. Você pode criar assim.
- Montamos o cano na posição vertical.
- Na parte inferior, você precisará fazer vários furos para que apareça um golpe no aparelho acabado.
- No fundo do barril, você precisará cortar uma pequena peça retangular e fazer uma hachura, prendendo a peça cortada na lateral das dobradiças. Graças a isso, será possível colocar combustível aqui. As partes livres da estrutura devem ser protegidas adicionalmente com uma pequena tira de ferro.
- Do fundo do recipiente, você precisará recuar para algum lugar 1/3 da altura e criar outro fundo 1, que deve ter uma espessura adequada.
- Uma chaminé feita de um tubo deve ser instalada na lateral do corpo. Então você precisa fazer o furo apropriado e trazer o aparelho até lá.
- No topo do contêiner, você precisará montar fixadores onde as grades serão fixadas.
- Agora você precisa fazer uma capa de tipo perfurada de uma folha de metal ou um círculo de madeira.
De outros
Existem outras possibilidades para a execução de tais dispositivos. Por exemplo, ele pode ser criado a partir de dois barris. Então, o primeiro será montado verticalmente e será uma fornalha, e o segundo precisará ser instalado na posição horizontal. É ela quem será o corpo do dispositivo acabado. Para criar tal dispositivo, você precisará fazer o seguinte.
- No barril superior, você precisará cortar a área superior. As partes que se projetam para cima ficam melhor à esquerda.
- No fundo do recipiente, que está localizado horizontalmente, você precisará fazer um furo. Em seguida, realizamos o processo de soldagem de ambos os recipientes.
- Na parte inferior do cano, que fica na vertical, é feita uma porta. Para criá-lo, você pode cortar um pedaço quadrado e pendurá-lo nas dobradiças.Quando a trava estiver concluída, as bordas precisarão ser protegidas com uma pequena tira de ferro.
- Em um barril na posição horizontal, a incubação é feita de acordo com o mesmo princípio que durante a criação de um fumeiro horizontal.
Especificamente, este design é interessante porque aqui você pode montar adicionalmente um filtro, onde dois contêineres são conectados. É feito de estopa ou de um simples pano úmido.
Esquema de fabricação
Agora vamos falar diretamente sobre a fabricação de um fumeiro. Precisaria:
- um barril comum para 200 litros, feito de metal;
- fio de aço para malha;
- acessórios com um diâmetro de pelo menos 6 milímetros;
- um cano com diâmetro de 100 milímetros e comprimento de cerca de 100 centímetros, do qual haverá uma chaminé;
- um canto de metal que servirá para criar as pernas, onde colocaremos a estrutura.
Além disso, você precisará ter as seguintes ferramentas e acessórios:
- roleta;
- Búlgaro;
- soldagem do tipo arco com eletrodos;
- disco para corte de metal.
Além disso, você precisará ter um desenho em mãos para acertar tudo e obter o resultado desejado. No início da criação, você precisará cortar a tampa se o recipiente estiver lacrado. Você pode criar uma pingadeira da área cortada. Abaixo você precisará fazer uma fornalha. Corte um buraco retangular para carregar lenha. O orifício deve ter cerca de 300 milímetros de largura e 200 milímetros de altura. A peça recortada não deve ser jogada fora, pois será possível criar uma porta a partir dela. Isso exigirá:
- soldar as dobradiças;
- montar a alça;
- faça uma trava que fixará a porta na posição fechada.
No lado oposto, você precisará fazer um buraco redondo para a chaminé. Agora, orifícios longitudinais devem ser perfurados no fundo para garantir o sopro e uma boa combustão, bem como a capacidade de remover rapidamente as cinzas. Você não precisa deixá-los muito largos, caso contrário, a madeira vai cair antes de queimar.
Então a câmera é formada. Para isso, ao nível de 1/3 do fundo, deve ser fixada uma chapa de ferro de 4 mm de espessura, que servirá de fundo do tanque de defumação. Montamos a chaminé soldando-a a um orifício pré-fabricado. Se necessário, o tubo pode ser ligeiramente dobrado.
Agora você precisa montar as pernas. Eles não devem ser feitos com mais de 300 milímetros de altura - este espaço será suficiente para o fluxo normal das massas de ar e a formação de empuxo. Para aumentar o volume útil do dispositivo, a laje pode ser feita de tijolo, e o cano pode ser instalado para cima. A chaminé é geralmente montada na parte de trás do forno de tijolos.
Separadamente, fazemos uma assadeira onde a gordura será coletada. Para a instalação, um par de espaçadores de metal deve ser soldado, e a assadeira em si não deve ser soldada. Se for removido, esse aspecto facilitará muito o processo de adição de serragem.
Então você precisa montar as grades ou ganchos. Seu número dependerá da altura do contêiner - a distância entre os níveis deve ser algo em torno de 150 milímetros. Quanto mais níveis, mais comida você pode cozinhar. É importante que você os instale de forma que não interfiram na remoção da assadeira.
Resta apenas fazer uma tampa para o recipiente. É melhor criado a partir de madeira ou árvores frutíferas. Lá você precisará fazer vários pequenos orifícios por onde sairá o excesso de umidade.
Dicas operacionais
Para tornar o processo de fumar o mais simples possível e dar um resultado de alta qualidade, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração.
- Na hora de escolher os cavacos, é necessário que tenham as mesmas dimensões. Caso contrário, a pequena serragem queimará mais rápido, o que fará com que os alimentos sejam processados de forma desigual. Aliás, muitas vezes por causa disso, o fumeiro não atinge a temperatura necessária.
- É melhor fumar produtos que contenham um mínimo de umidade.Além disso, o peixe ou a carne preparada já deve estar salgada, caso contrário o produto não terá um sabor agradável.
- Também é necessário levar em consideração as características dos produtos. Pedaços grandes de carne demoram muito para cozinhar e você pode verificar se estão prontos usando cortes.
- Não é necessário colocar muito combustível de uma vez, para não queimar os alimentos.
- Antes do uso, para evitar incêndios, é melhor umedecer um pouco as aparas de madeira.
- É imprescindível o uso de bandejas para a gordura, para que ela não escorra sobre os cavacos e os extinga gradativamente.
Para obter informações sobre como preparar um fumeiro de barril com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.