Como limpar o barril de óleo de água?

Contente
  1. Como limpar um barril de óleo de máquina?
  2. Como limpar um barril de óleo vegetal?
  3. Métodos para remover outros compostos de óleo

Se sua fazenda dacha possui um recipiente no qual havia óleo vegetal ou industrial, então, após a limpeza, esse recipiente pode ser usado para coletar a água de irrigação e organizar uma chuva de verão. Coletamos as maneiras mais eficazes de limpar um tanque de metal de uma película de óleo e lavar um recipiente de plástico de resíduos químicos.

Como limpar um barril de óleo de máquina?

As técnicas de limpeza de tanques com óleo de máquina dependem da natureza da contaminação do tanque e das características do material de que são feitos. Chamamos a atenção para o fato de que qualquer técnica é perigosa para a vida e requer o cumprimento de normas de segurança.

Metal

Se as paredes do barril de metal estiverem cobertas de óleo, não se apresse em jogá-lo fora. Esses contêineres podem ser salvos e usados ​​posteriormente para fins econômicos. Claro, é improvável que seja possível armazenar água potável neles, mas é perfeitamente possível criar uma reserva para irrigar o local ou as necessidades domésticas.

O efeito máximo é obtido limpando um recipiente de metal com vapor e enxágue subsequente. Um método semelhante é aplicado a barris de duzentos litros e outros tanques grandes.

Para isso, constrói-se um par de suportes com tijolos, neles é instalado um recipiente, cheio de água até a borda e acende-se o fogo sob o tanque. A água deve ferver por pelo menos 30 minutos, de preferência com a tampa do barril. Durante esse tempo, o óleo "se moverá" das paredes e se misturará com a água. Depois, só falta apagar o fogo, esperar o tanque esfriar e escoar toda a água suja. Se o resultado não for adequado para você, o tratamento pode ser repetido - normalmente, para uma limpeza de alta qualidade do tanque, é necessário enxaguar pelo menos 2 a 3 vezes.

Outra forma é borrifar o barril sujo com areia de rio e esperar até que o óleo seja absorvido por ele. Em seguida, o tanque é lavado com água, utilizando qualquer detergente de louça.

Muitos residentes de verão disparam de dentro para fora. Esta é uma técnica muito eficaz para limpar um barril de ferro, mas deve-se tomar muito cuidado ao usá-la. O óleo é altamente inflamável, portanto, tais manipulações só podem ser feitas em clima calmo e seco, longe de árvores e anexos de madeira.

Para limpar o recipiente, é necessário colocar lenha e galhos secos dentro do tanque, depois atear fogo e cobrir até a metade com uma tampa (não é possível fechá-lo totalmente, senão a combustão parará na ausência de oxigênio).

No incêndio, todos os vestígios de lubrificantes serão destruídos. Tenha cuidado para não espalhar a chama, mantenha um estoque de água pronta para apagar em caso de incêndio.

Depois que todo o conteúdo do recipiente se queimou, ele deve ser resfriado e, em seguida, percorrer a superfície com uma escova de metal para destruir a sujeira restante. Como resultado, você receberá um recipiente de metal limpo, mas sem uma camada protetora - esse material enferruja ao entrar em contato com a água.

Para prevenir o aparecimento de corrosão, 1 kg de cimento é misturado com 500 ml de leite, toda a superfície interna do recipiente é untada com a mistura resultante e deixada para secar por 2-3 dias. Nesse tipo, o tanque pode ser usado na fazenda, se desejar, qualquer esmalte de dispersão aquosa pode ser aplicado em cima da mistura. O método é adequado para tanques com capacidade de 200 litros ou mais.

Importante: não é recomendável armazenar água para beber e realizar medidas de higiene em tal barril.

A indústria moderna produz uma ampla gama de formulações especiais que permitem a lavagem de tanques oleosos.

  • UPTS-2002 - esta substância desengordura bem os tanques e neutraliza todos os resíduos de óleo em temperaturas de 25 a 55 graus. Ele pode dissolver graxa, bem como óleo e alguns outros combustíveis e lubrificantes.
  • SOFEX-TMS-2001 - está disponível em uma ampla variedade de marcas para a limpeza de recipientes de metal. A composição de grau “B” funciona melhor contra óleo de máquina e outros resíduos de produtos petrolíferos.
  • A alta eficiência é fornecida pela soda cáustica. Tem a propriedade de corroer quaisquer substâncias orgânicas e inorgânicas. É preciso agir com extrema cautela, pois o aumento da concentração de cáustica destrói a camada protetora do metal.
  • A qualidade aprimorada de limpeza de recipientes de metal de óleo residual fornece querosene e álcool branco - você pode comprá-los em todos os supermercados de construção. Primeiro, vire o barril para que todo o óleo restante flua para baixo e, em seguida, caminhe sobre a superfície com qualquer um dos solventes listados. Lembre-se de que, após a limpeza, o recipiente deve estar livre do odor característico de produtos químicos. Para fazer isso, enxágue sob pressão de água com uma solução de limpeza e deixe-o ao ar livre para ventilação.
  • A gasolina ajuda a evitar o óleo do motor. Deve ser diluído com sabão líquido e aplicado nas paredes do tanque por 2 a 3 horas. Depois disso, o barril é enxaguado com água e limpo com uma esponja polvilhada com bicarbonato de sódio. Após 15 minutos, o recipiente é lavado novamente sob alta pressão de água.
  • Na luta contra o florescimento do óleo, uma mistura de magnésia em pó com éter tem se mostrado bem. Os componentes são misturados até que uma pasta espessa seja formada e suavemente esfregada na superfície do recipiente.
  • Alternativamente, você pode usar amônia, que lida com óleo de transformador não pior do que gasolina. Para tratar a superfície do barril, a solução de amônia é misturada com água quente na proporção de 1 para 1, aplicada na superfície e deixada por um quarto de hora. No entanto, este método só funciona no caso de contaminação recente. Se o óleo estiver velho, é melhor usar gasolina ou outros solventes.

Plástico

Deve-se ter cuidado ao limpar superfícies de plástico - muitas soluções cáusticas podem destruir a estrutura do plástico, causar deformação e levar a furos. Isso tornará a unidade inutilizável para uso doméstico.

É melhor usar detergente de lavar louça - é o método de limpeza mais barato, mais acessível e, ao mesmo tempo, eficaz.

O barril é enchido até a borda com água quente e o detergente é adicionado. O tanque deve ficar parado por um tempo, após o qual toda a água suja é drenada e o tratamento é repetido até que as paredes estejam completamente livres da placa. A composição deve ser lavada com bastante água.

Os produtos químicos domésticos lidam rapidamente com qualquer tipo de gordura. No entanto, ao trabalhar com plástico, não podem ser usados ​​agentes de limpeza para fogões, fornos, churrasqueiras. Eles contêm componentes ácido-base agressivos que podem danificar o plástico.

Um bom resultado pode ser obtido usando serragem. O material solto é despejado no tanque e deixado por 3-5 horas para que absorva completamente o óleo restante. Em seguida, o material sujo é jogado fora e o tanque é lavado com água e produtos químicos domésticos.

Em vez de areia, você pode usar jornais ou qualquer outro papel - também absorve bem as substâncias gordurosas. E como agente de limpeza, 72% de sabão em pó ou sabão em pó servem.

A mostarda funciona bem com óleo vegetal. Uma pequena quantidade de pó seco é misturada com água fria para formar uma pasta e aplicada com o lado abrasivo de uma esponja na superfície contaminada.Após a secagem, a mostarda é limpa com uma escova macia e o barril é enxaguado sob pressão de água com algum agente de limpeza.

O bicarbonato de sódio tem um bom efeito. Por sua natureza, é alcalino, portanto, decompõe a gordura e, além disso, absorve o excesso de óleo. O refrigerante é diluído com água até formar uma pasta espessa e esfregado completamente com uma escova dura por vários minutos. O mingau deve secar completamente, após o qual é lavado.

Como alternativa ao refrigerante, você pode tomar o pó dental - ele contém giz, que tem a propriedade de absorver uma variedade de substâncias, inclusive óleo.

O método mais radical para remover a graxa residual da máquina é pintar o barril. Antes do processamento, limpe o recipiente com um pano ou pano macio para que eles possam absorver um pouco da gordura. Para a coloração, pegue um esmalte simples, as manipulações podem ser feitas com uma pistola pulverizadora ou com uma escova comum.

Como limpar um barril de óleo vegetal?

É difícil livrar-se do óleo de girassol, linhaça ou palma. Mas, após o processamento, a unidade pode ser usada para coletar água potável e alimentos a granel.

A maneira mais fácil é simplesmente deixar o recipiente sob luz ultravioleta direta por 3-5 semanas. Durante este período, o óleo vegetal oxidará completamente, bastando enxaguar bem o tanque com qualquer agente de limpeza.

Uma mistura de vinagre de mesa e bicarbonato de sódio, tomada em proporções iguais, é altamente eficaz. Algumas gotas de agente de limpeza são adicionadas a eles e muito rapidamente, enquanto a reação está ocorrendo, eles são aplicados na superfície do tanque. A composição é deixada por alguns minutos e depois lavada com bastante água.

O sal de mesa fino é considerado um método antigo de se livrar da contaminação por óleo. O sal de cozinha absorve bem os componentes do óleo; a sujeira fresca pode se dissolver em apenas alguns minutos. Além disso, quanto mais fina for a moagem, mais eficaz será o resultado.

Alternativamente, limpe as paredes do tanque sujo com meio limão polvilhado com sal de cozinha por cima. Essa limpeza exigirá muito pouco tempo e energia de você.

O óleo vegetal pode ser facilmente removido da superfície dos tanques usando amido. A massa não deve ser diluída muito fina, ela deve ter a consistência de creme de leite. A solução é aplicada na superfície do tanque e deixada para secar. Assim que a cor do amido começar a mudar - o mingau é escovado com um pincel, o barril deve ser bem lavado com água.

Métodos para remover outros compostos de óleo

Se o barril estiver manchado com óleo de vaselina, óleo diesel ou gasolina, você pode usar um dos métodos a seguir para limpá-lo.

  • Você pode se livrar do óleo diesel com uma solução concentrada de sabão em pó e lavando mais. É claro que tal recipiente não é adequado para o acúmulo de água potável, mas será ideal para a produção de composto.
  • O óleo do motor pode ser removido da superfície com acetona. É deixado por 25-30 minutos e depois lavado com água. Este método é mais eficaz ao lidar com sujeira fresca.
  • Os óleos hidráulicos e do transformador são limpos com um pano embebido em gasolina.
  • Se o tanque for pequeno, então, para neutralizar o óleo usado do carro, pode-se levar pasta de dente - ela é distribuída pelas paredes até secar completamente, depois os resíduos da substância oleosa são removidos com água.

Existem muitas maneiras de se livrar das manchas de óleo. No entanto, alguns deles devem ser tratados com grande cautela. Isso se refere principalmente a alvejantes. Eles são freqüentemente usados ​​para remover óleos vegetais de roupas. Mas o fato é que sua função não inclui a decomposição ou dissolução da gordura.

O cloro ou oxigênio neles contido apenas oxida os componentes individuais e os transforma em um estado solúvel - a gordura não pertence a essas substâncias.

Pelo contrário, durante a oxidação, qualquer óleo endurece e, após a secagem, dá um revestimento persistente, que será difícil ou mesmo impossível de eliminar.

O mesmo se aplica totalmente à remoção de óleo com água quente. Na maioria dos casos, o óleo aquecido se espalhará ainda mais pela superfície do tanque e o volume de contaminação aumentará.

Evite usar produtos de limpeza de encanamento. Eles contêm componentes agressivos que podem danificar a estrutura do material. Freqüentemente, após o processamento, os barris se tornam inadequados para qualquer tipo de uso.

Um dos métodos listados certamente deve ajudar a lavar o tanque de resíduos de óleo. Como alternativa, você pode usar espuma ativa, que está disponível em todas as lavagens de carro. Um bom efeito também é obtido pelo xampu para automóveis diluído na proporção de 1 tampa para cada 5 litros de água.

Ao limpar o recipiente, certifique-se de proteger os olhos e usar luvas de proteção. Se os agentes de limpeza entrarem em contato com as membranas mucosas e a pele, podem ocorrer queimaduras. Além disso, limpar as mãos do óleo de máquina nem sempre é possível com sabão comum.

Como limpar o óleo do barril, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário