O que é e como cobrir o interior do cano para que não enferruje?
Um barril feito de metal é um atributo padrão de muitas casas de verão. Normalmente, um barril de ferro para água não é usado apenas para irrigação, mas também como recipiente para um chuveiro, bem como simplesmente para armazenar e depositar o líquido.
Mas com o tempo, esses recipientes começam a enferrujar e vazar. Vamos tentar descobrir o que precisa ser feito para se livrar e remover a ferrugem o máximo possível, bem como o que pode ser processado e como proteger esse recipiente. E, é claro, descreveremos os recursos do processo de processamento.
Como limpar a ferrugem de um barril?
Se barris de metal são usados para armazenar água no país, com o tempo, a ferrugem começa a aparecer neles, o que torna a água marrom e a torna inadequada para qualquer uso. Vamos tentar descobrir o que precisa ser feito para limpar e lavar um recipiente desse tipo com esse óxido.
Para isso, precisamos ter em mãos o raspador mais comum, que usamos com frequência para lavar pratos. E com sua ajuda, começamos a limpar as paredes internas do recipiente de metal da ferrugem. A sua fricção é feita com água, como se, de facto, por meio de enxaguamento.
Observe que você não deve esfregar o metal diretamente até que ele brilhe. Será o suficiente para remover a ferrugem, que se descasca a tal ponto que, quando uma pessoa põe a mão na parede, nenhum traço fica na palma da mão.
Depois disso, o barril deve ser muito bem lavado e simplesmente deixado secar, após o que estará pronto para a aplicação de substâncias protetoras. Se você tiver qualquer ferramenta de esmeril à mão, será mais fácil usá-la.
Como pintar para não enferrujar?
Mas não só o barril deve ser limpo de ferrugem, ele deve de alguma forma ser protegido contra a ocorrência futura de ferrugem. Isso pode ser feito cobrindo o interior com vários compostos de proteção. Existem alguns deles, então listaremos os mais populares e lucrativos.
A primeira opção é o esmalte metálico. Tal substância deve ser aplicada somente sobre uma superfície limpa de alta qualidade, para que o esmalte adira de forma confiável e simplesmente não descasque em contato com a água. O revestimento com esmalte metálico é feito em 3 etapas, sendo que após cada etapa o recipiente deve ser bem seco. Isso tornará possível evitar que a água entre na superfície porosa do revestimento.
Normalmente, um pincel ou uma pistola de pulverização convencional é usado para pintar. Esse revestimento fornece proteção confiável por cerca de 3 anos.
Às vezes, o interior dos barris é coberto, por incrível que pareça, com cimento. Este método consome muito tempo em termos de implementação, mas é ecologicamente correto e acessível. Primeiro, você precisará preparar a superfície do barril usando uma lixa ou uma escova de desbaste. Em seguida, você precisará lavar a poeira da lixa com água e secar o recipiente. O cimento deve ser diluído até a consistência de creme de leite para que seja conveniente aplicá-lo com pincel. O cano deve ser bem revestido por dentro, passando com cuidado os sulcos, reentrâncias e irregularidades. O recipiente deve ser seco novamente. Para isso, vire-o e coloque-o em um recipiente com água. Esta solução permitirá que o cimento endureça em um ambiente úmido e não se quebre. Depois disso, o procedimento deve ser repetido algumas vezes. Quando tudo estiver completamente seco, o recipiente pode ser enchido com água.
Observe que o cimento não é um material elástico.Mas durante o dia o barril esquenta sob a influência da radiação ultravioleta, e à noite ele esfria. Devido ao aparecimento de tais microdeformações por mais de 1 ano, esse revestimento não resistirá - simplesmente aparecerão rachaduras nele.
Outra opção interessante é o uso de verniz betuminoso. Seus componentes são betume e resinas naturais. Essa solução, que se distingue pela viscosidade, forma uma película fina sobre o metal, que impede a interação da umidade e do oxigênio com a superfície, protegendo-o da oxidação e corrosão. Devido às suas boas características de adesão, o verniz é utilizado como adesivo e selante.
Esta composição é aplicada apenas em uma superfície bem limpa de poeira e sujeira. Vestígios de ferrugem e tinta velha devem ser removidos com uma broca com bico ou esmeril. O verniz deve ser aplicado com rolo ou pincel. Mexa bem o verniz antes do trabalho. Se tiver tempo para engrossar, você pode adicionar um pouco de solvente ou terebintina. É melhor aplicar tal composição em várias camadas uma vez a cada 7-8 horas, de modo que a camada anterior tenha tempo de secar. A única desvantagem desse método é que o revestimento de verniz betuminoso é muito fino, por isso será melhor renová-lo anualmente.
Um análogo desse método pode ser chamado de proteção com cola para azulejos, mas essa composição não será tão confiável.
A próxima boa maneira é o primer de metal. Difere em alta confiabilidade e simplicidade. Antes de aplicar tal substância, a superfície deve ser bem limpa e, a seguir, desengraxada em várias etapas. Se você não prestar atenção a este último, o revestimento começará a ficar coberto de bolhas e simplesmente descascar. A gordura é melhor removida com um detergente lava-louças. Depois disso, a superfície deve ser bem lavada e tratada com acetona. Em seguida, o recipiente sob o óleo é seco, após o qual o primer deve ser aplicado com um pincel ou pulverizado em 2-3 camadas.
Aqui deve ser dito que primeiro é aplicado um primer, que promove a transformação da corrosão. Acontece que seus componentes começam a interagir com o ferro oxidado, após o qual compostos fortes são formados. Mas, dado que a capacidade de penetrar na estrutura solta danificada do ferro é pequena, a composição deve ser aplicada apenas na superfície limpa. A camada áspera resultante deve ser revestida com um tipo de primer isolante.
Se um barril de metal foi destruído devido ao fato de ter sido severamente afetado pela corrosão, então não será possível restaurar completamente a estrutura. Portanto, sua proteção com substâncias isolantes deve ser feita em tempo hábil. O processamento constante e cuidadoso pode proteger o contêiner da destruição e estender seu tempo de operação.
E a maneira mais fácil de proteger esse contêiner é usar um grande saco plástico, que pode ser adquirido na loja. Basta sacudir bem esse saco e colocá-lo dentro do barril. Seu uso fornece várias propriedades positivas de uma vez:
- o polietileno durável torna possível fechar todos os orifícios, se eles estiverem presentes em tal recipiente;
- o barril não precisa ser limpo de placas, corrosão, algas e semelhantes;
- A ferrugem simplesmente não se forma, porque a água não entra em contato direto com o metal.
E este método é bom na medida em que pode simplesmente retirar o saco, já esvaziado o contentor, e colocar o mesmo produto no seu lugar, se necessário.
Características do processo de processamento
Em conclusão, não será supérfluo falar sobre algumas das características do processo de processamento do interior de um recipiente de metal.
- O barril deve ser completamente limpo de ferrugem com antecedência. Não precisa ser enxugado até os orifícios, mas deve ser limpo da forma mais eficiente possível, para que o material aplicado posteriormente forneça à superfície uma proteção confiável.
- Os materiais de proteção não devem ser negligenciados, o que pode estender a vida útil de tal recipiente.
- Em alguns casos, os materiais de proteção são aplicados em camadas, cada uma das quais deve ter tempo para secar adequadamente.
- Após a lavagem, o recipiente deve ser seco de modo que o agente de proteção aplicado subsequentemente se agarre tanto quanto possível à superfície metálica de tal recipiente.
Para informações sobre como pintar um barril de ferro para água de dentro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.