Blocos de cimento e serragem
Blocos de cimento e serragem são chamados de arbolita. Eles têm muitas vantagens, sendo as principais o isolamento térmico e a absorção sonora. É uma opção amiga do ambiente, fiável e económica para a construção de edifícios baixos e anexos adjacentes.
Uma mistura de cimento com serragem de madeira, ou de outra forma Arbolit - material de construção moderno, leve e confiável. Possui alto desempenho de isolamento térmico. Esses tijolos são amplamente utilizados na construção de casas, vários anexos, banhos, cercas e cercas.
Composição e características
Para criar tijolos de cimento e serragem, existem certos requisitos para a composição desenvolvida pela GOST.
Todos os materiais usados devem ser da mais alta qualidade:
- A água deve estar livre de impurezas, podendo ser utilizada chuva ou água potável.
- A serragem deve ser bem seca e embebida em soluções especiais para evitar apodrecimento e bolor.
- Areia - mais frequentemente usada com partículas médias a grossas, você pode misturá-las com areia fina, que não deve ultrapassar 10% da massa total.
- O cimento recomendado é o cimento Portland da classe M400.
Para melhorar a qualidade do material, a tecnologia de fabricação permite 2-4% de vários aditivos que são diluídos em água:
- cal apagada;
- vidro líquido;
- cloreto de cálcio.
Considerando a composição da mistura para blocos de cimento e serragem, pode-se expressar o seguinte percentual:
- 55% são aparas de madeira;
- 26% - partículas de areia;
- 12% - cimento;
- 7% - água purificada.
Especificações
As características técnicas contemplam as seguintes normas dos principais indicadores de blocos de cimento-serragem:
- A densidade do tijolo é 500-900 kg / m2.
- A porcentagem de aparas de madeira em comparação com outros elementos é de 80%.
- A resistência do Arbolit atinge um máximo de 3,5 MPa.
- O nível de elasticidade dos blocos fabricados está na faixa de 250 a 2300 MPa.
- A condutividade térmica do material é 0,8-0,17 W.
- A resistência à geada de edifícios é medida em 50 ciclos.
- Os blocos estão sujeitos a um ligeiro encolhimento de aproximadamente 0,8%.
A tecnologia de produção de concreto de madeira leva em consideração muitos fatoresassociado à escolha da serragem. Lascas de árvores coníferas são consideradas as melhores, o uso de árvores decíduas é permitido, mas devem ser submetidas a tratamento adicional para doenças fúngicas.
A serragem deve estar limpa. Não permita que partículas de folhas ou casca entrem. O comprimento padrão é 40 mm, a largura é 10 mm e a espessura é 5 mm. A violação dos parâmetros durante a preparação da solução pode levar à má qualidade do produto acabado.
Este tijolo vem em diferentes graus de resistência - de M5 a M20. Cada marca é usada em diferentes condições:
- M5 é usado para a construção de paredes externas e de suporte de carga e a fundação do edifício.
- M10 é usado para a reconstrução de edifícios e caves em ruínas.
- M15 e M20 - para paredes interiores e divisórias da divisão.
Princípios de fabricação
Os principais componentes do concreto de madeira são:
- Cimento Portland;
- serragem;
- areia;
- cal, necessariamente apagado com antecedência;
- agua.
A serragem conífera é menos suscetível a doenças, fungos, mofo. Portanto, eles são usados principalmente.Lascas de outras madeiras são pré-tratadas com anti-sépticos e outros compostos que protegem as matérias-primas do mofo. Eles devem ser bem secos ao ar livre.
A qualidade dos componentes e suas proporções afetam a densidade dos blocos de cimento-serragem. Quanto maior a proporção do componente de cimento, mais forte será o material acabado, mas ao mesmo tempo o índice de isolamento térmico cairá drasticamente.
A alta densidade dos tijolos reduzirá o desempenho do isolamento térmico, aumentará a resistência ao gelo e à umidade, bem como a resistência da malha de reforço à ferrugem.
O reforço é freqüentemente usado ao criar blocos. Fortalece o tijolo, permite aumentar a carga sobre a estrutura. Já no reforço, a resistência a baixas temperaturas, umidade e corrosão diminui.
Uma grande quantidade de serragem adicionada aumentará o desempenho do isolamento térmico, mas reduzirá a resistência, tornando o bloco inadequado para a construção de estruturas de suporte de carga.
Uma pequena quantidade de cimento pode tornar o tijolo quebradiço, não confiável e sujeito a desmoronar. Os prédios não serão capazes de suportar o peso pesado. É melhor usar esse produto apenas para isolamento de paredes e construção de divisórias internas na sala.
A construção com blocos de concreto de madeira não requer a construção de elementos de fundação adicionais - é leve em comparação com tijolos comuns.
Area de aplicação
O bloco de cimento cumpre perfeitamente a tarefa de isolar casas. Você pode usá-lo no porão, além de isolar a casa.
Os tijolos são fáceis de usar, eles se prestam a vários tipos de processamento:
- corte de serra;
- perfuração;
- dirigindo em pregos.
É um material ecologicamente correto e resistente a mofo. Permite construir edifícios em latitudes com temperaturas moderadas e baixas do ar, pois é considerado resistente ao gelo. A elasticidade e o peso dos blocos permitem erguer edifícios sobre qualquer tipo de solo, mesmo sem alicerce adicional.
Os edifícios requerem uma boa impermeabilização, especialmente se for um balneário. Eles absorvem rapidamente a umidade, por isso é melhor evitar construir a parte inferior da casa com este produto. Caso não seja possível a utilização de outro material, vale a pena elevar a edificação acima do nível do solo e finalizar com concreto.
Os especialistas, de acordo com as normas para materiais de construção, que se baseiam em indicadores de resistência e densidade, aconselham o uso de concreto de madeira na construção de pequenas casas com no máximo dois andares. Uma desvantagem significativa dos blocos de cimento-serragem é que eles são roídos por ratos.
Propriedades positivas e negativas
Com base nas garantias dos fabricantes, nas palavras dos especialistas e no feedback das pessoas que ergueram edifícios com blocos de cimento e serradura, foram destacados os principais prós e contras deste material.
Traços positivos:
- simplicidade e conforto no trabalho e instalação;
- peso e tamanho convenientes;
- a possibilidade de corte e perfuração;
- preservação do calor;
- excelentes propriedades de adesão;
- preço acessível.
Desvantagens:
- baixa resistência à umidade;
- longo tempo de fabricação;
- construção obrigatória de barreira de vapor e sistemas de impermeabilização;
- deterioração por pequenos roedores.
As principais propriedades que os blocos possuem:
- isolamento térmico;
- resistência ao fogo (resiste ao calor do fogo direto por três horas);
- Amizade ambiental;
- insonorização;
- durabilidade (várias gerações);
- lucratividade;
- um peso leve;
- resistência à geada;
- resistência ao estresse mecânico;
- resistência ao choque;
- resistência à decomposição, rachadura e encolhimento.
Fabricação de blocos faça você mesmo
Os tijolos de cimento e serragem prontos podem ser encontrados em qualquer mercado de materiais de construção. Mas você sempre pode tentar fazer isso sozinho.
A tecnologia de fabricação é bastante simples, o principal é mexer a mistura completa e uniformemente. A qualidade da madeira e da serragem de cimento também é muito importante.
Como um elemento para materiais de ligação, várias variações dos componentes são usadas:
- cimento;
- gesso;
- argila.
Se você planeja usar o futuro produto para construir uma casa e estruturas de apoio, deve-se dar preferência a uma marca de cimento como o cimento Portland.
Para facilitar o processo de trabalho e reduzir o tempo gasto na mistura da massa, pode-se levar uma betoneira automática ou manual. Isso também garantirá a qualidade e homogeneidade da mistura.
Lascas de madeira são preparadas com antecedência. A serragem é primeiro umedecida em óxido de cálcio e depois mantida por pelo menos 3 dias ao ar livre. É importante misturar a composição regularmente. Para limpar a massa de serragem de partículas estranhas e grandes elementos, ela é peneirada por uma peneira especial.
Batatas fritas são derramadas com água na qual os aditivos especiais são dissolvidos:
- vidro líquido;
- cal apagada.
Nessa solução, a serragem é embebida por um certo tempo e depois completamente seca ao ar livre.
A proporção de cimento e serragem na massa preparada depende do grau de resistência exigido. Para paredes estruturais, o cimento predomina na composição, para edifícios com baixa carga e divisórias internas adiciona-se mais serragem.
Para criar um certo número de tijolos, você precisa usar formas especiais. Neles será colocada uma mistura de cimento-serragem para a sua formação e posterior solidificação dos blocos.
As estruturas podem ser feitas de qualquer material, o principal é que sejam fáceis de desmontar. Isso tornará mais fácil remover os tijolos.
É melhor fazer o fundo do molde com uma folha de ferro para evitar a absorção de umidade. Ou se esse material não estiver disponível, para azeitar bem a madeira, ainda pode levar, por exemplo, linóleo.
As principais etapas da fabricação
A produção "faça você mesmo" de blocos de cimento e serragem requer adesão estrita a certos estágios:
- Prepare a serragem - deixe de molho e trate com compostos especiais, seque bem ao ar livre.
- Peneire as aparas de madeira em uma peneira, remova pedaços grandes e partículas estranhas.
- Misture bem o material peneirado com os componentes secos - cimento e areia.
- Aos poucos, despeje água na mistura resultante, mexendo bem. É melhor usar um misturador de concreto, ele permitirá que você homogeneíze corretamente a massa.
- Após finalizar o preparo da mistura, é necessário verificar a qualidade. Para fazer isso, pegue uma pequena quantidade da mistura e aperte na mão. Deve ser flexível e fácil de enrugar. A umidade não deve ser liberada dele.
- Se a massa ainda flui água ou aparecem gotas estranhas, isso significa que em uma das etapas o processo de fabricação foi interrompido ou as proporções dos materiais foram observadas incorretamente. Os produtos não podem ser feitos a partir desta mistura.
- Depois de preparar a mistura, use-a dentro de uma ou duas horas. Durante esse tempo, você precisa decompor tudo em uma forma.
- A massa se encaixa nas formas preparadas, não se esqueça de olhá-las bem. Cada camada de 20 cm de espessura é compactada. Isso é necessário para compactar a massa e remover o ar da solução.
- Os blocos resultantes são deixados para secar diretamente no molde por 3-4 dias.
- Após este tempo, você pode desmontar as formas e dobrar o material resultante para a construção para posterior endurecimento em uma sala seca. Esse processo levará pelo menos três meses.
Como você pode ver, a tecnologia de fabricação e formação de blocos não é difícil, mesmo para um leigo. Com o material de construção resultante, você pode construir uma casa, um balneário, uma cerca e outras estruturas domésticas.
Como fazer um bloco de concreto de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.