Casa de bloco com imitação de bar: características e vantagens
A casa de bloco é um tipo popular de placa de revestimento e é amplamente utilizada para decoração exterior e interior de edifícios. Imita na perfeição a madeira natural e confere à estrutura um aspecto natural e estético.
Peculiaridades
A casa de bloco é um painel macho e fêmea de madeira aplainado, o lado externo do qual repete exatamente a forma de uma barra, e o lado interno tem uma superfície absolutamente plana. As placas são conectadas entre si por meio do sistema "macho e fêmea", que simplifica muito a instalação e garante uma conexão confiável entre os painéis. O material ganhou grande popularidade entre os proprietários de estruturas de pórticos, permitindo melhorar a construção de forma rápida e econômica. É muito difícil distinguir entre as casas revestidas com uma casa de bloco e as naturais cortadas a partir de uma barra. Tal revestimento confere solidez à fachada, alto custo e indica o gosto impecável dos proprietários.
Uma característica especial da produção de painéis é a secagem preliminar da madeira., que é realizado em câmaras especiais e elimina completamente o risco de fissuras longitudinais das placas acabadas. Durante o processamento, a madeira perde muita umidade, por isso as lamelas têm um teor de umidade muito baixo, não ultrapassando 15%. Isso garante a ausência de mofo e bolor, e exclui o aparecimento de uma tonalidade azul, característica da madeira não seca. O cartão seco não sofre o processo de encolhimento e deformação, pelo que os painéis são capazes de manter a sua forma original por muito tempo.
Especificações
Os painéis das casas de blocos são produzidos em diferentes tamanhos. O comprimento das lamelas pode variar de 2 a 6 metros, a largura é de 9 a 19,5 cm e a espessura de 2 a 4 cm. Produtos com largura de 9 a 15 cm são adequados para decoração de interiores, e painéis largos são melhores para revestimento externo. Uma casa de bloco é feita de uma série de espécies decíduas e coníferas. Os primeiros são representados por tília e carvalho, enquanto os últimos são representados por pinheiro Arkhangelsk, cedro, larício siberiano e abeto. Painéis de coníferas são o material mais valioso. Devido ao conteúdo significativo de resina na madeira, as qualidades de impermeabilização da placa são significativamente aumentadas, o risco de danos à madeira por bactérias que causam decomposição é reduzido e a resistência geral das lamelas e sua vida útil aumentam.
A madeira de lariço siberiano é especialmente apreciada. O material possui alta dureza e resistência à umidade, sendo, portanto, o mais caro. O abeto e o pinho têm boa resinose, resistência suficiente e distinguem-se por uma ótima relação preço e qualidade. As placas de cedro são capazes de regular o nível de umidade no ambiente e contribuir para a criação de um microclima favorável. Ao comprar uma casa de bloco, lembre-se de que a madeira do norte é a melhor e mais durável.
Vantagens
A popularidade e a alta demanda do consumidor por painéis de revestimento de casas de bloco se devem a uma série de qualidades positivas do material.
- Versatilidade. O painel de revestimento pode ser usado tanto para decoração externa quanto interna. Com a ajuda de uma casa de bloco, você pode não só melhorar qualitativamente a fachada, mas também embainhar perfeitamente o quarto de uma casa de banho, varanda ou aposentos de estilo rural e étnico.Os painéis de madeira podem ser montados em qualquer tipo de base, incluindo concreto, tijolo, superfícies de madeira, bem como em paredes feitas de espuma de concreto e silicato de gás.
- A segurança ambiental absoluta e a boa ventilação da fachada conferem ao material altas propriedades higiênicas. A fachada retém propriedades de alta permeabilidade ao vapor, removendo o excesso de umidade através das costuras da junta e da madeira, e é sempre fácil respirar em uma sala com acabamento em bloco.
- Alta resistência ao estresse mecânico. O material resiste a impactos e carrega bem as cargas, as lamelas não delaminam ou racham.
- Boa manutenção. Em caso de dano à placa, a área problemática pode ser facilmente restaurada. Para isso, basta esmerilhar o defeito e depois envernizá-lo.
- Peso leve dos painéis. Devido à leveza do material, é possível obter uma redução significativa da carga de peso nas paredes de suporte do edifício e da fundação.
- Alta resistência ao choque térmico, alta umidade, bem como a altas e baixas temperaturas, permitem que o material seja utilizado tanto no Extremo Norte quanto nas salas de vapor de um banho russo e de uma sauna finlandesa.
- A facilidade de instalação deve-se à presença de um sistema de fecho universal "thorn-groove", que permite a sua instalação num curto espaço de tempo.
- Excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. A presença de um pequeno espaço entre a parede principal e o revestimento da casa de bloco permite colocar o isolamento, enquanto fornece proteção confiável contra o frio e sons estranhos. Reduzir as perdas de calor ao mínimo economizará significativamente no aquecimento da casa.
- A aparência estética e o custo confortável permitem que você obtenha uma fachada luxuosa ou uma decoração interior elegante por muito pouco dinheiro. O material mantém sua aparência original por muito tempo, o que elimina a necessidade de reparos frequentes. Recomenda-se renovar os painéis de madeira com verniz pelo menos uma vez a cada 7 anos.
- A boa durabilidade biológica e resistência ao fogo da madeira devem-se ao processamento anti-séptico e anti-fumigação das matérias-primas, efectuado na fase de produção.
desvantagens
Além das inúmeras vantagens, também existem algumas desvantagens do material. Dentre eles, vale destacar a necessidade de renovação periódica do material com vernizes, mastiques, pigmentos e anti-sépticos. Deve-se notar que os painéis de madeira de casas de blocos são um pouco mais caros do que os materiais de revestimento artificiais. Outra desvantagem é a inflamabilidade e a baixa resistência à umidade de alguns tipos de painéis. Mas isso se aplica aos modelos mais orçamentários, não especialmente processados.
Variedades
A casa de bloco com imitação de barra é feita não só de madeira natural. O vinil e o metal são freqüentemente usados como matérias-primas.
Metálico
Os painéis de metal são feitos de aço galvanizado. A parte frontal da prancha é coberta com um material polimérico que imita perfeitamente o padrão das fibras de madeira. A vantagem de uma casa de bloco de metal sobre uma de madeira é uma longa vida útil de várias décadas, baixo custo e nenhuma necessidade de renovação regular.
Na fase de produção, os painéis são revestidos com um composto anticorrosivo, evitando a destruição do metal e o aparecimento de ferrugem. Devido à incombustibilidade do material, a segurança geral contra incêndio do edifício é aumentada. As desvantagens de uma casa de bloco de metal incluem a formação de um efeito estufa no interior do edifício e a necessidade de instalar estruturas de fixação adicionais.
Plástico
Painéis de plástico feitos de vinil são mais adequados para decoração de interiores. A parte frontal é coberta por um filme de polímero com um padrão de madeira aplicado a ele.As vantagens deste tipo são o baixo custo, grande variedade de cores e texturas, total segurança ambiental e higiene. As pranchas são leves, fáceis de instalar, manter e não precisam ser atualizadas regularmente. O material não está sujeito à decomposição, não interessa a roedores e insetos, exclui o aparecimento de bolores e bolor. As desvantagens incluem sensibilidade a extremos de temperatura, a necessidade de formar intervalos entre os painéis e uma aparência não tão espetacular quando comparada com modelos de madeira.
Recursos de instalação
Enfrentando os painéis de uma casa de quarteirão é composta por vários andares.
- Deve-se começar pela preparação da superfície, que consiste em retirar todos os elementos salientes da base: peitoris, platibandas, fios elétricos, lanternas e cornijas.
- A parede deve ser limpa de sujeira, grandes rachaduras, lascas e depressões profundas deve ser massa de vidraceiro.
- A base deve ser coberta com qualquer material impermeabilizante, por exemplo, glassine. As telas são sobrepostas e presas com fita de alumínio.
- O próximo passo deve ser a instalação da caixa. A distância entre as barras adjacentes deve corresponder à largura da folha de isolamento.
- Os blocos de madeira devem ser fixados com fechos projetados especificamente para o material de que a parede é feita. Por exemplo, uma madeira é fixada a uma base de tijolo ou concreto com cavilhas e, para uma superfície de madeira, basta utilizar parafusos auto-roscantes.
- Deve-se tomar cuidado para garantir que as barras sejam instaladas em uma posição estritamente vertical. Para precisão de instalação, é necessário usar um nível de edifício ou um fio de prumo. Barras devem ser usadas para emoldurar portas, janelas, cantos e juntas transversais dos painéis da casa de bloco.
- Após a instalação das barras, deve-se proceder à instalação das placas isolantes, que são fixadas na fachada com cavilhas em forma de guarda-chuva ou cola especial. Se lã mineral for usada como isolamento, deve ser coberta com uma membrana à prova de umidade. Ao isolar com poliestireno expandido ou poliestireno, não é necessário colocar a membrana.
- Em seguida, você pode prosseguir para a instalação da casa de bloco. A instalação deve ser feita por baixo, verificando a horizontalidade da primeira placa com um nível. O painel é preso à caixa com parafusos auto-roscantes, grampos ou pregos.
As tiras devem ser instaladas com a ranhura para baixo. Isso ajudará a evitar que a chuva e a neve entrem no revestimento e protegerá a madeira da umidade excessiva e do inchaço.
- Ao instalar uma casa de bloco, pequenas lacunas devem ser deixadas. Isso evitará a deformação do revestimento, que pode ocorrer a partir da expansão da madeira como resultado de mudanças bruscas nas condições climáticas.
- A etapa final deverá ser a instalação de viseiras, fiação, peitoris, platibandas e lanternas.
A instalação interna dos painéis é efectuada com a mesma tecnologia, com excepção da colocação de placas e membranas isolantes.
Dicas de Seleção
Recomenda-se levar o material ao local com antecedência para que a madeira se adapte às condições externas e ao microclima do local de instalação. Isso permitirá que os painéis obtenham o teor de umidade necessário, bem como eliminará outras alterações na forma dos painéis. Para a decoração exterior, é melhor escolher madeira de coníferas que cresce nas regiões do norte. Madeiras de lei podem ser usadas para decoração de interiores. Ao comprar o material, você deve verificar os certificados de conformidade e outras documentações que os acompanham, e inspecionar visualmente os painéis quanto a nós e outros defeitos.
A casa de bloco é um excelente simulador de madeira. Ele transforma visivelmente qualquer edifício, dando-lhe solidez, alto custo e estilo.
Para informações sobre como reformar as paredes internas da casa com uma casa de bloco, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.