Temperatura de fusão do betume
Saber o ponto de fusão do betume é essencial para todos que irão utilizá-lo. Os pontos de ebulição e os pontos de inflamação durante o aquecimento e enchimento são muito importantes na prática. Sabendo a que temperatura a resina de betume de construção inflama, muitas situações desagradáveis podem ser excluídas.
Ponto de amolecimento para diferentes tipos de betume
O betume difere bastante em suas propriedades. A qualidade deste produto é amplamente determinada pelo grau de aquecimento no qual ele perde sua dureza e se torna cada vez mais plástico. O principal indicador usado para medição é a chamada penetração ou penetração da agulha no material. O fato de que, em vez de um ponto de fusão específico, o betume primeiro atinge o amolecimento, é devido ao fato de que eles combinam uma variedade de substâncias. As características de uma determinada marca também afetam.
Verificou-se que o betume derrete quando aquecido de 160 a 200 graus. Esta temperatura é fácil de atingir, mesmo em condições normais de casa. É necessário derreter esta substância em áreas abertas em um recipiente de metal. O trabalho deve ser feito longe de qualquer coisa que possa derreter ou, além disso, pegar fogo. Não devemos esquecer que 160-200 graus já é uma temperatura grave para uma pessoa, então você precisa ter cuidado.
Vale lembrar que, segundo algumas fontes, o derretimento já começa a 110 graus. É verdade que não é possível descobrir em que se baseiam esses julgamentos. Quando se prepara para trabalhar na construção ou para montar vários tipos de feltro para telhados, o alcatrão é geralmente derretido.
Ele derrete a 12-55 graus, o que torna possível preparar uma mistura líquida mesmo sobre o fogo. Não faz sentido nomear o ponto de fusão da resina betuminosa separadamente dos outros componentes da substância - mesmo assim, só é encontrada no laboratório; ao engarrafar na produção, você precisa se concentrar, é claro, nos mesmos valores de temperatura que já foram anunciados.
Ponto de inflamação
Mais cedo ou mais tarde, qualquer substância sólida passa para o estado líquido e depois para a fase gasosa. Durante a fusão, não apenas partes líquidas começam a aparecer, mas também vapores; quanto mais a substância derrete (se seu aquecimento não for interrompido), mais esses vapores são liberados. Eles são bastante notáveis por poderem pegar fogo. E o estado é crítico do ponto de vista da segurança contra incêndio quando começam a queimar, mesmo que não consigam manter o processo após a retirada da fonte de calor. O resultado final é este:
-
Os vapores da substância inflamam quando o calor necessário é introduzido;
-
o processo de combustão é visível visualmente;
-
no entanto, assim que o fornecimento de calor é interrompido, a chama desaparece.
A temperatura exata na qual um flash é possível pode ser estabelecida tanto por cálculos quanto por experimentos especiais. Normalmente, no cálculo, baseiam-se na chamada pressão de vapor saturado.
Como é muito difícil medir diretamente a que temperatura um vapor ou gás se inflama, esse valor é geralmente entendido como a temperatura da parede do vaso em que ocorre a reação. Este indicador depende fortemente das condições em que a substância está localizada; mas o ponto de ebulição do betume (à pressão atmosférica normal e à temperatura ambiente) é definido exatamente - 145 graus.
Temperatura de fragilidade
Sob este termo, é comum entender o grau de aquecimento, ao atingir o qual qualquer substância começa a entrar em colapso com a aplicação de uma carga de curto prazo. Este indicador é usado para julgar como a substância se comportará na superfície da estrada ou de outra forma. No betume oxidado, a fragilidade ocorre a uma temperatura mais baixa do que em outros tipos. O teste de comportamento de carga é realizado por 11 segundos, a intensidade de exposição é de 1100 kg por 1 cm2. Dependendo da composição específica do betume, a temperatura de fragilidade varia de –2 a –30 graus.
O comentário foi enviado com sucesso.