Emulsão betuminosa: características e áreas de uso

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Tecnologia de produção
  4. Classificação
  5. Marcas populares
  6. Como é diferente do betume?
  7. Area de aplicação
  8. Ordem de uso

A emulsão betuminosa é a próxima etapa no desenvolvimento da produção de revestimentos de construção de betume. Após o betume simples e o material de cobertura, a composição betume-emulsão pode reduzir o consumo de alcatrão obtido do óleo pelo mesmo tipo e quantidade de trabalho.

O que é isso?

Antes de comprar uma emulsão betuminosa, qualquer distribuidor irá propor-lhe que se familiarize com as características e regras de utilização deste material de construção. A composição betume-emulsão é uma mistura de betume, água e um reagente que estimula a formação de uma estrutura de gotículas quando agitada antes do uso. Este reagente é responsável pela estabilidade da estrutura da gota-gota, sem a qual nenhuma emulsão como tal pode existir.

O betume é o meio principal e seu estado de fase. Simplificando, um líquido assume a forma de "óleo em água" ou "água em óleo". Quanto mais (ou menos) um emulsificante estiver presente, mais óbvia será a manifestação de diferentes estados líquidos.

A emulsão betuminosa permanece inalterada em volume - quando a temperatura de armazenamento muda, por exemplo, em 0 e +25 graus. Ao aplicar a mistura de emulsão na superfície preparada para o trabalho, os trabalhadores são confrontados com a sensibilidade deste material de construção ao estado da área de trabalho. Após o revestimento, a emulsão se estratifica em água e betume. A água evapora gradualmente, mas o betume permanece e endurece. Isso permite cobrir uniformemente, por exemplo, a fundação ao redor do perímetro, onde está prevista a construção de paredes, de forma a isolar os blocos de espuma / gás de cada parede da umidade das lajes ou da estrutura de faixa de concreto armado , sem usar material de cobertura e sem aquecimento de betume comum.

O segundo nome para BE é um primer de emulsão.

Especificações

A composição da emulsão betuminosa é usada na indústria de construção de estradas. Pertence às emulsões de mistura direta (o chamado óleo em água). Nesta emulsão, o betume em uma quantidade de 30 a 70% é uniformemente suspenso em toda a coluna de água, as partículas de betume são microscópicas em tamanho. Emulsões reversas - as chamadas água em óleo - contêm partículas de água suspensas no betume. A porcentagem de betume é de 70-80%. A composição completa da emulsão prevê a presença de água, um emulsificante, um aditivo estabilizador e um ácido.

Para a fabricação de emulsão betuminosa, são usados ​​os tipos de betume BND 90/130, BND 130/200 e composições semelhantes. Conforme se depreende do texto, o betume é um betume para estradas. Em vez de um simples betume para estradas, pode-se usar um aditivo aglutinante de polímero-betume. A adesão deste aditivo é melhor do que a de uma resina simples. A água é purificada com alta qualidade - a emulsão betuminosa não deve conter impurezas estranhas. A tarefa do emulsionante é evitar a desintegração da estrutura da emulsão, sem a qual a fração não dará retorno de cem por cento.

Os tensoativos catiônicos e aniônicos são usados ​​como aditivos. Consequentemente, a emulsão será um betume aniônico ou catiônico. Em vez de surfactantes, aditivos minerais também são usados, por exemplo argila, óxidos de metal, sais na forma de carbonatos e sulfatos, bem como fuligem ou cimento. Usado como um aditivo estabilizador solução aquosa de cloreto de cálcio ou outros sais prontamente solúveis que se manifestam totalmente apenas em emulsões catiônicas. Usado como ácido clorídrico, acético ou ortofosfórico - o ambiente ácido prolonga o estado estável da emulsão sem remisturar a composição.

Para tornar este material de construção mais líquido, é aconselhável adicionar um solvente orgânico e plástico líquido a ele.

Tecnologia de produção

A moderna tecnologia para a produção de emulsão betuminosa prevê a presença de aditivos modificadores que melhoram suas propriedades, pois a "emulsão" não consiste apenas em fração betuminosa e água. Os aditivos típicos incluem látex, polietileno, enchimento epóxi, borracha / resina sintética, etc. A alteração da composição da emulsão betuminosa na produção é realizada de duas maneiras:

  1. um aditivo que altera as propriedades da composição é introduzido na fase aquosa da própria emulsão ou na fase da sua preparação;
  2. o emulsificante é introduzido no betume já alterado.

O processo tecnológico para a liberação de betume com emulsificantes é o seguinte. A planta de emulsão tem um princípio de operação intermitente ou contínuo. No trabalho intermitente, todo o processo é controlado a partir do controle remoto, que é controlado pelo mestre. O princípio contínuo fornece um processo semi / totalmente automático sem intervenção significativa do pessoal operacional. O atuador principal aqui é um triturador coloidal. Efetua a adição de partículas betuminosas à água pré-tratada. Em seguida, o betume é misturado com água até que a composição se torne homogênea.

No processo de mistura, o betume aquece até 160 graus. A fase aquosa aquece até 70 graus. É nessa diferença de temperatura que a emulsão assume sua consistência original. Esta composição não é armazenada por mais de 2 meses. A temperatura do ar no armazém é de pelo menos 5 graus Celsius. O trem é transportado por meio de tanques metálicos, barris, instalações automáticas de mistura montadas no tanque.

Classificação

Estas composições são classificadas com base na taxa de desintegração da mistura. A composição da emulsão não pode ser armazenada para sempre (por anos e décadas) - ela passa por estratificação, endurecimento, como tinta a óleo velha. Os emulsificantes incluídos na fração betume-água como os principais aditivos têm diferentes qualidades, propriedades, características e volume. A umidade interna e a temperatura do ar não são os últimos fatores que impulsionam o processo de decomposição. A decadência da emulsão é avaliada pelo índice de decaimento.

Segundo ele, esta composição é caracterizada da seguinte forma:

  • desintegração rápida - a separação da água imediatamente após a cobertura da superfície preparada para pintura e impregnação com um material de construção;
  • decadência média - a composição é dividida em dois meios separados após a mistura com uma estrutura de pedra;
  • desintegrando-se lentamente - a aglutinação do betume é realizada somente após tocar (e absorver) uma grande área de pedra na estrutura.

É a emulsão mais altamente estável.

De acordo com a composição do aditivo emulsificante, as emulsões betuminosas são subdivididas em catiônicas, aniônicas e não iônicas. Em "emulsões" pastosas, os minerais são usados, nas que contêm polímeros - látex e outros hidrocarbonetos de alto peso molecular. Em poliméricos, por exemplo, pode-se usar látex. A diferença na carga das partículas do surfactante: a "emulsão" pode ser positiva (catiônica) e negativa (aniônica).

A repulsão (de acordo com as leis da eletrostática) de partículas carregadas do mesmo sinal acelera a sedimentação do betume e a separação da água. As formulações de emulsão catiônica funcionam bem com a maioria dos aditivos e aditivos. Ao atingir uma superfície mineral (pedra, tijolo, concreto, etc.), a composição separa a água - o betume adere à superfície pintada. Este fenômeno é chamado de quebra da emulsão. Nas emulsões catiônicas, o betume é liberado devido à reação com o material da superfície a ser revestida, nas emulsões aniônicas devido à evaporação imediata da água.

De acordo com a taxa de decomposição da composição e ação iônica, este material de construção é marcado da seguinte maneira.

EBA-1

Composição aniônica com deterioração rápida. Eles são usados ​​para cuidar de concreto de cimento recentemente colocado e primer de cimento. A segunda aplicação é a aplicação de primer, além da fixação nas superfícies de taludes de solos, alguns tipos de tratamento de superfície.

EBA-2

Esta composição, sendo de decomposição moderada, encontrou aplicação para a preparação de brita preta (obstruída), para o tratamento de misturas altamente porosas feitas à base de carbonatos. A base rodoviária sob a tela está impregnada desta composição.

EBA-3

A composição EBA-3, que se decompõe em água e betume em uma taxa lenta, é usada para a preparação de materiais de construção minerais de emulsão especialmente densos. A composição é misturada com até 2% de cal ou até 3% de cimento. Adequado para fixar areia em movimento, retirar pó de cimento de superfícies, bem como fixar a camada superficial do solo sobre o solo da área cultivada.

Marcas populares

A marca BE líder de hoje é TechnoNicol. Ele é usado como um componente rodoviário e de construção. Além das formulações com as marcações de nomenclatura listadas acima, as empresas russas fornecem BEs sob suas próprias marcas.

Portanto, BE No. 1 da mesma marca é uma composição altamente ecológica.

O representante de materiais de betume ecológicos em uma base de látex de água é a emulsão de betume TekhnoNikol No. 31, cujas características serão discutidas abaixo. Os revestimentos impermeabilizantes, para cuja criação foi utilizado um BE desta empresa, distinguem-se pela resistência ao calor e ao desgaste (não perdem as suas propriedades originais durante muitos anos).

O consumo de BE desta marca por 1 m2 não é superior a 5,7 kg para a cobertura, e não superior a 3,5 kg para cobertura das camadas impermeabilizantes internas. Ele serve como uma espécie de "contato concreto" e corresponde a uma pressão de acordo com GOST não inferior a 4,5 atm. O betume nesta composição é de pelo menos 60%, e a capacidade do litro é 5% mais pesada do que a mesma lata de água. A composição é usada na faixa de temperatura de 5 a 30 graus Celsius durante o revestimento. A empresa "TechnoNikol" conseguiu atingir um período de armazenamento garantido no armazém de pelo menos seis meses.

Entre outras empresas - BitumenTEK, Amdor, B2M e vários similares que produzem uma ampla variedade de materiais de construção betuminosos. Peso específico de um litro (densidade 1 dm3) - 1,05 kg.

Como é diferente do betume?

O betume é simplesmente um material adstringente e impregnante. É aplicado principalmente a quente, na forma fundida. Desvantagem - se aplicado lentamente por mais de um minuto, pode descascar, mesmo quando a superfície é fosca e granulada. A emulsão betuminosa é privada desta capacidade: é levada a um estado utilizável com a ajuda de água e aditivos orgânico-minerais e, no processo de revestimento da superfície preparada para o trabalho, não é necessária pressa especial.

O betume puro para o uso pretendido deve ser aquecido a 100 graus ou mais. É usado em estado fundido para colocar uma estrada sob um novo pavimento asfáltico, impermeabilizando paredes a partir de uma fundação (como parte de um material de cobertura). A dissolução do betume na gasolina, querosene e nafta converte-o em estado líquido. A emulsificação em água usando emulsificantes também pode transformá-la em um material líquido adequado para cobrir a parte interna do telhado e outras estruturas que precisam de proteção contra umidade. A 30 graus, o betume dissolvido desta forma manterá o estado líquido.

O consumo de energia para a preparação e consumo da composição de betume emulsionado é até 50% menor - não requer aquecimento e fusão.

Em contraste com uma composição betuminosa simples, é aplicado às superfícies destinadas a isso, mesmo em clima úmido e úmido. A evaporação da "emulsão" é pelo menos várias vezes menor do que a de um fundido de composição de betume puro. O ganho de resistência do asfalto frio - uma mistura de areia, seixos e emulsão betuminosa (ou uma solução orgânica a partir dela) - ocorre não quando o pavimento recém-colocado esfria, mas devido à volatilização das frações leves do óleo. O que resta é comprimido de forma confiável sob a pele dos transeuntes e as rodas dos carros.

Area de aplicação

BE é usado nessas áreas.

  1. Para ligar cavacos de asfalto, brita, areia e outros aditivos à superfície da estrada. Esta é uma das verdadeiras tecnologias de pavimentação a frio.
  2. Ao cobrir paredes, fundações, áreas cegas, estruturas de suporte de aço (suportes). Após a evaporação da água, a composição protege todas essas superfícies da umidade por muitos anos.
  3. Como camada impermeabilizante para engenharia hidráulica e subterrânea.
  4. Para apertar e segurar solo e areia. A remoção de poeira de estradas e locais também é realizada. Antes de colocar o asfalto, as misturas contendo betume são aplicadas ao leito de pedra britada.
  5. Para reparação parcial de passeios e vias de acesso para diversos fins, zonas de estacionamento. Um exemplo é o derramamento de rachaduras nas estradas.

Todas essas áreas de uso cobrem a construção e reparo de estradas e edifícios.

Ordem de uso

Recomenda-se aplicar o BE de acordo com o seguinte esquema.

  1. Sujeira e restos de revestimento obsoleto e escamoso são removidos da superfície reparada.
  2. Locais rachados e lascados com lacunas de 3 mm ou mais são nivelados por primer.
  3. Os cantos vivos são alisados, arredondados e depois desengordurados com um solvente orgânico.
  4. Cubra a superfície preparada com um primer (composição pré-aplicada). O tempo de secagem é de 1-2 horas.
  5. A primeira camada de BE é aplicada, depois a segunda. Normalmente - não antes de 5 horas, é durante este tempo que o revestimento seca (perde água). Para acelerar o trabalho, use um spray especial.

Todo o trabalho de impermeabilização "faça você mesmo" não demorará mais do que meio dia. O acabamento pode ser concluído imediatamente após este tempo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário