Betume para estradas, grau BND 60/90

Contente
  1. Especificações
  2. Onde é usado?
  3. Como transportar corretamente?

A durabilidade e o uso prático do asfalto endurecido em rodovias, viadutos e ruas dependem significativamente dos parâmetros do material de construção betuminoso. O artigo trata da marca de betume rodoviário BND 60/90, que em grande parte garante a durabilidade do asfalto.

Especificações

O revestimento de estradas de longa duração torna a estrada o mais suscetível a rachaduras possível. Resistência a possíveis deslocamentos que conduzam a fissuras, menor exposição à precipitação e sujidade, resistência ao gelo são os principais parâmetros do asfalto. O enchimento de betume da marca BND 60/90 se encaixa bem nesses requisitos.

É usado em muitas regiões para construir novas estradas e restaurar as existentes.

Para maior clareza, a tabela mostra comparações do BND 60/90 com quatro outras marcas da composição.

Característica

BND de acordo com GOST 22245-90

200 / 300

130 / 200

90 / 130

60 / 90

40 / 60

Punção de amostra com cone (imersão do corpo de teste), mm

a 25 ° С, não pior

20,1-30

13,1-20

9,1-13

6,1-9

4-6

a 0 ° С, não pior

4,5

3,5

2,8

2

1,3

Temperatura, ° C

perda de dureza, não menos

35

40

43

47

51

fragilização, não superior

-20

-18

-17

-15

-12

ignição, não inferior

220

220

230

Alongamento, cm

25 ° С, não mais curto

-

70

65

55

45

0 ° С, não mais curto

20

6

4

3,5

-

Alterando o valor da temperatura de perda de dureza após o aquecimento, 0 ° С, não mais

7

6

5

5

5

Índice de imersão de um corpo cônico em uma amostra

-1,0 a +1,0

Com base nas características apresentadas do betume, a modificação 60/90 ganhou o maior reconhecimento na construção / reparação de estradas.

O fato é que esta marca de betume de petróleo mantém firmemente pedras trituradas, areia e aditivos minerais juntos, eventualmente transformando o asfalto de resfriamento de um revestimento viscoso no qual uma perna ou um pneu cai em uma camada muito dura de lona que serve para 10 ou mais anos. Densidade (peso volumétrico) BND 60/90 - 1032 kg / m3.

Onde é usado?

O betume para estradas BND 60/90 é o principal componente depois da areia e da brita. É utilizado na recuperação e construção de estradas e estacionamentos para todo o tipo de fins. Em vez de betume, você também pode usar cimento - então, em vez de asfalto, resultaria em concreto. Colocando uma proporção de 1: 1 de areia para cimento no concreto, você obteria um revestimento que não é inferior ao asfalto em termos de resistência e durabilidade. Mas essa solução é visivelmente mais cara do que o asfalto, que inclui o betume.

A colocação do asfalto quente e quente e do concreto asfáltico não é completa sem o preparo, distribuição e prensagem da massa pelo rolo, bem como a aplicação final do pavimento sob a área projetada e na faixa de rodagem da faixa de rodagem.

Antes da colocação do novo asfalto, o asfalto antigo é preliminarmente desmontado e removido - ele, por sua vez, é enviado para a construção de estradas provisórias e faixas de rodagem com faixas de tráfego variáveis.

Antes de adicionar betume ao asfalto, os briquetes são limpos da embalagem, quebrados em pedaços, despejados em um recipiente de metal e aquecidos no fogo ou em tanque especial movido a gás. Assim, eles alcançam a fusão completa da composição de betume em um estado líquido e fluido. O betume não deve conter pedras, fragmentos de todos os tipos de materiais recicláveis ​​ou excesso de impurezas, não deve ser espumado.

Se o betume for usado como impermeabilização de edifícios, então, após resfriamento parcial a 80 ° C, um solvente é derramado nele. Depois disso, o master terá apenas 2 minutos para distribuir uniformemente o betume retirado com rolo ou pincel sobre a superfície a ser revestida.

Como transportar corretamente?

O transporte de betume é realizado de acordo com regulamentos particularmente rigorosos. O betume espesso é uma substância combustível e diluído com solventes também é explosivo. Deve ser transportado apenas na forma líquida com aquecimento constante, por exemplo, em caminhão de betume, até o local da pavimentação asfáltica. Se você permitir que esfrie em um tanque, demorará muito para derretê-lo, pois derreter um enorme briquete, que tomou a forma de um tanque, é muito mais difícil do que derreter uma composição de betume picada em pedaços.

O fato é que é mais difícil mexer um briquete derretido do que pedaços que derretem aleatoriamente a uma temperatura elevada.

Para uma manutenção mais econômica da temperatura de amolecimento / derretimento, o tanque pode ser forrado com lã mineral de basalto. Um mecanismo especial funciona dentro do tanque para garantir a mistura da composição. O transporte do betume no frio é realizado com aquecimento constante.

O betume é descarregado através de um tubo separado localizado na parte inferior do caminhão-tanque no local de colocação / reparo. De acordo com a GOST, o caminhão de betume é equipado com uma fita reflexiva, duas válvulas de bloqueio localizadas no tubo de drenagem, uma após a outra. Se um dos guindastes passar o betume (desgaste do tampão), o segundo evitará o derramamento de materiais de construção ao longo da estrada que faz parte da rota do caminhão de betume.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário