Tudo sobre betume de estradas
Na construção, além de cimento, areia e brita, o betume também é amplamente utilizado. Tem bons valores de resistência à água e penetração em materiais de construção a granel, incluindo infiltração em misturas de construção. A sua aplicação é na construção de estradas e privadas.
O que é isso?
Por betume entende-se uma substância densa e viscosa que se assemelha a uma resina em consistência. É transportado na forma de pedaços de diferentes tamanhos - antes do uso, esses fragmentos são derretidos até entrarem no estado líquido. Esse material, além da mistura de asfalto e concreto asfáltico, tem encontrado aplicação como impermeabilizante, por exemplo, entre o piso de concreto (fundação) e a primeira fileira de paredes de tijolos.
Apesar da homogeneidade e aparente simplicidade, o material de construção betuminoso tem uma composição complexa. Normalmente, estes são compostos de hidrocarbonetos nos quais nitrogênio, aditivos de metal e oxigênio podem ser dissolvidos. Mas a composição da substância não para por aí: ela contém um heterogênico. A composição do betume é diversa o suficiente para não nomear imediatamente todas as inclusões presentes nele.
Do que eles são feitos?
O betume artificial é produzido com base no alcatrão - material residual após a quebra (divisão) do óleo. O alcatrão, que é um resíduo de óleo após a liberação de gases, líquidos de densidade variada, que são tais à temperatura ambiente, é submetido a um de três procedimentos.
- Sedimentação de frações pesadas de resíduos de óleo usando pressão reduzida (vácuo). A composição resultante tem fusibilidade e maciez suficientes. A matéria-prima para a produção de betume "a vácuo" é o óleo com alto teor de enxofre e alcatrão.
- O alcatrão é oxidado aquecendo-o a uma temperatura de cerca de 200 graus e soprando-o com ar. Quando o alcatrão aquecido é soprado com oxigênio puro, um material de construção relativamente termoestável é liberado.
- A utilização de destilados com uma composição mista de alcatrão. Este último pode conter alcatrão oxidado e residual em diferentes proporções.
O betume resultante é classificado de acordo com certos critérios. É fornecido na forma de briquetes que podem ser empilhados a baixas temperaturas de armazenamento.
Características das variedades
Ao especificar o tipo ou variedade de betume, as seguintes características são levadas em consideração.
- A densidade, ou gravidade específica do betume, é de 950-1500 kg / m3. O cubo de betume não deve pesar mais que a marca máxima - caso contrário, vale a pena suspeitar da presença de pedras e outros detritos nele. Nem todo betume é mais leve que a água. O peso volumétrico - a massa de um metro cúbico - é determinado pela marca específica do material de construção em questão.
- O ponto de fusão do betume depende da marca. Este parâmetro permite estimar a que temperatura o betume se torna tão líquido que flui como xarope. Mas, ao resfriar o betume derretido de qualquer marca a uma temperatura abaixo de 80 graus, você tem a garantia de obter um ambiente com a densidade do creme de leite da aldeia, que não é mais possível derramar.
Cada tipo e grau de betume determina sua área específica de aplicação. Por exemplo, o betume usado para a fabricação de feltro para telhados (material para telhados) é difícil de usar para construção de estradas - o asfalto pode rachar rapidamente no frio e no calor pode amolecer e se deslocar, dobrando a superfície da estrada, derrubando as ondas sua superfície.
Essa estrada precisa de reparos urgentes.
Natural
Composição betuminosa natural - minerais combustíveis. Especificamente - reagentes naturais incluídos neles. O betume natural é um produto do refino de petróleo pelas forças da natureza.É formado quando um depósito sofreu alterações específicas, por exemplo, durante a oxidação quando reage com os minerais circundantes, ou bactérias extremófilas que podem alterar a composição das frações de óleo entraram no reservatório natural onde o óleo estava localizado.
Para acessar o betume natural, são construídas minas ou pedreiras.
Betume natural - asfalto de origem natural, ozocerite, malte - derivados, cuja fonte são os minerais combustíveis.
Pó de Asfalto
É formado entre rochas, semelhante ao calcário. Ao processar o pó de asfalto, os reagentes necessários são extraídos em uma temperatura diferente da temperatura ambiente.
Artificial
O petróleo, ou betume artificial, é formado apenas durante a destilação do óleo. São utilizados os processos de craqueamento, sedimentação (sedimentação) e oxidação das frações de óleo pesado, de fato, formando óleo combustível (alcatrão).
Alcatroado
As frações do betume - por porcentagem - são calculadas durante a análise química do óleo combustível remanescente após a evaporação dos gases e líquidos que compõem o óleo. A composição do betume alcatroado é um componente importante do asfalto quente e quente, sem o qual é impossível construir (ou reparar) estradas. Outros tipos de materiais de construção betuminosos são obtidos a partir do betume do alcatrão.
De outros
Por exemplo, um composto frio contendo inclusões de polímero adicionais contém borracha fragmentada, plásticos que melhoram suas propriedades e solventes orgânicos de carbono. Um pedaço de betume derretido e amolecido usado para asfalto ou telhados é diluído com aguarrás. Forma-se uma tinta betuminosa que cria um melhor efeito de impermeabilização das paredes do que, por exemplo, a tinta a óleo. Mas os aditivos no betume frio não se limitam apenas ao white spirit.
O betume, que já cumpriu sua pena, se desintegra e é processado, recebendo compostos de hidrocarbonetos voláteis dele, ou carregado com lenha em um forno de pirólise.
Neste último caso, é possível obter muito calor, o que tem aplicação, por exemplo, em termelétricas e caldeiras.
Selos
BND 40/60
Um dos mais fusíveis. Suaviza a 40 graus. Seu uso é limitado pelo fato de que nas regiões do sul da Rússia, mesmo com tempo nublado mas quente, ele está perto de amolecer. É usado principalmente nas latitudes do norte, onde os verões quase nunca são quentes.
É resistente à geada, pode manter suas propriedades no inverno, quase não é suscetível a se quebrar em pedaços e fragmentos.
BND 50/50
Uma composição que amolece apenas a uma temperatura de 50 graus. Isso não é uma superestimação dos requisitos GOST. Na verdade, ele é capaz de aquecer - na composição do asfalto - no calor do verão. Ele adere perfeitamente - esta propriedade é a favor de estradas remendadas, para o re-assentamento completo dos quais os fundos do orçamento local ou federal ainda não foram alocados na íntegra.
Quando uma peça é instalada em uma superfície plana, essa substância se espalha em uma poça uniforme. Isso torna possível obter uma camada uniforme sem alterações indesejadas.
BND 70/100
Para amolecer, esse tipo de betume deve ser aquecido a 72 graus. Difere em alta adesão. É usado para a liberação de material de cobertura. É possível usar a composição como camada inferior ou superior de asfalto - eles, por exemplo, regam asfalto velho antes de colocar um novo, caso a estrada precise ser elevada em 10 centímetros ou mais. A quebra do asfalto produz fragmentos que não levantam poeira da estrada quando são removidos.
Essa marca, devido ao aumento da temperatura de amolecimento, tem predisposição à formação de trincas no asfalto, sendo que no frio esse revestimento duro trinca mais rápido.
BND-90/130
Aquece até 90 graus, o que se refere a ele como um reagente para asfalto quente. Romper o asfalto com esse betume é mais complicado, mas sob a ação de uma marreta ou de um batente, a superfície da estrada se desintegra em fragmentos.
Em sua forma pura, a composição quebrada dessa marca tem chips brilhantes e lustrosos.
Formulários
Plasticidade, boa adesão, insensibilidade ao congelamento - aqui o betume é indispensável para a impermeabilização de estradas (e na construção de estradas em geral), edifícios, estruturas e estruturas. Os materiais de construção betuminosos são difíceis de danificar.
BND - betume para estradas de petróleo - o material mais barato. Telhados betuminosos e paredes e fundações à prova d'água são uma ótima maneira de proteger um edifício da umidade (solo úmido e precipitação). O papel para telhados acima mencionado, bem como o hydrostekloizol são exemplos disso. As mastics contendo betume são produzidas a partir de uma mistura de betume-borracha, látex, uretano, acrílico - são utilizadas como camada de impermeabilização para telhados. Com eles, o vazamento no telhado e tetos é completamente excluído.
Se nos voltarmos para os monumentos históricos e estruturas encontradas durante as escavações, então, já nos tempos antigos, o betume era usado na construção de edifícios e estruturas para diversos fins.
Termos de uso
Trabalhar com betume requer aderência a um determinado estágio de trabalho - aquecimento, adição de aditivos e mistura completa. Após preparação exaustiva, a composição resultante é aplicada à superfície que necessita desse revestimento.
O aquecimento é realizado em fundições de betume. A opção mais simples é derreter o betume em barris sobre o fogo. Recomenda-se começar a mexer o betume após o amolecimento para que não queime e não se decomponha. O assobio e a formação de espuma da composição quando aquecida são uma manifestação natural das propriedades do betume. O betume totalmente fundido tem uma superfície lisa e brilhante que reflete a luz incidente.
O aparecimento de fumaça acre de ar é sinal do início da decomposição da composição betuminosa, enquanto a fumaça torna-se cáustica, com palheta amarelo-esverdeada. É inaceitável superaquecer o betume para as camadas de impermeabilização - após o resfriamento, devido ao início da decomposição, ele irá rachar. Ao aquecer, é necessário manter uma folha de compensado a uma curta distância - se o betume pegar fogo, cobrir o gargalo do tanque bloqueará o acesso de oxigênio e a chama se apagará imediatamente.
Ao adicionar diluente, escolha gasolina ou aguarrás. Se o betume for superaquecido a uma temperatura acima de 160 graus, pode-se usar querosene. Quanto mais pesada e espessa a fração, mais betume superaquecido você pode adicionar sem medo de evaporar antes do tempo, sem ter tempo para liquefazer a composição.
Deve haver mais betume do que solvente: 30 ou 50 por cento do aditivo solvente. O betume é aquecido com um solvente separadamente - isso excluirá a ignição espontânea.
Com um grande volume de mistura de betume, o solvente é derramado no betume. As pequenas coisas são diferentes.
O processo de enchimento de ligantes - misturas contendo betume - leva em consideração a velocidade de endurecimento do material de construção. Ao transferir o betume para a superfície a ser revestida, o mestre será confrontado com o fato de que sua camada engrossa e seca após 2 minutos, e o nivelamento posterior da parede ou piso se tornará impossível. A superfície é pré-tratada com um primer betuminoso. Este último endurece significativamente mais do que a composição betuminosa principal, o que significa que é permitido o uso de uma escova ou rolo. Ao aplicar uma camada espessa de betume, por exemplo, um esfregão, bem embrulhado em um pano, é usado.
A taxa de consumo de betume varia de acordo com a natureza do trabalho. Para impermeabilização - máximo 2 kg por 1m2. Espessura do revestimento - não mais do que 2 mm. Uma camada fina permite que a água passe, uma camada espessa racha mais rápido. Para estradas e calçadas - até 3 kg / m2. Se derramado, o betume endurece por mais tempo e, com o calor, torna-se viscoso. Uma camada menor não dará boa resistência. A impregnação de asfalto (ou concreto asfáltico) pode exigir até 1 kg por 1 m2.
Você pode ver como o asfalto é colocado no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.