Como limpar manchas de betume de diferentes superfícies?

Contente
  1. Características da poluição
  2. Os melhores limpadores de manchas
  3. Medidas de precaução

Os contaminantes à base de resina são considerados um dos mais difíceis de remover, nesse sentido, a questão de como lavar o betume pode ser classificada como muito relevante. Na verdade, ferramentas para removê-lo das mãos, patas de cachorro e outras superfícies estão prontamente disponíveis e são bem conhecidas pela maioria das pessoas. Uma visão geral dos melhores limpadores de manchas de betume o ajudará a encontrar a opção certa.

Características da poluição

Manchas betuminosas são contaminantes que se instalam na superfície da pele, roupas e sapatos, na carroceria do carro e em outras superfícies. Eles contêm compostos químicos complexos que mudam seu estado de agregação sob certas condições. Quando aquecido, o betume de estradas ou construção torna-se macio e pegajoso e, às vezes, flui e se espalha facilmente. Não é de estranhar que, com o início da estação quente, o problema da poluição com esta substância se torne muito urgente.

A principal dificuldade na remoção de manchas betuminosas é que são insolúveis em água. A lavagem ou lavagem rotineira das superfícies não eliminará a massa preta pegajosa. Eles podem ser completamente dissolvidos apenas com a ajuda de substâncias orgânicas de certos grupos. Eles são usados ​​por fabricantes de produtos químicos domésticos e industriais em seus produtos.

Uma característica das manchas betuminosas pode ser chamada de transferência para outras superfícies. O asfalto recém-colocado ou reparado é geralmente uma fonte de poluição.

É importante lembrar que essas manchas não podem ser ignoradas. Será muito mais fácil remover o betume mole ou líquido do que a massa endurecida da substância.

Os melhores limpadores de manchas

Um limpador universal, com o qual você pode remover facilmente o betume de qualquer superfície da casa, até que seja inventado. É por isso que em cada caso o solvente deve ser selecionado individualmente. A classificação dos melhores times também varia dependendo de sua finalidade.

Da pele

Lave acidentalmente atingindo o betume do corpo ou das mãos, das patas de um cachorro com sabão comum não funcionará. A atividade química dos álcalis simplesmente não é suficiente para neutralizar os compostos resinosos. Nesse caso, você deve usar solventes orgânicos especializados vendidos em lojas de ferragens. Entre as formulações mais eficazes são frequentemente mencionados os "Nefras", álcool branco, combustível diesel. Os resultados mais rápidos são obtidos com sprays prontos e líquidos destinados à limpeza local dessas manchas do carro.

Os animais também costumam cair no betume e armadilhas resinosas aguardam os animais de estimação nos lugares mais inesperados. Para um cão ou gato, a exposição prolongada a um produto químico corrosivo é um perigo sério. Eles podem sofrer queimaduras químicas, morrer. É por isso que você não deve hesitar em remover a substância do pelo e da pele do animal. Para tais casos, existem várias ferramentas que resistiram ao teste do tempo.

  1. Óleo vegetal não refinado. O processo de remoção de contaminantes, neste caso, será longo, mas eficaz. Será possível banhar o animal com água e shampoo no máximo em um dia.

  2. Crista. A remoção mecânica ajudará se houver relativamente pouca contaminação. Nesse caso, o animal é penteado até que as manchas desapareçam completamente.

  3. Detergentes espessos para a louça. Eles só podem ser usados ​​nas patas, abdômen e costas.Evite o contato do produto com os olhos, nariz, boca do animal.

Você também pode tentar limpar com álcool branco ou removedores de esmalte sem acetona. Mas os danos e benefícios de tais procedimentos devem ser avaliados com antecedência.

De roupas e sapatos

Se o betume entrar em contato com produtos têxteis, de lã ou de couro, não será tão fácil removê-lo. O primeiro passo é remover mecanicamente todas as substâncias que podem ser processadas do tecido. Isso pode ser feito com uma faca afiada ou outro instrumento semelhante. É importante não danificar a própria estrutura das fibras - você terá que agir com muito cuidado. O pré-congelamento do item ajudará a simplificar a raspagem.

É impossível simplesmente remover manchas betuminosas de roupas ou sapatos. Mas eles podem ser removidos com agentes de limpeza especiais. Recomenda-se aplicar uma solução com sabão em torno da área do problema. Isso impedirá a propagação da contaminação.

Não são produzidos agentes especiais de combate ao alcatrão em roupas e calçados. Eles são substituídos com sucesso por produtos químicos em aerossóis de departamentos de química automotiva. Vários produtos são considerados seguros para têxteis e couro.

  1. Super Degreaser. Esta formulação tem funcionado bem para remover manchas de materiais naturais. É adequado para denim, algodão e tecidos mistos. É necessário aplicar a composição por apenas 5 minutos. Depois, você pode remover a resina solta com um cotonete e mandar para lavar.

  2. Removedor de alcatrão. Este limpador pouco difere da primeira opção. Também é indicado para uso tópico, aplicado na mancha por um tempo e depois removido. Vários tratamentos podem ser necessários se a contaminação for antiga.

  3. Eltrans. É um limpador em aerossol tão fácil de aplicar quanto possível. É imperativo sacudir o balão primeiro. O agente pulverizado é mantido na área tratada por cerca de 10 minutos, depois removido com uma esponja.

Também vale a pena dar uma olhada em receitas folclóricas populares de purificadores. Pequenas manchas frescas podem ser facilmente removidas com leite ou manteiga. O componente gorduroso é esfregado até que os vestígios de escuridão sejam completamente eliminados. Em alguns casos, embeber as coisas em uma solução de 30 g de soda cáustica e 1 litro de água funciona bem. Você também pode usar qualquer solvente orgânico disponível.

Do carro

Encontrar um composto adequado para remover manchas de betume de pneus, cavas das rodas e guarda-lamas, dos discos e da carroceria é bastante fácil. Existem shampoos especiais à venda que permitem que você se livre rapidamente da sujeira fresca. Eles podem ser usados ​​para remover resinas não curadas. Nos casos em que as gotas e listras pretas endureceram, será muito mais difícil limpar a superfície.

Entre os limpadores industriais para combater os traços antigos de betume, os motoristas distinguem alguns tipos de produtos.

  1. "RiMET". A ferramenta lida não apenas com resinas, mas também com vestígios de insetos. Vendido como spray local. Basta aplicar a composição na superfície por 2-3 minutos e, em seguida, enxugar com um pano ou pano macio.

  2. LAVR. A formulação líquida em um frasco de spray de plástico é conveniente para aplicação local. O produto não estraga tintas, revestimentos de vinil. Você pode lavar seus vestígios após o processamento com água pura.

  3. Doctor WAX. A composição na forma de um líquido é pulverizada por meio de um bico especial no gargalo da garrafa. A mistura tem uma consistência bastante espessa, lembrando um esmalte. Dissolve fácil e rapidamente contaminantes corporais específicos.

Também vale a pena dar uma olhada nos remédios "populares" contra manchas betuminosas. Por exemplo, o fluido WD-40 remove facilmente vestígios recentes de tais substâncias. Você também pode usar óleo diesel ou querosene, mas depois de usá-los, será necessário remover manchas de gordura das superfícies.

Especialistas experientes em reparos corporais recomendam experimentar, nesses casos, o "anti-silicone" usado antes da pintura. Dissolve facilmente qualquer matéria orgânica.

De outras superfícies

Manchas betuminosas nas superfícies de materiais e estruturas de construção ou acabamento nem sempre aparecem por acidente. Às vezes, esta substância é usada como um elemento de proteção à prova d'água ou anticorrosão. Nesse caso, é necessário remover o revestimento para aplicar uma nova camada ou trocá-lo por outra composição. Além disso, a mástique à base de betume pode entrar acidentalmente nos materiais de acabamento. Nesse caso, o principal é evitar que ele corroa sua estrutura.

Você tem que trabalhar com diferentes tipos de materiais do seu próprio jeito.

  1. Ao processar concreto, especialmente se a área de contaminação for grande, você pode remover o revestimento resinoso com um esmeril. A trituração é realizada repetidamente até que a película negra seja completamente libertada da pedra artificial. A remoção química por conta própria não é recomendada, uma vez que as composições para ele contêm compostos extremamente tóxicos de dissulfeto de carbono, benzeno e outras substâncias perigosas.

  2. Remover gotas e gotas pretas do metal também é bastante simples. Este material se presta bem ao processamento com solventes orgânicos. Se houver composição de tinta e verniz na superfície, vale considerar que também pode sofrer.

  3. O surgimento de materiais de acabamento modernos só aumenta os problemas se eles entrarem em contato com o betume e seus derivados. Do plástico em forma de painéis nas paredes, do laminado no chão, é estritamente proibido remover estrias ou manchas de resina por meios mecânicos. Experimentar solventes orgânicos também não vale a pena. É melhor pegar composições prontas de concessionárias de automóveis.

  4. Por outro lado, essa contaminação pode ser simplesmente raspada dos ladrilhos de cerâmica - não vai sofrer.

  5. As manchas de betume são geralmente removidas da borracha com óleo diesel ou querosene. Nesse caso, é necessário observar os cuidados ao trabalhar com líquidos inflamáveis.

Todas essas recomendações devem ser levadas em consideração antes de iniciar a purificação de contaminantes à base de betume.

Medidas de precaução

Ao trabalhar com agentes de limpeza para remover manchas de betume, é imperativo seguir as regras de segurança recomendadas pelos fabricantes. As soluções corrosivas podem exigir o uso de um respirador de construção, luvas de proteção e óculos de proteção.

Além disso, é imperativo lembrar que você não deve entrar em contato com a substância resinosa removida - se entrar em contato com a pele, pode causar uma reação alérgica.

Quando se trata da carroceria do carro, existe uma ampla gama de medidas preventivas para evitar o aparecimento desses contaminantes específicos em sua superfície. Basta seguir uma série de recomendações.

  1. Não dirija em asfalto recém-pavimentado. Na ausência dessa oportunidade, atravesse a área problemática a uma velocidade de no máximo 50 km / h.

  2. Evite direção ativa ao dirigir em asfalto macio.

  3. Mantenha um intervalo de pelo menos 2 metros de outros usuários da estrada.

  4. Evite seguir veículos transportando betume.

  5. Use um polidor de cera protetora para o corpo. As substâncias resinosas são removidas com muito mais facilidade.

  6. Óptica frontal escurecida. O filme é mais fácil de substituir do que o vidro.

  7. Aplique um tratamento anti-cascalho nas partes mais vulneráveis ​​do corpo.

Os cuidados ao remover manchas de betume de uma carroceria incluem a remoção obrigatória de quaisquer outros contaminantes. Uma reação química com sujeira e depósitos de gordura podem ficar fora de controle. Também vale a pena verificar com antecedência se o agente de limpeza é compatível com um tipo específico de pintura.

Como limpar o betume do carro, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário