Variedades de armários secos para chalés de verão e sua escolha

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Critérios de escolha
  5. Instalação e manutenção

Um armário seco para uma residência de verão é uma solução ideal que permite fornecer um nível bastante elevado de saneamento durante as férias no campo. As vantagens de tais sistemas superam significativamente as desvantagens, a instalação e a manutenção levam um mínimo de tempo e a classificação dos modelos prontos para uso resolve facilmente os problemas de escolha no momento da compra. Uma visão geral dos sistemas disponíveis para a criação de uma latrina no local ajudará a entender qual armário seco do país é melhor escolher e como suas diferentes opções funcionam.

Vantagens e desvantagens

Escolhendo um armário seco para uma residência de verão, você pode resolver a maioria dos problemas relacionados à manutenção de um alto nível de higiene no banheiro. Independentemente de ser um modelo de turfa ou uma versão do tipo líquido, eles sempre apresentam um certo conjunto de vantagens e desvantagens. As vantagens óbvias incluem o seguinte.

  1. A comodidade de uso. O conforto de usar o banheiro é significativamente aumentado, especialmente para idosos e crianças.
  2. Nível de saneamento. Armários secos são fáceis de manter. Eles têm elementos de construção laváveis.
  3. A possibilidade de uso sazonal. Este ponto é especialmente relevante para opções de turfa, uma vez que em baixas temperaturas suas vantagens biológicas são reduzidas a zero: bactérias benéficas não se multiplicam.
  4. Sem restrições de localização. Você pode fazer um banheiro dentro de uma casa de campo ou em um prédio separado.
  5. Possibilidade de posterior aproveitamento de resíduos na produção de composto.
  6. Esvaziamento raro. Em caso de uso irregular, o tanque deve ser limpo 2 a 3 vezes por mês.
  7. Escolha de opções fixas e móveis.

Certos tipos de armários secos têm desvantagens. Isso inclui a necessidade de compra de consumíveis e custos de eletricidade em alguns modelos. Além disso, o descarte de resíduos pode exigir algum esforço físico. Os modelos de turfa não removem completamente o cheiro.

Visualizações

O princípio de funcionamento de cada tipo de WC para uma residência de verão tem características próprias.... Algumas pessoas preferem opções estacionárias com bombeamento, inodoro, descarga, mais semelhantes às usadas em apartamentos na cidade. Outros são modelos portáteis mais convenientes, guardados para armazenamento no inverno, ou modelos de plástico para crianças.

Um armário seco de jardim também é seco, com conteúdos de enchimento que absorvem odores. Cada variedade é organizada e funciona à sua maneira, por isso vale a pena estudar desde o início o que são os banheiros do país, considerando suas características.

Líquido

Esta categoria inclui armários secos portáteis que não precisam de comunicação constante. Eles têm uma estrutura simples com cinco partes principais.

  1. Recipiente de fezes. Este tanque pode conter 12-24 litros de resíduos.
  2. Tanque de água limpa... É projetado para 15 litros de líquido e está equipado com dispositivo de descarga com sistema dosador. Líquidos sanitários especiais são despejados neste tanque.
  3. Indicador completo. É necessário limpar o tanque inferior a tempo.
  4. Assento e cobertura. Eles são semelhantes aos acessórios de encanamento comuns.
  5. Válvula de controle para separar diferentes frações.

Esses armários secos não requerem ventilação ou outras comunicações. O tanque de água é enchido manualmente. Armários secos com líquidos são adequados para instalação interna, não deixam odor.Uma solução especial que recicla os resíduos também é despejada na parte inferior do contêiner. São ecologicamente corretos - com possibilidade de disposição em pilha de compostagem, em embalagens verde e azul, e também à base de formol. A segunda opção requer a conexão do armário seco à rede de esgoto central, uma vez que tais soluções são tóxicas ao meio ambiente.

Turfa

Exteriormente, este tipo de armário seco pode parecer um banheiro comum do interior com um recipiente de lixo dentro e um tanque de armazenamento. Mas, em vez de um sistema de descarga, há um reservatório com aterro seco - turfa finamente moída. Historicamente, esses banheiros eram chamados de armários de pó e foram inventados nos países europeus há vários séculos. Seu projeto inclui um tubo de ventilação para evitar a estagnação dos gases evaporados dentro da sala. Deve ser reto, com pelo menos 2 m de altura se for usado apenas calado natural.

Os banheiros de turfa geralmente têm um dispositivo especial com o qual você pode preencher uma quantidade medida de uma substância em pó depois de usar o banheiro para o fim a que se destina. Essas estruturas têm uma grande vantagem - segurança ambiental. A turfa lida com sucesso com a desodorização do banheiro do país e também absorve a umidade, reduzindo o volume do conteúdo do tanque e seca as fezes. Nesses modelos, a separação dos resíduos é feita entre si, enquanto o líquido é drenado para o reservatório por meio de uma mangueira. Resíduos de turfa descartados são mantidos na pilha de composto por pelo menos 2 anos.

Elétrico

O modelo mais caro do mercado. Raramente são instalados em casas de campo, requerem conexão para comunicações. Nesses projetos, o tanque inferior tem uma separação que permite classificar imediatamente as diferentes frações sem misturá-las. As fezes entram em uma câmara especial, onde são secas e destruídas em alta temperatura. Os resíduos líquidos são descarregados no sistema de tubulação e, em seguida, no reservatório de esgoto.

Alguns armários secos funcionam com um princípio diferente. Eles evaporam completamente a umidade dos resíduos que entram no tanque de resíduos. As massas restantes são preenchidas com uma composição especial do dispensador. Os excrementos ocupam um espaço mínimo e não requerem descarte frequente.

Os armários elétricos secos são limpos apenas algumas vezes por ano. Eles são ecológicos e não requerem a compra de consumíveis caros. Armários secos elétricos são baratos para manter, mas no estágio inicial eles precisam ser conectados ao sistema de energia, ventilação e esgoto.

Além disso, em caso de queda de energia, não será possível usar o banheiro para o fim a que se destina.

Avaliação das melhores modelos

As classificações dos armários secos do país são tradicionalmente compiladas com base nas avaliações dos clientes, bem como comparando as características de modelos específicos... A opção barata nem sempre é pior do que a cara. Para entender quais modelos modernos merecem estar no topo, uma revisão do mercado de armários secos ajudará.

Turfa

Ecológico, acessível, mas não muito espetacular na aparência - é assim que os modelos de turfeiras de banheiros rurais podem ser caracterizados. Seu custo depende diretamente do tamanho do tanque de armazenamento e de seu projeto. É por isso que os custos de aquisição de tudo o que você precisa no início podem ser impressionantes. As propostas dignas de nota nesta categoria incluem as seguintes.

  • Piteco 905. O líder claro na classificação em termos de design e mão de obra. Um tanque de armazenamento de 120 litros com rodízios é suficiente para uma família de 2 a 3 pessoas durante todo o verão. O modelo é muito fácil de usar, a turfa é alimentada pressionando a alavanca. Este modelo custa cerca de 11.000 rublos.
  • Biolan Biolan Eco... Armário seco de grande formato com enchimento de turfa, corpo inteiriço, com assento e tampo com tampa. Uma mangueira de drenagem é conectada ao recipiente para drenar a água. O restante dos resíduos pode acumular até 200 litros. Esvaziar o recipiente pode ser difícil.
  • "Tandem Compact-Eco"... Um armário seco de produção russa com design agradável e dimensões compactas, feito de poliestireno higiênico. No interior existe um separador com tubo de drenagem de líquidos e compartimento para fezes. O sistema de ventilação possui grande diâmetro, o que garante a comodidade na remoção dos odores excessivos. O tanque de armazenamento de 60 litros requer um transporte manual, não está equipado com rodízios.

Modelos líquidos

Nesta categoria, os líderes de mercado são marcas europeias da Itália, Alemanha e outros países. A ênfase principal é colocada na compactação, mobilidade e facilidade de manutenção. As seguintes opções estão entre os melhores modelos de sua classe.

  • Thetford Porta Potti 565E. Sanita portátil ultracompacta com design elegante, a embalagem pesa apenas 5,5 kg. O modelo é equipado com bomba elétrica alimentada por bateria, indicador de enchimento do recipiente e é fácil de usar. O tanque inferior tem capacidade para 21 litros. Essa construção custa cerca de 15.000 rublos.
  • Equipamento de saneamento limitado Sr. Little Ideal 24. Este modelo é visivelmente inferior ao líder em design, mas é capaz de suportar mais peso do usuário. O tanque inferior de 24 litros não precisa ser esvaziado mais de uma vez por semana, é projetado para uma família de até 4 pessoas. O projeto utiliza uma bomba manual de pistão, o que dificulta o uso independente deste modelo por crianças e idosos. O custo do kit é de cerca de 8.000 rublos.
  • Bioforce Compact WC 12-20VD. Um vaso sanitário universal feito de plástico bege durável, tem um design agradável e um preço acessível - pouco mais de 5.500 rublos. Todo o conjunto pesa cerca de 6 kg, os pequenos volumes dos tanques facilitam a manutenção. Esta é uma boa escolha para a maioria dos chalés de verão, onde o número de usuários regulares do banheiro não excede 1-2 pessoas.

O mecanismo de descarga do pistão não deixa “pontos cegos” dentro do vaso sanitário.

Elétrico

Armários secos deste tipo são caros, o custo médio de um conjunto começa em 55.000 rublos e pode chegar a 200.000 e mais. A maioria dos fabricantes está sediada na Itália e em outros países da UE. Nestes modelos, a aparência pouco difere do equipamento de encanamento clássico, eles se encaixam bem no interior de uma casa de campo com residência sazonal ou permanente. Os armários secos permitem resolver rápida e facilmente o problema da eliminação de resíduos.

Entre os modelos que se destacam nesta categoria, há dois.

  • BioLet 65... Modelo funcional com descarga de urina centralizada. O armário seco pesa apenas 35 kg, a tigela tem 50 cm de altura, o que é confortável para o plantio.As massas fecais são drenadas por um compressor, depois são trituradas para compostagem, os resíduos líquidos são despejados no sistema de drenagem. O modelo possui baixo consumo de energia.
  • Separett Villa 9020. Um modelo de gama média pesando apenas 13 kg. Os resíduos no processo de entrada são separados, o líquido é descarregado na drenagem, as frações sólidas são secas. O modelo conta com excelentes equipamentos, tem até cadeira de criança. O esvaziamento do recipiente não é necessário mais do que 6 vezes por ano.

Armários secos fixos elétricos exigem custos significativos no estágio inicial, mas no futuro eles demonstram alta compatibilidade ambiental e eficiência energética. É a melhor opção para residências.

Critérios de escolha

Escolher um armário seco adequado para uma residência de verão não é tão difícil. Na maioria dos casos, é muito fácil avaliar corretamente um modelo específico de acordo com os critérios principais.

  • Mobilidade... O método de instalação - estacionário ou móvel - é determinado pela disponibilidade de comunicações e outros fatores. Por exemplo, em uma casa sem aquecimento com vida sazonal, é melhor comprar um armário seco compacto do tipo líquido. É mais móvel, depois de esvaziado pode ser guardado até a primavera. É melhor instalar imediatamente um modelo estacionário em uma dacha com uma visita durante todo o ano.
  • Despesas... Os armários secos mais caros são elétricos. Modelos de turfa e líquido no estágio inicial são bastante comparáveis ​​em preço.Mas em serviço, a segunda opção é claramente mais cara devido à compra de consumíveis para o enchimento de recipientes.
  • Tipo de construção. Os armários secos de turfa são os mais simples, mas requerem uma saída para ventilação, natural ou forçada. Os modelos elétricos também são bastante difíceis de conectar. Nem sempre há esgoto completo e abastecimento de energia no país, organizado de forma ininterrupta.
  • Frequência de limpeza. Um grande tanque de vaso sanitário de turfa vai conter muito lixo, mas depois terá que ser esvaziado - é melhor pegar um modelo sobre rodas e colocar o próprio banheiro perto da fossa. Com o uso ativo, as opções líquidas são limpas 2 a 3 vezes por semana. Os armários secos mais raramente esvaziados são elétricos. Eles são adequados até mesmo para pessoas idosas que não podem levantar tanques pesados.
  • Segurança ecológica... Aqui, os armários secos à base de turfa são claramente preferíveis, uma vez que não prejudicam o meio ambiente. Esta é a melhor opção para os veranistas habituados a fertilizar o jardim com matéria orgânica. Nas versões líquidas, apenas certos tipos de resíduos podem ser despejados no composto. Na elétrica, dependendo do método de disposição das fezes, os fertilizantes são obtidos na forma de cinzas ou de mistura pulverulenta, não são tantos, mas o consumo de energia desses modelos dificilmente pode ser chamado de econômico.
  • Dimensões (editar)... O tamanho do armário seco é importante se houver problemas com o espaço livre dentro da casa de campo. Você pode escolher a opção mais conveniente se decidir com antecedência o local da instalação.
  • Possibilidade de transporte e armazenamento... Se você planeja tirar o banheiro da dacha no inverno, modelos de líquidos móveis que cabem facilmente no porta-malas de um carro são adequados. As opções de turfa de grande porte terão que ser transportadas em veículos especiais. Eles precisarão de conservação para o inverno. Se você deixar um banheiro assim no frio, ele pode rachar e quebrar.
  • Equipamento... Os sanitários líquidos são frequentemente complementados por cubículos que podem até ser instalados “em campo limpo”. É uma boa opção para estaleiros de construção. Os restantes modelos requerem a construção de um canteiro próprio para a sua instalação, com fornecimento de comunicações e suportes para um tanque de armazenamento (em turfa).

As mangueiras e acessórios nem sempre estão incluídos no kit, e é bastante difícil encontrar um substituto para eles, portanto, preste atenção à sua disponibilidade.

Atendendo a estas recomendações, pode facilmente selecionar e comprar armários secos para uma residência de verão, tendo em conta as necessidades de uma determinada família, os desejos dos proprietários.

Instalação e manutenção

A instalação de um armário seco de turfa geralmente não causa dificuldades, mas com os modelos de líquidos mais populares entre os residentes de verão, podem surgir dificuldades. Você pode instalar e montar essa estrutura, mesmo em um edifício residencial. Não requer conexão com o sistema de ventilação.

Basta montar todas as partes da estrutura. Neste caso, as normas de segurança sanitária não precisam ser levadas em consideração, e a escolha do local de instalação será limitada apenas pelas preferências do próprio proprietário.

O procedimento para preparar esse armário seco para operação consistirá em 4 etapas.

  1. Montagem da estrutura levando em consideração as recomendações do fabricante... O pedido pode variar dependendo do modelo.
  2. Destacando o topo... Geralmente é corrigido com um botão. Um clique é suficiente para desconectar os elementos.
  3. Encher o reservatório com um líquido especial junto com água... Ações semelhantes são realizadas com a parte inferior do contêiner. Cada tanque usa um tipo diferente de fluido.
  4. Montagem da estrutura.

Depois disso, o armário seco está completamente pronto para uso. Ao pressionar uma alavanca ou botão especial, você pode descarregar. Quando a válvula é aberta, o resíduo é enviado para um recipiente com uma solução de processamento. O líquido é dosado em porções. Depois disso, a válvula é fechada.

O cuidado subsequente com um armário seco do tipo líquido também não é difícil. Basta monitorar o nível de água na válvula - deve ser de pelo menos 1 cm.

Nesse caso, funcionará como um selo d'água, evitando que os odores saiam. Após esvaziar o recipiente, ele é lavado a cada vez e, em seguida, novos componentes são despejados.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário