O que são armários secos e como escolhê-los?
A falta de um sistema de esgoto central não deve se tornar um obstáculo para um descanso confortável no campo ou em qualquer outro lugar distante dos benefícios da civilização. Neste caso, armários secos compactos ajudarão a criar todas as condições sanitárias necessárias. No artigo, vamos considerar o que é, como eles se parecem, o que são, quais são suas características de desempenho.
O que é isso?
Existem três maneiras de equipar um banheiro em casas de campo. O primeiro é estruturado como esgoto autônomo - é um sistema de limpeza local. Esse minibanco é higiênico, eficaz, mas sua colocação em relação a um prédio residencial, a cerca de um terreno vizinho e uma fonte de água é estritamente padronizada. Além disso, esse equipamento não é barato.
A segunda opção é tanque de armazenamento ou, como dizem as pessoas, uma fossa... No entanto, ele precisa ser bombeado freqüentemente. Também pode exalar um odor desagradável. A solução mais moderna é um armário a seco.
Um armário seco tradicional é uma estrutura técnico-sanitária. Seu princípio de funcionamento é baseado na decomposição natural de fezes e outros dejetos humanos. Esse processo é muitas vezes acelerado devido ao uso de componentes naturais, químicos e biológicos. A maioria dos dispositivos modernos inclui ventilação e secagem artificial.
Armários secos são compactos ao contrário de outras opções... Este dispositivo técnico não requer conexão com o sistema de abastecimento de água e esgoto. Portanto, pode ser utilizado em qualquer área livre, independentemente da localização de edifícios residenciais e áreas de captação de água.
Para o processamento de excrementos, são utilizados ingredientes naturais e reagentes químicos.
Eles são baseados em uma das seguintes substâncias.
-
Turfa - este ingrediente tem a propriedade de absorver meios líquidos e sujeitar as fezes à mineralização.
-
Composto - está localizado na cisterna do armário seco. Funciona da mesma forma que uma pilha de compostagem.
-
Serragem - na forma pura, raramente são usados, na maioria das vezes trabalham junto com a turfa.
-
Pós a granel - uma mistura que absorve líquido e desencadeia a transformação de excrementos em meio líquido. Projetado especificamente para armários secos móveis.
-
Microflora - preparações líquidas com alta concentração de bactérias. Suas atividades são voltadas para a destinação de resíduos.
-
Bioenzimas - preparações líquidas à base de enzimas. Estimula o processamento de dejetos humanos em líquidos seguros e sem odores que podem ser usados como fertilizante orgânico no jardim.
Os armários secos podem ter designs diferentes. Eles têm alguns tanques de qualquer maneira. O superior é diretamente um vaso sanitário, no inferior as fezes são coletadas e processadas.
Existem duas categorias desses dispositivos - móveis e fixos. Os primeiros, via de regra, possuem dimensões pequenas, portanto, não causam dificuldades durante a instalação e transporte. Esses dispositivos podem ser levados com você em longas viagens à natureza. O segundo grupo é representado pelos estandes de armários a seco. Estão equipados com um contentor amovível, que se renova à medida que vai enchendo.
Visualizações
Dependendo da tecnologia de processamento de excrementos humanos, existem 3 tipos principais de armários secos.
Compostagem
Esses armários secos podem ser chamados de versões modernas de armários, nos quais os dejetos humanos eram abundantemente borrifados com turfa e depois transferidos para um tanque de armazenamento. Os orgânicos lançaram o processamento, bem como a separação das fezes em meio sólido e líquido. Os armários secos, ao contrário de seus antecessores distantes, são preenchidos com uma mistura bioativa à base de turfa ou uma mistura de turfa com serragem, a decomposição neles é muito mais rápida e eficiente.
Os resíduos densos após o processamento são enviados para uma fossa de compostagem e, após 2-3 anos, fertilizantes orgânicos nutritivos para os jardins são obtidos a partir deles. A fase líquida é altamente purificada, por isso pode ser descarregada com segurança no sistema de irrigação. Também existe uma fase gasosa. A este respeito, o tanque inferior é um recipiente selado com grande capacidade. Possui um par de torneiras - uma é responsável pela drenagem, a segunda é conectada ao duto de ventilação.
Os fabricantes modernos oferecem armários secos para instalação em uma estrutura separada em uma base colunar ou rosqueada, caso em que o tanque de armazenamento de um mini-banheiro está localizado no subcampo.
Prós:
-
simplicidade do dispositivo;
-
com uma capacidade significativa do tanque inferior, a limpeza frequente dos resíduos sólidos não será necessária;
-
preço acessível dos reagentes;
-
respeito pelo meio ambiente, possibilidade de aproveitamento de resíduos na jardinagem.
Desvantagens:
-
estacionariedade;
-
a necessidade de alocação de chaminé de ventilação;
-
para produtos com aumento de produtividade, a área de localização e o plano de movimentação do tanque inferior devem ser criteriosamente selecionados;
-
com um afluxo significativo de visitantes, o reaterro de turfa nem sempre lida com a absorção de matéria orgânica com o tempo.
Líquido
Existem dois tipos de reagentes líquidos que interagem com as fezes.
Formaldeído - suspender completamente o curso de biodegradação, neutralizar as bactérias, cuja atividade leva ao aparecimento de mau cheiro. A formalina é um poderoso anti-séptico que destrói completamente todas as coisas vivas. Porém, os produtos de seu processamento são classificados como substâncias tóxicas, portanto, só podem ser descartados no esgoto municipal. Sua remoção para tanques de sedimentação, plantas de filtração e estruturas de compostagem é inaceitável.
Na falta de acesso ao sistema de esgoto municipal, o tanque cheio é entregue a serviços especiais que prestam serviços de descarte do conteúdo desses banheiros.
Amônio - trabalhar por analogia com fossas sépticas anaeróbicas. A água residual é processada sem entrada de ar. Com uso raro, essas fezes podem ser enviadas com segurança para a pilha de compostagem.
No entanto, com o uso ativo, eles simplesmente não têm tempo para "amadurecer" a um estado adequado para uma compostagem eficaz. Nesse caso, eles devem ser eliminados.
Prós:
-
atendimento às normas sanitárias;
-
sem necessidade de ventilação forçada;
-
os fabricantes modernos produzem armários secos portáteis e dobráveis que podem ser facilmente colocados até mesmo no porta-malas do carro.
Minuses:
-
limitação de desempenho;
-
a necessidade de eliminação de resíduos com uso frequente.
Elétrico
Se considerarmos apenas o conforto de utilização, os armários secos elétricos serão a melhor solução para os chalés de verão. Todos os dejetos humanos são simplesmente queimados nele, e nenhuma água é necessária para a descarga. E também o papel é totalmente compostado. Portanto, esses modelos são posicionados como "secos".
Prós:
-
facilidade de descarte;
-
resíduos reciclados podem simplesmente ser introduzidos no solo durante o processo de escavação - eles agirão como fertilizantes orgânicos;
-
não há necessidade de comprar reagentes;
-
longo período entre a limpeza do tanque.
Desvantagens:
-
dependência de energia elétrica;
-
a necessidade de instalar uma saída de ventilação separada para organizar a câmara de combustão;
-
Preço Alto.
Dimensões (editar)
Como regra, as dimensões da cabine do vaso sanitário de diferentes modelos no mercado variam ligeiramente:
-
largura - de 1100 mm a 1350 mm;
-
profundidade - de 1200 mm a 1480 mm;
-
altura - de 2150 mm a 2600 m.
As cabines móveis podem ser mais compactas e dobráveis. Ao mesmo tempo, o volume do tanque de uma cabine autônoma de plástico varia de 10 a 250 litros.
Peças sobressalentes e componentes
O projeto de qualquer armário seco prevê a necessidade de substituição regular de peças sobressalentes e componentes. Isso inclui bolsas, escovas, bolsas, uma bomba de fole, botões de drenagem de pistão e uma cadeira em um pedestal. Além disso, todos os armários secos oferecem opções adicionais que aumentam o nível de conforto de uso.
-
Mecanismo para adicionar turfa - o uso do dispensador facilita a manutenção do armário seco. Mas isso aumenta significativamente o consumo de misturas de compostagem.
-
Assento térmico - é uma vantagem não só nas estações frias, mas também nos dias de verão, quando o frescor reina pela manhã.
-
Capô elétrico - a necessidade surge no caso de instalação de armário seco em casa, ou quando a chaminé prevê duas ou mais curvas.
-
Outrigger, rodas ou corrimãos - simplificar o processo de eliminação das fezes.
-
Separador de resíduos - permite separar as fases sólidas e líquidas para alimentar as plantações de jardim. Ao mesmo tempo, os modelos sem este inserto adicional têm um volume maior, por isso precisam ser esvaziados com menos frequência.
Você também pode encontrar modelos com pia à venda.
Principais fabricantes
Existe uma grande seleção de modelos no mercado moderno. Os mais populares são armários secos de produção alemã, tcheca, espanhola e sueca... Demanda e selos da Rússia... Nos últimos anos, muitos acessórios de encanamento chineses foram encontrados nas lojas. Eles custam uma ordem de magnitude mais baratos, mas seus consumíveis frequentemente quebram e precisam ser substituídos. No final das contas, sua manutenção acaba sendo economicamente não lucrativa.
Vários modelos podem ser distinguidos entre os melhores produtos na classificação.
"Tandem Compact"
Com projeto estacionário, a capacidade do tanque de armazenamento é de 60 litros. O assento está localizado a uma altura de 38 cm, o peso do armário seco é de apenas 5 kg. Requer arranjo de ventilação e drenagem. O tanque é bastante amplo, portanto, com um volume médio de uso, os resíduos são limpos uma vez por mês. Esses modelos podem ser instalados nas ruas, em edifícios não residenciais e até mesmo em casa. As alças são fornecidas no corpo para facilitar o transporte.
"Tandem Compact Eco"
Armário seco estacionário com tipo de descarga a seco. A capacidade do tanque inferior é bastante alta - 70 litros. O corpo é de plástico, suporta uma carga de peso de até 170 kg. A altura do assento é de 45 cm. O conjunto inclui um tubo de 3 m de comprimento O conjunto inclui 3 engates, um assento confortável com uma tampa e uma mangueira de escoamento.
Piteco 905
Um dos armários secos mais populares, cujo tanque de armazenamento pode conter até 120 litros de dejetos humanos. Além disso, seu peso é de apenas 12 kg.
O projeto inclui uma plataforma estática por meio da qual o tanque é conectado ao dreno. Após a desconexão, a saída é fechada automaticamente por uma válvula.
"Bioecology Ecolight Dachnik"
Cabine fixa com tanque, capacidade para 220 litros. A massa deste projeto é 60 kg. A unidade principal é feita de polietileno resistente ao fogo. O kit inclui chaminé, assento ergonômico e tampa de sanita. Um suporte especial para sacos é fornecido no interior.
O sistema de ventilação é responsável pela eliminação de gases tóxicos e odores fortes. Ao mesmo tempo, a instalação, montagem e desmontagem da estrutura são simples e fáceis. Não requer ligação à rede eléctrica, sistema de abastecimento de água e rede de esgoto central.
BioLet 25
Armário seco elétrico feito de plástico ABC. Equipado com uma opção de mistura automática de composto. O projeto prevê um ventilador, dependendo da eletricidade.O kit inclui um armário seco diretamente, bem como um sistema de tubulação e um catalisador. Para o funcionamento correto, é necessário um exaustor.
Os modelos da marca Pacto são reconhecidos como uma categoria separada de armários secos. São soluções autônomas que não requerem conexão aos sistemas de abastecimento de água e eletricidade. O mecanismo do banheiro é baseado na coleta de excrementos em um filme especial - encapsulamento. Assim, todos os odores pungentes, juntamente com o conteúdo da cápsula, são completamente bloqueados.
O pacote inclui um rolo de mangas, o fornecimento de filme é projetado para 250-300 visitas... As cápsulas de filme com excrementos são coletadas em tanque separado, podendo ser colocadas no pódio dos armários secos ou no porão embaixo do banheiro. Nesta última versão, a ventilação não é necessária, ao usar um pódio, é necessário equipar um duto de ventilação de descarga.
As fezes capsuladas podem ser queimadas, o filme usado para selá-las não emite substâncias perigosas quando queimado. O recipiente em que foram recolhidos pode ser reutilizado. A única desvantagem do modelo é seu preço alto. A compra de tal armário seco custará 65-70 mil rublos. Com a instalação adicional do pódio, os custos aumentarão em mais 30 mil rublos.
Nuances de escolha
A principal questão que preocupa os veranistas: qual modelo comprar - turfa, líquido ou elétrico.
Os produtos à base de turfa são ideais para proprietários de grandes parcelas com área de compostagem. Ao mesmo tempo, deve ser localizado a uma distância do local vizinho, alojamentos e locais de descanso.
Os modelos líquidos são compactos. Eles são adequados para pequenas áreas. O principal é que a dacha fica perto da cidade ou na zona de acesso de uma empresa que presta serviço de descarte de fezes coletadas.
Um armário elétrico seco é apropriado apenas em áreas onde não há quedas de energia.
Antes de escolher um modelo de armário a seco, você também deve prestar atenção a alguns fatores.
- Volume do tanque. A frequência da limpeza do armário a seco depende em grande parte de sua capacidade. Portanto, um recipiente de 10-15 litros é suficiente para 25-30 utilizações. O banheiro para 20-25 litros pode ser visitado 50 vezes. Ao escolher um modelo de acordo com este critério, deve-se levar em consideração a quantidade de pessoas que usarão o banheiro, bem como a frequência de visitas à dacha.
- Peso do tanque de armazenamento. Se o banheiro for usado por um idoso solitário ou um adulto com condição física debilitada, será difícil para ele tolerar modelos muito pesados. Neste caso, é melhor contar com uma limpeza mais frequente, mas ao mesmo tempo a mais confortável. A solução ideal seria um vaso sanitário, cujo tanque foi projetado para armazenar de 10 a 15 litros de resíduos, cujo peso quando cheio não excede 16 kg.
Para efeito de comparação: um balde de 20 litros pesa pelo menos 25 kg. Se você não calcular sua força, qualquer limpeza de tal banheiro se tornará um procedimento doloroso e trabalhoso. Além disso, pequenos banheiros podem ser transportados no carro.
- A presença de um assento de vaso sanitário. Esse critério é fundamental em lares com bebês.
Neste caso, você precisa escolher um modelo infantil de uma altura adequada para todos os membros da família. Se o assento do vaso sanitário for muito alto, as crianças não poderão usá-lo.
- Indicador de tanque cheio. Esses modelos são mais caros, mas, neste caso, você não pode ter medo de sobrecarregar a capacidade.
No passado recente, durante os meses de inverno, as dachas estavam quase vazias. No entanto, hoje a situação mudou - muitas pessoas preferem morar em suas casas de campo, mesmo na estação fria. Nesse caso, a escolha de um armário seco depende diretamente de sua localização. Se for instalado numa sala aquecida, não haverá dificuldades com a sua utilização. Mas se as amenidades estiverem localizadas ao ar livre, você precisará usar fluidos especiais à base de produtos químicos que não congelem em baixas temperaturas.
Os modelos de turfa serão uma boa solução, uma vez que a turfa seca não congela mesmo nas geadas mais severas.O uso de tais versões não requer nenhum custo adicional. Se desejar, você pode adquirir um banheiro térmico.
Será útil se familiarizar com a visão geral dos preços. A solução mais orçamentária serão os modelos líquidos. As amostras mais simples, com menor capacidade do tanque de 20 litros, geralmente custam de 4 a 10 mil rublos. Os armários secos em forma de cubículos, que muitas vezes são colocados nas ruas da cidade, são avaliados levando-se em consideração sua configuração:
-
o preço dos produtos da classe econômica começa em 13 mil rublos;
-
para o "padrão" terá que pagar por 3-5 mil rublos. mais;
-
"Conforto" custa cerca de 20 mil rublos;
-
VIP fornece iluminação e aquecimento, sairá em 30-40 mil rublos.
Nem tudo é inequívoco com os modelos de turfa. No mercado você pode encontrar amostras da produção nacional, que todos os veranistas podem pagar. Por exemplo, os armários secos da marca Piteco custam de 5 a 10 mil rublos. Enquanto o custo dos produtos importados é bem maior, a compra do modelo finlandês KEKKILA Termotoilet vai custar 40 mil rublos.
Os armários elétricos secos são divididos em dois grupos.
Os mais acessíveis são modelos segregados de resíduos... Nesse caso, os drenos de líquido são descarregados no solo ou em um tanque por meio de uma mangueira.
A segunda categoria envolve o processamento completo das fezes, bem como do papel higiênico.... Primeiro, o aquecimento é ativado e, como resultado, todo o excesso de líquido evapora, após o que o resíduo seco é queimado.
Os modelos Separett pertencem aos banheiros do primeiro grupo, o preço para eles começa em 18 e termina em 60 mil rublos. No segundo segmento, destacam-se os vasos sanitários Biolet Mulltoa - sua compra custará de 50 a 150 mil rublos.
O comentário foi enviado com sucesso.