Como usar um armário seco?

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Manual do usuário
  3. Aplicação de inverno
  4. Serviço

Uma viagem à dacha não é motivo para abrir mão do conforto de sempre. Um armário seco ajudará onde não houver sistema de esgoto centralizado. Até uma criança pode usar este dispositivo. Armários secos são bastante econômicos e não requerem manutenção complexa.

Regras fundamentais

Na aparência, os dispositivos lembram a todos o conhecido vaso sanitário. São compostos por vários blocos: o superior é um assento com forro e o inferior é onde os resíduos são recolhidos e reciclados. Além disso, o modelo pode ter tanque de água e sistema de ventilação. Não é difícil usar um armário seco, mas existem algumas nuances que variam consoante o tipo de construção.

Existem três tipos de dispositivos no mercado:

  • turfa;
  • químico;
  • elétrico.

Turfa

Eles usam um enchimento biológico. A turfa é de origem natural e contribui para o processamento dos resíduos, o que permite a posterior utilização da massa resultante como fertilizante. Um armário seco deste tipo funciona sem descarga de água. Um capuz é fornecido no projeto para excluir a fermentação nos compartimentos inferiores e evitar a propagação de odores. Esses dispositivos são mais adequados para chalés de verão, uma vez que precisam de ventilação separada ou de uma sala bem ventilada.

É importante não se esquecer de descartar os resíduos em tempo hábil, enviando-os para a pilha de compostagem.... A frequência depende do volume: em média, um tanque de 100 litros precisa ser esvaziado todos os meses se 3-4 pessoas usam o banheiro regularmente.

Os modelos de turfa são os mais acessíveis, mas sua instalação exigirá manipulações adicionais. Além disso, devido à falta de drenagem, o banheiro não é muito bem limpo, o que leva ao aparecimento de odores e bactérias desagradáveis.

Líquido

Como enchimento, são usados ​​reagentes químicos ou biocompostos com microorganismos especiais. Dependendo disso, Existem duas maneiras de descartar o lixo:

  • líquidos químicos são tóxicos, portanto, eles precisarão ser despejados em uma cova especial, longe do local ou no esgoto;
  • enchimentos biológicos são seguros para o meio ambiente, os resíduos podem ser despejados diretamente no solo.

É importante lembrar que o papel higiênico comum não pode ser jogado em um vaso sanitário desse tipo, ele não se decompõe bem, o que leva a um rápido enchimento do tanque. O WC líquido é totalmente autónomo, é adequado para casa, chalés de verão e até para fazer um piquenique - existem pequenos modelos de 20-25 litros, que são suficientes para cerca de 50 utilizações.

Na hora da compra deve-se ter em mente que você terá que carregar regularmente um tanque cheio para o poço de drenagem. Algumas pessoas, devido à idade ou restrições de saúde, terão dificuldade em levantar um recipiente muito pesado. Neste caso, é melhor considerar modelos para 12-25 litros. Eles precisam ser esvaziados com mais frequência, mas a transferência não é tão difícil. Se não houver dificuldade para transportar, fique atento para os banheiros com cisterna mais espaçosa.

Elétrico

Esses são dispositivos mais complexos, como o nome indica, eles exigem uma conexão de rede. Sem acesso à eletricidade, esse banheiro não funcionará. Após o recebimento, os resíduos são divididos em duas frações - os líquidos são enviados por meio de uma mangueira para um poço de drenagem ou compartimento especial, os sólidos são secos por ventilação até a consistência pulverulenta.Muitos modelos também são equipados com um exaustor, então você não precisa se preocupar com os odores.

É importante notar que você só pode usar o banheiro na posição sentada.porque a veneziana de acesso ao compartimento de armazenamento é deslocada pela pressão no assento. Armários secos deste tipo são adequados para uma casa de campo com vida durante todo o ano. A vantagem é que você não precisa ficar pensando constantemente onde colocar o lixo, o número de limpezas é mínimo e não há dificuldades para esvaziar o tanque.

Manual do usuário

Os modelos de líquidos mais populares... Os elétricos são muito caros e requerem uma conexão de rede, enquanto os de turfa requerem ventilação ou uma sala ventilada separada. O banheiro líquido é de fácil manutenção em casa, o reabastecimento não causa problemas, é lacrado e higiênico.

Para usar este dispositivo corretamente, siga as instruções. Você precisará comprar reagentes com antecedência e encher o tanque com líquido, além de encher a água separadamente - é necessário lavar os resíduos. Se necessário, você pode usar uma bomba para bombear o excedente se planeja guardar a unidade para armazenamento.

Não se esqueça do processamento oportuno do banheiro, pois ele servirá por mais tempo. Além disso, é necessário providenciar um local com antecedência para drenar os resíduos. O tanque de resíduos pode ser retirado facilmente, é preciso retirá-lo, levá-lo para a vala de esgoto, abri-lo e esvaziá-lo.

Preparação

Normalmente, os modelos têm duas seções separadas. Um é para a água, o outro é para o lixo. Observe que o fluido de banheiro deve ser adicionado a ambos os tanques. Normalmente, são necessários aproximadamente 150 ml por 20 litros. Use um bico especial para despejar o agente no tanque inferior, sem ele você pode acidentalmente danificar a vedação. É aconselhável usar biocompostos... Ao contrário dos reagentes químicos, eles não são tóxicos, não prejudicam o meio ambiente e são mais fáceis de descartar.

Uso

O vaso sanitário possui uma válvula especial que levanta a aba do tanque inferior. Antes de utilizá-lo para o fim a que se destina, deve ser aberto para que os resíduos possam entrar no tanque. A lavagem é realizada por meio de uma bomba. Você precisa puxar a alavanca para drenar a água. Não é recomendado jogar papel higiênico comum no vaso sanitário. Não se decompõe bem e causa bloqueios. No entanto, você pode comprar papel para armários a seco, que é vendido em lojas especializadas. É facilmente solúvel, portanto não haverá problemas com seu uso.

Esvaziando o tanque

Alguns modelos são equipados com um indicador especial que mostra o nível de enchimento do recipiente. Se acender em vermelho, é hora de drenar os resíduos. Na ausência de um indicador, você terá que monitorar você mesmo. Desconecte o tanque cheio e leve-o para o local de descarte de resíduos.

Para esvaziar, insira o tubo de drenagem, aponte-o para baixo e pressione o botão da válvula de abertura - então o conteúdo não irá derramar. A água do segundo tanque pode ser drenada pelo gargalo virando o recipiente. Uma bomba deve ser usada para o esvaziamento completo. Se você não planeja usar o banheiro por muito tempo, lembre-se de esvaziar os dois tanques completamente.

Limpeza

A limpeza regular é importante para manter a higiene. É necessária a utilização de produtos especiais destinados a armários secos... Os produtos químicos domésticos comuns não funcionam - esses compostos podem danificar as vedações e outros elementos estruturais. Você precisa limpar o interior do vaso sanitário para limpar a superfície da placa bacteriana e por fora.

Aplicação de inverno

Nem todos os banheiros são adequados para uso durante a estação fria. O modelo portátil pode ser levado para uma sala aquecida, se você quiser continuar a operar, ou guardado para armazenamento. Então ambos os tanques devem ser esvaziados e limpos. As vedações de borracha são lubrificadas com óleo antes da conservação.Se a bomba estiver funcionando com baterias, é melhor removê-las.

Alguns armários secos também são adequados para o inverno, se precisar de apenas um verifique antes de comprar. Além disso, em baixas temperaturas, você terá que usar fluidos especiais para tratar o tanque - eles agem como anticongelante. Um agente semelhante também é adicionado à água para evitar o congelamento. No inverno, é aconselhável esvaziar o tanque com mais frequência e fazer a limpeza - isso ajuda a evitar a formação de gelo... Em geadas especialmente severas, não deixe um recipiente cheio com resíduos durante a noite.

Serviço

Você precisa cuidar do armário seco, isso permite estender sua vida útil e evitar quebras. Os modelos portáteis são fáceis de consertar. A manutenção geralmente envolve a limpeza e lubrificação das peças de borracha. É importante usar o fluido correto para o seu modelo. Como regra, o fabricante indica quais ferramentas serão necessárias para a manutenção. Líquidos inadequados podem corroer as paredes do tanque de armazenamento, o que tornará rapidamente o tanque inutilizável.

Se o banheiro já estiver em uso há muito tempo, ele pode precisar de pequenos reparos. Na maioria das vezes quebra:

  • bombas de bomba;
  • botões elétricos reguladores de descarga;
  • tampas do tanque.

Todas essas peças, se necessário, podem ser adquiridas em loja especializada, são de baixo custo. Também existem centros de serviço que reparam esses dispositivos, por isso, em caso de avaria grave, pode obter a ajuda de um especialista.

O cumprimento das condições de operação e a manutenção oportuna permitirão que você use um armário seco conveniente por um longo período no campo ou em casa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário