Escolhendo um armário seco para casa

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Top models

Os armários secos podem ser atribuídos às melhores invenções da humanidade, que facilitam muito a vida em uma casa de campo, que carece de esgoto completo. Os fabricantes modernos oferecem aos clientes uma ampla gama de armários secos para chalés e casas de verão, diferenciando-se tanto no preço quanto nas características técnicas e operacionais. Que construção é essa? Como funciona? Como escolher um modelo adequado de armário a seco para uma casa privada e para um apartamento na cidade?

O que é isso?

É comum denominar armários secos um amplo grupo de estruturas móveis e fixas destinadas à eliminação e processamento de resíduos humanos. A maior demanda por essas estruturas está entre os proprietários de casas particulares adequadas para a vida sazonal (apenas na estação quente). Eles também são usados ​​em apartamentos na cidade, onde costumam ser usados ​​junto com outros dispositivos projetados para facilitar a vida de idosos e pessoas com deficiência.

A maioria dos modelos de armários secos são designs compactos compostos por duas câmaras. Uma câmara realmente funciona como um vaso sanitário, a outra é usada para coletar e decompor os resíduos que chegam enquanto neutraliza odores desagradáveis. As câmaras são interligadas por uma válvula especial (trava), que garante a estanqueidade do segundo tanque. Dependendo do princípio de funcionamento da câmara seca, os resíduos podem decompor-se sob a influência de compostos e misturas ativos ou acumular-se numa caixa especial que, se necessário, é retirada, limpa, lavada e reinstalada na estrutura.

Visualizações

O sortimento moderno de armários secos é representado por numerosos modelos que se diferenciam, em primeiro lugar, nas características do dispositivo e no princípio de funcionamento. Toda a variedade de sortimento é geralmente dividida em três categorias principais, descritas a seguir.

Líquido

O descarte de resíduos em armários secos desse tipo ocorre sob a influência de vários compostos que são adicionados à água no sistema de descarga. Esses modelos se distinguem por uma configuração e dispositivo extremamente simples. Em sua parte superior existe um tanque de água e uma bomba (bomba) para descarga. Na parte inferior, além das peças auxiliares, existe um compartimento para a entrada de resíduos. Ambas as partes são unidas por travas fortes que garantem a estanqueidade de toda a estrutura.

A maioria dos modelos de líquidos está equipada com indicadores especiais que indicam o grau de enchimento do tanque de armazenamento. O indicador verde indica que o tanque está vazio ou parcialmente cheio. O enchimento máximo do tanque é indicado por um indicador vermelho.

O peso mínimo dos modelos do tipo líquido é cerca de 4,5-5,5 kg (com tanques de armazenamento vazios). A altura média das estruturas é de cerca de 32-45 centímetros.

A decomposição dos resíduos em armários secos de tipo líquido é feita por meio de soluções. Seus componentes ativos são produtos químicos agressivos ou microorganismos inofensivos, cujas atividades visam decompor resíduos e neutralizar odores desagradáveis.

Para a decomposição de resíduos em armários secos líquidos, são utilizadas soluções de três tipos:

  • à base de amônio;
  • à base de formaldeído;
  • compostos biológicos

Soluções à base de amônio (embora pertençam à categoria de produtos químicos) permitem que você obtenha material composto inofensivo dos resíduos. Um litro de tal solução (concentrado) é, em média, suficiente para 2-3 meses de operação de um armário seco com um reservatório de 20 litros.

Os fluidos à base de formaldeído promovem a decomposição rápida e eficiente dos resíduos, que são posteriormente descartados apenas na rede de esgoto central. Essa exigência se deve ao fato de que sob a influência do formaldeído, os resíduos se tornam tóxicos, perigosos para o homem e o meio ambiente. Um litro de solução de formaldeído geralmente é suficiente para 3-4 meses de manutenção do armário seco.

Ao usar soluções biológicas, a decomposição dos resíduos ocorre como resultado da atividade das bactérias. Suas colônias são capazes de converter quase todos os resíduos orgânicos (incluindo alimentos) em uma substância líquida e pastosa, que mais tarde pode ser usada como fertilizante ecológico e eficaz para o jardim. Normalmente, um litro de solução biológica é suficiente para 2 a 4 meses de funcionamento do banheiro.

Dependendo das características da estrutura interna do armário seco, as soluções são derramadas em sua parte superior ou inferior. Além de soluções, compostos aromáticos especiais são freqüentemente usados ​​para neutralizar odores desagradáveis.

Turfa

Este tipo de armário a seco é considerado um dos mais ecológicos. O principal componente ativo que contribui para a decomposição dos resíduos dentro da estrutura é a turfa comum. Via de regra, é colocado na parte inferior do vaso sanitário, onde se acumulam os dejetos humanos que entram. Em alguns modelos, a serragem é usada junto com a turfa, que absorve o excesso de umidade.

A turfa facilita o processamento da matéria orgânica em composto, que também pode ser usado como fertilizante. Deve-se notar que a maioria dos modelos de armários secos deste tipo requerem uma instalação estacionária com sistema de ventilação conectado. Isso se deve ao fato de que em seu projeto não existe um sistema de vazamento de agentes auxiliares que neutralizem odores desagradáveis.

Em operação, os armários de turfa são bastante econômicos e pouco exigentes para manutenção. Eles são limpos cerca de uma vez por mês.

Elétrico

Este tipo de armário seco é um pouco mais complicado do que os dois tipos anteriores. Assim como as estruturas de turfa, os modelos elétricos são estacionários, exigindo conexão não apenas ao sistema de ventilação, mas também a uma fonte de eletricidade (tomada).

Os resíduos que entram na estrutura desse tipo são divididos em dois tanques separados (um para resíduos sólidos e outro para resíduos líquidos). Além disso, dependendo do dispositivo de projeto, os resíduos líquidos são enviados para o ralo de esgoto ou evaporados. Os resíduos sólidos, por sua vez, ao entrar em uma câmara separada, são transformados em uma massa seca sob a influência de um elemento de aquecimento embutido. A remoção de odores desagradáveis ​​do ambiente durante o funcionamento do armário elétrico seco é realizada com a ajuda de um ventilador embutido.

Resíduos reciclados são fertilizantes que não agridem o meio ambiente que podem ser usados ​​para alimentar plantações de quintais. Ao mesmo tempo, os resíduos reciclados se acumulam lentamente, portanto, o tanque de um armário elétrico seco é limpo apenas 3-4 vezes por ano.

O armário seco elétrico não requer consumíveis para funcionar. Ao mesmo tempo, na ausência de eletricidade, não pode ser usado. Isso é atribuído às desvantagens significativas desse tipo de estrutura. Outra desvantagem dos armários secos elétricos é a sua estacionariedade, que prevê a colocação de estruturas em uma sala separada e a necessidade de conectar ventilação e eletricidade a elas. Também deve ser notado que armários secos deste tipo são muito mais caros do que estruturas líquidas e turfosas.

Como escolher?

Ao comprar um armário seco para casa, você precisa considerar uma série de critérios que lhe permitirão escolher o modelo mais adequado. Os mais significativos deles incluem o seguinte:

  • local de funcionamento da estrutura (particular / casa de campo ou apartamento);
  • o número de usuários e suas características físicas (idosos, crianças, pessoas com deficiência);
  • a frequência estimada de uso do armário seco (constante ou periodicamente).

Para pequenas casas particulares (de campo) que não têm condições de residência permanente e não estão conectadas a um sistema de esgoto centralizado, modelos líquidos de armários secos são ideais, durante a manutenção dos quais são utilizados amônio e compostos biológicos. Nesse caso, o uso de líquidos à base de formaldeído é fortemente desencorajado (eles só podem ser usados ​​se os resíduos decompostos puderem ser descartados por meio de um sistema de esgoto centralizado).

A mobilidade dos armários secos do tipo líquido permite que sejam usados ​​em apartamentos na cidade. Os modelos compactos costumam ser equipados com quartos nos quais vivem crianças, idosos sedentários e pessoas com deficiência.

Modelos de turfa e elétricos são ideais para casas de campo espaçosas. Esses armários secos são instalados em uma sala separada equipada com um sistema de ventilação. Deve-se ter em mente que os modelos elétricos também requerem uma conexão a uma fonte de alimentação.

Ao escolher um armário seco, você deve levar em consideração as dimensões do modelo que você gosta. Para salas pequenas, é melhor adquirir estruturas de tamanho compacto. Para viagens, viagens, viagens periódicas à natureza ou a uma casa de veraneio, são adequados modelos portáteis leves e de baixa altura que podem ser transportados no porta-malas de um carro.

Ao comprar um armário a seco com instalação estacionária, preste atenção na embalagem do produto. Em alguns modelos, os tubos e peças para conectar o dispositivo à ventilação não estão incluídos no kit com o banheiro (deverão ser selecionados e adquiridos separadamente).

Para pessoas altas, os fabricantes não recomendam a compra de modelos baixos de armários secos (abaixo de 50-55 centímetros). A mesma recomendação deve ser seguida por quem está acima do peso.

Top models

Em lojas modernas de artigos para casas e chalés de verão, é apresentada uma ampla seleção de armários para líquidos, elétricos e turfosos, nacionais e estrangeiros. Abaixo está uma classificação dos modelos que receberam altas classificações do usuário.

  • Thetford Porta Potti 145 - mini-modelo de orçamento portátil do tipo líquido, equipado com uma conveniente bomba de sifão. É facilmente colocado e transportado no porta-malas de um carro e é fácil de usar e manter (limpo). Possui dimensões compactas (38,3x33x42,7 cm), permitindo que o modelo seja utilizado como banheiro infantil portátil.
  • EcoProm ROSTOK - um armário seco de turfa ergonômico que não requer conexão com eletricidade e abastecimento de água. Visualmente parece um banheiro comum e, segundo os usuários, difere apenas no princípio de funcionamento. O corpo do armário seco é feito de material polimérico quimicamente inerte e incombustível, resistente à radiação solar e às quedas de temperatura de -30 ° a + 60 °. As dimensões do modelo são 79x82x61,5 cm, a altura do assento é cerca de 51 cm.
  • Biolan naturum - um modelo de turfa confortável, adequado para uso durante todo o ano, tanto em casas de campo como em apartamentos na cidade. Este armário seco pode ser facilmente instalado em uma sala separada, facilmente conectada ao sistema de ventilação (o tubo de ventilação está incluído na embalagem do modelo). As dimensões da estrutura são 81x84x74 cm e a altura do assento, variando de 47 a 49 centímetros, permite que adultos e crianças usem o armário seco com conforto.
  • BioLet 65 - um modelo elétrico caro, mas confiável e durável, que converte esgoto em composto ecológico. A decomposição dos resíduos é realizada fornecendo calor e ar para a câmara de compostagem. O processo de decomposição é acelerado pela mistura automática do conteúdo da câmara. O modelo requer uma conexão a uma fonte de alimentação e um sistema de ventilação. As dimensões da estrutura são 66x65x81 cm.
  • Senhor. Pequeno mini 18 - um modelo de tipo líquido muito compacto e barato, equipado com um sistema de descarga conveniente e indicadores que sinalizam o enchimento do tanque de armazenamento. O modelo é feito de plástico durável resistente ao gelo e resistente à sujeira. As dimensões compactas (37x37x34 cm) e o baixo peso (5 kg com o tanque vazio) permitem que você use o Mr. O Little Mini 18 é um banheiro rural portátil e um banheiro interno fixo para o cuidado de idosos.
  • FIM DE SEMANA 7011 - um modelo elétrico barato do fabricante sueco Separett, equipado com um ventilador. A caixa é feita de plástico ABS resistente a impactos, resistente a baixas temperaturas. Os resíduos que entram no tanque interno do vaso sanitário são separados automaticamente em sólidos e líquidos. Os resíduos sólidos se acumulam em um recipiente de polietileno e os resíduos líquidos são descarregados por meio de uma mangueira de drenagem no solo (fossa de compostagem) ou em um tanque separado. Na parte traseira da estrutura, há um orifício de 7,5 cm para conectar a ventilação. As dimensões do modelo são 67,2x45,6x56,8 cm, a altura do assento é cerca de 50 cm Este armário seco não requer turfa ou soluções químicas ou biológicas para funcionar.

O vídeo a seguir oferece uma visão geral do armário seco para uso doméstico.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário