O que são armários secos inodoros e como escolhê-los?
Mesmo em chalés de verão modernos, nem sempre há um sistema de esgoto. Isso cria uma série de inconvenientes para os residentes de verão, e muitos, como antes, colocam prédios de madeira de aparência despretensiosa com uma fossa dentro. O cheiro e a aparência dos edifícios deixam muito a desejar. Portanto, uma solução mais eficaz seria comprar um armário seco.
Dispositivo e princípio de operação
O armário seco se assemelha a um banheiro comum, só que é menor. No topo está a conhecida cisterna, no meio está o assento. A parte inferior consiste em um recipiente de plástico, onde, de fato, vão os resíduos de vidas humanas. A capacidade pode ter um volume diferente, depende do tipo de dispositivo. Mais cedo ou mais tarde, ele se enche.
Muitas vezes, esses modelos possuem um indicador que mostra que é hora de esvaziar o recipiente.
O princípio de funcionamento da bio-unidade é bastante simples.
- Depois que uma pessoa vai ao banheiro, ela pressiona um botão na cisterna e a água despeja o lixo. Freqüentemente, desodorantes ou compostos antibacterianos são adicionados à água.
- Água e resíduos vão para o recipiente inferior. Pode ter conteúdo diferente. Na maioria dos modelos, a turfa é colocada em um recipiente de plástico. Mas os dispositivos mais caros podem conter água especial ou microorganismos benéficos.
- Nesse ambiente, os resíduos são reciclados rapidamente. Nesse caso, o gás pode ser formado ou não. Se o banheiro estiver conectado à ventilação, o gás sairá do dispositivo dessa forma.
- Quando o tanque inferior estiver cheio, basta esvaziá-lo.
Vantagens e desvantagens
Os armários secos para uma casa de veraneio ou casa de veraneio têm muitas vantagens, por isso são frequentemente escolhidos para o uso diário.
- Sem cheiro. Quando os resíduos entram no dispositivo, sua parte inferior é fechada por uma válvula especial. Portanto, não há cheiro algum durante o processamento.
- Não há necessidade de suportar. Você não precisa ir ao banheiro e esvaziá-lo todas as vezes, e você não precisa bombear. O procedimento de limpeza é realizado apenas uma vez a cada poucos meses.
- Peso leve. A maioria dos modelos de armários secos são leves e parecem bastante compactos.
- Autonomia. Esses banheiros não precisam ser conectados a esgotos ou água, o que significa uma dor de cabeça a menos.
- Comodidade e segurança. Os dispositivos são muito confortáveis de usar. Não ficam nem perto de fossas, de onde dá medo até olhar e quando as visitamos tem que tirar todos os pequenos objetos do bolso.
- Mobilidade. Muitas variedades podem ser facilmente movidas de um lugar para outro. No entanto, isso não se aplica a todos os modelos.
- Diversidade. Hoje nas lojas você pode encontrar uma variedade de tipos de armários secos. Tanto os cidadãos ricos quanto as pessoas com renda média poderão escolher algo.
Quanto às desvantagens, será mais conveniente analisar aqui as desvantagens de certos tipos, e não de todo o sistema como um todo. Alguns banheiros podem ser muito caros, enquanto outros têm lixo caro. Alguns não podem ser movidos e alguns requerem ventilação. Você pode ter uma ideia mais detalhada examinando certos tipos de dispositivos. Vamos considerá-los a seguir.
Visão geral da espécie
Como já mencionado, um armário seco pode ter um design diferente. Até o momento, três subespécies de tais dispositivos são conhecidas.
Químico
Esses modelos também são chamados de líquidos.É fácil adivinhar que um líquido especial com produtos químicos é usado aqui para processar resíduos. Está em um recipiente de plástico. Quando o lixo chega lá, ele imediatamente interage com esse líquido e começa a ser reciclado. Um detergente especial é adicionado à parte superior do vaso sanitário, que limpa o vaso sanitário com a descarga e desodoriza o ar.
Além do mais, os modelos químicos possuem uma bomba de descarga. Este projeto é dividido em várias subespécies. Dispositivos de pistão permitem controlar a quantidade de água que flui para baixo, nos mecânicos esta opção não está disponível. Mas clicar neles é muito mais fácil. Os elétricos são como um botão normal, o fluxo de água pode ser ajustado.
Se o botão quebrar, você deve chamar o assistente.
Prós:
- o banheiro é portátil e muito compacto;
- tem uma pequena massa;
- não emite compostos nocivos, odor de fezes;
- muito higiênico, seguro, confortável.
Desvantagens:
- você precisa derramar o conteúdo com mais freqüência do que em outras subespécies;
- se a temperatura cair abaixo de zero, o processo de decomposição fecal cessa completamente (isto, entretanto, é um sinal negativo muito condicional, uma vez que tal temperatura raramente é encontrada nos quartos);
- você precisa monitorar constantemente os estoques de enchimento, reabastecer se necessário.
É importante notar que alguns modelos têm uma química útil. O processamento de resíduos pode ser usado como cobertura para árvores e arbustos estéreis. No entanto, se a composição contém formaldeído, então é necessário descartar essa substância apenas pelo sistema de esgoto.
Turfa
Esses tipos de banheiros também são chamados de banheiros de compostagem. O enchimento é a turfa, que leva os resíduos a um estado seco. Depois de usar o banheiro, basta girar a alça especial para que uma nova camada de enchimento seja derramada.
Além da turfa, bactérias especiais são adicionadas à parte inferior do aparelho para acelerar o processo de processamento e neutralizar odores desagradáveis. É importante levar em consideração que, para tais banheiros, você precisa comprar turfa especial, a turfa comum não funcionará.
Prós:
- nenhuma água é necessária para a descarga, a turfa vem de cima em um estado seco;
- a limpeza desses sanitários terá que ser muito menos frequente (de 150 a 500 descargas, dependendo do modelo, contra 50 para armários de secagem química);
- depois que o tanque estiver cheio, a turfa pode ser despejada na pilha de composto;
- o preço de tais banheiros é o mais baixo e a turfa custará uma quantia aceitável.
Desvantagens:
- nenhuma turfa vai absorver toda a quantidade de líquido, então você precisa comprar uma mangueira de drenagem (para a maioria dos modelos, ela vem em um conjunto);
- a sala deve ser bem ventilada;
- o vaso sanitário não é portátil, é instalado imediatamente no local designado.
Elétrico
Estes não são os tipos de banheiros mais populares, pois são muito caros. Mas também deve ser considerado. Esses banheiros, como o nome sugere, requerem eletricidade.
Eles são de dois tipos. O primeiro possui compartimentos separados para resíduos líquidos e sólidos. Os líquidos são descarregados por um tubo em um poço de drenagem ou evaporam (apenas para os modelos mais caros). Os sólidos são secos na câmara e na saída assemelham-se a cinzas.
No segundo tipo de dispositivo, todos os resíduos caem em um compartimento e queimam lá.
Prós:
- neutralização completa de odores;
- limpeza rara (uma família de várias pessoas pode usar o dispositivo por 6 a 12 meses);
- não há necessidade de comprar enchimentos;
- os modelos parecem lindos;
- resíduos reciclados podem ser usados como alimento vegetal.
Desvantagens:
- preços muito altos;
- a necessidade de eletricidade, tomadas para conexão;
- a necessidade de equipar um sistema de exaustão;
- em caso de avarias, é quase impossível consertá-lo com as próprias mãos.
Top models
Hoje, existem muitas opções de bons armários secos à venda. Alguns modelos receberam críticas particularmente positivas. Você pode descobrir mais sobre seus recursos.
- Piteco 506. Um modelo de turfa muito elegante com uma parte superior branca e uma parte inferior de ouro arenoso. O recipiente no fundo tem capacidade para 44 litros, o que é muito bom. O conjunto inclui um cachimbo que serve para eliminar odores desagradáveis. Como presente, o fabricante oferece uma grande embalagem de enchimento. Este modelo praticamente não tem desvantagens. Os usuários reclamam apenas do alto custo da turfa e da falta de um compartimento separado para os resíduos líquidos.
- Thetford Porta Potti Qube 145. Um dos menores banheiros - pesa menos de 4 kg. Muito compacto, elegante, tem um design lacônico. Esta é uma versão química do dispositivo. O recipiente inferior tem volume de 12 litros, a bomba de descarga é manual. O dispositivo pode ser carregado pela casa, usado no local. É muito fácil de desmontar, podendo ser utilizado até por crianças devido à sua localização baixa. Entre as desvantagens, notamos os preços bastante altos para um modelo tão pequeno, a necessidade de limpeza frequente e a falta de um indicador de preenchimento.
- Bioforce Compact WC 12-20 VD. Este é outro modelo de armário seco para líquidos. Esse dispositivo é feito de plástico resistente a impactos, para que possa suportar cargas facilmente. Este modelo é popular porque restringe perfeitamente os odores. Seu tanque inferior é maior do que o do banheiro anterior - 20 litros. Existe um indicador que sinaliza que é hora de limpar o dispositivo. O banheiro pode ser transportado com segurança de um lugar para outro. Desvantagens: enxágue desconfortável, para o qual você precisa fazer esforço, bem como limpeza incompleta da tigela (pode ser necessário enxaguar algumas vezes).
- Enviro 10. Um modelo muito econômico feito de plástico resistente ao frio. Pode ser usado mesmo em climas frios. Suporta o peso de um quarto de tonelada. Apesar do preço barato, é de altíssima qualidade, podendo ser usado por adultos e crianças. A principal desvantagem do dispositivo é que ele precisa ser limpo com bastante frequência. Além disso, não há indicador de preenchimento neste modelo.
-
Separett Villa 9000. Um modelo elétrico de um dispositivo, onde as impurezas líquidas e sólidas são separadas umas das outras. O banheiro não precisa ser limpo com frequência, pois ele os aduba de maneira eficaz. Projetado para uso por crianças, tem uma cadeira de criança separada. O conjunto também inclui dez sacos de coleta de lixo. Pode ser fixado à parede, a fixação adicional é feita ao chão. O modelo pesa cerca de 13 quilos e tem apenas uma desvantagem significativa - um preço muito alto.
O que considerar ao escolher?
Deve-se escolher com cuidado um banheiro para uma casa de veraneio, casa ou apartamento, já que os aparelhos não são baratos e são projetados para um longo tempo de serviço. Vamos dar uma olhada em alguns parâmetros que precisam de atenção especial.
- Capacidade do tanque inferior. Tudo depende do número de pessoas na família. Se for 1-2 pessoas, então você pode comprar um modelo de até 15 litros, mas se houver mais pessoas, recomenda-se aparelhos a partir de 20 litros, caso contrário o tanque terá que ser limpo com freqüência.
- O peso. Um banheiro completo pesa muito. Para calcular o peso, adicione 2-3 kg à capacidade do tanque. Ou seja, uma opção para 10 kg no estado cheio pesará cerca de 12-13 kg. Considere isso ao comprar banheiros para os doentes ou idosos.
- Dimensões. Decida o local onde a unidade será localizada. Se este for um dispositivo estacionário, será necessário alocar uma área específica.
- Conforto de uso. Sentar muito alto criará problemas para as crianças. Por outro lado, as pessoas mais velhas terão dificuldade em sentar-se nas cadeiras baixas para crianças. Portanto, é necessário determinar com este parâmetro na loja. Normalmente, a altura do dispositivo é de cerca de 0,4 m, o que é suficiente para um adulto. Eles compram banheiros para crianças de 0,3 m.
- Fabricante e função. Sempre escolha modelos de qualidade. Interesse-se pelas avaliações de outros clientes e solicite certificados de qualidade. Quanto à funcionalidade, aqui a decisão é sua.Alguns, por exemplo, não precisam de indicador cheio ou compartimento duplo para diferentes tipos de resíduos.
Como usar?
É muito fácil operar armários secos modernos. Eles são montados de acordo com as instruções, instalados apenas em superfícies planas. Se você precisar equipar a saída de líquidos, então isso é feito usando um tubo corrugado comprado ou fornecido.
Os modelos elétricos estão localizados próximos às tomadas. Se o modelo for líquido, geralmente tem uma bomba elétrica que funciona com eletricidade ou baterias. Este último terá que ser seguido.
Sanitários químicos são usados assim:
- o líquido de lavagem é despejado no tanque superior junto com a água;
- na parte inferior deita-se também um agente especial (a quantidade está sempre indicada nas instruções) e um pouco de água;
- após o término do procedimento, eles são simplesmente lavados.
A turfa será ainda mais fácil:
- a turfa é derramada nas partes inferior e superior, enquanto na inferior deve ser uma camada fina, o volume se concentrará no topo;
- após o uso, pressione a alça, que dispersa parte da turfa.
Para modelos elétricos, nada disso é necessário. Depois de ir ao banheiro, basta apertar um botão.
Não é recomendável esperar até que o tanque inferior esteja cheio. É melhor limpá-lo mais cedo quando estiver 2/3 cheio. Os resíduos são descartados dependendo do tipo de banheiro. O tanque inferior é lavado com um desodorante e agente anti-séptico e colocado de volta. Se você ficar longe por um longo período, o banheiro não deve ser deixado cheio. Deve ser esvaziado, lavado e seco. Os modelos elétricos estão desconectados da rede elétrica.
Separadamente, deve ser dito sobre o uso de armários secos no inverno. Muitos modelos não toleram bem o frio, por isso não é razoável sair de casa por vários dias e desligar o aquecimento aí. Isso pode rachar os materiais da caixa. Se for um modelo químico, o anticongelante pode ser adicionado dentro dele, mas muito pouco. Isso evitará que a umidade congele. Em geral, para uso na ausência de aquecimento, é aconselhável comprar modelos de turfa feitos de plástico resistente. A turfa não tem medo de geadas.
O comentário foi enviado com sucesso.