Tudo sobre o reparo de misturadores de concreto
Misturadores de concreto para construtores É uma técnica necessária e bastante confiável. Se for operado corretamente, esses dispositivos podem funcionar por um longo tempo. As avarias que surgiram ao longo do caminho podem ser facilmente corrigidas com as suas próprias mãos (se o dispositivo já não estiver sujeito ao período de garantia do serviço). Isso não requer educação especial - basta ter apenas alguns conhecimentos e ser capaz de possuir as ferramentas necessárias.
Que ferramentas você precisa?
Para consertar uma betoneira, não são necessárias ferramentas especiais - via de regra, os homens fazem tudo isso em garagens ou oficinas. Considere a lista geral:
- marreta ou martelo (dependendo da complexidade da obra);
- chaves de tamanhos diferentes (chaves, ajustáveis, gás);
- conjunto de chave de fenda;
- alicate comum e de base pontiaguda (para desmontar e instalar anéis de retenção);
- pinças e testador (multímetro);
- formão;
- vice.
Além disso, você pode precisar de outras ferramentas - tudo depende do problema específico. Por exemplo, para realizar determinado trabalho, você precisará de um extrator de rolamento ou de uma retificadora. Tenha uma faca em mãos.
Mau funcionamento típico
As betoneiras são produzidas por vários fabricantes, podem diferir na configuração, mas as avarias são as mesmas para todos os dispositivos deste tipo. Considerar avarias típicas de misturadores de concreto.
- Botão Start-Stop. Essa opção geralmente falha. Às vezes, ao pressionar o botão "iniciar", o tambor para de girar quando esse botão é liberado.
- Se você ligar a betoneira e ela não der partida, o problema pode estar no capacitor do motor elétrico. Tente empurrar o tambor com a mão - deve começar.
- Podem surgir problemas na operação do equipamento quando uma correia é arrancada ou quando uma polia precisa ser substituída. Nesses casos, a unidade liga e faz barulho, mas o tambor não gira.
- O mixer pode ser irregular - preste atenção nas engrenagens. Provavelmente, você precisará substituir a coroa ou a engrenagem do pinhão. A substituição do rolamento é possível.
- O tambor gira na direção oposta - verifique o eletricista, para ter certeza de que houve falha na parte elétrica do mecanismo.
Detenhamo-nos no reparo dos defeitos descritos acima em detalhes.
Eliminação de avarias
Para substitua o interruptor do mixer, retire a tampa protetora do motor elétrico (desparafuse os parafusos autoatarraxantes que prendem a tampa protetora) e desenergize o equipamento. A bobina do eletroímã é verificada com um multímetro - se o indicador estiver zero, não será possível consertá-lo com as próprias mãos, neste caso o botão é substituído por um novo.
Usando uma tecnologia semelhante, o capacitor de partida do motor elétrico também é substituído.:
- após retirar o invólucro de proteção da unidade do motor, desconecte os fios do capacitor;
- remova o capacitor (o elemento defeituoso cheira a plástico queimado);
- instalar um novo elemento semelhante (com a mesma tensão de operação e outros parâmetros semelhantes);
- conecte a fiação e recoloque a tampa protetora.
Conserte a caixa de câmbio - uma tarefa viável, isso também pode ser feito com as próprias mãos. Depois de substituir qualquer peça, o misturador de concreto doméstico é testado. A seguir, falaremos sobre como lidar com o drive. O procedimento para substituir a correia é o seguinte:
- é necessário afrouxar os parafusos de fixação do motor;
- uma nova correia é colocada primeiro no eixo do motor, depois na polia;
- apertar os parafusos de montagem (será necessário um assistente aqui, pois um terá que puxar o motor para baixo, o outro fixará os suportes);
- monte na ordem inversa.
E é assim que a polia é alterada:
- retirar a proteção (invólucro) do motor elétrico e desconectar os fios do starter;
- afrouxando os parafusos dos fixadores, remova a correia;
- você também precisa remover a polia e o anel de retenção;
- uma nova polia é instalada no lugar da polia usada e fixada com um anel de retenção;
- coloque a proteção da correia e do motor em seus lugares, não se esqueça dos fios que devem ser conectados antes da verificação.
E agora sobre substituição de engrenagem... Para substituir a coroa tipo setorial, a betoneira não é desmontada, mas trocada setor a setor. Mas para substituir uma coroa sólida ou engrenagem motriz, você precisa desmontar a estrutura.
Eles agem desta forma:
- desconectar o recipiente da travessa e retirar o mecanismo gasto retirando o anel de retenção (não perder a chave);
- substitua por uma nova engrenagem, insira a chave e fixe-a com um anel de retenção;
- ajustar a densidade da malha.
A unidade é montada na direção oposta, prestando especial atenção à fixação dos mecanismos de regulagem no eixo para estreitamento do contêiner na travessia.
Ao substituir o rolamento execute as seguintes ações.
- Antes de consertar os misturadores de concreto, eles compram para substituição exatamente o mesmo rolamento que estava na unidade e falhou. Na maioria das vezes, é o rolamento 6203.
- Para remover uma peça antiga, primeiro você precisa esvaziar o motor removendo a caixa dele. O tambor é retirado junto com a engrenagem principal e a chave. Retire o rolamento com cuidado, é melhor fazer isso com um extrator especial.
- O novo mancal é bem lubrificado com litol e, utilizando o mesmo extrator, é instalado no lugar do elemento utilizado.
Se não houver extrator na fazenda, ele pode ser adaptado ao substituir um rolamento por outro pedaço de tubo de tamanho e diâmetro necessários.
Por que o reparo é necessário?
O reparo de um misturador de concreto pode ser necessário por vários motivos, mas com mais frequência acontece nos seguintes casos:
- sobrecarga da unidade (procure não sobrecarregar o equipamento acima das normas estabelecidas);
- falta de limpeza regular do tambor (de acordo com as instruções, após cada processo de trabalho é necessário limpar o tambor);
- armazenamento inadequado do equipamento (a ferramenta precisa criar condições de armazenamento adequadas para que as peças não enferrujem).
Uma atenção especial deve ser dada ao reparo de consumíveis (correias, engrenagens de transmissão, desviador, etc.). Freqüentemente, seu desgaste está associado ao armazenamento e uso impróprio da ferramenta.
Os rolamentos de suporte e os aros das engrenagens devem ser substituídos com muito menos frequência. Esses mecanismos são mais duráveis e durarão mais se usados corretamente com um misturador de concreto. A propósito, mais frequentemente as peças de ferro fundido são inadequadas, e isso se deve à qualidade inferior de sua fundição.
Portanto, vale a pena dar preferência, por exemplo, a uma engrenagem de plástico em vez de ferro fundido. Como esse mecanismo tem uma carga mecânica significativa, artesãos experientes tentam substituí-lo inicialmente ou compram imediatamente uma betoneira com uma coroa de plástico.
Se você pegar rolamentos, então eles são de bronze, aço, mas é preferível usar rolamentos feitos de caprolon (poliamida). Artesãos experientes recomendam dar preferência aos rolamentos com arruela.
Serviço de garantia?
E outro ponto importante: não tenha pressa em fazer reparos se a máquina de misturar a solução estiver em garantia. Assim que você violar sua integridade, o fabricante se recusará a repará-lo às suas próprias custas ou substituí-lo por um novo.
O autorreparo de betoneiras só se justifica quando a garantia da unidade estiver vencida. No momento da compra, você deve receber um cartão de garantia com prazo determinado junto com o cheque.Todo esse tempo, o fabricante está pronto para arcar com todos os custos de reparo do seu equipamento.
Bem, se depois de expirado o período de garantia você tiver que consertar algo com as próprias mãos, terá que abordar esse processo com toda a responsabilidade. Caso seja necessário desmontar a betoneira, certifique-se de que as peças desparafusadas não sejam perdidas e siga todas as etapas na seqüência.
Tudo sobre o reparo de betoneiras, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.