Como fazer uma betoneira com as próprias mãos?
A construção de edifícios e outras estruturas é frequentemente associada ao uso de mistura de concreto. Misturar a solução com uma pá em grande escala é impraticável. Nesta situação é mais cómodo utilizar uma betoneira, que pode ser adquirida numa loja especializada ou feita pelas próprias mãos. Um misturador de concreto caseiro é uma excelente alternativa para uma unidade comprada com menos custos de caixa.
Desenhos e designs
Uma opção popular é um misturador mecânico de concreto, que possui um volume significativo. Neste caso, o acionamento pode ser manual ou elétrico. Para descarregar o concreto, você precisa inclinar a caçamba para o lado. Para todas as estruturas em forma de cilindro, a principal desvantagem é inerente - má mistura da mistura nos cantos. Também a 35 rpm, a mistura é pulverizada. Mas este problema pode ser eliminado soldando a parte cortada de volta no cano e perfurando uma pequena escotilha.
Esse agregado é capaz de misturar uma solução simples em cerca de cinco minutos, uma mistura seca de até 12 minutos.
A segunda opção é uma unidade de tipo horizontal combinada com pentes. Existem também duas variedades: manual e elétrica. A principal vantagem é a mistura homogênea do concreto, bem como boa velocidade e qualidade. O aparelho é feito de um barril, por exemplo, 500 litros, e em qualidade não é inferior aos modelos modernos. A velocidade de mistura não depende do tempo, mas sim do número de revoluções. Para preparar a mistura de concreto, é necessário fazer apenas 3-4 voltas. Entre as desvantagens está a complexidade do design. Para fazê-lo manualmente, você precisará de um número considerável de elementos auxiliares. Ao construir uma porta de descarga, é importante usar apenas peças de qualidade.
A terceira opção é a construção elétrica. Basicamente, este modelo é copiado por artesãos caseiros. Dependendo do desenho selecionado, o misturador de concreto acabado difere em alguns detalhes. O pescoço e o fundo devem ser protegidos com tiras soldadas com uma cruz. Recomenda-se montar o dispositivo de forma que a caçamba gire com o eixo.
É mais difícil, mas graças a este design, a vida útil é aumentada.
E a quarta opção é um misturador de concreto vibratório. Muitas vezes, os artesãos com um perfurador com uma potência de até 1,3 kW com um mecanismo de percussão de ação forçada tentaram fabricar a unidade de forma independente, mas não obtiveram o resultado desejado. Os erros podem ser os seguintes:
- seleção incorreta da capacidade - deve ser alta e redonda;
- localização incorreta do vibrador - deve estar localizado no eixo do recipiente, a uma distância do fundo semelhante ao raio do próprio vibrador;
- o uso de vibrador plano - neste caso, não será capaz de criar o sistema de ondas necessário;
- vibrador muito grande - o diâmetro deve ser de 15 a 20 centímetros, caso contrário o dispositivo não será capaz de misturar a solução.
Se todos os requisitos forem atendidos, um concreto de excelente qualidade é obtido na saída. Para misturar misturas de concreto difíceis, são usados misturadores de concreto rotativos, cuja produção é muito mais difícil com as próprias mãos.
Alguns conectam o fio elétrico por meio de uma caixa de engrenagens, o que aumenta significativamente o custo da futura unidade.
Existem várias classificações de estruturas de misturador de concreto que diferem em parâmetros. Se considerarmos o princípio da ação, os seguintes tipos são distinguidos:
- gravitacional - a rotação do tambor é devida à força da gravidade;
- obrigatório - devido às lâminas internas;
- periódico - paradas frequentes são necessárias devido à baixa potência;
- engrenagem ou coroa;
- constante - uso na construção em grande escala devido ao trabalho contínuo.
Pelo tipo de concreto produzido, os misturadores de argamassa e os misturadores de concreto se distinguem. Em misturadores de argamassa, são usados elementos de parafuso horizontais que giram em um recipiente estacionário.
Muitos estão se perguntando sobre os benefícios de criar uma betoneira caseira.
Algumas pessoas usam materiais que não são projetados para misturar concreto, como uma broca.
Mas essa ferramenta é boa para fazer furos em paredes, não para criar argamassas de concreto. O mesmo pode ser dito para os vários mixers. Na verdade, os benefícios de um misturador de concreto caseiro são altos e são os seguintes:
- custos de produção mínimos ou nulos;
- falta de um esquema técnico complexo que requer uma área específica de conhecimento;
- a disponibilidade dos elementos necessários à montagem;
- a possibilidade de desenvolver um projeto individual;
- a possibilidade de criar uma estrutura dobrável.
Assim, um misturador de concreto caseiro tem muitas vantagens. Esta opção não é adequada para quem não quer trabalhar com as próprias mãos ou espera um resultado rápido. Criar sua própria unidade requer muito esforço, paciência e tempo. Algo precisa ser alterado ou ajustado durante a montagem. E para aqueles que estão prontos para assumir o risco, a seguir estão os métodos populares de fazer uma betoneira com as próprias mãos.
Como fazer na máquina de lavar?
Para a construção, neste caso, são necessários um tanque e um motor. Recomendamos o uso de máquinas de lavar verticais. Se tudo estiver bem com o caso, então os elementos necessários podem ser perdidos. Há uma desvantagem chave aqui - a escavação da mistura com uma espátula. Para evitar esses transtornos, é melhor colocar o tanque e o motor em uma estrutura feita em casa.
A opção mais comum é um swing. Vantagens principais:
- facilidade de limpeza rápida da mistura;
- a possibilidade de cargas pesadas;
- mobilidade.
Ferramentas e peças
Você deve preparar cantos de vários tamanhos, o motor da máquina de lavar e o tanque. Você pode construir um misturador de concreto usando as ferramentas que tem em casa.
conjunto
Para fazer essa estrutura, você precisa soldar dois triângulos de um canto de 50 * 50 milímetros, cujo tamanho é 0,6 * 0,8 * 0,8 metros. Coloque-os um em frente ao outro e solde dois cantos de 0,5 metros de cada lado. O resultado é uma construção de alta qualidade de um par de triângulos.
Solde duas porcas no topo dos triângulos para que o eixo de 25 mm possa se mover livremente. Para que ele não salte para fora do furo, você precisa soldar ao longo das bordas do eixo. Em seguida, você precisa fazer 2 cantos de 1,4 metros cada e 3 - 0,4 metros cada. Coloque o canto do meio no centro e faça uma escada soldando. Solde o canto do meio ao eixo, e o balanço está pronto.
Em seguida, você precisa fazer dois blanks de 0,9 metros de comprimento, cortando tiras de aço de 50 * 4 mm de tamanho. No centro, faça orifícios do tamanho da rosca do eixo. Para dar às placas a forma de lâminas, elas precisam ser um pouco dobradas e montadas em um eixo com inclinação de 90 graus, fixadas com porcas e soldadas.
Coloque o tanque em um lado do balanço e solde. Sua parte inferior deve ser direcionada para o topo dos triângulos. Não há necessidade de drenar - você pode conectá-lo. Agora você precisa testar as lâminas.
O motor está localizado em frente ao balanço. Para protegê-lo da água, um invólucro de borracha é cortado nele.
Resta verificar a unidade conectando-a à rede elétrica. Para obter a solução, o balanço é levantado para o lado atrás do motor. A betoneira "faça você mesmo" está pronta. Opcionalmente, você pode construir uma bandeja de alimentação de concreto.
Fazendo de um barril
No dispositivo de barril, a solução se move obliquamente: a mistura se move de um lado para o outro. Dois tipos de betoneira podem ser feitos aqui: manual ou elétrico. Vantagens:
- configuração clara para usuários;
- menor custo do produto;
- eliminação de problemas relacionados com a reparação.
Para criar um misturador de concreto em casa, você vai precisar de um barril de 0,1-0,2 metros cúbicos, um tubo grosso com diâmetro de 32 milímetros, uma haste para um eixo com diâmetro de 30 milímetros, um volante de carro, dobradiças de porta, uma máquina de solda, uma serra para metal e um moedor.
Faça furos de baixo e de cima no centro do cano, rosqueie um eixo de metal com diâmetro de 30 milímetros e ferva bem para que a caçamba fique bem presa. Na lateral (no centro do barril), faça um orifício de 90 * 30 centímetros de tamanho para fornecer a solução. Uma eclosão muito pequena tornará difícil para a mistura adormecer e muito grande afetará a resistência do dispositivo. Em seguida, construa várias lâminas de um quadrado e solde dentro do recipiente ao eixo e à parede do barril. Quase sempre são feitas 5 lâminas. Agora você precisa instalar a tampa e prendê-la nas dobradiças da porta, que são soldadas ao corpo.
Em seguida, o dispositivo é instalado em um suporte com altura de cerca de um metro. Para fazer isso, você mesmo precisa soldar o quadro, soldar as buchas e inserir o eixo, prender o volante ou outro elemento da alça para girar o tambor de maneira conveniente.
Para que a unidade funcione por muito tempo, vale a pena seguir as seguintes recomendações:
- na montagem, é importante atentar para a confiabilidade dos elementos de conexão de toda a estrutura;
- se não houver máquina de solda, todas as peças são aparafusadas com arruelas;
- também, atenção especial deve ser dada ao aperto;
- a inclinação do cano deve ser de aproximadamente 5 graus em relação ao solo;
- todos os elementos rotativos devem ser completamente lubrificados para garantir um funcionamento sem problemas do misturador de concreto.
Se desejar, a unidade pode ser tornada portátil usando rodas de qualquer carrinho de mão ou até mesmo uma máquina de lavar.
Recomendações
A maior velocidade de rotação do eixo em um misturador de concreto caseiro deve ser 30-50 rpm. Se você instalar um motor de baixa potência, serão necessários altos custos de energia, o que também afetará a velocidade das obras.
Se não houver eletricidade no local, é aconselhável construir uma betoneira manual fixando uma alça para autorrotação. Ao preencher os ingredientes, você deve seguir a seguinte seqüência: primeiro - água, depois - cimento, areia e cascalho. Após cada uso, o dispositivo deve ser bem enxaguado e limpo. Da mesma forma que um misturador de concreto de um barril, você pode fazer uma versão em miniatura de um balde e uma furadeira, e alguns artesãos conseguem construir uma unidade de um cilindro de gás.
Mesmo artesãos experientes podem cometer erros ao criar um misturador de concreto.
Os mais comuns entre eles são cálculos incorretos durante o planejamento, desencontro de potência com o número de revoluções, conexões frágeis dos elementos estruturais, base insuficientemente estável, localização muito elevada do vaso giratório.
Algumas pessoas usam uma furadeira para misturar a mistura, o que é impraticável pelo fato de não poder ser usada por muito tempo. Recomenda-se fazer pausas a cada 15 minutos após 5 minutos de trabalho. Isso aumenta significativamente o período de construção.
Ao criar uma estrutura, atenção especial deve ser dada aos fios e conexões. Devem ser bem isolados, pois o trabalho é realizado em condições de alta umidade, e o cumprimento das normas de segurança contra incêndio vem em primeiro lugar.
O processo de mistura é acompanhado por certas vibrações que afrouxam as conexões, por isso é importante monitorar e apertar os parafusos se necessário. Também vale a pena prestar atenção às costuras soldadas, que também podem ser destruídas com o trabalho.
Antes de ligar o aparelho, certifique-se de que está estável. Qualquer suporte deve estar firmemente no chão. Se houver rodas, é aconselhável instalar calços nas rodas.
Durante o funcionamento da unidade, é proibido verificar a qualidade da solução, caso contrário podem ocorrer danos graves.
Finalmente, a betoneira ligada não deve ser deixada sem vigilância para evitar situações desagradáveis.
Hoje em dia, há momentos de economia total e o orçamento de construção muitas vezes é limitado, por isso muitos estão tentando economizar dinheiro com os serviços de artesãos terceirizados. Apesar da aparente complexidade, a betoneira é ideal para uso doméstico.
Com base na experiência, a criação de qualquer dispositivo mecânico aumenta a produtividade do trabalho e reduz o tempo de trabalho. Um misturador de concreto não é a invenção mais difícil que pode ser feita de meios improvisados, sem educação especial em engenharia. O dispositivo self-made tem um diagrama simples, desenho e sequência de montagem. O principal é decidir com antecedência com o objetivo de criar uma betoneira, e aí a unidade não cederá ao modelo industrial, mesmo que seja feita de máquina de lavar ou de barril.
Como fazer uma betoneira com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.