Como montar uma betoneira?
Junto com a nova betoneira, o fabricante inclui instruções para a montagem correta. Mas nem sempre é em russo, e isso pode causar dificuldades na hora de comprar. Este artigo mostrará como montar você mesmo uma betoneira.
Preparação
Muitos misturadores de concreto têm projetos semelhantes, portanto, nossas instruções são adequadas para a maioria dos tipos de misturadores.
Em primeiro lugar, certifique-se de que todos os componentes estão no lugar - isso pode ser aprendido nas instruções. Mesmo que seja em inglês ou em outro idioma, os detalhes e sua quantidade estão indicados nas fotos.
Em seguida, prepare as ferramentas:
- tesoura ou faca de escritório (para desembalar);
- chaves para 12, 14, 17 e 22;
- possivelmente um conjunto de hexágonos;
- alicate;
- Chave Phillips.
Em seguida, organize tudo de forma que seja conveniente para o trabalho. Vamos começar.
Etapas de montagem
Antes de montar o carro com as próprias mãos, leia o manual - com certeza há um esquema de trabalho nas fotos. Mesmo com explicações em inglês ou chinês, esta é uma importante fonte de informação. Se não houver tal esquema, não se desespere, a montagem da betoneira não é difícil, e a finalidade de cada parte fica clara pelo nome.
Você mesmo pode montar um misturador de concreto, mas é melhor se você tiver 1-2 assistentes. Eles são especialmente úteis ao instalar peças pesadas e fazer ajustes finais.
- Posicione as rodas sobre o suporte triangular e fixe-as com contrapinos (suas extremidades devem estar não dobradas para os lados). Deve haver uma arruela entre o contrapino e a roda. Certifique-se de que as rodas estão bem lubrificadas.
- Fixe a estrutura (tripé) ao suporte. É simétrico, então não importa de que lado você o coloca. Se suas extremidades forem diferentes, o suporte triangular deve estar no lado do motor. A peça é fixada com parafusos, porcas e arruelas.
- Coloque um braço de apoio (perna estendida) do outro lado do tripé. Também é aparafusado, não haverá problemas com ele. A estrutura do misturador de concreto é montada. É hora de passar para o tambor.
- Coloque o castelo de proa inferior no quadro junto com seu suporte. É difícil colocá-lo sozinho e é aqui que os assistentes são necessários. Caso contrário, destaque o castelo de proa do suporte e coloque essas peças separadamente na estrutura. Como regra, eles são fixados com os parafusos maiores.
Importante! Oriente o componente corretamente - as extremidades do suporte do castelo de proa são diferentes. De um lado, uma roda dentada de transmissão com um eixo de transmissão é instalada nela, que deve estar localizada na lateral das rodas.
Coloque as lâminas dentro do castelo de proa. Sua curva em forma de V deve ser direcionada para a rotação do tanque (geralmente no sentido horário).
- Coloque o anel de vedação no castelo de proa superior. Fixe-o com parafusos ou pinos. Se não houver anel, cubra com selante o castelo de proa inferior no local da futura junta (deve estar incluso no kit). Verifique a data de validade.
- Coloque o castelo de proa superior sobre o de baixo (também é melhor fazer isso com ajudantes). Ele é preso com parafusos ou porcas e parafusos. Normalmente existem setas nos tanques inferior e superior - eles devem coincidir quando instalados. Se não houver setas, os orifícios de montagem nas lâminas e no castelo de proa superior devem coincidir.
- Prenda as lâminas internas ao castelo de proa superior.
- Instale a trava do ângulo de inclinação na lateral do suporte reto. Ele é preso com parafusos, arruelas de pressão e porcas.
- Na extremidade de saída do suporte do castelo de proa, instale a alça de giro (roda giratória, "leme"). Para isso, coloque uma mola em seu orifício inferior, alinhe os orifícios do “volante” e do retentor, em seguida fixe a roda giratória com parafusos com duas porcas.
Importante! O "leme" deve girar livremente. Para fazer isso, não aperte a primeira porca completamente. Aperte o segundo poço - ele deve conter o primeiro. Após a montagem, verifique se a roda gira facilmente, mas não balança.
Monte o motor no suporte triangular. Ele pode ser instalado diretamente na caixa ou retirado. Se o motor já estiver na carcaça, basta colocá-lo no lugar. Antes da instalação, coloque a correia de transmissão nas polias e aperte os fixadores.
Se o motor for fornecido sem caixa, faça o seguinte:
- prenda a metade da tampa protetora;
- colocar a polia acionada na extremidade saliente do eixo (ela é fixada com contrapino ou chaveta);
- instale o suporte do motor nos parafusos (não aperte muito a fixação);
- coloque a correia de transmissão nas polias e prenda o motor.
Em ambos os casos, antes do aperto final, é necessário ajustar a tensão da correia movimentando o motor elétrico. Não deve ser muito apertado, mas nenhuma flacidez é permitida.
Em seguida, conecte os cabos de alimentação. Coloque uma capa protetora, se necessário.
É isso, a nova betoneira está montada. Esperamos que você não tenha mais peças de reposição.
Adendo
Embora a montagem do misturador não seja difícil, alguns pontos são necessários.
- O principal conselho é sempre seguir as precauções de segurança. Use as chaves com cuidado e não use muita força ao montar. Isso salvará não só os mecanismos, mas também você.
- Verifique a presença de óleo em todas as peças móveis. Freqüentemente, a planta não os cobre com um lubrificante, mas com um conservante. Em seguida, deve ser retirado, após o que as juntas devem ser lubrificadas com óleo industrial ou graxa.
- Antes de apertar as porcas, cubra as roscas com óleo de máquina. Protegerá da corrosão e será mais fácil de desmontar posteriormente. O principal é que não deve haver excesso, caso contrário, poeira e sujeira grudarão na linha.
- É melhor manter as cabeças dos parafusos em uma direção. Isso facilitará a montagem e o controle das conexões.
- Aperte os parafusos adjacentes uniformemente, sem distorcer a peça.
- Após a montagem, certifique-se de verificar todas as conexões roscadas - elas devem ser bem apertadas.
- Antes de usar pela primeira vez, verifique o isolamento do motor. Para fazer isso, meça a resistência entre um dos terminais e a caixa com um multímetro - deve ser infinita. O cheque vai demorar um pouco e ninguém tem seguro contra defeitos de fabricação.
- Você precisa conectar a máquina através de um RCD (dispositivo de corrente residual) ou um disjuntor. Então, a probabilidade de incêndio de um curto-circuito é minimizada.
- Após o trabalho, limpe o cimento da betoneira e verifique as ligações. É possível que alguns deles tenham sido promovidos.
Lembre-se de que quanto mais frequentes essas verificações, maior a chance de operação sem problemas, menos tempo de inatividade para reparos e, como resultado, maior receita.
Como montar uma betoneira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.