Seleção e cálculo de brita para concreto
Pedra britada - especialmente granito, ou primária, rochosa, como também é chamada, é necessária para fortalecer a argamassa de cimento-areia. Há mais concreto do que o resto dos ingredientes combinados.
Para que é necessário?
Os trabalhadores da construção civil estão cientes de que é impossível fazer concreto sem areia, cimento e água nas quantidades necessárias. Para obter diferentes intensidades, são utilizadas proporções diferentes umas das outras. E ainda, é estritamente proibido adicionar outros componentes, por exemplo, argila ou serragem, se a resistência final for uma das principais características da futura estrutura devido a uma carga pesada.
A criação de concreto particularmente durável envolve o uso de aditivos e cargas especiais. Nem todos eles tornam o concreto melhor. A receita básica para misturar concreto permanece inalterada. Uma mudança na proporção de brita, cimento e areia não deixará inalterado o valor da carga admissível no piso que endureceu logo após o vazamento.
A pedra britada, ao contrário das pedras lisas em todos os lados, tem uma superfície irregular - às vezes é suficientemente cortada em todas as direções, o que dará ao concreto resistência adicional.
Isso é conseguido melhorando significativamente a aderência. O baixo custo da pedra britada em comparação com o cimento é perceptível à vista, mesmo para um usuário que está longe da construção. Este tipo de pedra é caracterizado por uma resistência e densidade significativas.
A argamassa de cimento-areia, na qual alguma rocha britada foi despejada, demonstra fluência significativamente menor. Junto com este último, o encolhimento da estrutura fundida - e endurecida - é reduzido. O concreto, em comparação com a alvenaria de cimento, tem uma tendência significativamente menor a fissuras. A desvantagem do concreto é o aumento da permeabilidade à água, densidade e gravidade específica de um metro cúbico de material de construção gasto. Verter impensadamente pedra britada na argamassa de cimento não é recomendado.
Ao preparar, por exemplo, concreto para lançar uma fundação, é inaceitável despejar pedra britada grossa nele, que tem uma alta dureza. A experiência de milhões de construtores, incluindo autoconstrutores, mostra que a fração de pedra britada deve ser relativamente variável. A resistência desse concreto não vai sofrer muito, e você pode economizar um pouco no cimento sem perder suas características.
Além disso, não adicione apenas pedra triturada fina à composição. Com uma pequena quantidade de cimento, a composição mais durável pode ser obtida com pedras de diferentes tamanhos. Pedras grandes aproximam o concreto da estrutura da parede, construída principalmente a partir delas. Aumentar a quantidade de cimento - até 1/2 em relação à areia - tornará o concreto destrutível apenas com um pára-choque da estrada.
O concreto contendo apenas brita é adequado para portões hidráulicos, barragens, pontes, túneis, cachoeiras artificiais.
Um exemplo deste último é a Represa Hoover, que cria um fluxo medido de queda d'água que aciona as turbinas da usina.
Suportes e fundações são as estruturas mais utilizadas na construção de estruturas e edifícios. Por exemplo, para a construção de edifícios altos monolíticos de estrutura, o concreto armado é usado - a fundação, os suportes de sustentação e os tetos contêm reforço que dá aos edifícios resistência sísmica adicional, e o próprio concreto contém brita, que são pedras de diferentes tamanhos.
O concreto de cascalho pequeno é usado para o projeto paisagístico. A pedra britada de grande porte é útil na construção de estradas, incluindo a construção de aterros de ferrovias.
Ao adicionar a pedra britada ao concreto, é necessário enxaguar bem o pó e a sujeira: argila contendo inclusões orgânicas, devido à sua estrutura empoeirada, irá estragar significativamente o concreto em termos de resistência. Ao comprar brita, avalie sua condição de acordo com GOST: inclusões estrangeiras, de acordo com seus padrões, não excederão 2% do peso do material de construção. Tendo encontrado uma camada espessa de poeira, a pedra triturada lava-se, por exemplo, em um misturador de concreto. Pedra britada lavada, como areia tratada de forma semelhante, fornecerá máxima aderência e resistência a cargas significativas em um tempo relativamente curto.
Quanto você precisa para 1 metro cúbico?
Para ajudar o mestre, o construtor - receitas de concreto de várias marcas. A marcação do concreto é determinada não só pela marca do cimento, mas também por sua dosagem no volume total. Água e areia variam em doses com base no tamanho das pedras. Para construção privada, a seguinte proporção é freqüentemente usada: um balde de cimento, dois baldes de areia e três baldes de cascalho - uma dose de 1: 2: 3 caberá na fundação. Consequentemente, 1: 3: 3 é a proporção para propósitos menos capitais, por exemplo, o território do pátio, onde, digamos, os carros entram, a calçada do pátio (na rua onde os transeuntes passam correndo pela cerca).
Para caminhos pedonais, por exemplo, em um parque, usa-se cascalho - sem a necessidade de enrolá-lo no concreto.
Outra opção é a pavimentação de lajes feitas com base em material de construção de concreto de granulação fina. Inclui peneiramento para brita e aditivos poliméricos que aumentam sua resistência (elasticidade para quebrar o produto).
Para áreas de pedestres e playgrounds onde uma superfície dura é usada, um desvio insignificante de uma proporção estrita não terá um papel fatal para a resistência do concreto endurecido. As rachaduras não aparecerão mais cedo do que apareceriam naturalmente.
Para os usuários que não querem perder tempo com cálculos independentes, existe uma calculadora online no site de qualquer empresa que fornece areia, brita, cimento e misturas de construção para diversos fins.
A fração padrão da pedra britada é do tamanho de um seixo de 2 cm - esse valor é mais procurado na construção de casas de campo. A densidade média da brita é de cerca de 1400 kg / m3 - levando em consideração os entreferros entre as pedras, levando em consideração a pequena discrepância das pedras no concreto pré-fabricado, o peso de um metro cúbico será igual a 12 centners .
Areia, cimento e água não evaporados do concreto são projetados para preencher o vazio formado, sem o qual o concreto endurecido se desfaria rapidamente em pó.
Outros cálculos mostraram que:
- São necessários 1200 kg de brita,
- 220 litros de água são despejados por metro cúbico de camada de concreto padrão (para suportes não capitais);
- 250-300 kg de cimento;
- mais de 500 kg de areia.
Desde que não haja bolhas de ar no concreto recém-despejado, o preenchimento dos vazios entre as pedras devido à argamassa de cimento será máximo. Nas próximas horas a partir do momento em que o concreto é derramado, o cimento reage com a maior parte (até 90% em massa) da água, formando uma massa pedregosa - que complementará a substância com pedra triturada, que foi colocada no concreto .
Todos os materiais devem ser verificados antes de misturar - é aconselhável lavar areia e brita. Se derramar água, o concreto não adquirirá a resistência necessária.
Com a falta de água, ele se tornará desnecessariamente espesso, não completamente saturado de água durante o processo de amassamento - locais secos são formados, que, como espaços de ar, reduzem a resistência da estrutura derramada.
O grau de concreto M300, por exemplo, requer consumo:
- 385 kg de grau de cimento M300;
- 1207 kg de pedra britada;
- 504 kg de areia;
- 215 litros de água purificada.
O recálculo é realizado para o volume de concreto em 1 m3. É altamente desencorajada a substituição da areia por materiais de enchimento, como separação do mesmo entulho, quebra de tijolo e vidro, concreto usado triturado, ferro, serragem, gesso das paredes, blocos de gás quebrados (após a demolição de edifícios antigos).A areia é um dos materiais de construção mais baratos; não é um problema encomendar tantas máquinas quanto é necessário para uma construção em escala real (ou reconstrução) em uma instalação específica. As empresas de mineração de areia em pedreiras trabalham diretamente com muitos compradores privados.
Qual é melhor escolher?
Para concreto que requeira brita de alta qualidade, o comprador fará sua própria seleção: a prioridade é o concreto vazado e endurecido da mesma qualidade.
Por facção
A pedra britada é a base do concreto, em termos do número em quilogramas de materiais de construção por metro cúbico de vazamento. A pedra triturada reduz significativamente o encolhimento da base endurecida: o concreto sem brita, no qual, por exemplo, são utilizadas aparas de tijolo, sedimentará tanto nos primeiros 3 anos que a estrutura, e com ela a estrutura, perderá sua estabilidade original e ficará torta. Pedra britada com uma fração inferior a 5 mm não é recomendada para ser adicionada ao concreto.
A resistência do concreto endurecido depende não apenas da mistura completa dos componentes principais, mas também do tamanho da pedra britada. Inclusões trituradas de 5-10 mm de tamanho entre seixos de 20 mm não são consideradas um desvio sério do exigido. O segredo das pedras de "tamanhos diferentes" é que os finos se distribuem entre as pedras grandes, caindo nos vazios.
Esses vazios não são preenchidos nem com médios nem maiores: as superfícies irregulares das pedras são cortadas e irregulares.
A colocação cuidadosa do concreto usando a tecnologia de vibração (sacudindo o concreto recém-despejado) não só fará sair bolhas de ar, mas também contribuirá para o assentamento de pequenos seixos entre os grandes, muitas vezes pequenas coisas vão para o fundo.
Por marca concreta
Tendo lidado separadamente com a pedra britada, o tipo de cimento ideal é selecionado para concreto de alta qualidade. Quanto maior for (de acordo com o número de série da marcação), maior será a qualidade do concreto será divorciado e colocado. A composição mais ótima é considerada o cimento Portland, que inclui até 80% de silicato de cálcio. Quanto mais sal, mais flexível se tornará a argamassa (e o concreto) ao despejar e nivelar.
O silicato de cálcio contribui significativamente para a resistência à geada: para a Rússia, as baixas temperaturas por seis meses - em média em todo o país - um fenômeno natural.
A construção envolve o uso de cimento M500, é ele que é universal. Não é recomendado o uso de cimento M200 e M300 para suportes de rolamento e fundação de alta carga (mais de várias toneladas).
A pedra britada contribui significativamente para dar resistência à mistura de construção contendo cimento endurecido. A construção privada e de vários andares envolve a utilização de seixos e brita com um tamanho de pedra de até 40 mm.
O armazenamento ideal de sobras de cimento é em recipientes lacrados de plástico ou vidro, completamente secos. Nesse caso, sua vida útil pode durar até 10 anos. Seja qual for a marca do cimento, você não deve diluí-lo com materiais recicláveis de construções e reparos anteriores, o que geralmente ocorre com um iniciante.
Poeira e sujeira não devem entrar no concreto.
Ao preparar concreto com suas próprias mãos, use brita de "tamanhos diferentes". Por exemplo, para construir um gazebo, para erguer paredes para um canteiro de flores, não é necessário cimento de "alto" grau: tanto o M100 quanto o M200 servem. Edifícios de um andar, incluindo anexos no pátio, exigem um grau de cimento de pelo menos M250, mas prédios de apartamentos e prédios baixos exigem cimento de pelo menos M400.
Não é recomendável gastar dinheiro com cimento de qualidade muito "alta": muitas pessoas não constroem casas para 100, mas, digamos, para 20 anos. Para uma mesa (piso não preto), o cimento da marca M250 ou M300 é adequado.
O comentário foi enviado com sucesso.