Tudo sobre plastificantes
Os plastificantes são aditivos especiais à base de polímeros. Eles são adicionados à mistura de concreto, ajudando a melhorar as propriedades físico-químicas da massa de trabalho e seu desempenho. Eles são usados na indústria da construção e durante reparos. Os agentes plastificantes são produzidos em uma ampla variedade, têm composições diferentes, diferem em finalidade e princípio de ação.
O que é e para que serve?
Aditivos plastificantes - substâncias líquidas ou em pó para misturas de cimento e concreto. A maioria de suas modificações tem um baixo percentual de volatilidade, excelente compatibilidade com qualquer material de construção. Muitas formulações são inodoras (com exceção das soluções à base de álcool sulfito).
O uso de plastificantes melhora a mobilidade e fluidez da massa de cimento. A argamassa confeccionada com tecnologia tradicional é mais espessa. Essa massa é inconveniente de usar. A introdução adicional de água na solução acarreta um aumento em sua mobilidade, porém, a estrutura congelada adquirirá fragilidade e ficará suscetível a trincas. A adição de agentes plastificantes melhora a fluidez da massa de cimento sem deteriorar as propriedades físico-químicas do concreto endurecido.
Plastificantes também são usados para:
- aumentar a adesão da argamassa de concreto aos elementos de reforço e diversos materiais de construção;
- reduzir o número e o tamanho das bolsas de ar em uma estrutura de concreto monolítica, que geralmente são formadas quando a solução endurece;
- garantindo a homogeneidade da massa;
- reduzindo o volume de consumo de cimento em até 20%;
- aumentar a resistência da estrutura de concreto;
- redução do encolhimento;
- aumentar a força e a resistência à umidade do concreto;
- reduzindo o risco de fissuras na superfície do concreto.
Recomenda-se adicionar aditivos plastificantes na utilização de cimento “velho”, caso seja necessário estender os prazos de utilização da massa de cimento.
O alto custo é atribuído à falta de produtos, por isso o custo da argamassa de concreto sobe. Outra desvantagem de tais aditivos é a necessidade de fazer cálculos precisos ao dosar os componentes. Caso haja erros, a massa de cimento não atenderá às características declaradas pelo fabricante.
Visão geral da espécie
Os plastificantes para cimento são classificados de acordo com vários critérios. Eles diferem em composição, propósito e uma série de outros parâmetros. Para selecionar uma substância adequada, você deve estudar detalhadamente todos os tipos de aditivos oferecidos pelos fabricantes.
Por composição
Os aditivos plastificantes são orgânicos e inorgânicos. Algumas das substâncias mais seguras e ecologicamente corretas são consideradas, na fabricação das quais vários polímeros e silicones são usados. Essas soluções não têm odor, por isso são frequentemente adicionadas à composição de cimento para trabalhos de construção e reparo em ambientes internos. A ação dos aditivos de silicone e polímeros visa melhorar a mobilidade da mistura e aumentar as qualidades de resistência à água do concreto acabado.
O próximo tipo de plastificante é feito à base de surfactantes. Eles são feitos de lignossulfonatos técnicos.Devido a esses componentes, os aditivos ajudam a reduzir o consumo de massa de cimento, aumentam a resistência ao gelo e aumentam a resistência à água.
O último tipo são aditivos que incluem componentes de policarboxilato. Esses agentes plastificantes são recomendados para uso na construção de várias estruturas monolíticas maciças. A composição de policarboxilato aumenta a vida útil da solução de trabalho acabada.
Por nomeação
Existem plastificantes restritos à venda. Via de regra, são monoaditivos com uma propriedade.
- Com ação acelerada. Esses plastificantes ajudam a acelerar o processo de hidratação da pasta de cimento. Na maioria das vezes eles são usados para encher reservatórios artificiais, piscinas.
Aditivos de aceleração são recomendados para uso em baixas temperaturas.
- Retardando plastificantes. Esses aditivos contêm componentes que diminuem a taxa de hidratação da massa de concreto acabada. É aconselhável usá-los ao transportar a solução por longas distâncias.
- Anticongelante. Formulações para uso no inverno. Eles ajudam a aumentar a resistência ao gelo da mistura de trabalho. Graças à introdução de aditivos anticongelantes na argamassa de cimento, é possível trabalhar com concreto em temperaturas de até -25 graus, mantendo as propriedades operacionais da estrutura de concreto acabada. A ação dos plastificantes incluídos neste grupo visa a evaporação abundante da umidade durante a maturação da solução.
- Tração de ar. Esses tipos de plastificantes aumentam a resistência do concreto a temperaturas extremamente baixas. Uma vez em solução, causam uma reação química na qual há uma evolução abundante de oxigênio. As bolhas de ar formadas são distribuídas uniformemente em todo o seu volume quando a mistura é agitada. A massa de concreto endurecido com o uso de um plastificante incorporador de ar resistirá a rachaduras no frio.
Além de mono-composições, os fabricantes oferecem superplastificantes multicomponentes... Contêm várias substâncias ativas, devido às quais têm um efeito multidirecional.
Pela força da ação
Os plastificantes são divididos em 4 grupos. À venda existem aditivos "fracos" destinados à construção de estruturas de pequena dimensão. Eles são feitos com base em componentes orgânicos.
Plastificantes de efeito "médio" destinam-se ao assentamento da base... Eles contêm lignossulfonatos, que aumentam a mobilidade da solução acabada. Graças a esta característica, contribuem para o reforço das propriedades impermeabilizantes da fundação.
Aditivos "fortes" são feitos de acrilatos e lignossulfatos. Eles aumentam a plasticidade da massa de concreto de P1 a P4. Contribuem para melhorar o empilhamento da mistura durante a vibração.
Recomenda-se usá-los para massa, betonilhas, pedras de pavimentação, fundações de tiras.
Os suplementos também são "super potentes". Sua produção requer ácido sulfúrico, naftaleno e formaldeído. Os plastificantes baseados nesses componentes aumentam a plasticidade da solução até P5, sem reduzir as características de resistência do monólito acabado.
Produtos populares
Os fabricantes oferecem uma ampla variedade de plastificantes para cimento. Os seguintes tipos de suplementos provaram ser os melhores.
- Sika Sikament BV-3M. Agente plastificante universal para trabalhar com misturas de cimento. Graças ao seu uso, o consumo de material é reduzido e sua qualidade é melhorada. O aditivo está disponível na forma líquida em potes de 5 e 1 litro.
- Superplastificante Cemmix CemPlast para rebocar a superfície, para arranjar betonilhas e instalar o pavimento radiante.Promove um aumento da mobilidade da composição do cimento, reduz significativamente os custos laborais associados ao processamento e colocação do betão. Aditivo líquido Cemmix CemPlast é embalado em recipientes de plástico de 5 e 1 litro.
- "Anti-gelo" da empresa "Plitonit". É um líquido marrom, classe de perigo 4. Fabricado de acordo com GOST 12.1.007. Na produção, utilizam-se lignossulfonatos e sais de ácidos inorgânicos. O aditivo é recomendado para uso em temperaturas negativas não inferiores a -25 graus.
- Isomat Plastiproof - plastificante impermeabilizante para concreto de um fabricante grego. O aditivo líquido à base de látex ajuda a aumentar a impermeabilização da estrutura de concreto acabada e a plasticidade da argamassa.
Compatível com todas as marcas de cimento Portland.
Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem plastificantes não apenas para argamassas de cimento, mas também para massas de polímero destinadas a:
- fundição de produtos de plástico e PVC;
- fabricação de borracha; uma variedade de materiais em folha;
- produção de filmes, linóleo e outros produtos.
A adição dessas substâncias ajuda a melhorar as características técnicas do produto acabado, bem como seu desempenho.
Uma das drogas mais populares é o DOP (dioctil ftalato). É uma substância química para poliuretano e cloreto de polivinila. O DOP é um líquido tóxico que pode inflamar quando aquecido e formar vapores corrosivos. A substância é do mais alto grau, primeiro e segundo graus.
O próximo plastificante popular é o DBP (dibutil ftalato). Ajuda a aumentar a elasticidade da fundição, o que leva à estabilidade do produto acabado a vários tipos de solicitações mecânicas. O aditivo líquido é usado para porcelana fria e polímeros.
É amplamente utilizado na produção de tintas e outras tintas e vernizes, vernizes para unhas.
Os aditivos plastificantes populares incluem adipato de dioctilo (DOA). É frequentemente utilizado na fabricação de vários produtos de PVC. A substância é atóxica, por isso é utilizada na produção de alguns materiais de acabamento, filmes para embalagens de alimentos.
Plastificantes populares para PVC macio incluem DINP (diisononil ftalato). É ligeiramente volátil. É uma substância líquida, incolor, inodora e com baixa transpiração.
Graças ao uso do aditivo, os fabricantes produzem produtos de PVC com boa resistência ao gelo.
Onde eles são usados?
Os plastificantes são usados na indústria da construção para trabalhos dentro ou fora das instalações. Eles são adicionados à massa de concreto ao colocar vários tipos de fundações. Ao usar aditivos especializados, uma estrutura de cimento mais densa e mais forte, sem espaços vazios de ar é obtida.
O uso de plastificantes é relevante em vários campos.
- Para reboco. A massa é feita de cimento, cal, gesso, água, enchimento e outros componentes. A solução finalizada é pesada, espessa e inelástica. Com a adição de um plastificante, o DSP (mistura cimento-areia) torna-se mais "maleável", conveniente no uso e econômico em termos de consumo.
- Para lajes de pavimentação. Esses produtos são usados para pavimentar caminhos de jardins, calçadas, parques paisagísticos, para decorar terrenos pessoais e para outros fins. As telhas são feitas à base de cimento, areia, água, cascalho.
A adição de aditivos plastificantes ajuda a aumentar a mobilidade da mistura e aumentar a resistência da solução às mudanças bruscas de temperatura e geadas.
- Para rejuntamento. Graças à adição de um plastificante às misturas de rejuntamento, as juntas formadas tornam-se mais resistentes à abrasão e menos sujeitas a contaminação. A massa com aditivos torna-se absolutamente resistente à umidade, não sendo suscetível a danos por fungos e mofo.
- Para adesivo para ladrilhos. Os plastificantes tornam a massa mais conveniente de usar, melhorando suas propriedades adesivas. A cola para alvenaria com aditivos melhoradores pode ser usada para diferentes tipos de ladrilhos, enquanto qualquer material de construção pode servir de base.
- Para argila para melhorar as suas qualidades de ligação e compensar as deficiências da massa de argila (por exemplo, solidificação rápida, fissuração).
Os aditivos plastificantes são frequentemente utilizados na colocação de betonilhas. A sua utilização permite poupar material de construção, para obter uma base plana de alta qualidade sem bolsas de ar, fissuras e outros defeitos.
Como usar corretamente?
É necessário o uso de qualquer tipo de plastificante obedecendo estritamente às instruções do fabricante. Caso contrário, a qualidade da massa de trabalho ou da solução pronta pode se deteriorar.
Recomendações gerais:
- adesão a uma proporção restrita de ingredientes (a dosagem do plastificante é indicada pelo fabricante na embalagem);
- usar um recipiente limpo para diluir a solução;
- produção da massa de trabalho a uma temperatura ambiente positiva;
- uso de equipamento de proteção individual no trabalho com plastificantes;
- reprodução longe de fontes de fogo aberto.
Antes de usar, você deve primeiro diluir o aditivo em água. Não é recomendado o uso de plastificantes vencidos. O cumprimento da tecnologia de produção da solução, dosagem e regras de uso do plastificante contribuem para a obtenção de uma mistura de fácil aplicação e com excelentes qualidades técnicas e operacionais.
O vídeo a seguir contará ainda mais sobre o plastificante de concreto.
O comentário foi enviado com sucesso.