Concreto autoadensável

Betão autoadensável - betão que tem a capacidade de preencher uma forma mesmo em estruturas densamente armadas devido à compactação sob a influência do seu próprio peso.

Características e benefícios

A argamassa para concreto autoadensável tem a propriedade de grande trabalhabilidade (até 70 cm), caracterizada por uma relação relativamente pequena de água e cimento (0,38 ... 0,4). O material é bastante resistente (cerca de 100 MPa). O risco de corrosão é minimizado devido à boa densidade do material. O policarboxilato de polímero é a parte principal na composição e funciona da seguinte forma. É absorvido pela superfície dos grãos de cimento, uma carga negativa é transferida. Por isso, os grãos se repelem, obrigando a solução e os elementos minerais a se moverem. O efeito de plastificação pode ser aumentado por agitação intermitente.

As vantagens deste tipo de concreto são baixo nível de ruído, tempo de construção reduzido, possibilidade de transporte a longo prazo da mistura, superfícies de alta qualidade dos produtos, não há necessidade de uso de compactador vibratório. Nesse sentido, os gastos com energia elétrica foram reduzidos e, devido à ausência de ruído, tornou-se possível localizar fábricas de concreto armado nas cidades.

Concreto autoadensável

Um pouco de historia

No final dos anos 60 - início dos 70, começaram a ser utilizados os concretos de alta resistência, que foram aprimorados com aditivos superplastificantes. Por exemplo, em 1970, eles foram usados ​​para construir plataformas de petróleo no Mar do Norte. A utilização do concreto com superplastificantes tem demonstrado suas vantagens, mas também foram identificadas desvantagens ao se trabalhar com ele. Se o duto pelo qual a mistura é fornecida tiver mais de 200 metros, então a estratificação e a heterogeneidade da mistura aparecem no produto final.

Além disso, com a adição da maioria dos superplastificantes em altas dosagens, é possível retardar o endurecimento da mistura. E quando transportado em 60-90 minutos, o efeito do aditivo diminui, o que significa que a mobilidade diminui. De tudo isso, fica claro que o tempo para terminar o trabalho aumenta, a resistência e a qualidade da superfície do produto pioram.

Para eliminar as lacunas, foram aplicados estudos teóricos e desenvolvimentos práticos:

  1. adição de agregado micro e ultrafino para aumentar a resistência, proteger contra corrosão e rachaduras no material.
  2. uso de filler multifraction para obter alta resistência.
  3. os mais novos tipos de modificadores químicos foram criados para regular as propriedades.

Em 1986, após resumir a experiência acumulada, o professor Okamura chamou seu desenvolvimento de "concreto autoadensável".

Em 1996, o grupo RILEM foi formado, composto por especialistas de uma dezena de países, para criar instruções de operação devido à sua alta eficiência.

Em 1998, foi realizada a primeira conferência internacional para estudar suas características, com o auxílio de 150 cientistas e engenheiros de diferentes países.

Em 2004, foi criado o comitê 205-DSC, chefiado pelo professor Schutter, para criar a classificação de espécies necessária para estabelecer o objetivo e o escopo. Durante o funcionamento deste comitê, foram utilizados 25 laboratórios de diferentes países.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário