Tudo sobre impregnação de poliuretano para concreto
A utilização de composições poliméricas na realização de uma mesa de concreto é condição indispensável para a obtenção de alta resistência do concreto e a minimização da formação de poeira em sua superfície. Acima de tudo, a impregnação com poliuretano é adequada para isso, proporcionando excelentes características de desempenho do material.
Peculiaridades
Para melhorar a resistência à umidade e as propriedades de resistência do concreto monolítico, é usado o seu engomagem. Esse processo tecnológico envolve o uso de adesivos especiais que obstruem os poros, que são uma desvantagem significativa do material e aceleram o desgaste. Além disso, sem tratamento especial, esses pisos e outras estruturas absorvem muita umidade, formam poeira e se deterioram rapidamente se localizados ao ar livre.
Para evitar isso, os profissionais usam compostos de polímero de reforço. Um dos produtos demandados e que cumprem bem seu papel é a impregnação de poliuretano para concreto. O produto é uma solução líquida de baixa viscosidade que preenche os poros do material, penetrando em sua espessura em 5–8 mm. A impregnação tem uma composição de um componente e não requer preparação complexa antes da aplicação: basta misturar bem até ficar homogêneo.
O fluido de polímero é capaz de aumentar a adesão de substratos de concreto com diferentes revestimentos.
O material é adequado para reparar concreto velho e danificado, bem como para criar novas estruturas a partir dele. O poliuretano é uma substância versátil que pode ser rapidamente absorvida e criar a densidade necessária sem interagir com a água do ambiente. O produto tem as seguintes características técnicas úteis:
- alta plasticidade, resistência a temperaturas extremas;
- aumenta a resistência ao impacto do material em 2 vezes;
- aumenta a resistência ao desgaste do concreto em 10 vezes;
- o uso da composição permite eliminar completamente a formação de poeira;
- endurece superfícies para categorias aceitáveis (M 600);
- a capacidade de uso em baixas temperaturas (até -20 °);
- configuração rápida em um dia, capacidade de operar com cargas pesadas após 3 dias;
- tecnologia de impregnação simples que não requer conhecimentos e habilidades especiais;
- a composição pode ser aplicada a classes de concreto de baixo custo;
- proporciona um efeito antideslizante e um aspecto agradável do produto após a operação de aplicação.
Claro, os parâmetros listados são qualidades positivas da impregnação de poliuretano, além de seu baixo custo. Das desvantagens relativas, pode-se citar a necessidade de utilização do polímero somente após a secagem final das estruturas.
E também, se o concreto contém o filler errado, por exemplo, dióxido de silício, então o poliuretano pode provocar tensões dentro do material, causando uma reação álcali-silicato.
Tipos e propósito
As impregnações para concreto são poliméricas (orgânicas), sua ação visa aumentar a resistência, resistência à umidade, resistência a substâncias agressivas. O tipo de agente inorgânico funciona de maneira diferente. Os elementos químicos em sua composição, ao reagirem com as partículas estruturais do concreto, adquirem inércia e se dissolvem. Com isso, o material adquire qualidades como resistência à água e a dureza necessária. Existem tipos populares de impregnação em termos de composição.
- Misturas epóxi de dois componentes de resina e endurecedor (fenol). Esses produtos são caracterizados por baixo encolhimento, resistência à abrasão, maior resistência e baixa permeabilidade à umidade. Eles são usados para criar estruturas para edifícios industriais e oficinas, caves, piscinas. Ao contrário do poliuretano, eles são menos resistentes à deformação física e a produtos químicos agressivos.
- Impregnação acrílica para piso de concreto - boa proteção contra os raios ultravioleta, umidade e compostos de cloro. Embora retenham a cor da superfície durante todo o período de operação, eles precisam ser renovados a cada 2-3 anos.
- Poliuretano... Falando sobre as qualidades úteis do poliuretano, não se pode deixar de citar suas propriedades protetoras devido à presença de substâncias orgânicas e resina polimérica na composição do solvente. Isso diferencia o produto de outras impregnações - este tipo de material pode ser usado em diferentes condições climáticas e climáticas. Além disso, a impregnação é rápida e fácil de aplicar e barata.
Devido à alta qualidade de impregnação, uma impregnação de penetração profunda se destaca contra o fundo de outros agentes, projetados para melhorar a adesão ao esmalte, tinta ou outros revestimentos de tinta. Graças às suas características qualquer material usado dura muito mais tempo.
E também à venda você encontra misturas coloridas e incolores para tirar o pó do concreto e dar-lhe um aspecto agradável. Eles são relevantes tanto para edifícios industriais quanto para instalações residenciais.
Critérios de escolha
O concreto simplesmente precisa ser impregnado com compostos de proteção devido à sua estrutura porosa. Durante a hidratação do cimento, ar, água e uma pasta de cimento na forma de um gel podem estar presentes nas cavidades de concreto. Isso enfraquece a resistência dos produtos e encurta sua vida útil. No entanto, o concreto pode ser transformado em pedra monolítica usando impregnações. Requisitos gerais para a escolha de impregnações:
- segurança o revestimento resultante após a aplicação da composição de impregnação, sem liberação de componentes prejudiciais, a superfície do concreto não deve ser escorregadia;
- é importante prestar atenção ao propósito das soluções, suas propriedades de trabalho, como resistência ao desgaste, resistência à água, radiação ultravioleta, condições de temperatura e outros fatores externos;
- compatibilidade ideal com o substrato, boa penetração e adesão;
- resultado tangível em termos de reduzindo a formação de poeira;
- atratividade aparência.
A impregnação com poliuretano atende a todos esses critérios, ela é a melhor forma de melhorar o desempenho das estruturas de concreto. Além de fortalecer o material, evitando seu desgaste prematuro, despoeirando-se e aumentando a vida útil, a composição de poliuretano permite dar às estruturas de concreto uma cor bonita, profunda e rica devido à capacidade de pigmentar a solução.
Modo de aplicação
A impregnação de poliuretano pode ser aplicada não apenas ao concreto, mas também a outros substratos minerais, mas a tecnologia é sempre a mesma.
- A primeira etapa é com equipamento de moagem a superfície de concreto é nivelada, removido cimento leite, camada solta, óleo, camada obtida como resultado da passagem a ferro.
- Uma esmerilhadeira manual é usada para limpar as juntas, o pincel remove partículas sólidas de cimento, areia. Assim, os poros do material são abertos.
- A retificação adicional de três estágios visa a obtenção de um padrão de enchimento (corte de brita). Primeiro, o processamento de desbaste é executado por 2–5 mm, depois uma retificação moderada, no final - retificação com um abrasivo de granulação fina.
- Superfície limpo de poeira usando um aspirador de pó.
- Seguido pela primer impregnado de poliuretanoaté que uma camada uniforme se forme. A mistura não deve se acumular na forma de poças.
- Para diferentes classes de concreto (M 150 - M 350), são utilizadas 3 demãos. Para betonilhas de categoria superior a M 350, bem como para tijolos, ardósia e ladrilhos cerâmicos, 2 camadas são suficientes.Para isso, materiais como "Politax" são adequados.
- Todas as camadas devem ser bem secas... A uma temperatura de 0 °, a secagem demorará não menos do que 6 e não mais do que 24 horas, a temperaturas mais baixas e negativas, não menos do que 16 e não mais do que 48 horas. Uma aplicação de teste de impregnação ajudará a determinar o consumo de poliuretano.
Para economizar dinheiro, você não pode aplicar 3 camadas de solução, mas a superfície ficará sem brilho.
Para dar mais resistência, pelo contrário, recomenda-se fazer camadas adicionais. A impregnação com poliuretano garante penetração uniforme em toda a espessura do concreto, melhora as propriedades mecânicas do material e sua resistência química, o que garante um aumento na durabilidade da estrutura em 2 a 3 anos, além de simplificar o procedimento de manutenção do revestimento.
No próximo vídeo, você está aguardando a aplicação de uma impregnação de endurecimento em um piso de concreto.
O comentário foi enviado com sucesso.