Tudo sobre plastificantes para concreto

Tudo sobre plastificantes para concreto
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Fabricantes líderes e seus produtos
  4. Âmbito de aplicação
  5. Autoprodução
  6. Instruções de uso

Com o desenvolvimento das tecnologias utilizadas na construção moderna, cada vez mais pessoas estão ansiosas para aprender sobre plastificantes para concreto. Em primeiro lugar, vale lembrar que esse material é uma mistura que inclui cimento, areia, cascalho e água. Ao mesmo tempo, a principal tarefa dos desenvolvedores era criar aditivos que tornassem a solução de concreto mais plástica.

Seu uso pode melhorar significativamente as propriedades de desempenho do concreto.

Peculiaridades

O valor dos plastificantes para o concreto dificilmente pode ser superestimado. Eles permitem minimizar o impacto negativo de fatores externos na solução, bem como melhorar significativamente sua qualidade. O uso de aditivos líquidos, inclusive para a produção de concreto arenoso, facilita o trabalho. Trata-se, em particular, da colocação de misturas prontas na cofragem.

Levando em consideração o princípio de ação, os plastificantes são divididos em hidrofílicos e hidrofílicos. A primeira variedade é caracterizada por alta molhabilidade. O segundo tipo é projetado para maximizar a saturação da mistura de concreto com o ar. Na construção moderna, os plastificantes como aditivos se tornaram um componente indispensável da maioria das soluções.

Essa abordagem é totalmente explicada por algumas vantagens claras.

  1. Em primeiro lugar, estamos falando de maximizar a plasticidade do produto final. Isso, por sua vez, simplifica muito o uso de concretos e argamassas, uma vez que são despejados mesmo nos locais mais inacessíveis ao se criar estruturas com maior resistência.
  2. A segunda vantagem dos plastificantes modernos é uma redução significativa no consumo de materiais de construção. Graças ao uso de aditivos tão eficazes, é possível economizar dinheiro. Para verificar, vale comparar o consumo de cimento na fabricação de concreto com e sem aditivos. É importante que, no primeiro caso, a quantidade de cimento usado seja inferior em quase 17 por cento.
  3. Os plastificantes aumentam a resistência do concreto em 25% em média.
  4. A utilização dos aditivos descritos, devido aos quais a solução se torna mais fluida e elástica, permite a utilização de instalações especializadas para o vazamento. Esses equipamentos, baseados em bombas de concreto, são amplamente utilizados, por exemplo, no processo de construção de estruturas monolíticas.
  5. A mistura fluida, caracterizada por uma adesão melhorada, é indispensável, se necessário, para preencher os elementos reforçados das futuras estruturas.
  6. A presença de plastificantes de alta qualidade de vários tipos permite multiplicar o nível de densidade da solução de concreto. Também é importante levar em consideração que as estruturas feitas de materiais semelhantes diferem de suas contrapartes na resistência máxima à água.
  7. Devido à presença mínima de umidade em soluções com plastificantes, estruturas resistentes ao gelo são criadas. Também se trata de minimizar o risco de rachaduras ao longo do tempo.

É importante lembrar que o uso dos aditivos considerados aumenta significativamente o tempo de cura do concreto. Em algumas situações, isso pode ser um problema significativo.

A solução, via de regra, é a adição de aditivos especiais à mistura, que atuam como aceleradores da reação.

Visualizações

Os aditivos modernos que aumentam a plasticidade da mistura construtiva, tendo em conta a sua composição, dividem-se em orgânicos e inorgânicos. Se levarmos em consideração a classe de seu propósito, então duas categorias podem ser distinguidas.

  1. Monoaditivos, que são soluções com ação estritamente direcionada. Deve-se ter em mente que muitas vezes são caracterizados por efeitos colaterais negativos.
  2. Aditivos complexos que combinam várias soluções de um componente que neutralizam efetivamente todos os efeitos negativos na mistura de concreto. Isso, por sua vez, contribui para uma expansão significativa do escopo.

Além disso, os plastificantes atualmente no mercado podem ser divididos em vários grupos:

  • compostos de componentes tensoativos tendo um efeito hidrofílico-hidrofóbico;
  • misturas de eletrólitos e tensoativos, que efetivamente aceleram o processo de solidificação;
  • superplastificantes com efeito de incorporação de ar aprimorado;
  • aditivos reforçados usados ​​na fabricação de concreto para assentamento em ambiente agressivo.

É importante levar em consideração que as misturas descritas podem ser produzidas na forma de suspensão, líquido, pasta e também em pó cristalino.

Redutor de água

Esta categoria de aditivos difere de outros tipos em primeiro lugar por fornecer a possibilidade de economia significativa de água na preparação de uma mistura de concreto. A propósito, estamos falando sobre a redução do consumo em 5-20 por cento.

Além disso, tais plastificantes aumentam a resistência à água, resistência e resistência ao gelo do concreto.

Estabilizador

Os representantes desta categoria têm a capacidade única de preservar a mobilidade das soluções pelo maior tempo possível. Isso também se aplica à sua uniformidade. Essas propriedades são mais relevantes para o transporte de longo prazo de misturas de concreto, seu bombeamento e assentamento direto.

Ao mesmo tempo, sua estratificação é evitada.

Aceleradores de endurecimento

Esses aditivos reduzem efetivamente o tempo de endurecimento do concreto (até 25%). É importante levar em consideração que no primeiro dia, a solução ganha 20% mais força do que a solução de marca. Esses aditivos, via de regra, são usados ​​nas indústrias para acelerar a formação de produtos de concreto, bem como na construção durante a construção de estruturas em condições de temperaturas negativas.

Retardadores

Esses componentes são relevantes para grandes volumes de concretagem. Com a ajuda deles, você pode reduzir significativamente o número de juntas, chamadas de costuras de trabalho.

Além disso, a extensão dos intervalos de pega das misturas de concreto é necessária se forem feitas pausas longas e frequentes na obra.

Hidrofobizante

Representantes desta categoria promovem o arrastamento ativo de bolhas de ar. Estas últimas são distribuídas uniformemente pela mistura e, paralelamente, diminuem a tensão superficial da água nela presente. Como resultado, aumenta a mobilidade e a plasticidade da argamassa de concreto com o aumento da repelência à água da superfície.

Fabricantes líderes e seus produtos

No momento, muitas empresas oferecem seus produtos no segmento de mercado correspondente. As avaliações atuais da popularidade das marcas de plastificantes ajudam a navegar por essa variedade. Levando em consideração toda a lista de critérios, pode-se destacar os líderes claros do setor.

  • Roskhimprom - um grupo de empresas fundado há quase 20 anos em Rostov-on-Don e agora especializado no fornecimento de matéria-prima para empresas que operam fábricas de vibrocast e vibropressing.
  • Corporação "TECHNONICOL", que é uma das líderes na classificação de empresas internacionais de fabricação de materiais de construção.
  • Jacaré - uma empresa fundada em 1959. No momento, a empresa é especializada na produção de misturas de construção e materiais de pintura modernos.Os produtos desta marca têm uma demanda merecida em muitos países ao redor do mundo.

Plastificantes para soluções de concreto "Optimist" S-3 merecem atenção especial. Este é um aditivo plastificante conhecido e comprovado. É amplamente utilizado na produção de estruturas de concreto pré-moldado e monolíticas de complexidade variada.

Na maioria das vezes, esse plastificante atua como um componente de concreto leve, pesado e celular.

Âmbito de aplicação

O uso de plastificantes modernos, incluindo aqueles adicionados à areia de concreto, oferece uma oportunidade real de reduzir significativamente os custos de produção. Naturalmente, não se esqueça de aumentar o desempenho das misturas de construção descritas. Os fabricantes modernos apresentam no mercado mais do que uma vasta gama de aditivos com diferentes características.

Hoje em dia, os plastificantes são amplamente usados ​​em grandes canteiros de obras e empresas que produzem bens de concreto, e na construção de moradias de pequeno porte. Esses aditivos são relevantes para o vazamento de fundações de qualquer configuração, bases para pisos e piso aquecido. A propósito, os aditivos plastificantes são frequentemente necessários para gesso e outros materiais de construção e acabamento. Qual aditivo é melhor usado pode ser determinado levando em consideração a finalidade do próprio concreto.

Um dos momentos que definem o escopo de aplicação dos plastificantes é sua capacidade de reduzir efetivamente a concentração de água. Isso é mais relevante para a construção monolítica que é popular hoje.

Além disso, os aditivos são usados ​​para obter elementos estruturais resistentes ao gelo.

Hoje, os aditivos plastificantes são usados ​​ativamente ao despejar:

  • contrapisos;
  • blocos de diferentes formas e tamanhos;
  • fronteiras;
  • pilares;
  • lajes;
  • colunas;
  • fontes.

Todos os produtos listados são caracterizados pela força máxima, resistência à água e longa vida útil.

Autoprodução

Levando em consideração o custo dos aditivos descritos, muitos estão tentando reduzir custos e substituí-los por análogos mais baratos. Neste caso, estamos falando sobre como fazer um plastificante com as próprias mãos. Vale ressaltar que, respeitado as proporções e instruções de preparo do aditivo, o concreto receberá todas as propriedades necessárias. As misturas caseiras são feitas com sabonete líquido, xampu para cabelo ou sabão em pó dissolvido em água.

A propósito, antes do surgimento dos primeiros plastificantes e produtos químicos, o desempenho das argamassas e do concreto aumentava com a adição de clara de ovo. Isso tornou possível maximizar a resistência das misturas.

A quantidade de plastificante para sua autopreparação é determinada levando-se em consideração a solução à qual será adicionado.

Assim, ao combinar um saco de cimento com argila expandida, você precisará adicionar cerca de 200 ml de solução de sabão. Como resultado, será possível fornecer resistência à solidificação em 3 horas. É importante lembrar que o sabonete líquido deve ser adicionado na fase inicial da obra de concreto. Caso contrário, a argila expandida irá se misturar de forma desigual, devido ao qual o concreto perderá suas propriedades essenciais.

Com todas as vantagens, as soluções de sabão têm uma desvantagem importante. Neste caso, estamos falando da quase inevitável formação de espuma quando todos os componentes são combinados. Isso é especialmente verdadeiro se um misturador de concreto for usado. No entanto, o problema não é crítico, uma vez que o trabalho pode ser iniciado imediatamente após o assentamento da espuma.

Outra forma de preparar um plastificante suficientemente eficaz é usar cal hidratada. Essa mistura torna qualquer solução o mais pegajosa e elástica possível.

Aliás, adicionar cal à argamassa para alvenaria simplifica muito todo o processo e contribui para uma distribuição uniforme da mistura.

Instruções de uso

O uso de plastificantes, tanto industrialmente como de forma independente, é regulado por instruções claras. Para evitar problemas, os seguintes pontos importantes devem ser considerados:

  • o componente é introduzido no processo de adição de água, ao mesmo tempo que deve estar completamente dissolvido;
  • a dosagem por 1 m3 deve ser monitorada de perto;
  • aditivos caseiros na forma seca e dissolvida são introduzidos na proporção de até 150 e 250 g para cada saco de cimento, respectivamente;
  • a preparação da solução é desejável em condições de temperatura positiva;
  • é necessário monitorar a limpeza máxima possível de todos os recipientes utilizados;
  • substâncias que expiraram são fortemente desencorajadas.

Agora, os plastificantes estão à venda na forma de:

  • pós;
  • concentrados (líquidos);
  • soluções prontas para uso.

Do ponto de vista financeiro, a primeira opção é mais lucrativa. Ao diluir os pós, é necessário observar as proporções indicadas na embalagem ou nas instruções. Este processo inclui certas etapas.

  1. Aqueça a água limpa necessária a uma temperatura na faixa de 70 a 90 graus.
  2. Adicione o pó com agitação constante até que esteja completamente dissolvido.
  3. Deixe a solução em infusão por várias horas, mexendo ocasionalmente.
  4. Adicione conexões adicionais, se necessário.
  5. Mexa bem a mistura preparada antes de adicioná-la à água.
  6. Adicione aditivo plastificante pronto para usar. O ponto chave é que ele deve ser injetado exclusivamente na água da solução, e não no concreto pronto.

É importante lembrar que a vida útil de um plastificante dissolvido é significativamente menor do que a de um produto em pó. Deve-se também ter em mente que a introdução repetida do aditivo não afeta a dinâmica de ganho de força. O cálculo do consumo de aditivos é realizado por meio de tabelas especiais compiladas pelos fabricantes.

Deve-se prestar atenção especial à segurança ao trabalhar com os aditivos descritos. Isso é mais importante ao trabalhar com concentrados. Nestes casos, devem ser utilizados luvas de borracha, respirador e óculos de segurança. Se os medicamentos entrarem em contato com a pele, eles devem ser rapidamente lavados com uma quantidade abundante de água corrente, de preferência.

Se entrar em contato com as membranas mucosas, você deve procurar ajuda médica imediatamente.

Você pode ver uma comparação da qualidade do concreto com e sem plastificante no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário