Alpendre de concreto
Viver em uma casa particular abre muito mais oportunidades em termos de construção e arranjo do que apartamentos. De vez em quando, quero melhorar minha casa, torná-la mais interessante, mais prática, mais conveniente. Algumas pessoas sonham em sair de casa, parando em uma bela varanda e apreciando a vista ao redor. Para fazer isso, você precisa construir uma varanda. A maneira mais fácil de fazer uma varanda é de concreto.
Vamos descobrir exatamente como concluir a tarefa e quais pontos devem ser especialmente levados em consideração em tais edifícios.
O que você precisa considerar?
A construção é concluída com sucesso e corretamente apenas quando você aborda com competência a questão do planejamento. Afinal, há uma série de pontos que devem ser levados em consideração. Para não perder nada de importante, é preciso fazer um projeto adequado.
A consideração do projeto inclui:
- A varanda está sendo construída junto com a casa, ou é uma extensão da estrutura acabada.
- A altura é determinada do solo até a borda inferior do peitoril da casa.
- A largura é determinada dependendo de quantas pessoas podem subir as escadas ao mesmo tempo, bem como se você precisa trazer coisas grandes para dentro de casa. Assim, para uma pessoa, é necessária uma abertura de pelo menos 80 cm. Para passar por duas, é necessário pelo menos 100 cm.
- Passos. Um número desemparelhado de degraus é feito, o que torna mais fácil subir e descer. As dimensões ideais são uma altura de 12 a 20 cm e uma largura de 25 cm.
- A varanda deve estar aproximadamente 5 cm abaixo da soleira da porta da frente. Isso permitirá que a extensão não interfira na abertura e no fechamento das portas.
Levando em consideração todos esses parâmetros, você pode criar um projeto. Com base nos desenhos, será muito mais fácil realizar o trabalho em etapas, cumprir as normas estabelecidas e evitar erros.
É imprescindível levar em consideração o material, o estado do solo, a carga que o prolongamento terá. Em alguns casos, o reforço será necessário.
Para saber como você pode fazer sozinho uma varanda de concreto confiável, veja o vídeo.
Planejamento
O plano de trabalho implica traçar uma sequência clara de suas ações. Se você traçar um plano com antecedência, não se confundirá nas etapas, poderá alocar corretamente seu próprio tempo. Na verdade, depois de algum trabalho, é necessário deixar o material secar e endurecer. Para isso, aliás, é recomendável determinar com antecedência as propriedades deste ou daquele material.
Na construção de um alpendre de concreto, a sequência de etapas é a seguinte:
- Limpeza do local para ampliação e preparação do território;
- Determinação das dimensões da estrutura;
- Execução e instalação da moldura;
- Derramando com mistura de concreto.
Agora vamos falar sobre cada etapa do plano em detalhes.
Preparação do solo
Preparar o terreno para futuras construções desempenha um papel extremamente importante. Aqui é necessário não apenas remover todos os entulhos e remover a camada de grama acumulada. As plantas têm uma força tremenda e são capazes de romper até mesmo uma espessa camada de concreto. Portanto, é necessário garantir que as plantas não comecem a romper sob a fundação após a conclusão da obra correspondente.
A principal tarefa é remover todas as plantações, arrancar árvores e arbustos. Recomenda-se não apenas removê-los pela raiz, mas usar produtos químicos especiais. Eles impedem qualquer crescimento e desenvolvimento das plantações. Portanto, não há necessidade de temer suas capacidades destrutivas em alguns anos após a construção do pórtico.
Cálculos
Obviamente, a construção exigirá certos custos financeiros para os materiais. É importante para você determinar quanto custarão.
Tendo decidido o tamanho do edifício, leve em consideração:
- altura da varanda,
- a largura da varanda,
- número de etapas.
Isso permitirá que você calcule corretamente a quantidade de concreto. Quanto cimento é necessário por cubo de concreto, você pode ver em outro artigo. É o concreto que é a base da construção e o material que mais requer recursos.
Faça um desenho e faça cálculos sobre ele. Se você vai usar uma mistura de concreto pré-fabricado, basta calcular o volume da estrutura.
Para preparar uma mistura de concreto para despejar um alpendre de grau de cimento M500, pegue areia e brita na seguinte proporção: 1 parte de cimento por 2,2 partes de areia e 3,7 partes de brita. Esse pórtico suporta uma pressão de 300 kg / cm².
Você também precisa decidir sobre acessórios e materiais de impermeabilização. Por exemplo, para reforço, duas barras de reforço devem ser usadas para cada etapa.
Construção
Materiais e ferramentas
Não faz sentido começar a trabalhar sem as ferramentas e materiais adequados. Você simplesmente não consegue nem começar.
Prepare os seguintes materiais e ferramentas antes de construir:
- Areia
- Cimento;
- Pedra britada;
- Folhas de contraplacado;
- Pranchas;
- Pá;
- Armadura;
- Unhas em chapéus largos;
- Misturador de concreto;
- Ferramentas de medição (nível, fita métrica, etc.);
- Espátula;
- Fio de metal;
- Tijolos quebrados.
Fundação
- Uma fossa de fundação será necessária para a fundação, e sua profundidade deve ser de aproximadamente 30 cm. A largura da fossa deve ser 2,5 cm mais larga que a largura da extensão planejada. Para um pórtico de concreto, é necessário criar uma fundação apropriada - uma fundação rasa. Seus parâmetros devem atender a certos requisitos. A profundidade deve ser 20-30 cm menor que o nível de congelamento do solo.
- Um substrato é colocado no fundo do poço. É feito de entulho e areia. Primeiro, uma camada de areia de 10 cm é compactada e, em seguida, uma camada de pedra britada - cerca de 5 cm. O substrato é projetado para proteger a fundação da água subterrânea e fortalecer a base. O substrato deve se estender além da fundação em cerca de 10 cm.
- Se houver água subterrânea no local da fundação, é imperativo organizar medidas para drená-la.
Reforço, criação de moldura
Terminadas as almofadas, é hora de começar a construir o alpendre.
A varanda definitivamente precisa de uma moldura:
- A estrutura é uma base confiável que pode facilmente suportar o peso do concreto que será derramado. Na verdade, a cofragem é uma construção de tábuas, contraplacados e elementos de tijolo que repetem o aspecto do seu futuro alpendre, feito de betão.
- Devem ser usadas placas fortes, mas não excessivamente secas, pois podem rachar. Sua espessura é de pelo menos 2 cm, e sua largura é de 20 cm.
- A altura da fôrma a ser executada deve ser cerca de 30 cm acima do próprio pórtico planejado, pois a parte inferior entrará no solo. É necessário instalar elementos laterais que façam parte dos degraus de altura e largura exigidas. Os elementos da estrutura são montados em um único conjunto usando espaçadores. Isso atinge a força necessária.
- Os lados são reforçados com reforços e podem ser complementados com reforço. A armadura é colocada em sequência de passos de 20 cm, tendo em conta o desenho previamente traçado.
- Deve-se prever a instalação de espaçadores entre a estrutura e as nervuras. Tudo isso é coberto com solo por cerca de 10 cm e compactado. Depois de terminar a construção da cofragem, começa o vazamento.
Passos
A questão das etapas deve ser examinada com mais detalhes. Afinal, eles representam o elemento mais importante de toda a estrutura. Ao calculá-los e executá-los corretamente, você será capaz de subir e descer confortavelmente da varanda. Depois de cometer um erro, você pode decidir fazer uma varanda.
O número de degraus depende diretamente da altura do chão na porta da frente até o chão.A largura dos degraus deve ser grande o suficiente para caber o pé completamente sobre o elemento. Isso fornecerá segurança adicional.
Considere mais um ponto importante - se for necessário construir mais de três etapas, com base nos cálculos realizados, é aconselhável prever a instalação das grades.
Para calcular os parâmetros das escadas, recomendamos usar os cálculos mostrados na figura a seguir.
O ângulo de inclinação das escadas é permitido de 27 ° a 45 °.
Ao planejar a altura dos degraus, considere se crianças e idosos usarão a varanda. Neste caso, a altura deve ser reduzida.
Largura do passo, cm. | Altura do passo, cm. | O ângulo de inclinação da marcha |
40 | 10 | 14° |
38 | 11 | 16° |
36 | 12 | 18° |
34 | 13 | 21° |
32 | 14 | 23° |
30 | 15 | 25° |
28 | 16 | 29° |
26 | 17 | 33° |
24 | 18 | 37° |
22 | 19 | 40° |
20 | 20 | 45° |
Derramando com concreto
- O projeto será mais forte e confiável se o uso de acessórios for fornecido. É aconselhável pré-cortá-lo nos elementos necessários. Eles são conectados com um fio de metal. Também é permitido instalar pedras, tijolos quebrados nas camadas de vazamento. Isso exigirá o uso de menos concreto sem comprometer a confiabilidade da estrutura.
- Ao misturar uma solução, um misturador de concreto é útil. A colocação do concreto só começa após a finalização de sua mistura, o que maximizará a preservação das propriedades e características.
- O enchimento é feito a partir da etapa inferior.
- Cada nova camada derramada é cuidadosamente compactada. Deixando vazios, você corre o risco de reduzir a durabilidade e a resistência da estrutura. Se o enchimento ficar acima do nível necessário, remova o excesso de solução e calque-o. O nível do edifício determina a exatidão do marcador.
- Após preencher a primeira camada, espere, deixe a mistura endurecer adequadamente. Só depois disso você pode prosseguir para a próxima camada. O recheio termina com a última etapa.
- A cofragem concluída não é removida imediatamente após o vazamento da última etapa. Você precisa esperar cerca de 7 dias antes de desmontá-lo.
Acabamento
É claro que, depois de terminar de despejar e remover a cofragem, sua varanda não terá a aparência esperada. Tudo porque o trabalho de acabamento ainda é necessário.
Alguns artesãos, enquanto derramam, apresentam vários padrões usando seixos. No entanto, isso exige esforço e tempo extra.
O melhor é terminar com ladrilhos de clínquer. É feito com uma superfície antiderrapante, portanto, mesmo na chuva, você não pode ter medo de pisar no material.
Claro, é importante levar em consideração que a casa e a varanda parecem uma única estrutura, combinam e combinam com o mesmo estilo.
Um corrimão e um dossel serão adições originais e úteis para a varanda. Se as escadas forem curtas, então as grades não são necessárias, mas se houver idosos na casa, você ainda deve pensar nelas. Escolha o material a seu critério e concentre-se no estilo da composição.
Assista ao vídeo a seguir sobre como fazer sua própria varanda de concreto.
Como você pode ver, é perfeitamente possível fazer um alpendre de concreto, contando apenas com suas próprias forças e capacidades. O principal é seguir todas as recomendações importantes, utilizar materiais de alta qualidade e seguir as instruções de preparação da mistura.
A precisão e a sequência correta de suas ações garantirão excelentes resultados. Sua varanda será um verdadeiro orgulho. Afinal, foi você quem fez essa beleza com as próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.