Fibra de concreto: o que é e onde se utiliza?

Contente
  1. Descrição
  2. Compromisso
  3. Visualizações
  4. Especificações
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Casos de uso
  8. Belos exemplos em interior e exterior

O progresso tecnológico está fornecendo em abundância às pessoas cada vez mais materiais novos para a construção. Entre os desenvolvimentos relativamente recentes deste tipo, vale a pena notar a fibra de concreto. É útil conhecer as características deste material, mesmo para aqueles que não irão usá-lo - apenas para desenvolvimento geral.

Descrição

O concreto reforçado com fibras é um subtipo de concreto que é reforçado em toda a área com inclusões metálicas e não metálicas. Para fortalecer o material, são usados ​​ativamente fios de aço e fibras de carbono, poliamida, vidro, acrílico, poliéster, viscose, náilon e basalto. A fibra mais forte feita de aço acabou sendo mais procurada do que outras, que é obtida cortando-se fio com uma seção transversal de 0,1–0,5 mm em seções de 10 a 50 mm. A fibra de vidro é apenas ligeiramente inferior a ele, que é popular devido às suas qualidades técnicas significativas. O uso de outros materiais sintéticos ajuda a tornar o processo tecnológico mais econômico e dá ao material uma variedade de características.

Concreto reforçado com fibra em comparação ao concreto convencional:

  • melhor resistência ao estiramento e ao rasgo;
  • tem uma maior elasticidade;
  • não se senta;
  • mais resistente a rachaduras;
  • resistente ao frio;
  • imune a toxinas e elementos atmosféricos;
  • pouca abrasão.

Ao mesmo tempo, a resistência e a plasticidade do material também estão em um nível decente. Se a camada solidificada for cortada, uma estrutura homogênea será visível, que é penetrada em toda a sua espessura por fios finos indo em uma direção arbitrária.

Os especialistas podem dizer com segurança, vendo as características das inclusões, quais são as propriedades da amostra e como exatamente ela foi obtida.

Além das nuances tecnológicas, existem condições geralmente aceitas, como:

  • a compatibilidade do concreto original com a fibra utilizada;
  • proporção estritamente especificada entre eles;
  • dispersão uniforme de fibras na massa.

Compromisso

Produtos de concreto reforçado com fibra são usados ​​em uma ampla variedade de áreas. Ele encontra aplicação nas fundações de arranha-céus e na construção de estradas e na construção de estruturas hidráulicas. Se a fibra de vidro for adicionada, esse material pode ser usado para controle de ruído, purificação de água e decoração de fachadas.

Mesmo as estruturas mais carregadas mecanicamente usando concreto reforçado com fibra funcionarão de 10 a 20 vezes mais do que a pedra fundida comum.

As cornijas ocupam um lugar importante entre os elementos decorativos arquitetônicos feitos do material em consideração.

Para obtê-los, utiliza-se uma variedade à base de fibra de vidro. Os especialistas selecionam a tecnologia e determinam as nuances, levando em consideração a altura da estrutura e sua distância da parede. Às vezes a cornija é dividida em vários blocos com alturas diferentes, se a remoção for grande, a instalação é realizada em um subsistema de elementos metálicos. As paredes são feitas de 2 a 4 cm de espessura, e o comprimento de um único elemento pode ser de 70 a 100 cm. Para a instalação de cornijas, são frequentemente utilizadas peças de metal ferroso, galvanizado ou aço inoxidável.

Para a fixação das cornijas, utiliza-se o método de passagem, oculto ou misto. Os pilares de betão armado com fibra são uma excelente solução para quem pretende cuidar não só do aspecto da fachada, mas também do interior da divisão. A parte principal das colunas assume uma parte perceptível da carga, reduzindo a pressão exercida sobre os outros elementos dos edifícios.Portanto, além de vantagens puramente de design, esses detalhes permitem a construção de edifícios maciços. Eles também afetam indiretamente a percepção das fachadas, reduzindo a probabilidade de rachaduras.

Visualizações

Para aplicar corretamente o concreto reforçado com fibra, você precisa entender completamente as características de seus tipos individuais. Os primeiros exemplos deste material foram obtidos antes da Primeira Guerra Mundial. Naquela época, ainda não existia uma variedade especial de materiais sintéticos, por isso os experimentos dos cientistas de materiais eram feitos com fio cortado. A fibra hoje é padronizada pelos requisitos do padrão estadual. O enchimento de aço é dividido em grupos âncora e onda, as pontas dos segmentos nestes dois casos devem ser dobradas.

Para obter fibra de metal para a estrutura, a matéria-prima é geralmente processada de forma puramente mecânica, em máquinas de trefilar, laminadores ou equipamentos de corte. A tecnologia é escolhida em função do diâmetro da fibra a ser obtida. Filamentos extremamente finos são feitos passando-se o aço por orifícios nas peças diamantadas.

A fibra de aço tem boa resistência, mas é pesada. Devido à sua alta tendência à corrosão, esse material é quase inadequado para a fachada.

A fibra mineral é obtida a partir de rochas vulcânicas fundidas, geralmente basalto. As propriedades da matéria-prima afetam as características do material, é resistente a solicitações mecânicas, ao contato com álcalis e ácidos. A fibra de basalto não pega fogo e torna o concreto ao qual é adicionada três vezes mais resistente do que a argamassa convencional.

Os aditivos feitos com base nessa mistura são usados ​​para uma variedade de finalidades:

  • cofragem fixa;
  • painéis de parede;
  • pequenas formas arquitetônicas;
  • preparação de fontes;
  • produção de peças para reconstrução de casas;
  • molduras de estuque nas cornijas;
  • lajes na construção de estradas.

O concreto de fibra de vidro é produzido puxando a massa derretida de vidro usando um equipamento especial. Como o vidro é bastante diferente na composição e pode ser variado com flexibilidade, os designers podem alcançar um desempenho mecânico impressionante. O reforço disperso é montado em feixes de um determinado diâmetro. A fibra de carbono é produzida pelo processamento de matérias-primas com aquecimento significativo. Esse material tem uma série de características excelentes:

  • resistência ao estresse mecânico;
  • imunidade a fatores químicos agressivos;
  • baixo alongamento quando aquecido;
  • sem risco de corrosão e adesão incrível;
  • incombustibilidade.

O problema com o filamento de carbono está relacionado apenas ao seu alto preço. O concreto com fibra de polipropileno supera qualquer amostra sem reforço em termos de resistência ao choque. Mas, ao mesmo tempo, o alongamento e a compressão são tolerados de forma muito pior. Além disso, o polipropileno não é resistente o suficiente em altas temperaturas, e há um grande risco de adquirir matérias-primas francamente de baixa qualidade. O fato é que a gama de características do material é enorme, e um profissional não consegue distinguir um produto padrão de um resíduo a olho nu.

Especificações

A GOST russa prevê a produção de vários tipos de concreto reforçado com fibras. A composição química e fracionária da mistura afeta diretamente seus parâmetros práticos. Assim, a adição de fibra de vidro proporciona:

  • gravidade específica de 1700 a 2250 kg por 1 cu. m;
  • condutividade térmica não inferior a 0,52 e não superior a 0,75 W / cm2 x ° С;
  • resistência à tração por flexão - 210-320 kg por 1 sq. cm.

    Essas propriedades permitem reduzir a espessura das estruturas fabricadas e reduzir significativamente o seu peso. E a combinação de carga reduzida e respeito ao meio ambiente expande significativamente a área de aplicação dos produtos. O concreto de fibra é mais popular onde um risco mínimo de rachaduras e excelente resistência ao impacto são necessários. É difícil encontrar uma solução melhor para pisos. A leveza dos blocos de concreto reforçado com fibra simplifica seu uso para o acabamento de edifícios com vários tipos de elementos decorativos.

    As proporções da mistura à base de poliestireno dependem da densidade necessária. Então, se for 200 kg por 1 cu. m, você vai precisar de 100 litros, 200 kg do próprio cimento e 0,84 metros cúbicos. m de poliestireno esfarelado. A quantidade de migalhas não muda com o aumento da densidade, apenas água adicional e um aglutinante são adicionados. A mistura resultante é perfeita para verter o chão e para usar no interior da cofragem.

    Você pode aprender mais sobre o processo de produção de produtos de concreto reforçado com fibra assistindo ao vídeo a seguir.

    Visão geral dos fabricantes

    A produção de concreto reforçado com fibra é estabelecida na Rússia em um nível bastante alto. Não há razão convincente para preferir produtos importados. Um excelente resultado é trazido pelo uso de misturas da marca "3DBeton", também os especialistas recomendam focar nas marcas ROSPAN e LTM. Graças a equipamentos modernos e aos mais modernos métodos tecnológicos, é possível atender ao padrão que as preocupações japonesas impõem no mercado mundial. A escolha entre os fabricantes pode ser feita apenas com base na logística, pois não há diferença prática entre seus produtos.

    Como escolher?

    A composição de espécies e a concentração da fibra adicionada serão muito mais importantes do que as inscrições no rótulo. Portanto, se você deseja obter a maior resistência, é recomendável comprar concreto, onde foi introduzida uma fibra metálica em mistura com a fibra de vidro. Assim será possível limitarmo-nos à espessura mínima possível das paredes, o que significa que a obra de fundação pode ser facilitada e o custo reduzido. A receita descrita também permite concreto reforçado com fibra:

    • permanecer forte sob carga de ruptura;
    • preservam suas valiosas qualidades sob a influência de várias substâncias e condições climáticas;
    • não perder a utilidade em altas temperaturas do ar e com forte aquecimento da própria pedra;
    • sobrevivem repetidamente ao congelamento e descongelamento sem sacrificar o desempenho.

    Esse composto é capaz de suportar até mesmo a carga decorrente do movimento do transporte ferroviário, durante a decolagem e pouso de aeronaves. A fibra de vidro permite a utilização de uma mistura de concreto para revestimento de fachadas, acabamento de edifícios industriais, que é incapaz de pegar sujeira e é facilmente lavada em caso de entupimento. O enchimento de aço é usado se você precisar decorar pisos de estacionamentos internos e externos, superfícies de estradas, fundações reforçadas. Esse concreto reforçado com fibra também pode ser usado para construir complexos hidrotécnicos secundários e tanques de concreto.

    Recomenda-se a utilização de misturas à base de polipropileno na produção de blocos de espuma, compósitos porosos e pequenas edificações. Devido ao espectro de cores variado do concreto reforçado com fibra, os consumidores podem escolher qualquer aparência que desejarem - até mesmo a imitação perfeita de pedra natural. Se você precisa fazer concreto têxtil, às vezes usa-se viscose e algodão.

    Importante: o concreto reforçado com fibras é mais caro do que uma argamassa simples, portanto você terá que calcular a necessidade dele o mais cuidadosamente possível e escolher com muita precisão o tipo de mistura adequado. As informações sobre as características de qualidade das matérias-primas não são menos significativas: os compradores experientes sempre exigem o fornecimento de documentos de teste de laboratório.

    Casos de uso

    A produção de concreto reforçado com fibras para estruturas hidráulicas se justifica porque um maior módulo de elasticidade, resistência à compressão e tração pode reduzir tensões na camada de revestimento.

    De acordo com testes de laboratório, as propriedades práticas são influenciadas não apenas pelo tipo de fibra usada, mas também pelo comprimento das fibras e seu diâmetro. O reforço disperso ajuda a maximizar as propriedades mecânicas.

    Obter fibra de concreto com suas próprias mãos requer o uso de um misturador de concreto e um dispositivo de trituração. A adição de areia e cimento imediatamente após a trituração (ao invés de mexer) ajuda a atingir a homogeneidade máxima da mistura.

    A produção manual de concreto reforçado com fibra significa que é necessário controlar cuidadosamente para que não haja concentração excessiva de fibra em determinados locais. Isso por si só atrasa o processo em pelo menos 30% em comparação com o processo mecanizado. Mas se você seguir todos os padrões tecnológicos, pode garantir o cumprimento das mesmas características da produção em série. Até os móveis são feitos de concreto reforçado com fibra - bancadas de pedra, pias e outros produtos. Os desenvolvedores e designers sabem como criar produtos verdadeiramente impressionantes com base neste material.

    Belos exemplos em interior e exterior

    É assim que o acabamento do interior de um apartamento com concreto reforçado com fibra pode parecer. A princípio parece cinza e imperceptível, mas quando você olha de perto, fica claro - isso tem seu próprio charme especial.

    Você não tem que escolher um enredo tão escuro, ladrilhos texturizados de cores claras com um enfeite bem pensado também se mostram.

    O concreto de fibra de vidro fica ótimo mesmo fora de edifícios - nesta fachada, parece exatamente com a moldagem de estuque natural do modelo clássico.

    Se desejar, pode-se solicitar uma parede de uma única cor, cuja decoração é fornecida apenas pelo relevo da superfície.

            Os arcos e colunas encontrados no desenho de fachadas de edifícios são os tipos de decoração mais complexos. Mas o concreto reforçado com fibra não só simplifica sua criação, como também garante resistência e durabilidade. A propósito, grades decorativas confiáveis ​​são feitas do mesmo material. Com base em misturas de concreto reforçado com fibras, é possível criar uma decoração vegetal abundante correspondente ao estilo Rococó. A resistência à umidade e à destruição mecânica permitirá que você aproveite as realizações do projeto por um longo tempo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário