Pasta de cimento - proporções corretas
As proporções para o preparo da pasta de cimento dependem das qualidades que a argamassa deve ter.
Apesar da variedade possível, eles geralmente usam as taxas padrão prescritas em documentos regulamentares. Portanto, a proporção mais comum é uma parte de cimento para três partes de areia. Ao mesmo tempo, não se esqueça que cascalho ou brita também são adicionados a essas misturas, e às vezes aditivos especiais que afetam as características técnicas.
Agora vamos ver qual deve ser a proporção de areia e cimento para diferentes tipos de estruturas.
Mesa de piso
Nesse caso, em primeiro lugar, você precisa se concentrar na carga esperada que estará no chão. Os requisitos de resistência e estabilidade do concreto dependerão disso.
Na maioria das vezes, em tais casos, o cimento M150-200 é usado.
- Se usarmos o cimento Portland M500, a proporção de cimento para areia será de 1: 3. Como resultado, seremos capazes de obter concreto M200.
- Se pegarmos cimento com um grau inferior, por exemplo, PC400, então com a mesma proporção, o concreto M150 acabará saindo.
- Mas se a proporção for 1: 2, então M200.
Pode-se concluir que quanto mais cimento de qualidade usarmos, mais areia pode ser adicionada à solução. A qualidade da solução em si não será prejudicada. O principal é não esquecer que o cimento M500 conserva por muito pouco tempo as suas qualidades excepcionais.
Leia mais em nosso artigo, quanto cimento é necessário por cubo de concreto.
Se o revestimento for feito para instalações não residenciais, então é melhor fazer uma solução mais forte, pois a carga lá será mais significativa.
Alvenaria
Nesse caso, a proporção de cimento e areia é de 1: 3 a 1: 6. As proporções são calculadas em função da marca do cimento. Em alguns casos, a areia pode ser substituída por argamassa de cal. Fundação
Para a fundação, uma proporção de 1: 3 também é usada com mais frequência. Mas, neste caso, a pedra britada também estará presente, portanto, em geral, a proporção pode ser designada como 1: 3: 5.
Construído pela primeira vez. Havia muita espuma. Esmaguei uma grande quantidade em concreto. Podemos dizer que faltou a espuma com o concreto. Esta base de duche acabou por ser muito alta, custou 6 anos - sem fugas, sem fissuras. Agora vou fazer caminhos para o jardim da mesma maneira. Estou procurando informações e não consigo encontrar. Gosto da leveza do concreto obtido e da durabilidade, bem como da impermeabilização e do isolamento térmico (nunca fica com os pés frios no chuveiro). Alguém pode ter alguma opinião sobre isso? Pedi para adicionar ao misturador de concreto - eles dizem que não é permitido. É uma pena...
O comentário foi enviado com sucesso.