Betão sem brita: características e proporções
A concretagem com uma composição que não contenha brita permite poupar nesta última. Mas esse tipo de concreto exigirá um volume maior de areia e cimento, portanto, economizar nessa composição nem sempre é uma vantagem.
Vantagens e desvantagens
O concreto sem brita contém outras frações comparáveis em tamanho à fração da brita (por exemplo, argila expandida). No caso mais simples, é uma argamassa de cimento e areia, à qual nada é adicionado, exceto água. Alguns aditivos são adicionados ao concreto moderno, que desempenham o papel de melhoradores que aumentam seus parâmetros de desempenho. As vantagens do concreto sem brita incluem baixo custo e disponibilidade, facilidade de preparação e uso, durabilidade, resistência a mudanças significativas de temperatura de até dezenas de graus por dia.
A desvantagem é que a resistência do concreto sem brita é significativamente inferior ao concreto convencional contendo cascalho inteiro ou brita.
Além disso, o concreto pronto adquirido de todos os tipos de distribuidores é muito mais caro do que uma composição feita à mão com ingredientes adquiridos independentemente.
Proporções
Uma proporção generalizada de areia e cimento é de 1: 2. Como resultado, um concreto bastante forte é formado, adequado tanto para as fundações de edifícios de um andar, quanto para a mesa, montagem e decoração de paredes.
Para a fabricação de concreto arenoso, cabem grandes areias marítimas e de rio de granulação fina. Você não deve substituir completamente a areia por composições a granel semelhantes, por exemplo, bloco de espuma triturada, lascas de tijolo, pó de pedra e outros materiais semelhantes. E se você tentar preparar uma argamassa puramente de cimento sem usar areia, então, após o endurecimento, a composição resultante simplesmente se desintegrará. Esses ingredientes são permitidos apenas em pequenas quantidades - não mais do que alguns por cento do peso e volume total da composição preparada, caso contrário, a resistência do concreto sofrerá dramaticamente.
De todas as receitas para fazer concreto clássico disponíveis hoje, o cascalho é removido. Essas opções fazem o cálculo, focando em 1 metro cúbico de argamassa de concreto convencional (com brita). Para fazer uma argamassa de concreto adequada sem entulho, use as relações específicas abaixo.
- "Cimento Portland-400" - 492 kg. Água - 205 litros. PGO (PGS) - 661 kg. Pedra britada com volume de 1 tonelada não é preenchida.
- "Portlandcement-300" - 384 kg, 205 litros de água, PGO - 698 kg. 1055 kg de pedra britada - não utilizada.
- "Portlandcement-200" - 287 kg, 185 l de água, 751 kg de PGO. Faltam 1135 kg de brita.
- "Portlandcement-100" - 206 kg, 185 l de água, 780 kg de PGO. Não enchemos 1187 kg de cascalho.
O concreto resultante levará muito menos do que um metro cúbico, pois em todos os casos não há brita nele. Quanto mais alto o grau de cimento em número, mais cargas pesadas o concreto resultante é projetado. Portanto, o M-200 é usado para edifícios não capitais e o cimento M-400 é usado para construções suburbanas de um andar e prédios baixos. O cimento M-500 é adequado para a fundação e estrutura de edifícios de vários andares.
Devido ao aumento da quantidade de cimento - em termos de um metro cúbico real de concreto preparado de acordo com uma das receitas anteriores - a composição resultante tem maior resistência. É ideal para uso em concreto armado, que é totalmente isento de brita. A partir da composição das proporções assim alteradas, são feitas as lajes de concreto armado, que são utilizadas para a construção de edifícios altos.
Misturar uma pequena quantidade de gesso ou alabastro é permitido. O trabalho com esse concreto é acelerado - ele endurece em apenas meia hora. Uma argamassa de cimento-areia comum, preparada manualmente, endurece em cerca de 2 horas.
Alguns construtores misturam um pouco de sabão com a água adicionada ao concreto, o que permite que o trabalho se estenda por até 3 horas até que a composição comece a endurecer.
Quanto à água adicionada, deve ser isenta de impurezas - por exemplo, sem reagentes ácidos e alcalinos. Resíduos orgânicos (pedaços de plantas, cavacos) levarão o concreto a rachaduras aceleradas.
A serragem e a argila adicionadas ao concreto também reduzem suas características de resistência. É aconselhável usar a areia lavada, em casos extremos - semeada. O cimento deve ser o mais fresco possível, sem grumos e fósseis: se houver, são descartados. A quantidade necessária de ingredientes é medida com o mesmo recipiente, digamos, um balde. Se estamos falando de pequenas quantidades - por exemplo, para consertos cosméticos - então óculos são usados.
Onde é usado?
Além da base e da argamassa do piso, o concreto sem brita é usado para a concretagem das escadas. O concreto armado sem brita (concreto armado), moldado na forma de um lance de escadas, contém especialmente areia de granulação fina (rio), em parte - a menor peneira de areia do rio. A areia mais grossa, por exemplo, a triagem de areia do mar, encontrou aplicação para a fabricação de lajes de pavimentação. Quanto mais cimento esse concreto contém, mais resistentes são as lajes de pavimentação feitas com ele. Mas isso não significa que o cimento deva ser misturado na proporção de mais de 1: 1 (não a favor da porcentagem de areia) - neste caso, a telha adquiriria uma fragilidade absolutamente desnecessária para isso. Um maior teor de cimento permite obter ladrilhos destinados à via rodoviária, um menor teor para caminhos pedonais e zonas de lazer.
Não é recomendável lançar concreto com proporção pior que 1: 3 (a favor da areia). Essa composição é chamada de "concreto magro", que é adequado apenas para decoração de paredes.
Como misturar concreto sem entulho, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.