Cortinas para gazebos, terraços e varandas: características e variedades
Na varanda, terraço ou no mirante, passar um tempo lendo um livro em total privacidade ou se divertindo com os amigos é igualmente agradável. Portanto, cada proprietário ou dona de casa gostaria de organizar essas zonas em sua casa ou no quintal com a maior sofisticação e proporcionar um passatempo confortável para si e seus convidados. Na solução desse problema ajudarão as cortinas, que são um produto multifuncional, oferecido nos mais diversos tipos e com características específicas.
Características distintas
Cada cliente, ao escolher um produto, é orientado por sua própria lista individual de necessidades. Alguém busca a satisfação estética, portanto, na hora de escolher os produtos, eles são guiados pelas suas próprias preferências gustativas, que dizem respeito ao aspecto das cortinas. A principal tarefa do produto adquirido será manter a beleza dentro de casa ou no quintal, e a comodidade na contemplação da natureza, um reservatório ou um pitoresco canteiro de flores nas proximidades.
É importante que outro consumidor forneça uma boa proteção no gazebo ou no terraço contra o mau tempo - vento, chuva ou o sol escaldante do verão, a fim de criar e manter um ambiente aconchegante no interior.
Alguns compradores querem apenas privacidade em sua casa ou na área local, portanto, com a ajuda de cortinas, querem se isolar de olhares indiscretos.
O desejo do consumidor é a lei, por isso as cortinas possuem inúmeras opções, o que permite escolher a opção ideal para que todos possam atingir seus objetivos.
Tipos e materiais
Produtos selecionados com competência são um assistente capaz de proporcionar conforto e harmonia em uma casa de campo. Além de seu apelo inegável, as cortinas servem a muitos propósitos práticos. Os principais são:
- fornecer proteção contra as condições meteorológicas;
- servir como barreira para a entrada de insetos nas instalações;
- esconder a sala dos olhares dos transeuntes;
- são uma espécie de tela, graças à qual é possível ocultar alguns defeitos ocorridos durante as obras ou reparos.
Um material que atende a todos os requisitos de um produto pode ser caro. Mas esses custos compensam com juros, já que telas, cortinas ou persianas bem escolhidas podem durar várias temporadas.
Para uso ao ar livre, é recomendável comprar produtos dos seguintes materiais:
- encerado;
- tecidos acrílicos;
- janelas em PVC macio;
- bambu;
- queda de energia.
De tecido
Os produtos têxteis podem transformar muito o estilo até mesmo da sala mais comum. Cortinas de tecido são criadas para dar conforto, proporcionando descanso e tranquilidade. A sua presença não torna o espaço mais pesado, pelo contrário, promove a troca natural de ar, proporciona sombreamento discreto, dá leveza e leveza a qualquer edifício.
O âmbito de aplicação de tais produtos é muito diverso, visto que são amplamente utilizados em edifícios abertos e envidraçados.
As cortinas de tecido têm vários benefícios. Os principais são considerados o baixo custo dos produtos e a variedade de cores e texturas. As desvantagens das cortinas incluem uma vida útil bastante limitada para uso ao ar livre.Isso se deve ao efeito destrutivo dos raios ultravioleta sobre o material, com o qual perde sua resistência, queima e se deteriora rapidamente.
No entanto, o uso de cortinas de tecido permite colocar destaques no interior e definir a direção principal para o estilo geral.
Produtos em seda, tule e chiffon dão ao interior um toque romântico graças às ondas arejadas e translúcidas do tecido que fluem com o vento.
Cortinas feitas com densas matérias-primas naturais, como linho, teca ou lona, serão uma excelente opção para decorar ambientes em estilo ecológico. Muitas vezes, esses materiais são usados para a produção de persianas romanas.
Tecidos opacos especiais são oferecidos aos clientes que buscam uma proteção densa e atraente contra a luz e a luz solar.
Para prolongar a vida útil das cortinas externas de gazebos e terraços, elas devem ser pré-tratadas com um agente que repele carrapatos e outros insetos sugadores de sangue.
Para que não haja vestígios da composição nas cortinas, esses produtos devem ser adquiridos à base de água. Este procedimento deve ser realizado após cada limpeza das cortinas.
Telas de serapilheira são feitas de material grosso com fibras grossas - cânhamo, juta, kenaf. As cortinas deste tipo estão em boa harmonia com o estilo rústico da decoração de interiores. É a escolha perfeita para terraços, cozinhas, varandas e até salas de estar. Suas cores naturais e a simplicidade do material são muito procuradas por muitos designers. Na maioria das vezes, eles são usados para decorar aberturas de janelas e vários edifícios em estilo provençal, campestre e ecológico.
As principais vantagens de tais cortinas incluem a composição natural das matérias-primas e tons calmos, uma vida útil bastante impressionante, versatilidade e baixo custo.
Um tipo moderno de cortinas de tecido são os produtos enrolados. É muito conveniente para instalação em gazebos e na varanda. As lâminas podem ser ajustadas rápida e facilmente graças ao seu dispositivo - o material é enrolado em um eixo na caixa. Existem duas opções para colocar a cortina de enrolar: na moldura da janela ou por cima da janela. Os produtos são fabricados com painel de controle ou com possibilidade de ajuste manual.
As cortinas são feitas para uso interno e externo. As cortinas de enrolar exteriores são quase sempre translúcidas para garantir a penetração da luz na divisão, criar uma sombra e frescura agradáveis, ao mesmo tempo que protegem do vento. As desvantagens das cortinas de enrolar incluem o facto de tornarem impossível desfrutar da vista circundante a partir das janelas. As cortinas de enrolar estão disponíveis numa vasta gama de cores e, graças ao seu design simples, podem ser utilizadas em qualquer divisão. Os produtos não ocupam espaço excessivo, são muito fáceis de manter e cuidar.
Além disso, as cortinas de enrolar se distinguem pelo alto desempenho:
- resistência ao fogo;
- Resistência à umidade;
- resistência às flutuações de temperatura;
- não absorva sujeira e não deforme.
PVC
O cloreto de polivinila é usado em muitas áreas de nossa vida. Janelas suaves ou cortinas para gazebos e varandas feitas deste material são amplamente utilizadas em chalés de verão e em casas de campo. Esses produtos de terraço são populares devido a uma série de suas características positivas:
- força e transparência;
- flexibilidade e impermeabilidade;
- resistência a extremos de temperatura;
- lucratividade.
Eles transmitem luz perfeitamente. Este produto pertence a produtos à prova d'água. As telas se prestam a uma instalação rápida e têm baixo custo. As matérias-primas utilizadas para a produção desses produtos são resistentes a cortes e perfurações e suportam bem rajadas de vento bastante fortes e cortantes. No entanto, eles fornecem um acesso aéreo insuficiente para o interior do edifício. Para resolver esse problema, você pode comprar cortinas com pequenas janelas para ventilação.
Os produtos são a solução ideal para terraços e janelas gazebo.Uma opção tão simples e econômica é muito lucrativa, mas cortinas macias não serão suficientes para criar conforto. Para corrigir essa desvantagem, você também pode decorar o cômodo interno com quaisquer cortinas.
Bambu
Cortinas de bambu serão úteis para opções de design exótico para quartos e edifícios. Os produtos combinam perfeitamente com paisagismo natural em uma casa de veraneio ou no pátio de uma casa de campo.
Como escolher?
Uma grande variedade de produtos muitas vezes complica o processo de compra de um determinado produto, uma vez que várias opções podem ser apreciadas ao mesmo tempo. A compra não deve ser baseada apenas no preço acessível e na aparência das cortinas. Existe uma lista de propriedades e características obrigatórias de produtos para os quais vale a pena prestar muita atenção antes de tomar uma decisão final:
- A funcionalidade dos produtos. Em primeiro lugar, você precisa entender claramente quais tarefas a cortina deve realizar. Se for suposto apenas adicionar tintas adicionais ao projeto do edifício, as propriedades e características de proteção do produto não devem receber atenção especial, mas podem ser consideradas como vantagens adicionais do produto.
- Para decoração decorativa, é mais correto comprar cortinas em tons claros. Para decorar um mirante voador no campo, eles são perfeitos. Para esquemas de cores ricas, é melhor escolher também vários vasos, pinturas ou estatuetas para combinar com as cortinas.
- A facilidade de manutenção é um dos principais critérios. O tecido necessita de cuidados constantes e delicados. Você pode comprar vários produtos - para o uso diário e para ocasiões especiais (festa, chegada de convidados, etc.). A cortina de PVC não pode ser trocada tão rapidamente, mas é muito fácil de limpar da sujeira e não fica tão suja, em comparação com as opções de tecido. Para cuidar dos produtos de PVC, basta passar um pano úmido na superfície.
Mas a tela deve suportar facilmente as cargas do vento. A cortina não deve se deteriorar devido ao contato com precipitação, por exemplo, de chuva.
Uma extensão com decoração em tecido pode brilhar com novas cores e se transformar radicalmente, portanto, ao escolher uma tela, é preciso imaginar visualmente o resultado final para que o produto corresponda ao estilo geral da sala e do local. O paisagismo e o projeto geral da área do jardim devem ser harmoniosamente complementados por tal aquisição.
Na construção de supermercados, nem sempre estão disponíveis todos os modelos de cortinas prontas para gazebos de rua, varandas e terraços, mas na maioria das vezes é possível encomendar produtos selecionando-os no catálogo. Exatamente o mesmo esquema de pedido existe com os fabricantes de cortinas. Qual opção preferir é escolha pessoal de todos.
Como anexar corretamente?
As cortinas, dependendo do material de fabricação, também diferem no método de fixação. Persianas e tecidos podem ser facilmente pendurados dentro de casa sozinho. Persianas enroláveis e outros modelos de cortinas serão instalados de forma mais correta com a ajuda de especialistas, ou, em casos extremos, faça você mesmo a instalação, mas com estrita observância das recomendações dos profissionais.
Há uma lista de nuances com as quais você precisa se familiarizar antes de proceder com a fixação de cortinas de tecido e plástico:
- Apenas cortinas comuns feitas de materiais leves podem ser penduradas nos beirais. Os itens são deixados para cair ou recolhidos com ligas, alfinetes em um ímã ou outros acessórios decorativos.
- Usando produtos laminados dentro de casa, se necessário, eles podem ser colocados em uma caixa. Isso permitirá ajustar a altura das cortinas, determinando um nível confortável de entrada de luz no gazebo ou varanda. Esse dispositivo também facilita a ventilação.
- Variedades de cortinas de vinil são fixadas em certos acessórios - um cinto para um produto, um ilhó e um suporte.
- Ao comprar e instalar cortinas de plástico no verão, é preciso lembrar que, com o início do frio, as matérias-primas podem mudar ligeiramente de formato. Para evitar que a tensão excessiva se rompa, não os puxe ao máximo. E vice-versa - ao pendurar cortinas no inverno, é necessário dar-lhes a máxima tensão.
- Para o gazebo, você precisa usar suportes giratórios ou um sistema deslizante. A primeira opção fornecerá um bom nível de tensão da lâmina. No segundo caso, será muito conveniente ajustar a localização das cortinas.
Os materiais modernos utilizados no fabrico de cortinas são absolutamente seguros para a saúde humana, pelo que podem ser instalados em instalações residenciais e edifícios para outros fins.
Exemplos interessantes
Uma variedade de ideias de design para estruturas no local ou instalações adjacentes a um edifício residencial torna possível criar um estilo único e proporcionar as condições mais confortáveis de lazer e vida para os proprietários da casa e seus convidados. As condições climáticas e a sazonalidade não interferem em um passatempo agradável.
Para maior conforto e bela decoração da varanda ou terraço, você não deve se limitar apenas às cortinas, você pode decorá-las com copas exuberantes e arejadas. As cortinas nesta versão podem ser de qualquer tipo e cor. E os produtos com matérias-primas de PVC podem ter uma variedade de elementos decorativos que podem ser selecionados de acordo com o estilo da extensão ou da estação do lado de fora da janela.
Cortinas de tecidos transparentes naturais serão a opção ideal para construções de madeira nas quais se planeje uma festa familiar. Modelos removíveis feitos em um tema específico vão ajudar a decorar o espaço, colocar acentos e ao mesmo tempo não empilhar o espaço, fazendo com que os hóspedes se sintam à vontade.
Para mais informações sobre cortinas de PVC, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.