Gazebos de jardim: tipos e instruções de fabricação passo a passo
Em uma área suburbana ou dacha, deve haver um lugar para relaxar, curtir a natureza, reunir os hóspedes para um churrasco ao ar livre, ler um livro. Para tais propósitos, um belo gazebo feito por você mesmo é perfeito. Para que o edifício sirva por muito tempo e agrade aos olhos, é importante observar uma tecnologia especial durante a construção.
Peculiaridades
O gazebo do jardim tem um significado utilitário e decorativo. Em primeiro lugar, é muito bom se esconder sob um dossel da chuva e no calor do meio-dia - do sol escaldante, e em segundo lugar, o design estilisticamente escolhido do edifício irá apoiar o projeto paisagístico e adicionar entusiasmo ao exterior do local.
O gazebo, complementado com várias opções, expande sua funcionalidade. Em um prédio espaçoso, você pode equipar uma cozinha de verão com pia, tábua de cortar, geladeira, fogão elétrico. Assim, o processo de cozimento se tornará mais agradável, já que você não precisa ficar em um cômodo abafado sob o telhado da casa. O grupo de jantar, selecionado entre as opções de móveis de jardim, reunirá toda a família em uma mesa ao ar livre.
Uma alternativa para a cozinha de verão pode ser um gazebo com um fogão ao ar livre ou uma lareira para churrasco. Esse conjunto pode ser construído de forma independente, o principal é aderir às regras de técnicas de segurança contra incêndio.
Você também deve fornecer uma abordagem para o objeto com um caminho civilizado ou caminho de jardim. Por isso, sempre estará limpo dentro do gazebo, mesmo em tempo de chuva. O piso interior pode ser feito como continuação deste caminho com o mesmo material, mas pode escolher outro piso.
Existem várias vantagens e desvantagens em fazer gazebos de jardim com as próprias mãos. As vantagens incluem:
- a capacidade de selecionar independentemente os parâmetros necessários para o gazebo - largura, comprimento, altura do edifício;
- você pode escolher qualquer desenho para o objeto, fornecer-lhe quaisquer opções;
- o trabalho feito à mão será sempre original, especial;
- você pode usar os materiais restantes após a construção da casa e outros edifícios.
Claro, deve-se notar que para a construção de qualquer objeto, certas habilidades e habilidades são necessárias. Um autodidata não treinado pode instalar a estrutura mais simples, mas não será capaz de implementar uma ideia arquitetônica complexa. Além disso, as desvantagens da autoconstrução incluem:
- tempo de construção;
- disponibilidade obrigatória das ferramentas necessárias;
- compra de materiais de construção;
- algumas estruturas, por exemplo, gazebos de inverno envidraçados, exigem vedação, o que, em condições de produção em massa, acaba sendo de melhor qualidade e mais confiável.
Estilo e design
As características decorativas do gazebo são escolhidas de acordo com o projeto geral do jardim, o projeto paisagístico, bem como o estilo em que a fachada de um edifício residencial e de outros edifícios é feita. Portanto, o gazebo se encaixará no exterior geral e se tornará parte dele, e não um elemento separado.
Estilo encantador do Oriente
A vida surpreendente e sem pressa dos povos asiáticos contribuiu para a criação de jardins e elementos arquitetônicos incrivelmente bonitos na China, Japão e outros países.Graças à sua originalidade e habilidade, ecos da cultura do Oriente também aparecem nos jardins europeus.
As formas dos edifícios são graciosas, muitas vezes apresentam linhas curvas. Um exemplo particularmente notável é a forma como os telhados dos pagodes chineses são decorados - as extremidades são elevadas e estendem-se para o céu. Como decoração - talha em madeira com motivos tradicionais. Mas há também um tipo de construção simplificado e não caro - uma pérgula à maneira oriental.
No estilo árabe, você pode construir uma barraca gazebo. Uma abundância de elementos têxteis em cores vivas complementará a comitiva. Cortinas, travesseiros, tapetes são os principais atributos da decoração. Atmosfera relaxante, café turco e shisha ajudam a criar uma atmosfera de calma e relaxamento.
Para um exterior de estilo equatorial sensual, você pode construir um gazebo com haste de bambu. O material é durável, resistente a temperaturas extremas, não tem medo de umidade excessiva e luz solar direta. Tradicionalmente, as folhas de palmeira servem de telhado, mas nas condições do nosso clima e na disponibilidade de matéria-prima, é possível fazer um telhado com feno comum.
Oi-tech perfeito e minimalismo lacônico
Pequenos pátios em moradias ou casas particulares dentro da cidade podem ser decorados em estilo minimalista ou de alta tecnologia. Esses estilos se encaixam perfeitamente na atmosfera urbana. Geometria rígida, às vezes caprichosa, linhas retas e claras, com acabamento em cores pastéis frias são as principais características do estilo.
Um gazebo de alta tecnologia geralmente é feito de metal, vidro, pedra, plástico. A madeira pode ser usada, mas é processada e tingida para combinar com a ideia. Têxteis não são usados. Para criar aconchego, você pode obter uma lareira externa portátil ou construir uma versão estacionária e cobri-la com ladrilhos resistentes ao calor.
País autêntico
A peculiaridade da música country é que cada nação ou país tem suas próprias manifestações desse estilo. Assim, o país alpino é um edifício do tipo chalé, o país alemão é um edifício de estrutura em enxaimel, nos EUA existem fazendas grandes e espaçosas e assim por diante.
Estilo russo - esta é uma cabana picada ou terem com entalhe tradicional. O gazebo pode ser feito por analogia. Equipar tal objeto com um fogão russo clássico não será supérfluo, além disso, é conveniente cozinhar um churrasco sob o telhado. A lareira pode ser rebocada e caiada, criando o entorno necessário. O resto da decoração pode consistir em itens da vida camponesa - pôquer, samovar, argamassa, pratos de ferro fundido.
Os prédios no estilo escandinavo distinguem-se pelo requinte, graça e brevidade, bem como pelo mínimo de decoração. Na decoração são utilizadas cores naturais, o que permite que o gazebo se "dissolva" no jardim. O estilo escandinavo é freqüentemente usado para a construção de opções de caramanchão envidraçada.
Terras privadas no sul da França estão repletas de vinhedos. Vários séculos atrás, os franceses começaram a instalar dispositivos peculiares para decorar passagens entre vinhas em seus jardins - pérgulas. Posteriormente, os edifícios começaram a ser usados como solários entrelaçados com quaisquer trepadeiras. Um gazebo leve em conjunto com rosas trepadeiras, hera, uvas silvestres, lúpulo e outras plantas semelhantes cria um belo dossel sombreado.
Estilo rústico É um nome comum para decoração rústica de interiores e exteriores. A simplicidade rústica é sentida aqui em cada elemento. Os materiais mais populares para gazebos de estilo rústico são madeira natural e pedra bruta em bruto.
Gazebos estilo chalé pode ser construída com material de madeira usando tecnologia de moldura, e a moldura é um elemento de decoração e não é costurada com outros materiais de acabamento. Vigas e pilares são considerados a marca registrada de qualquer edifício em estilo chalé. Tal como no estilo rústico, a decoração, por exemplo, um pedestal ou uma lareira exterior, pode ser feita em pedra natural.Os tons para a decoração de interiores do gazebo são suaves, próximos aos tons naturais, os móveis são maciços e estáveis.
Como construir?
Além dos materiais de construção e acabamento, são necessárias ferramentas para construir um gazebo para jardim com suas próprias mãos. Aqui está uma lista aproximada do que você pode precisar:
- serra elétrica;
- uma serra circular;
- serra;
- Chave de fenda;
- martelo;
- nível de construção, bem como um fio de prumo;
- escada;
- alicates e pinças;
- Bôer;
- furadeira elétrica e brocas;
- fita métrica e lápis.
Seleção e produção
Para entender que tipo de gazebo você deseja ter em seu site, você deve estudar os tipos de edifícios, sua finalidade utilitária, calcular o tamanho necessário. Depois disso - reflita sobre o estilo e decida o material de construção para a construção do objeto. Acabamentos e decoração podem ser pensados ao longo do caminho.
Visualizações
A complexidade de sua fabricação depende do tipo de gazebo, bem como da escolha dos materiais de construção. Aqui estão algumas das melhores soluções.
Gazebo-canopy
Uma estrutura leve pode aparecer no local em quase qualquer lugar, até mesmo no jardim. O dossel protege da chuva e dos raios de sol, sob ele você pode colocar um grupo de jantar ou uma rede. Nenhuma fundação é necessária para a construção.
Com uma broca, é necessário fazer furos no solo em pontos designados de até um metro e meio de profundidade. Os apoios são instalados nos furos, nivelados com o nível do edifício. Com a ajuda de fragmentos de tijolos e pedras quebradas, a base é reforçada e, em seguida, despejada com uma mistura de cimento-concreto.
Você pode começar a instalar o telhado em 4-6 dias. Os apoios são reguláveis em altura através de um nível e fita métrica, podendo o excedente ser cortado se necessário. Ao longo do perímetro, apoios horizontais são pregados nas estantes, nas quais a cobertura é colocada e fixada no topo.
Gazebo pré-fabricado
Na maioria das vezes, o projeto de um gazebo pré-fabricado se assemelha a uma barraca, que é instalada de acordo com o princípio de uma barraca de camping, mas também existem modelos complicados de metal. As instruções para um produto específico ajudarão a estabelecer tal projeto, uma vez que o processo pode ser diferente para cada fabricante.
Gazebo de inverno
Estruturas fechadas para a estação fria precisam de uma boa base sobre estacas, aquecimento e impermeabilização, aquecimento. Não é fácil construir um gazebo, mas um churrasco de inverno em tal edifício é excelente.
Deve-se tomar cuidado para criar uma almofada de areia e cascalho sob o futuro objeto. Em seguida, instale as estacas e faça a cintagem inferior usando a tecnologia de moldura. A instalação de verticais começa nos cantos e, em seguida, nas aberturas de portas e janelas.
Logs são instalados no chão. Uma lareira para churrasco precisa de uma base reforçada, por isso é melhor enchê-la separadamente. Em seguida, é feita a cintagem superior. A escolha de uma parede em branco depende da rosa dos ventos no local - do lado de barlavento é melhor ficar sem janelas.
Para um gazebo de inverno, é melhor instalar um telhado de quatro águas. As vigas são montadas nos suportes verticais e, em seguida, na caixa. Para um churrasco, é preciso pensar em um exaustor de chaminé. O telhado está preso à caixa. Em seguida, você pode realizar trabalhos nas paredes e no isolamento do telhado com lã mineral, instalar as estruturas das janelas e iniciar o acabamento do objeto.
Gazebo-veranda
Uma varanda é um espaço aberto ou envidraçado que faz parte de um edifício mais fundamental. A sua construção ocorre em simultâneo com a construção do edifício principal, por exemplo, um edifício residencial ou uma casa de banhos. A varanda pode ser equipada como gazebo.
Material
A aparência e confiabilidade da estrutura dependem da escolha do material. São considerados populares várias variedades básicas.
- Feito de madeira Os gazebos picados são feitos em estilo rústico, e com processamento especial de madeira, você pode escolher absolutamente qualquer estilo. É importante tratar o material com anti-sépticos desde o aparecimento de mofo e impregnação por decomposição.Os edifícios de madeira têm uma aparência atraente e servem com os devidos cuidados por muito tempo.
- O gazebo pode ser feito baseado em estrutura de metal... Tal edifício é forjado ou feito com tecnologia de estrutura. O metal é confiável, forte e durável, parece leve e elegante. Está em perfeita harmonia com outros materiais de acabamento.
- Tijolo obtém-se uma construção durável confiável, mas é difícil chamá-la de leve. Este é um edifício monumental que requer uma fundação reforçada. Além disso, o material é considerado caro.
Dimensões (editar)
É melhor escolher o tamanho do gazebo com base em considerações utilitárias. Se o gazebo se destina a ser uma sala de jantar de verão ou para reunir convidados, então é necessário imaginar ou representar esquematicamente cada lugar de sentar e selecionar o tamanho com base nisso. Para um pequeno galpão sobre um banco ou balanço no jardim, basta um prédio em miniatura que se esconde dos raios do sol.
dicas e truques
A construção deve começar com um desenho.
Um projeto competente ajudará a evitar erros durante a construção, calcular a quantidade necessária de material, selecionar a lista necessária de ferramentas de construção.
Elementos difíceis como um telhado, um fogão ao ar livre ou uma churrasqueira devem ser desenhados separadamente, pois requerem um estudo aprofundado.
Se o gazebo ficar próximo a um edifício residencial, seu estilo deve corresponder ao estilo da fachada do edifício principal. Nas profundezas do jardim, você pode equipar um canto com seu próprio projeto paisagístico.
Belos exemplos e opções
Para manter o estilo de um edifício residencial, você pode escolher materiais de acabamento e cobertura semelhantes. Tal truque ajudará a criar um exterior harmonioso e até a economizar dinheiro, utilizando os materiais remanescentes após a construção da estrutura principal.
O gazebo, feito na base de uma estrutura de metal com divisórias de vidro, protege perfeitamente da chuva, do vento e do gelo, mantendo a unidade total com a natureza. Por dentro, você pode instalar uma lareira portátil ao ar livre que irá aquecê-lo na estação fria.
Um amplo mirante reunirá um grande número de convidados, e uma churrasqueira melhorará o processo de cozimento, tornando-se o orgulho dos proprietários. A combinação de diferentes materiais pode ser harmoniosa e interessante.
Como construir um gazebo de jardim de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo
O comentário foi enviado com sucesso.