Que tipo de telhado fazer para o gazebo?
Dos feriados de maio até o final do outono, muitas pessoas preferem passar os fins de semana e feriados ao ar livre. Mas se você precisar se esconder do sol escaldante de julho, ou vice-versa, da chuva fria de setembro, um mirante pode vir em seu socorro. Um elemento integrante de tal estrutura é o telhado, que pode ser feito de vários materiais e em várias formas.
Peculiaridades
Ao escolher uma cobertura para a construção de um mirante em um local, é necessário levar em consideração algumas características tanto dos materiais com os quais será feito, quanto das condições climáticas da região, bem como a localização do o edifício na casa de verão.
Ao usar materiais leves para o telhado, não haverá necessidade de fortalecer as paredes e fundação para que suportem tal peso. Em climas úmidos e na proximidade de um rio e um lago, é necessário escolher um material com maior resistência à umidade, ou tratar o material comum com agentes hidrorrepelentes. Com um alto nível de precipitação no inverno, um declive mais íngreme deve ser feito para o derretimento da neve uniforme. Para áreas com muito vento, é melhor optar por um telhado mais plano. Se um braseiro ou lareira estiver localizado sob uma cobertura, você deve evitar o uso de materiais inflamáveis: madeira, palha, junco.
Tipos de estruturas de telhado
O telhado do gazebo pode ser escolhido dependendo de qual lado da estrutura a chuva e a neve que caem sobre ele irão fluir.
- Mono-pitched - o telhado mais simples, que é feito para gazebos com quatro cantos, muitas vezes sem o envolvimento de profissionais. A estrutura está apoiada em paredes opostas de diferentes alturas e, portanto, inclinada para um lado. O ângulo de inclinação e o lado para o qual a cobertura será inclinada são escolhidos levando-se em consideração a direção do vento que mais sopra nessa região. Assim, o telhado será capaz de proteger até mesmo da chuva inclinada.
- Gable. Este tipo de telhado é o mais popular para gazebos retangulares e edifícios residenciais, é fácil de construir você mesmo. No caso de uma cobertura de duas águas, terá de escolher o que é mais importante: o derretimento normal da neve ou uma visão ampla da natureza circundante, pois depende da inclinação e do comprimento das pistas.
- Telhado plano é muito mais fácil de construir do que qualquer um. Além disso, o consumo de material para tal telhado é significativamente menor do que para qualquer outro tipo. É resistente às rajadas de vento mais fortes e pode ser facilmente conectado ao telhado de outro edifício. No entanto, se uma grande quantidade de neve cair no inverno, ela se acumulará no telhado e poderá simplesmente quebrá-lo.
- Quadril. Trata-se de um telhado de quatro águas, constituído por dois triângulos nas extremidades e duas inclinações em forma de trapézio. Tal telhado é feito tanto para árvores quadrangulares como para árvores poligonais complexas. Esse tipo de telhado é muito mais caro do que um telhado de duas águas, mas protege mais eficazmente da chuva e da neve, retém o calor por muito tempo e não requer reparos constantes.
Materiais (editar)
O material mais popular para telhados é considerado metal. As placas deste material são feitas de aço galvanizado com uma camada protetora na parte superior. É um material leve e durável, fácil e rápido de instalar. A telha metálica é resistente ao sol e à chuva, bem como a temperaturas extremas. Um gazebo com esse tipo de telhado fica especialmente bem se o telhado da casa em si também tiver um acabamento desse material.As desvantagens das telhas metálicas são o baixo isolamento acústico, o alto consumo de material e o risco de corrosão. A inclinação do telhado com esse revestimento não deve ser inferior a 15 graus, a fim de garantir o derretimento normal da neve.
O deck (folha perfilada) é semelhante ao metal, mas é um material mais econômico. As chapas de aço laminadas a frio são protegidas com várias camadas de acabamento. É um material leve de várias cores com relevo em forma de trapézio e ondulado, imitando azulejos. Com facilidade de instalação e resistência à corrosão, o papelão ondulado ainda tem algumas desvantagens significativas. Em primeiro lugar, é garantido um ruído forte das gotas de chuva que atingem esse telhado, como o de uma telha metálica. Em segundo lugar, o material é fino o suficiente, por isso aquece muito rapidamente em dias ensolarados. Para poder estar confortavelmente no gazebo durante a estação quente, é necessário escolher um local para ele à sombra.
Um telhado macio feito de telhas betuminosas fica bem - placas feitas de fibra de vidro tecnológico impregnadas com betume, sobre as quais o granulado colorido é enrolado. Por baixo, esses ladrilhos são cobertos com concreto adesivo e montados em uma caixa pré-instalada. Folhas desse material são facilmente cortadas em pedaços, de modo que telhados de uma ampla variedade de designs podem ser obtidos a partir delas. O material é silencioso e durável, mas tem um preço bastante alto e também é suscetível a deformação sob rajadas de vento fortes.
Muitas vezes, o gazebo no local é coberto com folhas de ardósia. Com esse tipo de telhado no gazebo, você pode colocar um braseiro ou uma lareira, é durável e tem um preço baixo. Porém, a ardósia é frágil, bastante pesada e requer a instalação de torneamento. Não é adequado para a disposição de telhados complexos e em forma de bola. Hoje, a chamada ardósia mole ou ondulin é mais popular.
O material é feito pela mistura de fibras de celulose com minerais, a seguir é impregnado com betume, o que permite fazer ondulina leve e à prova de umidade. A vantagem da ardósia macia é a ausência de ruído durante a chuva, resistência à corrosão e baixo preço. Com um material tão flexível, pode-se montar uma cobertura de qualquer formato e tamanho em uma ripa pré-montada com degrau de 0,6 m. No entanto, uma fogueira não pode ser usada em um mirante coberto com ondulina, pois o material é inflamável. Além disso, essa ardósia pode desbotar ao sol.
Um material muito popular para o acabamento do telhado do gazebo é o policarbonato. A partir de folhas de policarbonato de plástico transparente usando um perfil de metal, você pode montar não só o telhado, mas também as paredes do gazebo. O material é durável, resistente a rajadas de vento e precipitação, leve e flexível. O policarbonato também é usado para a construção de estufas, por isso fará bastante calor sob esse teto em um dia quente. Um braseiro ou churrasqueira não pode ser colocado sob tal revestimento, é instável a danos mecânicos e requer um revestimento especial para protegê-lo da exposição à luz solar direta.
Ladrilhos naturais feitos de cerâmica ou mistura de cimento e areia são bastante duráveis, mas um material caro., que também tem um peso bastante grande. Ao mesmo tempo, a telha tem a maior vida útil, é resistente a diversas condições climáticas e de temperatura, e seu reparo pontual não requer a desmontagem de todo o telhado. Essas telhas têm alto isolamento acústico e térmico, são ecologicamente corretas e têm uma aparência muito atraente.
Materiais não convencionais
O telhado do gazebo também pode ser construído com materiais mais incomuns.
- Têxtil mais frequentemente usado para a construção de tendas festivas temporárias e gazebos. Esse material deve ser impregnado com agentes repelentes de umidade para não deixar passar o início repentino da chuva.
- Telha de madeira - são pequenas tábuas finas montadas na caixa com uma sobreposição, como um ladrilho. Este material agora é bastante popular em estilo étnico.
- Juncos, palha ou junco são montados em uma caixa de madeira e permitem que você transforme um gazebo comum em um bangalô de verdade. No entanto, mesmo após o processamento com retardantes de fogo, esse material ainda é inflamável, por isso não é recomendado fazer fogo perto de tal telhado.
- "Telhado vivo" formado a partir de trepadeiras que trançam um telhado de favo de mel de metal. Esse revestimento protege bem em um dia quente, mas facilmente evita a precipitação. Os favos de mel com estrutura de metal só parecem cheios no verão, quando o loach está coberto por uma vegetação luxuriante e vibrante.
Formas e tamanhos
É aconselhável selecionar o tamanho do gazebo em função do tamanho do local e do seu desenho geral. Deve ser projetado para combinar com o resto do edifício.
Normalmente, existem três opções de gazebos.
- Gazebo aberto - trata-se de toldos simples e rotundas leves, que na maioria das vezes são erguidos com as próprias mãos. A estrutura consiste em vários pilares com uma pequena cobertura apoiada sobre eles. O pequeno tamanho de tal copa permite que seja colocado mesmo nas áreas mais pequenas, debaixo de árvores frutíferas ou perto de estufas e canteiros de jardim. Tal gazebo, entrelaçado com hera ou uvas selvagens, parece bom.
- Gazebo semiaberto - este é o mesmo velame, mas com pára-choques ao redor do perímetro. Eles podem ser abertos e cortinados com cortinas especiais, ou mesmo envidraçados. Esses gazebos são adequados para um terreno de tamanho médio, uma vez que são maiores do que um dossel ou rotunda em tamanho e requerem uma área nivelada bastante grande para construção.
- Gazebo fechado - esta é uma pequena casa de madeira ou tijolo, que tem janelas completas e uma porta. Esse gazebo pode ser aquecido e deve ser iluminado. Essas casas são instaladas em grandes áreas usando uma estrutura de madeira ou metal. Dentro pode ser colocado um pequeno forno e uma cozinha de verão completa.
Entre toda a variedade de gazebos modernos, várias formas básicas podem ser distinguidas:
- retangular;
- poligonal;
- volta;
- combinado.
No entanto, também existem formas mais incomuns. Por exemplo, um telhado semicircular parece bom e pode ser facilmente montado em um gazebo retangular. Tal telhado tem encostas arqueadas das quais a neve derrete facilmente e a água não fica estagnada em tal telhado. Para esta opção, qualquer material flexível ou material constituído por pequenos fragmentos é adequado: telhas, policarbonato, chapa de aço, aparas ou telhas. Um telhado semicircular pode ser de uma única inclinação ou de estruturas mais complexas com várias inclinações arredondadas.
É bom construir um telhado hexagonal sobre um mirante quadrado ou arredondado. Esse tipo de telhado é mais frequentemente montado no solo e, em seguida, na forma acabada, é instalado no anel superior do gazebo. Você pode cobrir o telhado com papelão ondulado ou telhas. As ripas de madeira ficarão bem, mas podem atrasar a neve e a água do telhado, por isso é melhor usar materiais que sejam resistentes à umidade e não corrosivos.
Um telhado de quatro águas é uma das variedades de um telhado de quatro águas. Ao contrário de um telhado convencional com inclinações em forma de triângulos e trapézios, apenas um certo número de triângulos são feitos que convergem no nó da crista. Se você dobrar as bordas de tal telhado para fora, ele ficará melhor protegido do vento e da precipitação, e se for para dentro, ele se parecerá com um telhado do tipo oriental.
O mais difícil é o telhado redondo ou oval, que pode ser esférico ou mais cônico. Tal telhado é montado usando uma bainha circular instalada nas vigas.
Belos exemplos de design
Gazebo semiaberto com cobertura de quatro águas em chapa perfilada, dentro da qual se encontra uma pequena cozinha de verão.
Gazebo retangular de tipo combinado com telhado de quatro águas, estilizado para a arquitetura japonesa.
Um dossel de carbonato em forma de meio rolo, fácil de montar com as próprias mãos.A simplicidade e a compactação do design tornam possível colocar tal canopy mesmo em uma área pequena.
Um gazebo original ou galpão pode ser equipado com plantas vivas, tecido ou junco seco. Esses telhados duram pouco, mas têm uma aparência incrível, por isso costumam ser usados para casamentos ou outras celebrações.
As instruções para construir um gazebo com telhado plano são claramente apresentadas no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.