Um gazebo com lareira: como arrumá-lo sozinho?
Quem tem um chalé de verão tem a oportunidade de relaxar ao ar livre em qualquer época do ano. O projeto de rua aberta do gazebo não é adequado para isso, porque não oferece proteção confiável contra várias influências atmosféricas. Muitas pessoas preferem optar por um gazebo de inverno fechado com lareira, pois sempre permanece aconchegante e aconchegante. Vamos descobrir como escolher o projeto mais adequado, como equipar essa estrutura por conta própria.
Qual é a diferença?
Nem todo mundo sabe como uma estrutura de lareira difere de um churrasco, churrasqueira ou fogão. As lareiras são projetadas para fornecer calor aos quartos. Eles criam uma atmosfera de aconchego e conforto. A lareira pode ser descrita como semelhante a um forno de churrasco, mas sua fornalha é bastante alta. É conveniente cozinhar a comida nele em uma grade especial. Em tal dispositivo existe também um grelhador, tandoor, fumeiro, forno.
Complexos combinando vários dispositivos estão à venda, mas não podem ser usados ao ar livre. Existem lareiras para churrasco: tais designs são escolhidos por pessoas que querem não só aquecer o ambiente com a sua ajuda, mas também cozinhar. Com a ajuda da churrasqueira, você pode cozinhar carnes usando espetos próprios para isso. Esse dispositivo é visualmente semelhante a uma caixa com pernas. Existem carvões no seu interior, que permitem obter o efeito pretendido.
Tipos
Os designs das lareiras são diferentes. Vamos considerar os tipos principais.
- Design fechado. Essa lareira é uma boa opção para um gazebo de tijolos no país. Para fechar a fornalha, você pode usar uma porta de vidro resistente a baixas temperaturas.
- Fixação aberta. Essas lareiras são mais decorativas do que qualquer outra. A treliça atua como uma cerca: todos ao redor podem admirar o fogo brilhante.
As lareiras são divididas em vários tipos, dependendo da localização.
Diversas variedades podem ser distinguidas:
- Montado na parede. Essas lareiras estão encostadas nas paredes.
- Ilha. Essas estruturas estão localizadas separadamente, elas podem ser localizadas no centro da sala. A chama na fornalha é claramente visível de cada lado.
- Construídas em. Esses dispositivos parecem estar bem na parede.
- Canto. As estruturas que pertencem a este tipo permitem-lhe poupar o máximo de espaço possível, estando localizadas da forma mais compacta possível.
Para gazebos, as lareiras montadas na parede e embutidas são mais adequadas. Normalmente, tal dispositivo faz inicialmente parte do projeto, por isso é imediatamente anexado à estrutura principal.
Estágios de criação
Se o dono de uma casa de veraneio tem vontade, tempo e perseverança, pode muito bem dar conta da construção de um mirante com lareira sem a ajuda de especialistas. Não será difícil fazer esse trabalho sozinho. Porém, para ficar satisfeito com os resultados, é preciso levar em consideração algumas recomendações, que vão desde o planejamento e escolha das ferramentas, até o acabamento da estrutura.
Como planejar?
Primeiro você precisa criar um desenho detalhado. Neste caso, é necessário levar em consideração os requisitos de segurança contra incêndio, as normas da legislação em vigor. Uma atenção especial deve ser dada às estruturas de madeira.Tal gazebo deve ser protegido com aditivos retardadores de chamas.
Não é recomendável instalar aparelhos com lareiras perto de estufas, assim como em parques infantis.
Se a lareira estiver aberta, decida onde colocá-la. A fumaça não deve interferir nas pessoas que moram em sua vizinhança. Não deve haver árvores ou arbustos secos perto da estrutura da lareira. Para garantir a segurança, lembre-se de ficar de olho nas chamas. Caso o mirante seja de madeira, é preciso cuidar da segurança dos próprios moradores. Cubra o chão em frente à lareira com uma chapa galvanizada.
Ferramentas, materiais
Se você deseja garantir a máxima segurança das pessoas que estarão no mirante, é melhor optar por uma lareira fechada.
Prepare o seguinte antes do trabalho de construção:
- materiais de acabamento (pedra, ladrilho);
- composição do gesso;
- areia;
- formão;
- recipiente para misturar a solução;
- martelo;
- tijolo;
- argila;
- agua;
- moedor;
- pá de baioneta;
- nível;
- vidro resistente a altas temperaturas;
- composição do cimento;
- espátula;
- dispositivo de soldagem;
- quebra-cabeça.
Para uma lareira, é melhor usar não cimento, mas argamassa de barro. O cimento não é resistente a altas temperaturas.
Obras de construção
O gazebo deve ser construído em uma sequência específica, com foco nas instruções passo a passo.
As principais etapas da obra são as seguintes:
- criação da fundação;
- alvenaria;
- criar um esqueleto;
- trabalhar com piso, telhado, paredes (se o gazebo estiver fechado);
- trabalhos de acabamento, decoração.
Fundação
A lareira é uma estrutura bastante pesada, por isso deve ter cuidado para que a base a suporte. Vale a pena interromper a escolha em uma superfície de fita monolítica. As estacas de madeira devem ser cravadas ao longo do perímetro: isso marcará o território. Em seguida, puxe a corda entre eles. Cave uma trincheira rasa (não mais do que 40 cm de profundidade). Deixe-o estar localizado ao longo e ao longo do site.
Você pode preencher a abertura com tijolo quebrado ou entulho. Encha-o com água e feche bem. Execute a instalação da cofragem, após a qual poderá lidar com o concreto.
Deve-se ter em mente que a base deve estar completamente seca: isso geralmente leva cerca de uma semana.
Alvenaria
Se uma fundação confiável foi criada para a estrutura principal, não é necessário fazer uma fundação separada para o suporte da lareira. É necessário começar a criar uma chaminé e uma fornalha. Misture areia com argila na proporção de um para três. A solução resultante deve diferir em plasticidade e viscosidade.
Ao fazer a alvenaria, vale a pena considerar algumas das nuances:
- As costuras não devem ser mais largas do que 5 mm.
- Se a largura da estrutura da lareira for igual a seis elementos de tijolo, a profundidade deve ser de pelo menos três.
- O pedestal deve ser criado com tijolos de revestimento.
- A chaminé deve ser confeccionada exclusivamente com materiais resistentes ao fogo. Recomenda-se o uso de argamassa argilosa.
- Na parede posterior da chaminé, você pode fazer um dente de fumaça. Assim, você pode definir o impulso.
- Enrole um cordão de amianto ao redor da moldura de ferro fundido da porta de vidro. Prenda arame recozido nos cantos da porta, esconda-o entre os tijolos.
- As paredes da chaminé devem ser espessadas no ponto em que a chaminé se abre para o telhado. Assim, quando o recuperador está a funcionar, a superfície exterior não aquece.
Todas as linhas devem ser controladas usando um nível de construção para isso. Caso contrário, a estrutura pode ficar inclinada. Quando a lareira estiver pronta, espere um pouco (duas semanas serão suficientes).
Depois disso, você pode tentar aquecê-lo. Use palha ou aparas de madeira para isso. O fogo não deve durar mais de 15 minutos.
Aqueça a lareira por vários dias, repita o procedimento até 10 vezes.Se não houver condensação em um objeto de metal anteriormente localizado acima da chaminé, isso significa que a estrutura da lareira está completamente seca.
Piso, estrutura e telhado
A opção padrão é usar ladrilhos, pedras de pavimentação para o piso. Com o solo, esses revestimentos estão localizados no mesmo nível. O piso de madeira deve ser elevado. O piso será composto por uma tábua lixada. É necessário esmerilhar tal revestimento, aplicar verniz anti-séptico.
A moldura pode ser criada a partir dos seguintes materiais:
- pedra;
- tijolo;
- Madeira;
- perfil de metal.
Para tornar o ambiente natural e aconchegante, você deve optar por madeira ou pedra. Uma moldura de alumínio é uma opção econômica. Esse material é resistente a várias condições climáticas, corrosão, peso leve. Se o gazebo estiver fechado, você pode colocar uma lareira contra uma parede vazia. Portanto, no frio, você ficará muito mais quente.
Pense na melhor maneira de posicionar as portas e janelas. Para evitar um incêndio, não instale um telhado de madeira em um gazebo com estrutura de lareira. Nesses casos, é melhor escolher uma moldura de metal com telhas, ardósia. Uma boa opção seria uma ficha profissional.
Comunicações, iluminação
Ao escolher luminárias para um gazebo, é melhor preferir elementos pontuais. Se o espaço for pequeno, duas ou três luminárias serão suficientes. A fiação deve ser da mais alta qualidade. Você deve escolher fios que sejam protegidos de forma confiável contra a exposição a líquidos. Aparelhos elétricos adicionais podem ser instalados com tomadas elétricas. Se houver uma pia ou pia de cozinha no gazebo, pense na melhor forma de drenar o ralo.
Como decorar?
O conforto e a atmosfera no gazebo dependem de seu design interior. Você pode decorar a estrutura da lareira usando laje, pedra selvagem, material de tijolo texturizado. Se o gazebo estiver fechado, janelas com vidros duplos podem ser usadas. Eles criarão a ilusão de que você está ao ar livre, eles serão capazes de fornecer proteção contra a chuva e o vento.
Você não deve decorar um gazebo com uma estrutura de lareira com materiais plásticos e sintéticos. Caso contrário, você aumentará significativamente o risco de incêndio. É o suficiente para criar uma atmosfera de conforto com a ajuda de materiais resistentes ao fogo.
Ao decidir sobre a forma e o estilo do projeto da lareira, é preferível escolher cores naturais para o arranjo. Eles vão se misturar bem com o ambiente e a lareira.
Instalação em estrutura pronta
Se você não quer gastar dinheiro com obras, constantemente prepara lenha, cheira a fumaça, pode optar por uma lareira compacta de fábrica.
Diversas variedades são populares:
- Biofireplace. Esses designs são bastante incomuns para os consumidores, mas são bem avaliados. Essas lareiras são ecologicamente corretas, utilizam combustível vegetal, do qual não há queima e fumaça. Você não precisa se preocupar em instalar a chaminé. As bio lareiras são adequadas para uma ampla variedade de ambientes.
- Gás. Dentro de tal estrutura, o fogo surge do gás, que é constantemente fornecido.
- Lareira elétrica. Este projeto é alimentado pela rede elétrica e não requer combustível. Esses dispositivos são relativamente baratos, o que os torna muito procurados pelos compradores.
A opção de escolha depende de suas preferências e capacidades financeiras.
Você pode pedir imediatamente um gazebo com lareira.
O custo da estrutura acabada é influenciado pelos seguintes fatores:
- uma espécie de construção de lareira;
- tipo de gazebo (fechado ou aberto);
- o tamanho do edifício;
- tipo de acabamento e materiais básicos;
- tipo de fundação.
Você não pode comprar uma lareira padrão, mas solicitar uma estrutura para o interior de acordo com o esboço de um designer ou seu próprio desenho.Para um projeto individual, você terá que pagar uma quantia significativa. Ao criar um gazebo com estrutura de lareira com suas próprias mãos, você precisa pensar e calcular uma variedade de detalhes. A rapidez com que as obras serão executadas depende da complexidade do projeto e da habilidade da pessoa que está envolvida no mesmo.
Para uma versão interessante de um gazebo com lareira, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.